Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | An?lise e reflex?o sobre a l?ngua |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
? Desenvolver a autonomia na escrita;
? Conhecer a sua pr?pria hist?ria da escrita;
? Refletir sobre o processo de escrever;
? Ampliar o vocabul?rio;
? Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
? Desenvolver compet?ncias e habilidades para expor ideias pr?prias, bem como perceber a import?ncia da socializa??o do conhecimento.
Para realiza??o desta aula, se faz necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o di?logo e a troca de ideias sobre quest?es relacionadas ao sistema alfab?tico de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
Pensando sobre sua pr?pria escrita!
Professor, a reflex?o sobre a pr?pria escrita ? um processo consciente para o aluno que passa a compreender melhor seu percurso na aprendizagem. Aprender a ler e a escrever n?o ? meramente um processo mec?nico e sem sentido. Muito pelo contr?rio, ? um processo vivo que estimula o aluno a descobrir e olhar o mundo de uma forma inteiramente diferente. Desta forma, a escrita e a leitura inserem a crian?a em pr?ticas sociais e culturalmente se sentem part?cipes da mesma. Por isso, propomos esta aula, direcionada a instigar possibilidades m?ltiplas de concretiza??o da aprendizagem da leitura e da escrita, considerando o professor como fundamental nesta empreitada. Vamos l?!
?
1? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Investigando a escrita na escola
?
Voc? sabia? A utiliza??o de atividades que possibilitam a crian?a a pensar sobre as caracter?sticas do sistema alfab?tico de escrita favorece a sua reflex?o e autonomia frente ? sua pr?pria escrita. (BRASIL, 2012).
?
Fonte: ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Concep??es de alfabetiza??o: o que ensinar no ciclo de alfabetiza??o. In: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios. Bras?lia: MEC, SEB, ano 1, unidade 1, 2012, p. 16-23. Dispon?vel em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf> Acesso em: 22 de maio de 2013.
Professor, inicialmente proponha uma roda de conversa com a turma. Voc?s poder?o sentar no ch?o da pr?pria sala de aula, ou mesmo em um ambiente externo ? sala de aula. Instigue os alunos a pensarem sobre o que est? escrito, nos mais variados locais da escola.
Entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e solicite que fa?a a escrita do que se lembrar. Neste momento, a escrita dever? ser feita de forma individual.
Em seguida, proponha que cada aluno fale o que escreveu e o lugar em que tem esta escrita na escola.
Depois, juntamente com as folhas de papel onde os alunos registraram a escrita, organize um passeio pela escola, passando pelos lugares que os alunos lembraram. Em cada local, fa?a um momento de reflex?o com a turma, em que possam observar a escrita afixada em algum local e a sua pr?pria escrita. Os alunos dever?o descobrir as diferen?as e tentar identificar o que conduziu o aluno a escrever de forma diferente do que est? escrito no local investigado. ? importante que o aluno possa fazer a sua pr?pria autocorre??o da atividade e refletir sobre o seu processo de escrita.
Agora, organize os alunos em duplas e auxilie-os a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o s?tio sugerido abaixo, mas se a sua escola n?o faz parte do Projeto UCA, leve-os ao Laborat?rio de Inform?tica.
Fonte: ?S?tio: Jogo Com Letras. Enigma Com Letras Embaralhadas.? http://www.imagem.eti.br/jogo_com_letras/jogo_de_letras_forme_as_palavras1.html. Acesso em: 22 de maio de 2013.
No jogo sugerido acima, os alunos ter?o oportunidade de descobrir a forma??o de palavras, de pensar sobre como desembaralhar as letras para formar uma palavra. O mais importante ? possibilitar que o aluno fale como ele est? pensando para realizar a atividade e possa dialogar com os colegas sobre suas hip?teses.
Agora, proponha que os alunos acessem o s?tio abaixo e se divirtam com mais um jogo que incentiva a pensar sobre a escrita.
Fonte: ?S?tio: Escola Games. Atividade: Brincando com as vogais.? http://www.escolagames.com.br/jogos/brincandoVogais/. Acesso em: 22 de maio de 2013.
Ap?s jogarem, proponha um momento em que cada aluno escreva em seu caderno de L?ngua Portuguesa, cinco palavras que fizeram parte dos jogos online. Ap?s a escrita das palavras, solicite que troquem de caderno com um colega, para que descubram cada palavra escrita pelo colega e fa?am novamente, a escrita da mesma ao lado da palavra do colega. Depois, pe?a para destrocarem os cadernos e observarem como o colega escreveu a palavra. Proponha um momento para que dialoguem sobre a constru??o da escrita de cada um e decidam a forma final da escrita das palavras. Em seguida, fa?a um momento coletivo de di?logo com o grupo e dialoguem mais sobre a escrita, para que cheguem ? escrita convencional das palavras.
Para este momento, ? importante que os alunos conversem sobre o que n?o compreenderam ao ler a palavra do colega, as dificuldades encontradas. Com isso, proponha uma discuss?o sobre a import?ncia da escrita convencional para que todos possam compreender.
?
2? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
?
Professor, organize a turma para a leitura da hist?ria: ?Marcelo, marmelo, martelo? da autora Ruth Rocha. Com esta hist?ria a turma ter? oportunidade de refletir sobre a forma como falamos e a import?ncia das palavras serem compreendidas para que o di?logo ocorra. Veja a sinopse do livro:
O personagem Marcelo come?a a questionar o nome das coisas. Seus pais lhe d?o explica??es, por?m n?o o convence. Marcelo ent?o entra numa aventura com as palavras e brinca de inventar novos nomes para os objetos. Ser? que isso vai dar certo?
Fonte: ROCHA, Ruth. Marcelo, Marmelo, Martelo e outras hist?rias. Rio de Janeiro: Salamandra, 1976.
?
Ap?s a leitura da hist?ria converse com os alunos da turma sobre:
? O que compreenderam da hist?ria?
? Quais eram os personagens da hist?ria?
? O que acharam do final da hist?ria?
? Quais palavras o personagem falou que eles n?o compreenderam?
? O que mudariam na hist?ria?
Agora, proponha como atividade uma brincadeira com as palavras. Pe?a para cada aluno escrever o nome de cinco coisas. Em seguida, pe?a para que inventem um nome diferente para os nomes escritos.
Organize os alunos em duplas e solicite que cada um fale para o colega o nome que inventou. O colega dever? descobrir qual ? o nome certo para a palavra inventada.
Depois que todos participarem, proponha que falem o que acharam mais dif?cil e sobre a necessidade de compreendermos a fala do outro.
Telefone sem fio!
Professor, brinque com a turma de ?Telefone sem fio?. Para isso, organize os alunos em uma roda e fale uma frase para o aluno ? sua direita ou ? esquerda. O aluno dever? passar a mesma mensagem para o colega ao seu lado (no sentido iniciado). Quando a mensagem chegar ao ?ltimo aluno, o mesmo dever? dizer o que compreendeu. Converse com a turma sobre a mudan?a na mensagem e os motivos que podem ter favorecido esta altera??o.
?
3? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
?
Professor, elabore uma atividade como a proposta abaixo e a distribua para cada aluno. Se preferir, pode utilizar a lousa para passar a atividade que poder? ser copiada pela turma.
?
Ol?, coleguinha!
Vamos descobrir mais sobre as palavras abaixo:
?
PIPOCA
?
Quantas letras t?m a palavra?____________________
Qual a primeira letra?__________________________
Qual a ?ltima letra?___________________________
Quantas s?labas?_____________________________
Quais palavras voc? conhece que iniciam com a letra P?
________________________________________________________
________________________________________________________
?
BATATA
?
Quantas letras t?m a palavra?____________________
Qual a primeira letra?__________________________
Qual a ?ltima letra?___________________________
Quantas s?labas?_____________________________
Quais palavras voc? conhece que iniciam com a letra B?
________________________________________________________
________________________________________________________
Agora, proponha que cada aluno elabore uma atividade, similar ? anterior, para um colega resolver. ? importante que pensem sobre a escrita da palavra para que o colega possa compreender e realizar a atividade. Quando todos terminarem, o colega que elaborou a atividade dever? fazer a corre??o da atividade elaborada por ele mesmo e resolvida pelo colega. Em seguida, solicite que troquem ideias sobre as poss?veis corre??es e os acertos. Esclare?a-lhes que o erro ? uma forma de aprendizagem e, portanto n?o devemos recriminar o colega se ele errou, mas orient?-lo para que ele acerte na pr?xima vez.
Agora, organize os alunos em duplas e pe?a para cada dupla conversar sobre a hist?ria ?Chapeuzinho Vermelho?. Os alunos poder?o contar a vers?o que conhecem. Em seguida, organize uma roda de conversa para cada dupla contar a sua vers?o da hist?ria. Depois, dialogue com a turma sobre alguns aspectos importantes da hist?ria:
? importante que os alunos percebam as caracter?sticas de uma hist?ria para compreend?-la.
Professor, aproveite a experi?ncia da turma em alguma situa??o na escola, ou mesmo tire fotos do momento inicial da aula, do recreio e de outra atividade que os alunos realizam ao final da aula. Seria interessante ter quatro momentos para serem relatados pelos alunos, para que percebam a ordem dos fatos. Se achar interessante poder? colocar na atividade, as imagens de forma trocada, para que os pr?prios alunos coloquem em ordem. Elabore uma atividade com as imagens a partir da sugest?o abaixo:
Vamos recordar? A partir das imagens abaixo, escreva o que acontece em cada cena.
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Ap?s todos os alunos conclu?rem a atividade, fa?a um momento de di?logo sobre a produ??o dos mesmos. ? importante que compreendam a ordem dos acontecimentos, o que lembraram sobre os mesmos e o que foi escrito. Instigue os alunos a pensarem mais sobre a situa??o, n?o limitando a riqueza do momento ? escrita, mas ao pensamento e ? cria??o do aluno.
?
4? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
?
Professor, solicite que cada aluno elabore uma frase ou um texto. O tema pode ser do interesse de cada aluno ou mesmo sugerido por voc?. Para a escrita dos alunos entregue a atividade abaixo:
Vamos pensar sobre a escrita? |
|
Minha escrita |
Reescrita |
? ? ? ? ? |
? |
Fonte: Acervo da pr?pria autora.
Ap?s a escrita dos alunos, solicite que formem duplas para que o colega possa ler a sua frase ou texto e dialogar sobre as palavras que poder?o ter outra escrita. Em seguida, proponha um momento individual com voc?, para que possam falar sobre as poss?veis mudan?as. Para possibilitar este momento, proponha uma atividade l?dica, um jogo ou uma atividade de desenho, assim conseguir? atender um n?mero maior de alunos.
Agora, solicite que o aluno fa?a a reescrita do seu trabalho, mediante as reflex?es feitas com o colega e com voc?.
Professor, a produ??o de texto dever? fazer parte do cotidiano do aluno, de forma que as tem?ticas sejam pr?ximas ? vida e ?s necessidades do mesmo. Neste sentido, sonde com a turma sobre o que gostaria de conversar, de contar para algu?m. Dialogue sobre alguma viv?ncia da turma que poderia ser relatada em forma de uma produ??o de texto, para as outras turmas da escola. Esta produ??o poder? ser coletiva para que os alunos observem aspectos importantes para facilitarem o entendimento do texto. Tais como:
Em seguida, proponha que cada aluno fa?a a reescrita do texto mediante as quest?es levantadas pelo colega da outra turma. Quando todos terminarem, proponha que fa?am a leitura para turma e observem o que mudou e o que ficou como estava.
?
Atividade integrada com a fam?lia
?
Professor, proponha que cada aluno dialogue com seus familiares sobre alguma experi?ncia que j? vivenciaram ou sobre algum sonho que gostariam que se realizasse e que poderia se tornar uma hist?ria. A ideia fundamental ? que decidam uma tem?tica para a escrita de um texto. A hist?ria ser? uma produ??o com os familiares. Cada aluno dever? escrever a hist?ria para fazer a leitura para a turma.
Ap?s a leitura do texto, os alunos poder?o fazer perguntas sobre a hist?ria e observarem o que faltou na escrita para que a hist?ria pudesse ser compreendida.
Solicite que os alunos fa?am a reescrita do texto com seus familiares, a partir das quest?es que os colegas colocaram. O di?logo com os familiares no processo de aprendizagem ? fundamental.
Sugest?es de links para alunos:
S?tio da Turma da M?nica ?Portal da Turma da M?nica? ? http://www.monica.com.br/index.htm. Acesso em 22 de maio de 2013.
Sugest?o de bibliografia para professores:
Livro: JOLIBERT, Josette. Formando crian?as produtoras de textos. Volume II. Porto Alegre: Artes M?dicas, 1994.
A avalia??o faz parte do processo de aprendizagem e envolve o acompanhamento do professor das poss?veis dificuldades apresentadas pelos alunos. Neste sentido, a observa??o da turma, e de cada aluno em espec?fico em seu processo pr?prio de vivenciar cada atividade, poder? ser acompanhada pelo registro sistem?tico do professor. Desta forma, ao longo de todo o trabalho desenvolvido o professor ter? a oportunidade de acompanhar e perceber o real interesse e a participa??o do aluno na produ??o de texto, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favore?a o respeito e a coopera??o para com seus pares.