Portal do Professor

Início do Conteúdo

MEIOS DE TRANSPORTE: nossas vivências e conhecimentos.

Autor e Co-autor(es)

PATRÍCIA LÚCIA GALVÃO DA COSTA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer cada um dos meios de transporte existente em nossa sociedade, sua importância e vantagens.

Duração das atividades

As atividades são divididas em diferentes momentos com duração de 20 a 30 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Meios de transportes

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Observar em torno da residência e no caminho da escola os veículos que transportam as pessoas dentro da cidade.


1º momento – O professor orienta os pais para ajudar as crianças na observação dos veículos que circulam nas ruas e na busca de materiais que representem esses veículos (figuras de revista ou de outros materiais impressos), para recortar e levar para a sala de aula.


2º momento – O professor, de posse do material trazido pelas crianças, faz uma discussão sobre o estilo e do tipo (motorizado ou pedestre), segundo a circulação, para transportar pessoas de um lugar a outro (terrestre). A partir da discussão feita com as crianças, a professora inicia a elaboração de um painel com os achados das crianças, de modo que apareça:
a) a figura com a ilustração;
b) a escrita do estilo do transporte;
c) o nome do veículo;
d) o tipo segundo a circulação do transporte.

Atividade 2 – Procurar meios de transporte.


1º momento – O professor constrói um quadro colocando a figura de um meio de transporte e pergunta o nome às crianças. A partir daí, inicia uma investigação para descobrir o que é transportado pelo tipo de veículo apresentado, sua importância, bem como suas vantagens para as pessoas e para o mundo dos negócios e do trabalho. Ver figuras de meios de transportes.


2º momento - O professor conclui a tarefa do momento 2, da atividade 1 (construção do mural).

Fonte: www.navio.belcol.com.br/downloads2/navio_oficial.jpg

Fonte: http://atuleirus.weblog.com.pt/arquivo/aviao%20-%20SATA.bmp

Fonte: http://juliocordeiro.zip.net/images/Trem.jpg

Atividade 3 – Confecção com material reciclável ou dobraduras.


1º momento – O professor ensina as crianças a confeccionar artesanatos representando os tipos de transportes estudados, utilizando material reciclável ou papel.


Dica: pode montar uma exposição e as crianças explicarem para outras turmas a função e vantagem de cada meio de transporte.

Avaliação

Avaliam-se as crianças quanto:
a) à participação na pesquisa;
b) à ampliação de seu vocabulário;
c) aquisição de novos conhecimentos.