Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
? Desenvolver a autonomia de leitor;
? Ouvir, contar e recontar hist?rias;
? Refletir sobre os conte?dos das hist?rias;
? Desenvolver a habilidade de leitura;
? Desenvolver a autoria no processo de escrita espont?nea;
? Ampliar o vocabul?rio;
? Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
? Desenvolver compet?ncias e habilidades para expor ideias pr?prias, bem como perceber a import?ncia da socializa??o do conhecimento.
Para realiza??o desta aula, se faz necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o di?logo e a troca de ideias sobre quest?es relacionadas ao sistema alfab?tico de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
O fant?stico mundo das hist?rias: aprendendo a ler e a escrever
?
Professor, o universo das hist?rias constitui a fonte sobre a qual a imagina??o se desenvolve e alimenta a aprendizagem da leitura e da escrita. Aproveitar as possibilidades pedag?gicas das hist?rias ? fundamental para uma aprendizagem significativa. Por isso, propomos esta aula, direcionada a instigar possibilidades m?ltiplas de concretiza??o da aprendizagem da leitura e da escrita, considerando o professor como fundamental nesta empreitada. Vamos l?!
?
1? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
As hist?rias que conhe?o
?
Professor, para a presente aula, sugerimos que voc? conhe?a e explore os materiais do acervo da Biblioteca da escola, principalmente os livros avaliados pelo PNBE - Programa Nacional Biblioteca da Escola - e outros que sejam disponibilizados para uso dos alunos. O conhecimento dos materiais pelo professor ? fundamental para um efetivo trabalho com os livros em sala de aula.
Professor, para mais informa??es sobre o acervo e o pr?prio PNBE, acesse o s?tio abaixo:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12368&Itemid=574. Acesso em 22 de maio de 2013.
?
Voc? sabia? ?Alfabetizar na perspectiva do letramento tamb?m ? compreender que se ensina para que as crian?as sejam sujeitos capazes de expor, argumentar, explicar, narrar, al?m de escutar atentamente e opinar, respei?tando a vez e o momento de falar.? (BRASIL, 2012, p. 11).
?
Fonte: MAGALH?ES, Luciane Manera; et al. Planejamento do ensino: alfabetiza??o e ensino/aprendizagem do componente curricular ? L?ngua Portuguesa. In: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetiza??o e ensino da L?ngua Portuguesa. Bras?lia: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 06-16, 2012. Dispon?vel em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf> Acesso em: 22/05/2013.
?
Ap?s a sondagem dos materiais, agende, no m?nimo, dois dias da semana para que os alunos possam realizar aulas explorat?rias na Biblioteca da escola.
?
Em sala de aula, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. No trabalho em sala de aula, temos percebido a import?ncia do di?logo e da roda como um espa?o privilegiado para troca de ideias. Para esta roda, proponha, num primeiro momento, como tema a ser discutido, nome de hist?rias j? conhecidas pelos alunos. Neste momento, ? fundamental oportunizar a participa??o de todos os alunos, valorizar as suas falas, bem como registrar em uma cartolina as hist?rias que cada aluno j? conhece.
?
Escolhendo uma hist?ria!
?
Professor, solicite que cada aluno escolha uma das hist?rias listadas no momento da rodinha. Organize os alunos em duplas e solicite que escolham uma forma de apresentar a hist?ria para a turma. Disponibilize diferentes recursos pedag?gicos tais como: fantasias, folhas de papel em branco, tintas, cartolinas, fantoches e outros. O importante ? a diversidade de materiais para a escolha dos alunos.
?
Eu conto a hist?ria!
?
Agora, cada aluno poder? contar para a turma a hist?ria. A hist?ria poder? ser contada em duplas ou individualmente. Em seguida, fa?a uma roda de conversa com a turma sobre o que os alunos aprenderam com as hist?rias e o que acham que mudou da hist?ria original, ou da hist?ria conhecida pelos colegas. ? importante que dialoguem sobre a diferen?a entre contar uma hist?ria e ler uma hist?ria.
Para finalizar este momento, solicite que cada dupla escolha uma das hist?rias contadas por uma das duplas e fa?a um registro, podendo ser escrito ou mesmo em forma de desenho. Depois, fa?a um mural na sala de aula com as produ??es dos alunos.
Criando um canal de comunica??o
Professor, atualmente os alunos contam com in?meras possibilidades de comunica??o, que s?o viabilizadas pelos recursos tecnol?gicos. Por isso, trazemos uma ideia inovadora de se construir um Blog com a turma, com o intuito de divulgar e at? registrar as principais atividades, selecionadas pelos alunos, a toda comunidade escolar e tamb?m para outras pessoas que se interessarem pelo tema.
Desta forma, o conhecimento cumpre seu papel de socializa??o e os alunos poder?o interagir com outros alunos e divulgar as hist?rias descobertas pela turma. Sendo assim convide a turma a criar um Blog, utilizando para isso, a atividade ?Criando um Blog?, acessada no s?tio do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20258. Acesso em: 22 de maio de 2013.
Para conhecer assuntos e a forma como um Blog ? organizado, acesse com os alunos os s?tios sugeridos no link a seguir: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198. Acesso em: 22 de maio de 2013.
Com a constru??o do Blog, por interm?dio da aula sugerida anteriormente, os alunos ter?o oportunidade de realizar passo a passo uma sequ?ncia de atividades que culminar?o com a constru??o de um Blog. O mais importante ? que os alunos percebam a fun??o do Blog e a sua import?ncia para o registro e divulga??o do conhecimento. Os alunos dever?o acompanhar as postagens no Blog de poss?veis usu?rios, bem como responder e interagir com outras pessoas, com todo o acompanhamento e observa??o que voc? professor necessita desempenhar.
Atividade de casa
?
Como atividade de casa, sugerimos um di?logo com os familiares, sobre as hist?rias que conhecem. Solicite que cada aluno construa uma lista com as hist?rias conhecidas pelos seus familiares.
?
2? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
?
Professor, retome com os alunos a atividade de casa e construa uma lista coletiva das hist?rias conhecidas. Esta lista poder? ser copiada pela turma no caderno de L?ngua Portuguesa.
?
Agora, que tal organizar um momento para a leitura de uma hist?ria? Para isso, leve para a sala de aula almofadas, tapetes, criando um momento realmente diferenciado do que os alunos est?o acostumados a vivenciar no dia a dia da escola. Se preferir, poder? levar a turma para o p?tio da escola, sentar embaixo de uma ?rvore, sobre a grama, ou mesmo para outro ambiente fora da sala de aula.
?
Voc? pode combinar com a turma uma m?sica para iniciar a leitura da hist?ria. Tamb?m poder? criar uma m?sica com a pr?pria turma, para representar o momento da hist?ria.
?
Tamb?m poder? ouvir a m?sica abaixo para incentivar o gosto pela leitura de hist?rias.
Fonte: ?S?tio: Letras de M?sicas.?http://letras.mus.br/palavra-cantada/283418/. Acesso em: 22 de maio de 2013.
?
Professor, para a leitura da hist?ria fa?a alguns combinados com a turma. ? importante que todo o momento da leitura seja combinado e constru?do conjuntamente com os alunos para que se sintam ativos em seu processo de aprendizagem. Veja alguns combinados importantes:
?
No momento da leitura da hist?ria precisamos:
? Ouvir quem est? realizando a leitura;
? Deixar as perguntas para o final da leitura;
? Tentar n?o interromper a leitura;
? Observar as imagens apresentadas no livro.
?
Depois de tudo combinado e organizado, escolha um livro com a turma na Biblioteca da escola. Sugerimos o livro, da autora Ruth Rocha, intitulado ?O menino que aprendeu a ver?. A partir da leitura desta hist?ria, os alunos ter?o oportunidade de descobrir mais sobre o sistema alfab?tico de escrita e de como mudamos nossa forma de ver o mundo a partir da leitura. Veja a sinopse do livro:
?
O personagem Jo?o n?o entendia as palavras e tamb?m n?o reconhecia as letras. Ele entra na escola e ? medida que vai aprendendo, ele se espanta e come?a a admirar o mundo passando a reconhecer e a ler o mundo com outros olhos. A sua curiosidade aumenta a cada dia e a escola torna-se um local importante para aprender a ler.
Fonte: ?Hist?ria em arquivo de pdf.? http://jucienebertoldo.files.wordpress.com/2013/03/o-menino-que-aprendeu-a-ver.pdf. Acesso em 22 de maio de 2013.
ROCHA, Ruth. O menino que aprendeu a ver. S?o Paulo: Quinteto, 1998.
?
Como atividade de registro, proponha que cada aluno escreva sua pr?pria hist?ria a partir da leitura do mundo que j? consegue fazer. Solicite que o registro seja feito no caderno de L?ngua Portuguesa e oriente que, os alunos poder?o recorrer ? escrita e tamb?m ao desenho.
Depois que todos terminarem, proponha a leitura da hist?ria pelos alunos e o seu registro no Blog da turma.
Agora, que tal explorar o s?tio abaixo? Para isso, a turma poder? utilizar o programa Mozilla Firefox no laptop Classmate, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) ou mesmo o tablet, acessando o link sugerido a seguir.
Fonte: ?S?tio: Ruth Rocha." http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias.htm. Acesso em: 22 de maio de 2013.
?
No s?tio acima, os alunos ter?o oportunidade de ouvir e tamb?m de ler hist?rias online.
?
3? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
?
Professor, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Solicite que cada grupo reconte a hist?ria de Ruth Rocha trabalhada anteriormente. Os alunos poder?o utilizar o registro escrito, a pr?pria oralidade ou mesmo dramatiza??o ou desenho.
?
Proponha que cada grupo assista a recontagem da hist?ria dos outros grupos e descubram o que mudou no momento de recontar a hist?ria.
?
Cada grupo poder? fazer a observa??o e registrar por escrito. Em seguida, poder? ser feita uma roda de conversa para os alunos descobrirem as poss?veis mudan?as. Voc? poder? utilizar o livro para fazer as poss?veis compara??es.
?
Agora, proponha outro desafio ? turma. Cada aluno poder? escolher um livro na Biblioteca da escola. Fa?a um momento de explora??o do livro:
O desafio ? que cada aluno explore ao m?ximo o livro, fa?a tentativas de leitura tanto da parte escrita quanto das imagens para que possam falar sobre o livro com os colegas e incentivar algu?m a ter interesse em saber mais sobre o livro. Esta atividade poder? ter dura??o de uma semana, para que cada dia os alunos troquem de livros e descubram mais sobre hist?rias diferentes.
?
Agora, organize a turma para uma Conta??o de Hist?ria. Para isso, ser? necess?rio escolher uma hist?ria que desperte o interesse da turma. Lembre-se que na Conta??o, voc? poder? utilizar materiais diversificados para realiz?-la (fantoches, dedoches, fantasias e outros). Se achar interessante poder? tamb?m convidar as professoras e outras turmas para participarem deste momento.
Para o momento, sugerimos a hist?ria: ?O patinho feio? da autora Ruth Rocha. Veja a sinopse da hist?ria abaixo:
?
A hist?ria ? sobre um patinho que nasce muito diferente dos irm?os e pelo seu andar desengon?ado muito o achavam feio. Quando o patinho cansa de ser maltratado, ele foge para muito longe e vive muitas dificuldades. Quando a esta??o do ver?o chega, o patinho descobre quem ele ? realmente.
Fonte: ?S?tio: Livraria Saraiva.? http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3712035/marcelo-marmelo-martelo-e-outras-historias. Acesso em: 22 de maio de 2013.
ROCHA, Ruth. O patinho feio. Rio de Janeiro: Salamandra, 2012.
?
Explore com a turma as seguintes quest?es:
?
Entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e pe?a para que desenhem tr?s momentos:
?
O In?cio da hist?ria |
O meio da hist?ria |
O final da hist?ria |
? ? ? ? ? ? ? |
? |
? |
?
Depois de pronto, fa?a um momento para cada aluno recontar a hist?ria para os colegas, mediante sua pr?pria atividade.
?
4? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, agora ? com voc?!
?
Professor, que tal escrever sua pr?pria hist?ria? Voc? poder? escrever sobre a turma, sobre um tema que voc? gosta e que despertar? interesse na turma. ? o momento dos alunos perceberem o quanto o professor tamb?m ? um escritor. Use e abuse de sua criatividade!
?
Assim que a sua hist?ria estiver pronta, voc? escolhe a melhor forma de cont?-la para a turma.
?
Em seguida, proponha um momento de aprecia??o do seu trabalho e relate para a turma como foi escrever sua pr?pria hist?ria, destacando as dificuldades e tamb?m facilidades.
?
Agora, proponha que cada aluno escreva a sua pr?pria hist?ria. Se for preciso, seja o escriba dos alunos que ainda n?o dominam totalmente a escrita. Voc? tamb?m poder? recorrer ao uso do gravador ou mesmo filmagem. Sabemos que as hist?rias inventadas pelos alunos s?o mais ricas em detalhes no momento da oralidade do que na escrita. Por isso, pe?a que gravem a sua pr?pria hist?ria utilizando o laptop Classmate pelo caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera). O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o bot?o vermelho. Se preferir tamb?m poder? ser utilizado o tablet.
Assim que todos terminarem, fa?a um momento para assistir as hist?rias dos alunos e proponha agora o seu registro escrito. Os alunos poder?o voltar na sua hist?ria, ouvi-la novamente para fazer o registro. Em seguida, publique as hist?rias no Blog da turma.
?
E voc?? Quer contar uma hist?ria?
?
Explique para a turma que ter?o como desafio, fazer um trabalho conjunto com seus familiares. Para isso, incentive cada aluno a escolher um livro na Biblioteca da escola ou mesmo na Biblioteca da sala de aula (se houver), para levar para casa e ler com seus familiares. Juntamente com um de seus familiares, os alunos dever?o organizar uma forma divertida de contar a hist?ria escolhida para a turma. Neste dia, a presen?a do familiar na escola ser? muito importante. Cada aluno ter? um prazo de aproximadamente uma semana para preparar uma atividade com um de seus familiares.
?
No dia da apresenta??o, filme este momento e fa?a registros com a turma de cada hist?ria contada e tamb?m ouvida, para posteriormente publicar no Blog da turma. O mais importante ? a intera??o estabelecida entre fam?lia e escola, bem como entre os alunos da turma e da escola como um todo, por meio do Blog, al?m disso, ela possibilita ao aluno, desenvolver a criatividade e habilidades de leitura e escrita; enriquecer o vocabul?rio; conhecer as caracter?sticas deste g?nero textual e a fun??o social da escrita.
Sugest?es de links para alunos:
S?tio Hist?rias Divertidas ? http://www.contandohistoria.com/menuhistoria2.htm. Acesso em 22 de maio de 2013.
?
Sugest?es de links para professores:
Entrevista ?Ruth Rocha: ? muito bom escrever para crian?as? ? http://www.youtube.com/watch?v=pO2UfvUAZJw. Acesso em 22 de maio de 2013.
A avalia??o faz parte do processo de aprendizagem e envolve o acompanhamento do professor das poss?veis dificuldades apresentadas pelos alunos. Neste sentido, a observa??o da turma, e de cada aluno em espec?fico em seu processo pr?prio de vivenciar cada atividade, poder? ser acompanhada pelo registro sistem?tico do professor. Desta forma, ao longo de todo o trabalho desenvolvido o professor ter? a oportunidade de acompanhar e perceber o real interesse e a participa??o do aluno em rela??o ?s hist?rias, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favore?a o respeito e a coopera??o para com seus pares.