Portal do Professor

Início do Conteúdo

Minha Biblioteca Particular: construindo meu acervo

Autor e Co-autor(es)

Luciana Soares Muniz imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?         Desenvolver sua autonomia de leitor;

?         Conhecer diferentes hist?rias;

?         Conhecer a organiza??o de uma Biblioteca;

?         Desenvolver a habilidade de leitura;

?         Ampliar o vocabul?rio;

?         Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

?         Desenvolver compet?ncias e habilidades para expor ideias pr?prias, bem como perceber a import?ncia da socializa??o do conhecimento.

Duração das atividades

Aproximadamente 480 minutos ? 4 atividades de 120 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realiza??o desta aula, se faz necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o di?logo e a troca de ideias sobre quest?es relacionadas ao sistema alfab?tico de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Biblioteca: tempo-espa?o de aprender

?

Professor, a Biblioteca escolar ? um espa?o rico de possibilidades pedag?gicas em prol da aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos. No entanto, tem sido um ambiente pouco utilizado nas suas reais potencialidades a favor da alfabetiza??o. Pensar na import?ncia da Biblioteca e na possibilidade de cada aluno criar sua Biblioteca particular, insere o aluno no universo da leitura de forma ativa e intencional, buscando ajud?-lo a criar o seu pr?prio acervo e a valorizar os diferentes materiais que recorremos para leitura. Por isso, propomos esta aula, direcionada a instigar possibilidades m?ltiplas de concretiza??o da aprendizagem da leitura e da escrita, considerando o professor como fundamental nesta empreitada. Vamos l?!

?

1? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

?

Investigando a Biblioteca da escola

?

Professor, para a presente aula, sugerimos que voc? explore e conhe?a os materiais do acervo da Biblioteca da escola, principalmente os livros avaliados pelo PNBE - Programa Nacional Biblioteca da Escola - e outros que sejam disponibilizados para uso dos alunos, bem como outros materiais dispon?veis no acervo da Biblioteca. O conhecimento dos materiais pelo professor ? fundamental para um efetivo trabalho com os livros em sala de aula.

Voc? sabia? ?Um dos destaques do PNBE ? a distribui??o dos livros de literatura, que engloba textos em prosa (novelas, contos, cr?nica, mem??rias, biografias e teatro), em verso (poemas, cantigas, parlendas, adivinhas), livros de imagens e livros de hist?ria em quadrinhos. Esses livros s?o destinados ?s bibliotecas das escolas.? (BRASIL, 2012, p. 40).

Fonte: LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana de Melo. Materiais did?ticos no ciclo de alfabetiza??o. In: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetiza??o e ensino da L?ngua Portuguesa. Bras?lia: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 36-44, 2012. Dispon?vel em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>  Acesso em 05 de maio de 2013.

?

Professor, para mais informa??es sobre o acervo e o pr?prio PNBE, acesse o s?tio abaixo:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12368&Itemid=574. Acesso em 02 de maio de 2013.

?

Ap?s a sondagem dos materiais, agende um hor?rio com a respons?vel pela organiza??o da Biblioteca, para que tenha disponibilidade de conversar com a turma.

?

Em sala de aula, inicie a atividade com a turma organizada em uma roda de conversa. No trabalho em sala de aula, temos percebido a import?ncia do di?logo e da roda como um espa?o privilegiado para troca de ideias. Explore o conhecimento que cada aluno j? tenha sobre a Biblioteca. Fa?a uma lista em uma cartolina, das ideias dos alunos. Solicite que cada aluno fa?a um registro, por meio de desenho e/ou escrita, de uma Biblioteca. Para isso, entregue para cada aluno uma folha branca de papel e pe?a que fa?a o registro da forma mais detalhada poss?vel.

?

Ao terminarem, proponha um momento de socializa??o das atividades. ? importante que cada aluno tenha oportunidade de falar sobre o seu registro e explicar como ? a sua Biblioteca.

?

Em seguida, proponha que os alunos fa?am uma visita ? Biblioteca da escola, para que possam observar:

?

?         Tipos de materiais dispon?veis na Biblioteca;

?         A organiza??o dos materiais;

?         A forma como ? feito o empr?stimo dos materiais.

?

Tamb?m proponha que fa?am uma entrevista com a respons?vel pela Biblioteca da escola. Para isso, elabore um roteiro da entrevista com a turma. Para informa??es sobre como realizar uma entrevista com a turma, acesse a aula do Portal do Professor intitulada: ?Como trabalhar entrevista com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental?? dispon?vel no s?tio: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35374. Acesso em 02 de maio de 2013.

Algumas quest?es poder?o compor o roteiro da entrevista:

  • Como s?o organizados os materiais da Biblioteca?
  • Como ? feita a limpeza dos materiais?
  • Quais os cuidados que precisamos ter com a Biblioteca?
  • Como s?o adquiridos os materiais?
  • Como ? o sistema de empr?stimo?

?

No momento da entrevista, oriente os alunos a registrarem as ideias que acharem relevantes.

Em sala de aula, retome com a turma as quest?es da entrevista e o que cada um conseguiu anotar ou mesmo lembrar. ? importante que todos possam compreender os aspectos importantes da organiza??o de uma Biblioteca. Voc? tamb?m poder? solicitar que registrem a entrevista atrav?s do laptop Classmate recorrendo ao v?deo, atrav?s do caminho Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ou ?rea de Trabalho > C?mera. O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o bot?o vermelho. Mas, se a sua escola n?o faz parte do UCA, utilize uma m?quina digital por meio do recurso de filmagem.

?

2? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, solicite que os alunos fa?am uma pesquisa na internet, buscando imagens de diferentes Bibliotecas. Para isso, oriente que utilizem o programa Mozilla Firefox no laptop Classmate, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) ou mesmo o tablet, outra possibilidade seria lev?-los ao Laborat?rio de Inform?tica para acessarem o link sugerido a seguir.

Junho 2.1

Fonte: ?S?tio: Biblioteca Nacional Digital do Brasil.http://acervo.bndigital.bn.br/sophia/ Acesso em 25 de maio de 2013.

Agora, que tal propor que cada aluno fa?a uma nova representa??o de uma Biblioteca. Para esse momento, solicite o registro da turma utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poder? ser acessado pelo caminho: Metasys > Aplicativos > Aplica??es Gr?ficas > KcolourPaint. Tamb?m poder? ser utilizado o tablet.

?

Depois de conclu?da, imprima as atividades dos alunos e solicite que fa?am uma breve apresenta??o para a turma sobre a sua produ??o. Voc?s poder?o criar um mural na parede da sala de aula, contendo as produ??es dos alunos. Se achar interessante, poder? afixar a atividade realizada juntamente com a atividade feita na atividade anterior, em que cada um fez um registro, mediante os conhecimentos pr?vios, de uma Biblioteca.

Professor, explore com a turma outros tipos de Biblioteca. Para isso, sugerimos a leitura dos alunos das informa??es contidas no s?tio abaixo:

Junho 2.2

Fonte: ?S?tio: Bibliotecas do Brasil.https://sites.google.com/site/bibliotecasdobrasil/tipos-de-bibliotecas. Acesso em 25 de maio de 2013.

?

Uma ?tima op??o ? possibilitar que a turma conhe?a o ?Portal Dom?nio P?blico? que conta atualmente com mais de 500 obras em seu acervo. ?Biblioteca Virtual?.

Junho 2.3

Fonte: ?S?tio: Portal Dom?nio P?blico.http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp. Acesso em 25 de maio de 2013.

?

3? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, agora que tal descobrir com a turma a fun??o da Biblioteca na escola e construir alguns modos de utiliz?-la. Para isso, organize os alunos em uma roda de conversa para dialogar sobre:

?

Como podemos usar da melhor forma o espa?o da Biblioteca e seu acervo?

Os alunos poder?o dizer:

  • Para ler livros;
  • Para pegar livros emprestados;
  • Para fazer trabalhos;
  • Para consultar materiais diversos.

?

? importante que os alunos compreendam as m?ltiplas possibilidades de vivenciarem a Biblioteca da escola.

Depois, de constru?rem esta lista, registre no caderno de L?ngua Portuguesa e convide a equipe da dire??o da escola para dialogar sobre o que gostariam que fosse feito na Biblioteca e que ainda n?o tem sido executado. No di?logo ? importante priorizar a participa??o de todos. Em seguida, veja o que conseguiram mudar ou manter, e realize com os alunos as atividades por eles propostas na Biblioteca da escola.

Professor, proponha aos alunos que conhe?am a hist?ria de algumas Bibliotecas. Para isso solicite que acessem o s?tio abaixo:

Junho 2.4

Fonte:  ?S?tio: Bibliotecas do Brasil.? https://sites.google.com/site/bibliotecasdobrasil/home/apresentacao. Acesso em 25 de maio de 2013.

?

Em seguida, organize os alunos para realizarem uma investiga??o na escola, consultando a equipe da dire??o da escola, documentos e outras fontes, para descobrirem mais sobre a hist?ria da Biblioteca da escola. Depois de obterem informa??es relevantes, construa de forma coletiva com a turma, um texto sobre a hist?ria da Biblioteca da sua pr?pria escola para ser inserida nos documentos da escola ou mesmo no pr?prio s?tio.

?

Proponha ? turma uma campanha pela escola, divulgando o trabalho realizado na Biblioteca da escola, bem como a import?ncia de utilizar este espa?o para aprender e descobrir novas coisas. Para isso, organize os alunos em grupos em que cada um ter? como objetivo criar um slogan, ou seja, uma frase, um desenho que chame a aten??o e represente o tema que ser? divulgado. Ap?s cada grupo criar o seu slogan, que tal fazer uma apresenta??o na sala de aula? Em seguida, fa?a v?rias c?pias do material elaborado pelos grupos e organize um momento para que os alunos distribuam pela escola este material e conversem com as outras turmas sobre o objetivo da campanha.

?

Professor, proponha ? turma outro desafio. Descobrir o acervo pessoal que cada um tem em casa. Para isso, organize os alunos em duplas para que um possa fazer uma entrevista com o outro. Os alunos poder?o registrar as respostas do colega no pr?prio caderno de L?ngua Portuguesa. ? importante que os alunos saibam que diferentes materiais de leitura e tamb?m multim?dia podem fazer parte deste acervo pessoal, tais como:

  • Livros;
  • CDs;
  • Jornais;
  • Filmes;
  • Revistas.

Ap?s todos terminarem, fa?a um momento em que o colega apresente ? turma as respostas dadas pelo outro. Assim, cada aluno poder? apresentar o que o colega disse. Proponha um di?logo sobre o que tem de comum nos materiais e o que se diferencia.

?

4? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Vamos montar uma Biblioteca?

?

Explique para a turma que os alunos ter?o como desafio, montar sua pr?pria Biblioteca. Poder?o optar por montar um modelo de Biblioteca individual, ou mesmo uma Biblioteca na sala de aula, com um acervo que possa ser disponibilizado para outras turmas. Os alunos poder?o trazer de suas casas, materiais diversos tais como: jornal, revistas, livros, gibis.

?

Montando minha Biblioteca digital pessoal

Professor, os alunos tamb?m poder?o ter um acervo de suas pr?prias produ??es. Para isso, basta conversar com a turma e deixar livre a cria??o de hist?rias, de escrita de bilhetes, de cartas e outros. Este acervo poder? ser criado mediante a express?o do aluno utilizando para isso materiais diversos: tintas, materiais para recorte e outros. Tamb?m poder?o ter acesso a jornais, revistas, livros, assistir a um filme ou outro programa na TV, para que busquem descobrir o que gostariam de escrever, para quem, por que querem escrever sobre tal tema e como far?o esta produ??o. O acervo dos alunos poder? ser consultado por outras turmas e tamb?m pelo pr?prio grupo.

Vamos montar uma Biblioteca digital?

?

Agora, organize com os alunos um acervo digital. Para isso, fa?a uma pesquisa com a turma na internet. Auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox.

Cada aluno poder? criar uma pasta no laptop Classmate ou mesmo no tablet para arquivar os materiais encontrados. ? importante criar com a turma, um momento para que os alunos possam ler os materiais encontrados, conhecer os mais diversificados textos que podem ser lidos online.

Montando minha Biblioteca digital pessoal

Professor, para finalizar, incentive a turma a tamb?m criar suas pr?prias hist?rias e conhecer as hist?rias dos alunos. Neste sentido, instigue cada aluno a organizar suas hist?rias inventadas em uma pasta no laptop Classmate ou mesmo no tablet.

Os alunos poder?o utilizar para isso, o laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ?cone da ?rea de Trabalho ou Metasys > Aplicativos > KWord, ou outro editor de texto. Poder?o recorrer a imagens da internet ou mesmo criar suas pr?prias ilustra??es da hist?ria por meio tamb?m do laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poder? ser acessado pelo caminho: Metasys > Aplicativos > Aplica??es Gr?ficas > KcolourPaint. Tamb?m poder? ser utilizado o tablet.

As hist?rias criadas tamb?m poder?o compor o acervo digital da escola e estar dispon?vel para acesso de outras turmas. Fa?a a divulga??o deste acervo por meio de cartazes nos murais da escola ou por meio do s?tio da escola, caso ela o possua. 

Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos:

S?tio da Turma da M?nica ?Portal da Turma da M?nica? ? http://www.monica.com.br/index.htm. Acesso em 22 de maio de 2013.

?

Sugest?es de links para professores:

Texto online ?Biblioteca Escolar? ? http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/biblio_esc.pdf. Acesso em 22 de maio de 2013.

Avaliação

A avalia??o dever? permear todo o processo de aprendizagem. Para isso, o professor poder? recorrer ? observa??o dos alunos durante as atividades, e registrar as poss?veis dificuldades e facilidades encontradas pelos mesmos. ? preciso considerar os objetivos propostos na aula e ter como meta o seu alcance pelos alunos. O principal ? perceber a autonomia dos alunos frente ? leitura e a diversidade de materiais que podem utilizar para uso pessoal. Desta forma, ao longo de todo o trabalho desenvolvido o professor ter? a oportunidade de acompanhar e perceber o real interesse e a participa??o dos alunos em rela??o ?s atividades propostas, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favore?a o respeito e a coopera??o para com seus pares.