Ana Maria Ferola da Silva Nunes e Denize Donizeti Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: g?neros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: g?neros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
Professor, para a realiza??o das atividades aqui propostas ? necess?rio que os alunos tenham desenvolvido capacidades b?sicas de leitura, de escrita, de contagem e de nota??o num?rica, e demonstrem interesse por ouvir hist?rias.
Professor, esta aula tem como objetivo orientar pr?ticas docentes contemplando as a??es e refer?ncias do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com os estados e os munic?pios, que visa assegurar o direito de todas as crian?as se alfabetizarem at? os oito anos de idade. As a??es do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais, refer?ncias curriculares e pedag?gicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetiza??o e o letramento, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores.
Para obter mais informa??es sobre o Pacto, voc? poder? acessar os s?tios abaixo:
www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetiza??o-na-idade-certa - Informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 01 de maio :2013.
http://wlcaminha.blogspot.com.br/ -Neste blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 01 de maio 2013.
Os materiais formativos do Pacto j? est?o disponibilizados no site do MEC. Acesse o link: "S?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa" http://pacto.mec.gov.br Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o".
Tendo em vista que esta ? uma proposta interdisciplinar em uma aula poderemos dialogar com diferentes ?reas do conhecimento: L?ngua Portuguesa, Geografia, Matem?tica, ?tica dentre outras, ou mesmo trabalhar com apenas um conte?do.
?
Introduzindo o tema: v?deo
Professor, a f?bula da Dona Baratinha encanta p?blico de todas as idades, e al?m do mais, desperta o interesse dos alunos para a escrita e a leitura, bem como para a explora??o de diversos g?neros textuais como convite e receita.
Para introduzir a hist?ria com os alunos, voc? poder? utilizar dois v?deos da cole??o Disquinho, que abordam a hist?ria dividida em duas partes, de forma l?dica e divertida.
Voc? poder? lev?-los at? ao Laborat?rio de Inform?tica de sua escola, ou ent?o, projetar a hist?ria para eles na sala de aula. Veja os videos do youtube abaixo:
Dona Baratinha parte 1: http://youtu.be/LEa17NS7Uok - Acesso em: 01 de maio 2013.
Dona Baratinha parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=BBDRb0mQEDk&NR=1- Acesso em: 01 de maio 2013.
Professor, ? importante ressaltar que h? diferentes vers?es da f?bula da Dona Baratinha, escolha uma delas ou ent?o, voc? poder? abordar mais de uma vers?o. Os alunos ir?o adorar.
Em seguida, organize seus alunos em uma roda de conversa, e questione-os sobre a hist?ria:
Neste momento, deixe que seus alunos falem suas opini?es e aproveite para aprofundar com eles o direito de aprendizagem que prop?e ?Planejar interven??es orais em situa??es p?blicas: exposi??o oral, debate, conta??o de hist?ria?. (BRASIL, 2012, p. 35.).
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.
Para finalizar esse momento solicite que seus alunos realizem a tentativa de escrita da letra da m?sica que Dona Baratinha cantava em sua janela para atrair seus pretendentes. Veja um exemplo abaixo:
Fonte imagem - blog: http://brincandocomcores.blogspot.com.br/2009/05/historia-da-dona-baratinha.html - Acesso em: 01 de maio 2013.
Trabalhando com conceitos matem?ticos
Fa?a uma lista com seus alunos e pe?a para que eles sugiram alguns animais como pretendentes para a Dona Baratinha. Anote todos os nomes no quadro, em seguida fa?a uma vota??o com os alunos sugerindo que eles escolham um dos pretendentes para se casar com a Dona Baratinha. Voc? poder? fazer um gr?fico com eles e propor situa??es problema, a partir do que foi elencado na vota??o.
Veja um exemplo:
?
PRETENDENTES |
N?MERO DE VOTOS RECEBIDOS |
1 - CAVALO |
2 |
2- GIRAFA MACHO |
1 |
3 - ELEFANTE |
3 |
4 - SAPO |
5 |
5 - BARATA MACHO |
8 |
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Veja um exemplo de gr?fico:
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Outra possibilidade ? criar situa??es problema a partir do gr?fico. Como por exemplo:
a) Qual foi o pretendente escolhido para Dona Baratinha por nossa turma?
b) Quantos votos ele recebeu?
c) Qual foi o pretendente menos votado?
d) Quantos votos ele recebeu?
e) Em qual pretendente voc? votou? Por qu??
Voc? tamb?m poder? abordar a contagem e nota??o num?rica com os alunos explorando palavras que aparecem na hist?ria. Veja uma sugest?o:
?
PALAVRAS |
QUANTIDADE DE LETRAS |
QUANTIDADE DE S?LABAS |
QUANTIDADE DE VOGAIS |
QUANTIDADE DE CONSOANTES |
BARATINHA |
? |
? |
? |
? |
DINHEIRO |
? |
? |
? |
? |
MACACO |
? |
? |
? |
? |
RATO |
? |
? |
? |
? |
?
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Explorando o g?nero textual: Lista
Confeccione com seus alunos uma lista com os nomes dos convidados para o casamento da Dona Baratinha. Aproveite esse momento e explore as caracter?sticas desse tipo de texto.
Professor, se quiser voc? pode utilizar uma tabela, para isso, imprima para os alunos colarem no caderno de L?ngua Portuguesa, depois de preenchida aproveite para trabalhar g?neros (masculino / macho e feminino / f?mea). Veja a sugest?o a seguir:
?
|
Lista de Casamento da Dona Baratinha |
||
CONVIDADOS/FAM?LIAS |
QUANTIDADE |
MACHO |
F?MEA |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
?
Fonte da imagem: http://gracinhatristao51.blogspot.com.br/2009/12/retorno-da-dona-baratinha.html - Acesso em: 01 de maio 2013.
Explorando o g?nero textual: Convite
Na hist?ria, Dona Baratinha, tem que escrever um convite de casamento. Nossa sugest?o ? que voc? realize a reescrita com os alunos do convite de casamento da Dona Baratinha. Aproveite para abordar as caracter?sticas desse g?nero textual, suas fun??es e particularidades.
Voc? poder? separar alguns modelos de convites e levar para a roda de conversa, em especial convites de casamento, para que os alunos explorem e vejam as suas caracter?sticas. Oriente-os, que observem as informa??es contidas neste g?nero textual, em seguida, discuta sobre as informa??es que v?o colocar no convite:
Veja no s?tio a seguir algumas sugest?es de convites: http://tuca-cantinhoeducativo.blogspot.com.br/2011/01/modelos-de-convites.html - Acesso em: 01 de maio 2013.
Antes de confeccionar o convite com eles, explore primeiramente o convite original abordado na hist?ria. Reproduza para eles colarem em seus cadernos, depois leia com eles.
?
CONVITE ORIGINAL (ABORDADO NA HIST?RIA EM FORMA DE M?SICA) NA MATRIZ DO RANCHO VELHO, DIA 7, CASAR?O A SENHORA BARATINHA E O DOUTOR JO?O RAT?O. A SUA AM?VEL PRESEN?A, SER? MUITO APRECIADA, PODE TRAZER OS AMIGOS E TAMB?M A CRIAN?ADA. PORQUE DEPOIS DO CAS?RIO, VAI HAVER FESTA ANIMADA SENDO SERVIDO AOS CONVIVAS, UMA LAUTA FEIJOADA. |
?
Posteriormente, explore oralmente alguns dados do convite:
- Quem s?o os noivos?
- Qual ? o dia do casamento?
- Onde ser? o local da festa?
- Qual o hor?rio em que ser? realizado o casamento? (Esse dado n?o consta no convite acima, mas ser? relevante question?-lo para que os alunos percebam sua import?ncia.).
- O que ser? servido para os convidados?
- H? alguma palavra desconhecida no convite? Vamos ver o significado das palavras destacadas no dicion?rio?
Para finalizar oriente-os na reescrita do convite. Distribua folha de papel aos alunos, para criarem os convites utilizando recursos diversos, tais como: pinturas, desenhos, recortes ou outras formas para ilustrar os convites.
?
Explorando o g?nero textual: Receita
Na hist?ria, o Mestre Macaco executa uma receita de uma feijoada para o casamento de Dona Baratinha. Voc? tamb?m poder? trabalhar com esse g?nero textual com os alunos para incentiv?-los na leitura e na escrita.
Reproduza para eles a receita da Feijoada do Mestre Macaco, para colarem no caderno. Depois, solicite que a leiam e ilustrem.
?
FEIJOADA DO MESTRE MACACO INGREDIENTES: FEIJ?O CARNE SECA LINGUI?A MINEIRA TOICINHO DE SOL AJUDANTES: 10 MACAQUINHOS MODO DE PREPARO: LAVE A PANELA, ASCENDA O FOG?O E, PARA O TRABALHO CORRER MAIS DEPRESSA, CANTE ESTA LINDA CAN??O: ABANA O FOGO MACACADA, ABANA O FOGO ABANA BEM, BOTA A PANELA NO FOG?O EST? NA HORA DE APRONTAR A FEIJOADA PARA O BANQUETE DO DOUTOR JO?O RAT?O ABANA O FOGO MACACADA, ABANA O FOGO ABANA BEM, BOTA A PANELA NO FOG?O EST? NA HORA DE APRONTAR A FEIJOADA PARA O BANQUETE DO DOUTOR JO?O RAT?O FEIJ?O, CARNE SECA, LINGUI?A MINEIRA, ORELHA DE PORCO, PRA DAR E VENDER TOICINHO FRESQUINHO, TOICINHO GOSTOSO, TOICINHO CHEIROSO PRA GENTE COMER TOICINHO CHEIROSO PRA GENTE COMER TOICINHO CHEIROSO PRA GENTE COMER... |
?
Explore a receita oralmente com eles, questionando-os:
- O que caracteriza uma receita?
- Quais os ingredientes usados pelo Mestre Macaco?
- O que mais ? preciso para fazer esta feijoada?
- Quem j? comeu feijoada? Quem fez? Gostou? Por qu??
?
Agora vamos fazer os doces para o casamento da Dona Baratinha?
?
Colocando a m?o na massa ? realizando uma receita de doce
Proponha aos seus alunos que fa?am os doces para a festa de casamento da Dona Baratinha. Dessa maneira voc? poder? abordar o g?nero textual receita, de forma concreta, na medida em que os alunos vivenciam todo o processo para confeccionar os doces.
Nossa sugest?o ? o ?Doce de Leite Ninho? que ? f?cil de ser preparado e n?o vai ao fogo, facilitando o preparo na sala de aula. Providencie toucas para seus alunos e imprima a receita para cada um.
Anteriormente ao preparo, explore a receita do ?Doce de Leite Ninho? com eles. Para tanto, proponha situa??es problema a partir da receita, veja um exemplo:
Voc? poder? realizar as atividades sugeridas registrando no caderno de Matem?tica. Veja outra op??o de registro:
?
|
|
In?cio do preparo dos docinhos |
T?rmino do preparo dos docinhos |
Fonte das imagens: http://colorirdesenhos.com/desenhos/1076-relogio-sem-ponteiros-pinta-tu-horas - Acesso em: 01 de maio 2013.
Receita: Doce de Leite Ninho Irresist?vel
Fonte: S?tio de receitas - http://tudogostoso.uol.com.br/receita/61450-doce-de-leite-ninho-irresistivel.html - Acesso em: 01 de maio 2013.
Depois de pronta a receita, enrole a massa com seus alunos, fazendo bolinhas e proponha a degusta??o dos doces.
?
Reinventando um final para a hist?ria
Na hist?ria trabalhada no v?deo, Dona Baratinha n?o tem um final feliz, pois acaba ficando sozinha e n?o se casando com nenhum de seus pretendentes. Proponha aos seus alunos que realizem a reescrita da hist?ria inventando um outro final para ela.
Para tanto, elabore um roteiro para auxili?-los na cria??o de seus textos. Nesse momento ? interessante que aprofunde com eles direitos de aprendizagem como ?Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produ??o: organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com a ajuda de um escriba?. (BRASIL, 2012, p. 34.).
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.
Corrija o texto individualmente com seus alunos, em seguida oriente-os a lerem para seus colegas e fazerem uma ilustra??o do final da hist?ria criada por eles.
?
Trabalhando uma cantiga: A Barata
Para finalizar o trabalho com a f?bula da Dona Baratinha, explore com eles a cantiga ?A barata diz que tem?, por meio do v?deo ?A Baratinha ? DVD Galinha Pintadinha? ? no s?tio http://www.youtube.com/watch?v=l7VsurR48Ew - Acesso em: 01 de maio 2013.
Professor, se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops para acessarem a hist?ria no s?tio sugerido, por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos >Navegador de Internet). Caso sua escola n?o possua os laptops, leve os alunos at? ao Laborat?rio de Inform?tica ou utilize um projetor multim?dia.
Ap?s cantar com seus alunos explore com eles oralmente, questionando-os:
Em seguida, reproduza e explore a letra da m?sica com os alunos, veja um exemplo:
A Barata Diz Que Tem
A Barata diz que tem sete saias de fil?
? mentira da barata, ela tem ? uma s?
Ah ra ra, i? ro r?, ela tem ? uma s? !
A Barata diz que tem um sapato de veludo
? mentira da barata, o p? dela ? peludo
Ah ra ra, Iu ru ru, o p? dela ? peludo !
A Barata diz que tem uma cama de marfim
? mentira da barata, ela tem ? de capim
Ah ra ra, rim rim rim, ela tem ? de capim
A Barata diz que tem um anel de formatura
? mentira da barata, ela tem ? casca dura
Ah ra ra , iu ru ru, ela tem ? casca dura
A Barata diz que tem o cabelo cacheado
? mentira da barata, ela tem coco raspado
Ah ra ra, ia ro r?, ela tem coco raspado
Fonte: S?tio com a letra da m?sica ?A Barata Diz Que Tem? e v?deo, dispon?vel em http://letras.mus.br/cantigas-populares/983976/ - Acesso em: 01 de maio 2013.
Atividades a partir da m?sica
FIL?:
MARFIM:
VELUDO:
FORMATURA:
Fazendo arte: construindo uma maquete
Proponha aos seus alunos que construam uma maquete representando a m?sica " A Barata Diz Que Tem". Para tanto, providencie materiais como: copos descart?veis, palitos de picol?, cola, tesoura sem ponta, l?pis de cor, dentre outros, e disponibilize para eles utilizarem na constru??o da maquete.
Voc? poder? expor a maquete dos seus alunos, para tanto, convide os pais e familiares para apreciarem o trabalho.
S?tio com a letra e v?deo da cantora ELIANA cantando DONA BARATINHA: : http://letras.mus.br/eliana/813563/- Acesso em: 01 de maio 2013.
SUGEST?ES DE ATIVIDADES SOBRE A HIST?RIA DONA BARATINHA: http://brincandocomcores.blogspot.com.br/2009/05/atividades-da-historia-dona-baratinha.html - Neste s?tio s?o apresentadas algumas atividades interessantes sobre a hist?ria Dona Baratinha. Acesso em: 01 de maio 2013.
Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, nos aponta para a necessidade de uma avalia??o formativa que leve em considera??o todo o processo de constru??o do conhecimento pelos alunos. Fonte: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa ? Avalia??o no ciclo de alfabetiza??o, MEC. 2012, p. 24- 29. Observe a participa??o e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles: realizaram a interpreta??o oral da hist?ria; produziram tentativas de escrita de textos e palavras aproximando-se da escrita convencional; resolveram situa??es problema; reconheceram a estrutura de g?neros textuais como cantigas, receitas, convites e listas; souberam organizar dados em gr?ficos; realizaram contagem e nota??o num?rica de forma convencional. Registre suas observa??es para orientar seu planejamento.