Portal do Professor

Início do Conteúdo

Quem quer casar com a Dona Baratinha? Despertando o gosto pela escrita por meio de uma hist?ria

Autor e Co-autor(es)

La?s de Castro Agranito imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes e Denize Donizeti Campos Rizzotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: g?neros discursivos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: g?neros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Tratamento da informa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Ouvir hist?rias;
  • Interpretar informa??es oralmente;
  • Desenvolver habilidades de escuta e de respeito ? fala de colegas;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Produzir textos;
  • Resolver situa??es problema;
  • Identificar horas exatas no rel?gio anal?gico;
  • Produzir textos reescrevendo outro final para hist?ria;
  • Realizar contagem e nota??o num?rica de forma convencional;
  • Reconhecer a estrutura de g?neros textuais como cantigas, convites, listas e receitas;
  • Elaborar lista e convite identificando suas caracter?sticas;
  • Ler e interpretar as informa??es contidas no g?nero textual receita;
  • Organizar dados em gr?ficos;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupo.

Duração das atividades

Aproximadamente 480 minutos - oito (8) atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para a realiza??o das atividades aqui propostas ? necess?rio que os alunos tenham desenvolvido capacidades b?sicas de leitura, de escrita, de contagem e de nota??o num?rica, e demonstrem interesse por ouvir hist?rias.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula tem como objetivo orientar pr?ticas docentes contemplando as a??es e refer?ncias do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com os estados e os munic?pios, que visa assegurar o direito de todas as crian?as se alfabetizarem at? os oito anos de idade. As a??es do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais, refer?ncias curriculares e pedag?gicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetiza??o e o letramento, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores.

Para obter mais informa??es sobre o Pacto, voc? poder? acessar os s?tios abaixo:

www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetiza??o-na-idade-certa - Informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 01 de maio :2013.

http://wlcaminha.blogspot.com.br/ -Neste blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 01 de maio 2013.

Os materiais formativos do Pacto j? est?o disponibilizados no site do MEC. Acesse o link: "S?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa" http://pacto.mec.gov.br Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o".

Tendo em vista que esta ? uma proposta interdisciplinar em uma aula poderemos dialogar com diferentes ?reas do conhecimento: L?ngua Portuguesa, Geografia, Matem?tica, ?tica dentre outras, ou mesmo trabalhar com apenas um conte?do.

?

1? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Introduzindo o tema: v?deo

Professor, a f?bula da Dona Baratinha encanta p?blico de todas as idades, e al?m do mais, desperta o interesse dos alunos para a escrita e a leitura, bem como para a explora??o de diversos g?neros textuais como convite e receita.

Para introduzir a hist?ria com os alunos, voc? poder? utilizar dois v?deos da cole??o Disquinho, que abordam a hist?ria dividida em duas partes, de forma l?dica e divertida.

Voc? poder? lev?-los at? ao Laborat?rio de Inform?tica de sua escola, ou ent?o, projetar a hist?ria para eles na sala de aula. Veja os videos do youtube abaixo:

Dona Baratinha parte 1: http://youtu.be/LEa17NS7Uok - Acesso em: 01 de maio 2013.

Dona Baratinha parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=BBDRb0mQEDk&NR=1- Acesso em: 01 de maio 2013.

Professor, ? importante ressaltar que h? diferentes vers?es da f?bula da Dona Baratinha, escolha uma delas ou ent?o, voc? poder? abordar mais de uma vers?o. Os alunos ir?o adorar.

Em seguida, organize seus alunos em uma roda de conversa, e questione-os sobre a hist?ria:

  • Como era Dona Baratinha?
  • Qual era seu maior sonho?
  • O que fez Dona Baratinha pensar que poderia realizar seu sonho?
  • Quais animais queriam se casar com ela?
  • Por que eles foram rejeitados?
  • Com qual animal ela resolveu se casar?
  • Por que Dona Baratinha n?o se casou?
  • Se voc? estivesse no lugar de Dona Baratinha, qual pretendente voc? escolheria para se casar? Por qu??

Neste momento, deixe que seus alunos falem suas opini?es e aproveite para aprofundar com eles o direito de aprendizagem que prop?e ?Planejar interven??es orais em situa??es p?blicas: exposi??o oral, debate, conta??o de hist?ria?. (BRASIL, 2012, p. 35.).

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.

Para finalizar esse momento solicite que seus alunos realizem a tentativa de escrita da letra da m?sica que Dona Baratinha cantava em sua janela para atrair seus pretendentes. Veja um exemplo abaixo:

 d baratinha

Fonte imagem - blog: http://brincandocomcores.blogspot.com.br/2009/05/historia-da-dona-baratinha.html  - Acesso em: 01 de maio 2013.

2? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Trabalhando com conceitos matem?ticos

Fa?a uma lista com seus alunos e pe?a para que eles sugiram alguns animais como pretendentes para a Dona Baratinha. Anote todos os nomes no quadro, em seguida fa?a uma vota??o com os alunos sugerindo que eles escolham um dos pretendentes para se casar com a Dona Baratinha. Voc? poder? fazer um gr?fico com eles e propor situa??es problema, a partir do que foi elencado na vota??o.

Veja um exemplo:

?

PRETENDENTES

N?MERO DE VOTOS RECEBIDOS

1 - CAVALO

2

2- GIRAFA MACHO

1

3 - ELEFANTE

3

4 - SAPO

5

5 - BARATA MACHO

8

 Fonte: Imagem da pr?pria autora.

 Veja um exemplo de gr?fico:

 grafico d baratinha excel

 Fonte: Imagem da pr?pria autora.

Outra possibilidade ? criar situa??es problema a partir do gr?fico. Como por exemplo:

a) Qual foi o pretendente escolhido para Dona Baratinha por nossa turma?

b) Quantos votos ele recebeu?

c) Qual foi o pretendente menos votado?

d) Quantos votos ele recebeu?

e) Em qual pretendente voc? votou? Por qu??

Voc? tamb?m poder? abordar a contagem e nota??o num?rica com os alunos explorando palavras que aparecem na hist?ria. Veja uma sugest?o:

?

PALAVRAS

QUANTIDADE DE LETRAS

QUANTIDADE DE S?LABAS

QUANTIDADE DE VOGAIS

QUANTIDADE DE CONSOANTES

BARATINHA

?

?

?

?

DINHEIRO

?

?

?

?

MACACO

?

?

?

?

RATO

?

?

?

?

?

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

3? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Explorando o g?nero textual: Lista

Confeccione com seus alunos uma lista com os nomes dos convidados para o casamento da Dona Baratinha. Aproveite esse momento e explore as caracter?sticas desse tipo de texto.

Professor, se quiser voc? pode utilizar uma tabela, para isso, imprima para os alunos colarem no caderno de L?ngua Portuguesa, depois de preenchida aproveite para trabalhar g?neros (masculino / macho e feminino / f?mea).  Veja a sugest?o a seguir:

?

 D baratinha e rat??o

Lista de Casamento

da

Dona Baratinha

CONVIDADOS/FAM?LIAS

QUANTIDADE

MACHO

F?MEA

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Fonte da imagem: http://gracinhatristao51.blogspot.com.br/2009/12/retorno-da-dona-baratinha.html - Acesso em: 01 de maio 2013.

4? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Explorando  o g?nero textual: Convite

Na hist?ria, Dona Baratinha, tem que escrever um convite de casamento. Nossa sugest?o ? que voc? realize a reescrita com os alunos do convite de casamento da Dona Baratinha. Aproveite para abordar as caracter?sticas desse g?nero textual, suas fun??es e particularidades.

Voc? poder? separar alguns modelos de convites e levar para a roda de conversa, em especial convites de casamento, para que os alunos explorem e vejam as suas caracter?sticas. Oriente-os, que observem as informa??es contidas neste g?nero textual, em seguida, discuta sobre as informa??es que v?o colocar no convite:

  • Nome do evento
  • Data
  • Hora
  • Local

Veja no s?tio a seguir algumas sugest?es de convites: http://tuca-cantinhoeducativo.blogspot.com.br/2011/01/modelos-de-convites.html - Acesso em: 01 de maio 2013.

Antes de confeccionar o convite com eles, explore primeiramente o convite original abordado na hist?ria. Reproduza para eles colarem  em seus cadernos, depois leia com eles.

?

CONVITE ORIGINAL (ABORDADO NA HIST?RIA EM FORMA DE M?SICA)

NA MATRIZ DO RANCHO VELHO,

DIA 7, CASAR?O

A SENHORA BARATINHA E O DOUTOR JO?O RAT?O.

A SUA AM?VEL PRESEN?A, SER? MUITO APRECIADA,

PODE TRAZER OS AMIGOS E TAMB?M A CRIAN?ADA.

PORQUE DEPOIS DO CAS?RIO, VAI HAVER FESTA ANIMADA

SENDO SERVIDO AOS CONVIVAS, UMA LAUTA FEIJOADA.

?

Posteriormente, explore oralmente alguns dados do convite:

- Quem s?o os noivos?

- Qual ? o dia do casamento?

- Onde ser? o local da festa?

- Qual o hor?rio em que ser? realizado o casamento? (Esse dado n?o consta no convite acima, mas ser? relevante question?-lo para que os alunos percebam sua import?ncia.).

- O que ser? servido para os convidados?

- H? alguma palavra desconhecida no convite? Vamos ver o significado das palavras destacadas no dicion?rio?

Para finalizar oriente-os na reescrita do convite. Distribua folha de papel aos alunos, para criarem os convites utilizando recursos diversos, tais como: pinturas, desenhos, recortes ou outras formas para ilustrar os convites.

?

5? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Explorando o g?nero textual: Receita

Na hist?ria, o Mestre Macaco executa uma receita de uma feijoada para o casamento de Dona Baratinha. Voc? tamb?m poder? trabalhar com esse g?nero textual com os alunos para incentiv?-los na leitura e na escrita.

Reproduza para eles a receita da Feijoada do Mestre Macaco, para colarem no caderno. Depois, solicite que a leiam e ilustrem.

?

FEIJOADA DO MESTRE MACACO

INGREDIENTES:

FEIJ?O

CARNE SECA

LINGUI?A MINEIRA

TOICINHO DE SOL

AJUDANTES:

10 MACAQUINHOS

MODO DE PREPARO:

LAVE A PANELA, ASCENDA O FOG?O E, PARA O TRABALHO CORRER MAIS DEPRESSA, CANTE ESTA LINDA CAN??O:

ABANA O FOGO MACACADA, ABANA O FOGO

ABANA BEM, BOTA A PANELA NO FOG?O

EST? NA HORA DE APRONTAR A FEIJOADA

PARA O BANQUETE DO DOUTOR JO?O RAT?O

ABANA O FOGO MACACADA, ABANA O FOGO

ABANA BEM, BOTA A PANELA NO FOG?O

EST? NA HORA DE APRONTAR A FEIJOADA

PARA O BANQUETE DO DOUTOR JO?O RAT?O

FEIJ?O, CARNE SECA, LINGUI?A MINEIRA, ORELHA DE PORCO, PRA DAR E VENDER

TOICINHO FRESQUINHO, TOICINHO GOSTOSO, TOICINHO CHEIROSO PRA GENTE COMER

TOICINHO CHEIROSO PRA GENTE COMER

TOICINHO CHEIROSO PRA GENTE COMER...

?

Explore a receita oralmente com eles, questionando-os:

- O que caracteriza uma receita?

- Quais os ingredientes usados pelo Mestre Macaco?

- O que mais ? preciso para fazer esta feijoada?

- Quem j? comeu feijoada? Quem fez? Gostou? Por qu??

?

Agora vamos fazer os doces para o casamento da Dona Baratinha?

?

6? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Colocando a m?o na massa ? realizando uma receita de doce

Proponha aos seus alunos que fa?am os doces para a festa de casamento da Dona Baratinha. Dessa maneira voc? poder? abordar o g?nero textual receita, de forma concreta, na medida em que os alunos vivenciam todo o processo para confeccionar os doces.

Nossa sugest?o ? o ?Doce de Leite Ninho? que ? f?cil de ser preparado e n?o vai ao fogo, facilitando o preparo na sala de aula. Providencie toucas para seus alunos e imprima a receita para cada um.

Anteriormente ao preparo, explore a receita do ?Doce de Leite Ninho? com eles. Para tanto, proponha situa??es problema a partir da receita, veja um exemplo:

  1. Qual a quantidade de leite de coco utilizada na receita?
  2. Quantas por??es rende a receita?
  3. Nossa sala tem 20 alunos, se a receita rende 40 doces, quantos doces cada aluno poder? comer?
  4. Quanto tempo n?s vamos gastar para preparar a receita?
  5. Se iniciarmos a receita ?s 2 horas da tarde, em qual hor?rio ela estar? pronta?

Voc? poder? realizar as atividades sugeridas registrando no caderno de Matem?tica. Veja outra op??o de registro:

  • Marque nos rel?gios os hor?rios em que iniciamos o preparo dos docinhos e quando terminamos:

?

relogio 

relogio 

In?cio do preparo dos docinhos

T?rmino do preparo dos docinhos

 Fonte das imagens: http://colorirdesenhos.com/desenhos/1076-relogio-sem-ponteiros-pinta-tu-horas - Acesso em: 01 de maio 2013.

Receita: Doce de Leite Ninho Irresist?vel

  • Tempo de preparo 1h 00min.
  • Rendimento 40 por??es.

Ingredientes

  • 1 vidro de leite de coco.
  • 1 lata de leite Ninho (se preferir pode usar o leite em p?).
  • 1 kg de a??car refinado.

Modo de Preparo

  1. Em uma vasilha grande misture o leite Ninho e o a??car.
  2. Quando estiver bem misturado adicione o leite de coco e amasse bem at? obter uma massa homog?nea.
  3. Espalhe em uma forma e coloque na geladeira at? ficar mais durinho.
  4. Para a massa n?o grudar na m?o, passe manteiga.
  5. Fa?a as bolinhas. Se optar poder? enfeitar colocando em cada docinho, um cravo da ?ndia ou uma uva passa ou um mini confetti.

Fonte: S?tio de receitas - http://tudogostoso.uol.com.br/receita/61450-doce-de-leite-ninho-irresistivel.html -  Acesso em: 01 de maio 2013.

Depois de pronta a receita, enrole a massa com seus alunos, fazendo bolinhas e proponha a degusta??o dos doces.

?

7? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Reinventando um final para a hist?ria

Na hist?ria trabalhada no v?deo, Dona Baratinha n?o tem um final feliz, pois acaba ficando sozinha e n?o se casando com nenhum de seus pretendentes. Proponha aos seus alunos que realizem a reescrita da hist?ria inventando um outro final para ela.

Para tanto, elabore um roteiro para auxili?-los na cria??o de seus textos. Nesse momento ? interessante que aprofunde com eles direitos de aprendizagem como ?Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produ??o: organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com a ajuda de um escriba?. (BRASIL, 2012, p. 34.).

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.

Corrija o texto individualmente com seus alunos, em seguida oriente-os a lerem para seus colegas e fazerem uma ilustra??o do final da hist?ria criada por eles.

?

8? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Trabalhando uma cantiga: A Barata

Para finalizar o trabalho com a f?bula da Dona Baratinha, explore com eles a cantiga ?A barata diz que tem?, por meio do v?deo ?A Baratinha ? DVD Galinha Pintadinha? ? no s?tio http://www.youtube.com/watch?v=l7VsurR48Ew - Acesso em: 01 de maio 2013.

Professor, se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops para acessarem a hist?ria no s?tio  sugerido, por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos >Navegador de Internet). Caso sua escola n?o possua os laptops, leve os alunos at? ao Laborat?rio de Inform?tica ou utilize um projetor multim?dia.

Ap?s cantar com seus alunos explore com eles oralmente, questionando-os:

  • Essa barata ? a mesma da hist?ria?
  • Qual ? sua maior caracter?stica?
  • ? legal mentir? Por qu??

Em seguida, reproduza e explore a letra da m?sica com os alunos, veja um exemplo:

A Barata Diz Que Tem

Cantigas Populares

A Barata diz que tem sete saias de fil?
? mentira da barata, ela tem ? uma s?
Ah ra ra, i? ro r?, ela tem ? uma s? !

A Barata diz que tem um sapato de veludo
? mentira da barata, o p? dela ? peludo
Ah ra ra, Iu ru ru, o p? dela ? peludo !

A Barata diz que tem uma cama de marfim
? mentira da barata, ela tem ? de capim
Ah ra ra, rim rim rim, ela tem ? de capim

A Barata diz que tem um anel de formatura
? mentira da barata, ela tem ? casca dura
Ah ra ra , iu ru ru, ela tem ? casca dura

A Barata diz que tem o cabelo cacheado
? mentira da barata, ela tem coco raspado
Ah ra ra, ia ro r?, ela tem coco raspado

Fonte: S?tio com a letra da m?sica ?A Barata Diz Que Tem? e v?deo, dispon?vel em http://letras.mus.br/cantigas-populares/983976/ - Acesso em: 01 de maio 2013.

Atividades a partir da m?sica

  1. Quantas saias a Barata tem de verdade?
  2. Circule no texto a palavra Barata. Em seguida conte quantas vezes essa palavra aparece no texto da m?sica e registre abaixo.
  3. Escreva abaixo uma palavra que rime com:

FIL?:

MARFIM:

VELUDO:

FORMATURA:

Fazendo arte: construindo uma maquete

Proponha aos seus alunos que construam uma maquete representando a m?sica " A Barata Diz Que Tem". Para tanto, providencie materiais como: copos descart?veis, palitos de picol?, cola, tesoura sem ponta, l?pis de cor, dentre outros, e disponibilize para eles utilizarem na constru??o da maquete.

Voc? poder? expor a maquete dos seus alunos, para tanto, convide os pais e familiares para apreciarem o trabalho.

Recursos Complementares

S?tio com a letra e v?deo da cantora ELIANA cantando  DONA BARATINHA: : http://letras.mus.br/eliana/813563/- Acesso em: 01 de maio 2013.

SUGEST?ES DE ATIVIDADES SOBRE A HIST?RIA DONA BARATINHA: http://brincandocomcores.blogspot.com.br/2009/05/atividades-da-historia-dona-baratinha.html - Neste s?tio s?o apresentadas algumas atividades interessantes sobre a hist?ria Dona Baratinha. Acesso em: 01 de maio 2013.

Avaliação

Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, nos aponta para a necessidade de uma avalia??o formativa que leve em considera??o todo o processo de constru??o do conhecimento pelos alunos. Fonte: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa ? Avalia??o no ciclo de alfabetiza??o, MEC. 2012, p. 24- 29. Observe a participa??o e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles: realizaram a interpreta??o oral da hist?ria; produziram tentativas de escrita de textos e palavras aproximando-se da escrita convencional; resolveram situa??es problema; reconheceram a estrutura de g?neros textuais como cantigas, receitas, convites e listas; souberam organizar dados em gr?ficos; realizaram contagem e nota??o num?rica de forma convencional. Registre suas observa??es para orientar seu planejamento.