Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Estrangeira | Aspectos morfol?gicos, sint?ticos e fonol?gicos |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Compet?ncia comunicativa: componentes lingu?sticos, sociolingu?sticos e pragm?ticos |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Compreens?o leitora |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Compreens?o oral |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Produ??o escrita |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Produ??o oral |
O aluno dever? conhecer as estruturas b?sicas do portugu?s, como sujeito, verbo, pronomes que constituem uma ora??o, a fim de que possa fazer associa??es da l?ngua portuguesa com a l?ngua inglesa, o que poder? facilitar a compreens?o de textos na l?ngua inglesa.
ACTIVITY 1 |
Para a introdu??o do tema, o professor poder? utilizar-se do texto seguinte, que poder? ser projetado no datashow:
Professor, pe?a aos alunos para fazerem a leitura do texto, observando se todos participam da leitura, de forma a proporcionar um ambiente interativo.
A l?ngua inglesa ? estruturalmente f?cil e, geralmente, apresenta a seguinte estrutura:
Figura 1: http://senhoraf.wordpress.com/2011/12/10/dicas-de-ingles-estruturas-basicas-frases/ (acesso em 29.05.2013).
O sujeito da frase pode ser substitu?do por um pronome pessoal, ocupando a posi??o antes do verbo. S?o eles: I (eu); You (voc?/voc?s), He (ele); she (ela), It (ele/ela para objetos ou animais), we (n?s), they (eles).
Examples:
I am an English teacher. (O pronome I ? sempre usado em letra mai?scula)
She works in a big company.
He is from Argentina.
They live in Brazil.
We are Brazilians.
It is big and large.
ACTIVITY 2 |
Ap?s a leitura do texto acima e a partir da explica??o do professor, pedir aos alunos para fazerem o exerc?cio I, que se refere ao conte?do introduzido. Disponibilizar um tempo de aproximadamente 10 minutos para que o grupo fa?a a atividade, a qual dever? ser corrigida logo em seguida, observando as poss?veis d?vidas dos alunos. O exerc?cio poder? ser projetado no datashow e feito oralmente pelos alunos, quando dever? se observada a participa??o de todos durante a atividade.
a) The University is very good.
b) My sister is in Europe.
c) The students are having English classes.
d) The teacher is in class.
e) The dog is outside.
f) My parents like going to the movies.
g) Marcela lives in France.
h) My friends play soccer every weekend.
Ap?s a corre??o do exerc?cio I, o professor dever? introduzir a segunda estrutura b?sica da l?ngua inglesa: o verbo to be.
ACTIVITY 3 |
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O verbo to be equivale-se ao verbo ser e estar da l?ngua portuguesa. ? um dos verbos mais usados da l?ngua inglesa e apresenta a seguinte estrutura:
AFFIRMATIVE |
NEGATIVE |
INTERROGATIVE |
I AM - I'M |
I AM NOT -I'M NOT |
AM I...? |
YOU ARE - YOU'RE |
YOU ARE NOT- AREN?T |
ARE YOU...? |
HE IS - HE'S |
HE IS NOT - ISN?T |
IS HE...? |
SHE IS - SHE'S |
SHE IS NOT - ISN?T |
IS SHE...? |
IT IS - IT'S |
IT IS NOT - ISN?T |
IS IT...? |
WE ARE - WE'RE |
WE ARE NOT -AREN?T |
ARE WE...? |
YOU ARE - YOU'RE |
YOU ARE NOT - AREN?T |
ARE YOU...? |
THEY ARE - THEY'RE |
THEY ARE NOT -AREN?T |
ARE THEY...? |
O professor dever? pedir para que os alunos repitam as formas verbais, a fim de ajudar na fixa??o e na pron?ncia correta das palavras.
Ap?s a apresenta??o e a leitura do quadro, o professor dever? chamar a aten??o para a forma negativa e interrogativa, as quais, respectivamente, s?o formadas com o acr?scimo da palavra not logo ap?s o verbo e com a invers?o do verbo e do sujeito da frase. O professor dever? destacar, ainda, as formas contra?das do verbo to be (as chamadas formas curtas do verbo), tanto na forma afirmativa (they?re), quanto na negativa (they aren?t).
Examples:
Are you a student?
I am not a student. = I?m not a student.
Is he from the USA?
They are not at home now. = They aren?t at home now
O professor dever? pedir para que os alunos deem seus pr?prios exemplos, oralmente. Esse ? o momento em que o professor dever? cobrar a pron?ncia correta do verbo to be e das demais palavras que comp?em as frases.
Ap?s a apresenta??o do verbo e dos exemplos, o professor dever? pedir aos alunos para fazerem o exerc?cio II, abaixo:
a) They ____________ not at home now.
b) She ___________ from Italy.
c) They _____________ very friendly.
d) My parents ___________ tired of working hard.
e) The students ____________ in class.
f) I _____________ a good student.
g) The pens ___________ black and red.
h) The books __________ under the desks.
Professor, corrija o exerc?cio oralmente, identificando as d?vidas e dificuldades dos alunos e, caso necessite, prepare outros exerc?cios, conforme sugest?o de sites nos Recursos Complementares desta aula.
A seguir, introduza o passado do verbo to be, pedindo para que os alunos repitam oralmente cada estrutura apresentada e chamando a aten??o, novamente, para a forma curta do verbo:
ACTIVITY 4 |
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O professor dever? apresentar a estrutura do verbo to be no passado simples, pedindo aos alunos para que repitam, a fim de treinar a pron?ncia. Em seguida, os alunos dever?o completar o exerc?cio III, abaixo.
AFFIRMATIVE |
NEGATIVE |
INTERROGATIVE |
I WAS |
I WAS NOT - WASN?T |
WAS I...? |
YOU WERE |
YOU WEREN?T |
WERE YOU...? |
HE WAS |
HE WASN?T |
WAS HE...? |
SHE WAS |
SHE WASN?T |
WAS SHE...? |
IT WAS |
IT WASN?T |
WAS IT...? |
WE WERE |
WE WEREN?T |
WERE WE...? |
YOU WERE |
YOU WEREN?T |
WERE YOU...? |
THEY WERE |
THEY WEREN?T |
WERE THEY...? |
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a) Anna ______________ sick last week.
b) The students _________________ ready for the holiday.
c) My family ____________________ away last weekend.
d) He ________________ im Miami the day before.
e) I ___________ worried about the last Maths test.
f) All of us _______________ sad with the bad news.
Professor, corrija o exerc?cio oralmente, checando as poss?veis d?vidas com o conte?do gramatical, a pron?ncia e o vocabul?rio das frases apresentadas no exerc?cio. Pe?a para que outro aluno pense na resposta do colega e ele mesmo diga se est? certa ou errada, proporcionando, dessa maneira, um ambiente de intera??o e colabora??o no grupo. Ao corrigir os erros, o professor n?o pode se esquecer de pedir para que os pr?prios alunos tentem pensar no que erraram, antes mesmo da resposta correta dada pelo professor.
ACTIVITY 5 |
Primeiro momento - A fim de retomar o conte?do do m?dulo anterior, o professor apresentar? o v?deo contido no site: http://www.englishclub.com/grammar/verb-tenses_sys-tenses-be-song.htm (acesso em 29.05.2013).
Antes de assistirem ao v?deo pela primeira vez, o professor dever? contextualiz?-lo, projetando o texto seguinte no datashow, pedindo para que cada aluno leia uma parte dele e tirando as poss?veis d?vidas com o vocabul?rio.
The verb be is a very special verb in English. It is the most common verb of all verbs. After the word "the", it is the most common word in English. It does not obey most of the rules that apply to all other verbs. It has 9 forms, while all other verbs have 6 at most. And (like "have" and "do") it can be both a main verb and an auxiliary verb. Be really is "top dog", as Jonathan Taylor discovers in his Be Verb Rock Star Song.
Fonte: http://www.englishclub.com/grammar/verb-tenses_sys-tenses-be-song.htm (acesso em 30.05.2013).
Segundo momento - Ao assistirem o v?deo pela primeira vez, o professor chamar? a aten??o dos alunos para o verbo to be, que aparece diversas vezes durante a m?sica do v?deo. Ao repetir o v?deo, o professor perguntar?:
E, assim, o professor solicitar? aos alunos para que contem o n?mero de vezes que o verbo to be (passado e presente) aparece na m?sica: Be Verb Rock Star Song. Para que os alunos possam conferir suas respostas, o professor dever? repetir o v?deo mais vezes, at? que todos consigam contar. O professor dever? incentivar a participa??o de todos os alunos, motivando-os, ao estabelecer um clima de competi??o entre eles. Antes de dar a resposta, o professor poder?, ainda, elaborar uma tabela com o n?mero apresentado por cada aluno, observando, assim, a resposta mais frequente dada pelos alunos.
Figura 2: imagem do recurso do v?deo contida no site: http://www.englishclub.com/grammar/verb-tenses_sys-tenses-be-song.htm (acesso em 30.05.2013)
Resposta: O verbo to be aparece 20 vezes na m?sica. |
Caso o professor considere necess?rio, poder? pausar o v?deo cada vez que o verbo to be aparecer, pedindo para que os alunos repitam as frases e, dessa forma, praticar a pron?ncia e tirar as d?vidas com o vocabul?rio. Poder?, tamb?m, incentivar os alunos a cantarem a m?sica, criando um ambiente descontra?do na aula.
Ap?s a realiza??o dessa atividade, o professor dever? apresentar a ?ltima atividade da aula: os possessive adjectives.
ACTIVITY 6 |
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Inicialmente, o professor dever? apresentar a tabela seguinte com os pronomes pessoais e seus respectivos possessive adjectives. A tabela, assim como a explica??o do conte?do, poder? ser impressa e distribu?da aos alunos ou projetada no datashow.
Personal Pronouns |
Possessive Adjectives |
I |
My (meu) |
You |
Your (seu) |
He |
His (dele) |
She |
Her (dela) |
It |
Its (dele/a) |
We |
Our (nosso) |
You |
Your (seus) |
They |
Their (deles) |
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Os possessive adjectives s?o usados para determinar posse. Eles precedem o substantivo.
Examples:
This is my brother. His name is Allan. (Esse ? o meu irm?o. O nome dele ? Allan).
I liked my new computer games. (Eu gostei dos meus novos jogos de computador)
Susan prefers using her cell phone. (Susan prefere usar seu telefone celular).
Ap?s a explica??o, o professor solicitar? aos alunos para que fa?am os exerc?cios IV e V, abaixo, em duplas, para que ocorra uma maior intera??o entre o grupo.
IV) Complete the sentences:
I?m Marcus and this is....................................... garden.
My mother?s Susan and this is........................ hat.
They are Robert and Adam and this is............................ bedroom.
This is Marco and this is............................. living room.
We are Betti and Barbara and this is................................... favourite book.
This is Rachel and this is.............................. sister.
These are my teachers. ................................names are Paul and Rita.
This is my brother. ............................name is Peter.
We are friends. ....................................hobbies are gardening and walking.
I?m Sophy and this is ............................. dog, Aladin.
V) Complete the sentences. Follow the example.
Susana book
.
Example: She is Susana and this is her book.
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Tom bell
..................................................................................................................
Sophy and Sam ball
..................................................................................................................
Leslie books
........................................................................................................
Me and my mother island
......................................................................................................
Me and my daughter camera
.......................................................................................................
Exerc?cios adaptados do site: http://www.englishexercises.org/makeagame/viewgame.asp?id=1737 (acesso em 05.06.2013)
Para mais exerc?cios sobre possessive adjectives, acessar http://michel.barbot.pagesperso-orange.fr/hotpot/adj_poss/poss1.htm (acesso em 05.06.2013)
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Para mais estudo sobre as estruturas gramaticais b?sicas da l?ngua inglesa, consultar o site:
http://wordbridge.blogspot.com.br/2011/09/material-de-apoio-estruturas.html (acesso em 29.05.2013)
Para mais exerc?cios sobre as estruturas b?sicas da l?ngua inglesa, acessar:
http://www.slideshare.net/crisfreitas/apostila-de-ingles-para-iniciantes (acesso em 29.05.2013)
Para um curso r?pido em l?ngua inglesa, apresentando as estruturas b?sicas da l?ngua inglesa, acessar o site:
http://www.slideshare.net/UlyssesFilho/curso-rapido-de-ingles-basico-mauricio-borges (acesso em 29.05.2013)
1? momento: Os alunos ser?o avaliados processualmente, durante as atividades desenvolvidas nos dois m?dulos, seguindo os seguintes crit?rios: participa??o, envolvimento, intera??o e interesse dos alunos nas atividades elaboradas pelo professor.
2? momento: O professor pedir? para que os alunos criem 5 senten?as usando a estrutura aprendida. Cada aluno dever? apresentar suas senten?as para todo o grupo, de modo a compartilhar o seu aprendizado e mesmo as suas poss?veis d?vidas, erros e acertos. Os demais alunos poder?o ajudar com a corre??o, mostrando os erros dos colegas e tentando corrigir as senten?as que contenham algum erro gramatical, estrutural ou de vocabul?rio.