Portal do Professor

Início do Conteúdo

Vamos aprender juntos? TV Escola - S?rie: Letra Viva

Autor e Co-autor(es)

Luciana Soares Muniz imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?         Socializar o conhecimento;

?         Desenvolver o h?bito de trocar ideias;

?         Compreender os processos de escrita e de leitura;

?         Desenvolver a habilidade de leitura;

?         Ampliar o vocabul?rio;

?         Produzir textos a partir de atividades significativas;

?         Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

?         Desenvolver compet?ncias e habilidades para expor ideias pr?prias;

?         Perceber a import?ncia da socializa??o do conhecimento.

Duração das atividades

Aproximadamente 480 minutos ? 4 atividades de 120 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realiza??o desta aula, se faz necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o di?logo e a troca de ideias sobre quest?es relacionadas ao sistema alfab?tico de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

?

Professor, a presente aula est? integrada ? proposta do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa e tem como foco desenvolver uma proposta de trabalho, reflex?o e pr?tica relacionada ao programa da TV Escola: LETRA VIVA ? PGM. 5: Junto se aprende melhor, o qual poder? ser acessado pelo s?tio: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4274 Acesso em 25 de maio de 2013.

?

Juntos somos mais!

?

O trabalho conjunto envolve di?logo, disposi??o, reflex?o e muito mais! No entanto, ? preciso considerar que n?o basta reunir os alunos em duplas ou mesmo grupos, para que se tenha um trabalho conjunto. ? preciso considerar que o di?logo ? a via essencial para que um trabalho assuma de fato o potencial para a aprendizagem, em que o respeito e a heterogeneidade possam ser realmente valorizados. Por isso, a ideia principal da aula ser? as possibilidades m?ltiplas de trabalho conjunto e de socializa??o do conhecimento a favor de uma aprendizagem significativa da leitura e da escrita. Como uma produ??o criada pelo homem, a escrita ? uma aprendizagem que s? ocorre mediante seu ensino, por isso, a rela??o que estabelecemos um com o outro neste processo ? fundamental para ampliar e de fato tornar a leitura e a escrita uma constru??o pessoal da crian?a e que fa?a parte da sua vida.

?

1? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Possibilidades de trabalho com nossos pares

?

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Solicite que os alunos expressem oralmente, tipos de trabalho em sala de aula que podem ser realizados com o colega e tamb?m com voc?. ? importante que os alunos saibam que todos participam do processo de aprendizagem e que podem se ajudar mutuamente. Registre em uma cartolina as possibilidades levantadas pelos alunos. Afixe no mural da sala de aula.

?

Agora, que tal fazer um planejamento com a turma?

?

Organize com a turma uma proposta de trabalho semanal, sendo que em cada dia ser? realizada uma atividade que permita trabalhos conjuntos, a partir das sugest?es dos alunos. Favore?a a participa??o de todos os alunos neste planejamento para que possam cumprir com responsabilidade e assumir a atividade como deles. Veja a proposta de organiza??o abaixo:

?

Planejamento semanal da turma

segunda-feira

ter?a-feira

quarta-feira

quinta-feira

sexta-feira

?

?

Trabalho em dupla

?

?

?

Trabalho em grupo de tr?s

?

Trabalho com o professor

?

Trabalho em grupo de quatro ou cinco alunos

?

Trabalho coletivo

Agora, construa com a turma o quadro abaixo para que, a cada viv?ncia, o aluno possa registrar suas impress?es e tamb?m a sua pr?pria avalia??o.

?

Minha reflex?o

segunda-feira

ter?a-feira

quarta-feira

quinta-feira

sexta-feira

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Voc? sabia? A intera??o entre as crian?as e o professor favorece a aprendizagem e promove o desenvolvimento, gerando um bem estar para vivenciar o contexto escolar.

?

Fonte: BRAINER, Margareth; et al. Ser cuidado, brincar e aprender: direitos de todas as crian?as. In: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Ludicidade na sala de aula. Bras?lia: MEC, SEB, ano 1, unidade 4, p. 07-13, 2012. Dispon?vel em:< http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_4_MIOLO.pdf> Acesso em: 22 de maio de 2013.

?

Professor, agora proponha um trabalho com a m?sica sugerida abaixo. Para isso, cante com a turma a letra da m?sica e se divirtam com o seu conte?do. Voc? poder? entregar a c?pia da letra da m?sica para cada aluno, ou mesmo solicitar que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, o s?tio sugerido abaixo. Tamb?m poder? ser utilizado o tablet. Mas, se a sua escola n?o faz parte do Projeto UCA, leve-os ao Laborat?rio de Inform?tica:

?

Todos Juntos

Composi??o: Enriquez - Bardotti - Chico Buarque

Uma gata, o que ? que tem? - As unhas

E a galinha, o que ? que tem? - O bico

Dito assim, parece at? rid?culo

 Um bichinho se assanhar

 E o jumento, o que ? que tem? - As patas

 E o cachorro, o que ? que tem? - Os dentes

Ponha tudo junto e de repente vamos ver o que ? que d?

Junte um bico com dez unhas

Quatro patas, trinta dentes

E o valente dos valentes

 Ainda vai te respeitar

Todos juntos somos fortes

Somos flecha e somos arco

Todos n?s no mesmo barco

N?o h? nada pra temer

 - Ao meu lado h? um amigo

 Que ? preciso proteger

 Todos juntos somos fortes

 N?o h? nada pra temer

Uma gata, o que ? que ?? - Esperta 

E o jumento, o que ? que ?? - Paciente

N?o ? grande coisa realmente

 Prum bichinho se assanhar

E o cachorro, o que ? que ?? - Leal

 E a galinha, o que ? que ?? - Teimosa

 N?o parece mesmo grande coisa

Vamos ver no que ? que d?

Esperteza, Paci?ncia

Lealdade, Teimosia

E mais dia menos dia

A lei da selva vai mudar

Todos juntos somos fortes

Somos flecha e somos arco

Todos n?s no mesmo barco

 N?o h? nada pra temer

 - Ao meu lado h? um amigo

Que ? preciso proteger

Todos juntos somos fortes

 N?o h? nada pra temer

E no mundo dizem que s?o tantos

 Saltimbancos como somos n?s.

Fonte: ?S?tio: M?sica ? Todos Juntos.http://www.chicobuarque.com.br/letras/todosjun_77.htm. Acesso em 23 de maio de 2013.

?

Ap?s ouvirem a m?sica, proponha um momento de reflex?o sobre o seu conte?do. ? importante que os alunos percebam o quanto a amizade e estar com os outros, podem nos ajudar nas situa??es mais diversas da vida. Fa?a uma rela??o com a aprendizagem da leitura e da escrita em que seja poss?vel aprender com o outro.

?

2? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Trabalho em duplas

Professor, iniciando o planejamento proponha uma atividade em duplas que envolva leitura e escrita. Antes de come?ar o trabalho, fa?a um di?logo sobre a import?ncia do di?logo e do respeito no trabalho em duplas.

Imagem e ideias!

?

Agora, entregue para cada dupla uma imagem. Voc? poder? selecionar imagens diversas, com temas variados e do interesse dos alunos. Pe?a que dialoguem sobre a imagem e que expressem suas ideias para o colega da dupla. ? importante observar e favorecer a participa??o de todos.

Em seguida, solicite que os alunos elaborem uma frase sobre a imagem. Inicialmente de forma oral. Os alunos dever?o contemplar na frase final, as ideias da dupla e n?o apenas de um s? colega.

Agora, solicite que indiquem um colega para escrever a frase e outro para auxiliar na escrita. Cada aluno poder? dar a sua pr?pria opini?o sobre a escrita, fazer perguntas ao colega, ou seja, precisam decidir juntos o que e como a escrita ser? concretizada. Oriente-os na forma??o das duplas, evitando que se agrupem somente com aqueles que s?o mais ?amigos?, para que possam ampliar suas rela??es.

Quando terminarem, proponha um momento de autocorre??o da atividade. Os alunos dever?o ler novamente a frase escrita e pensarem, com toda turma, sobre a escrita e tamb?m sobre o conte?do da frase em rela??o ? imagem.

Ap?s o trabalho conclu?do, fa?a um momento de socializa??o da atividade para a turma como um todo. Observe como foi o trabalho em duplas, se contou com a participa??o dos dois alunos da dupla, quais foram as d?vidas e reflex?es sobre a escrita.

Professor, lembre-se de solicitar aos alunos que realizem a sua avalia??o da atividade no quadro sugerido acima.

?

Jogando online!

?

Professor, proponha que os alunos, ainda em duplas, joguem o jogo online sugerido abaixo. Explique que ter?o como desafio trocar ideias sobre as possibilidades de letras que podem formar as palavras. Para isso, solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, o s?tio sugerido abaixo. Tamb?m poder? ser utilizado o tablet ou leve-os ao Laborat?rio de Inform?tica.

Junho 3.2

Fonte: ?S?tio: Escola Games. Jogo: Brincando com as vogais.http://www.escolagames.com.br/jogos/brincandoVogais/. Acesso em 23 de maio de 2013.

Instigue os alunos a trocarem ideias e refletirem sobre a possibilidade de utilizarem letras para formar as palavras.

Quando todas as duplas jogarem fa?a um momento de discuss?o sobre o que acharam do jogo, o que sentiram dificuldade e facilidade e principalmente como os colegas se ajudaram mutuamente.

Agora, proponha que fa?am um desenho representando o trabalho em duplas. O desenho poder? ser feito em duplas. Depois, afixe as produ??es dos alunos no mural da sala de aula e proponha a socializa??o das atividades da turma.

?

3? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Trabalho com o professor

Professor, o trabalho com voc? poder? ser feito individualmente, no momento em que conversa com o aluno sobre alguma atividade realizada por ele. Proponha a escrita espont?nea de algumas palavras e aproveite o momento para dialogar com ele sobre aspectos como:

  • O que voc? escreveu?
  • Leia novamente.
  • Voc? mudaria alguma coisa?
  • Quais letras voc? usou?
  • Quais s?labas?

Lembre-se que seu papel de mediador na atividade de escrita, necessita favorecer o processo de reflex?o do aluno sobre sua pr?pria escrita, visando a autonomia no processo.

Voc? tamb?m poder? propor diferentes desafios a cada aluno de forma individual, tais como:

  • Quebra-cabe?a de palavras;
  • Leitura individual de palavras ou frases;
  • Completar letras que faltam nas palavras; 
  • Bingo de letras ou palavras.

Agora, fa?a um ditado de palavras com a turma. Veja abaixo as palavras sugeridas:

BOLA

TORNEIRA

SALADA

COMIDA

Ao ditar uma palavra, pare e fa?a uma reflex?o individual com cada aluno. Em seguida, fa?a o ditado da segunda palavra e assim sucessivamente.

Professor, outra op??o de trabalho individual com voc?, est? na diversidade de jogos online que favorecem a reflex?o do aluno sobre o sistema alfab?tico de escrita. Sugerimos que voc? explore o s?tio abaixo, disponibilizado no Portal do Professor e fa?a a op??o por algum jogo:

Jogos

Fonte: ?S?tio: Portal do Professor. Jogos Educativos.? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=258 Acesso em 25 de maio de 2013.

Professor, ? importante ressaltar que as perguntas que fazemos aos alunos sobre o seu pr?prio processo de escrita ? fundamental para consolidar a aprendizagem.

Trabalho em grupo

Professor, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos. Entregue uma caixa de letras para cada grupo. Explique para a turma que os alunos ter?o como desafio formar a palavra que ser? ditada por voc? utilizando as letras da caixa, sendo que, dever? ser formada apenas uma palavra para o grupo, visando a participa??o de todos do grupo na forma??o da palavra. Observe: a participa??o de cada elemento do grupo; as ideias que trocam; as poss?veis d?vidas e facilidades.

Ao final, ap?s ditar quatro ou cinco palavras, proponha que os grupos troquem de lugar com outro grupo e observem como os colegas formaram as palavras.

Em seguida, solicite que fa?am o registro escrito das palavras formadas. Cada aluno poder? registrar as palavras no caderno de L?ngua Portuguesa.

?

4? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Trabalho coletivo

Din?mica do barbante ? Teia

Professor, organize a turma em uma roda e explique aos alunos que ter?o como desafio jogar o barbante para um colega e segurar a ponta do barbante que chegar at? ele. Para isso, entregue o barbante para um aluno come?ar e solicite que amarre a ponta inicial do barbante em seu dedo e lance o rolo de barbante para um colega. N?o pode repetir o colega, ou seja, o rolo dever? ser jogado para algu?m que ainda n?o recebeu o rolo de barbante.

Ao final, solicite que des?am com cuidado o barbante que est?o segurando at? o ch?o e soltem. Pe?a que observem o que formaram e que relatem o que acharam da din?mica. Formule algumas quest?es como:

?         Seria poss?vel fazer esta din?mica sozinho?

?         Como foi ver o resultado de um trabalho em que todos participaram?

Como registro, que tal propor que cada aluno fa?a um desenho ilustrando a teia e os colegas? Solicite que representem como acham que o colega se sentiu durante a atividade. ? importante que o cuidado afetivo com o outro seja favorecido no processo de aprendizagem. Ao terminarem, proponha um momento de troca de ideias e de socializa??o das produ??es.

Minha escrita, nossa escrita!

Agora, com os alunos organizados em uma roda, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno. Solicite que inicie a escrita de uma palavra ou frase. Coloque uma m?sica e explique para a turma que quando a m?sica parar, cada aluno dever?  trocar a folha com o colega da direita, o qual dever? continuar a atividade do colega. Quando a folha passar por todos da turma e retornar para o seu dono inicial, proponha que observem como ficou a produ??o.

Ao final, proponha as seguintes quest?es para reflex?o:

?         O que mudou na ideia inicial da sua produ??o?

?         O que voc? achou das ideias dos colegas?

?         Voc? faria diferente?

?         O que resultou com o trabalho de cada um da turma?

Para concluir o trabalho, fa?a um momento de di?logo com o grupo, propondo que os alunos avaliem todo o processo percorrido durante as viv?ncias de cada atividade, bem como o planejamento proposto e sua concretiza??o. Disponibilize um tempo para que cada aluno possa expressar sua opini?o e qual atividade mais gostou. 

Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos:

S?tio da Turma da M?nica ?Portal da Turma da M?nica? ? http://www.monica.com.br/index.htm. Acesso em 22 de maio de 2013.

?

Sugest?es de links para professores:

Texto de Elvira Cristina Martins Tassoni ? http://www.anped.org.br/reunioes/23/textos/2019t.PDF. Acesso em 22 de maio de 2013.

Avaliação

A avalia??o faz parte do processo de aprendizagem e envolve o acompanhamento do professor das poss?veis dificuldades apresentadas pelos alunos. Neste sentido, a observa??o da turma, e de cada aluno em espec?fico em seu processo pr?prio de vivenciar cada atividade, poder? ser acompanhada pelo registro sistem?tico do professor. Desta forma, ao longo de todo o trabalho desenvolvido o professor ter? a oportunidade de acompanhar e perceber as atitudes e os valores voltados para um trabalho em grupo que favore?a o respeito e a coopera??o para com seus pares.