Dal?nea C. Flor; Giandr?a R. Strenzel; Graziela B. Lopez;
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Matem?tica | Grandezas e medidas |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
* Fazer uma atividade coletiva, envolvendo dois grupos de alunos e suas fam?lias;
* Trabalhar a quest?o cultural e hist?rica que envolve a escolha de uma receita;
* Trabalhar elementos simb?licos presentes na receita do bolo;
* Criar condi??es para desenvolver as bases do pensamento matem?tico;
* Ampliar a experi?ncia das crian?as e sua autonomia em rela??o ? alimenta??o;
* Confraternizar com as crian?as e familiares servindo o bolo no final da manh?.
Para que a atividade tenha qualidade ? importante que os grupos envolvidos tenham v?nculo pr?vio. Assim, ? necess?rio que, antes do preparo da receita, as crian?as j? tenham brincado juntas e desenvolvido outras atividades.
Material utilizado:
* Liquidificador;
* Panela;
* Tigela para bolo;
* Forma;
* X?caras;
* Colheres;
* Fog?o;
* Folha sulfite;
* Canetinhas coloridas;
* Len?os ou panos de cabe?a (opcional);
1?. MOMENTO - Planejamento da atividade (1 hora)
As professoras dos dois grupos envolvidos devem se encontrar previamente para organizar o trabalho a ser desenvolvido. As principais quest?es a serem pensadas ser?o: estrat?gias de intera??o dos grupos; escolha da receita; planejamento do espa?o para cozinhar; provid?ncia dos ingredientes; defini??o do encontro para a degusta??o do bolo (onde ser? o local para a degusta??o, organiza??o do ambiente para receber os dois grupos e familiares e o hor?rio) . Nesse mesmo dia as professoras devem encaminhar bilhetes para as fam?lias das crian?as pedindo que contribuam com os ingredientes para o bolo. ? importante que o planejamento seja feito de maneira a n?o sobrecarregar nenhuma fam?lia com despesas. A sugest?o ? que se fracione os ingredientes pedindo por crian?a um ovo, ou 1 x?cara de farinha, ou 1 cenoura por exemplo. De forma com que todos contribuam com um ingrediente (ver receita ilustrada).
2?. MOMENTO - Hist?ria da Galinha Ruiva e encontro das crian?as no parque (1 hora)
Proporcionar um encontro entre as duas turmas no parque da institui??o. A ideia ? come?ar o encontro organizando uma grande roda na qual uma das professoras contar? a f?bula inglesa "A Galinha Ruiva" (vide abaixo). Depois que a hist?ria for contada, as professoras devem mobilizar as crian?as para a prepara??o de uma receita, no dia seguinte, enfatizando a import?ncia da participa??o de TODOS no processo. Quando o combinado estiver feito, as professoras devem encaminhar que as crian?as brinquem de fazer um bolo de areia coletivo no parque.
A Galinha Ruiva (F?bula inglesa de dom?nio p?blico)
Era uma vez uma galinha ruiva, que morava com seus pintinhos numa fazenda.
Um dia ela percebeu que o milho estava maduro, pronto para ser colhido e virar um bom alimento.
A galinha ruiva teve a ideia de fazer um delicioso bolo de milho. Todos iam gostar!
Era muito trabalho: ela precisava de bastante milho para o bolo.
Quem podia ajudar a colher a espiga de milho no p??
Quem podia ajudar a debulhar todo aquele milho?
Quem podia ajudar a moer o milho para fazer a farinha de milho para o bolo?
Foi pensando nisso que a galinha ruiva encontrou seus amigos:
- Quem pode me ajudar a colher o milho para fazer um delicioso bolo? - Eu ? que n?o, disse o gato. Estou com muito sono.
- Eu ? que n?o, disse o cachorro. Estou muito ocupado.
- Eu ? que n?o, disse o porco. Acabei de almo?ar.
- Eu ? que n?o, disse a vaca. Est? na hora de brincar l? fora.
Todo mundo disse n?o.
Ent?o, a galinha ruiva foi preparar tudo sozinha: colheu as espigas, debulhou o milho, moeu a farinha, preparou o bolo e colocou no forno.
Quando o bolo ficou pronto...
Aquele cheirinho bom de bolo foi fazendo os amigos se chegarem. Todos ficaram com ?gua na boca.
Ent?o a galinha ruiva disse:
- Quem foi que me ajudou a colher o milho, preparar o milho, para fazer o bolo?
Todos ficaram bem quietinhos. ( Ningu?m tinha ajudado.)
- Ent?o quem vai comer o delicioso bolo de milho sou eu e meus pintinhos, apenas. Voc?s podem continuar a descansar olhando.
E assim foi: a galinha e seus pintinhos aproveitaram a festa, e nenhum dos pregui?osos foi convidado.
3?. MOMENTO ? Fazendo o bolo! (30 minutos)
OBS: No NDI, onde foi desenvolvida a atividade, contamos com uma cozinha experimental. Mas, caso a institui??o n?o tenha essa disponibilidade, as professoras podem pensar em uma receita que seja apropriada ?s condi??es objetivas da creche. Para o preparo da receita em quest?o, precisaremos de um liquidificador, caneca ou x?cara para medir os ingredientes, colher de prefer?ncia grande para mexer a massa, um forno e um fog?o (para a cobertura). Se houver disponibilidade, na escola, usar uma batedeira para a mistura dos ingredientes. No liquidificador triturar as cenouras com o ?leo e os ovos. A cobertura ser? levada ao fogo por um adulto, visto o risco que oferece ?s crian?as. As crian?as poder?o acrescentar na panela os ingredientes da cobertura, antes dela ir ao fogo.
As professoras devem organizar as crian?as para a atividade, incentivando-os para lavarem muito bem as m?os e a prenderem os cabelos. Depois os pequenos devem ser levados at? o local em que a receita ser? preparada. A receita (ilustrada) deve estar em um local vis?vel e cada um deles deve ter oportunidade de experimentar os ingredientes e colocar alguns deles no bolo. O ideal ? que as crian?as acompanhem o passo a passo at? que o bolo v? ao forno e a cobertura fique pronta. Durante a experi?ncia de cozinhar, ? interessante que a professora chame aten??o para as mudan?as qu?micas e f?sicas que v?o ocorrendo durante a mistura dos ingredientes. Destacando o fato de que o liquidificador deixa a cenoura l?quida quando a tritura, que o fermento faz o bolo crescer, que o calor faz o bolo assar. Essa conversa far? com que as crian?as assimilem alguns aspectos do processo de letramento, al?m de conhecer elementos culturais da nossa sociedade, assim como ter?o oportunidade de vivenciar experi?ncias cient?ficas com a matem?tica, a f?sica e a qu?mica.
?
Fonte: ACERVO INSTITUCIONAL/NDI - 2013.
Fonte: ACERVO INSTITUCIONAL/NDI - 2013.
Fonte: ACERVO INSTITUCIONAL/NDI - 2013.
Fonte: ACERVO INSTITUCIONAL/NDI - 2013.
Fonte: ACERVO INSTITUCIONAL/NDI - 2013.
4?. MOMENTO - Degusta??o do bolo de cenoura. (40 minutos)
As professoras devem organizar um espa?o para degusta??o do bolo quando esse estiver pronto. A sugest?o ? que se fa?a um piquenique com as crian?as numa ?rea externa ? sala de aula. Se acontecer no momento da sa?da das crian?as, os pais podem tamb?m experimentar o bolo quando chegarem para buscar os filhos.
A Galinha Ruiva (folclore ingl?s). Dispon?vel em: http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=22
Receita do bolo de cenoura. Dispon?vel em: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/23-bolo-de-cenoura.html
Construir v?nculos no ber??rio: vamos cozinhar? Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41498
A avalia??o na Educa??o Infantil deve ser processual. O professor ? o respons?vel por pensar nela de forma intencional, mas pode tamb?m encontrar algumas respostas nas rea??es das crian?as. Ainda ? necess?rio que cada professora converse com seu grupo de crian?as para saber dele as impress?es sobre a receita. As fotos e registros por escrito da atividade enriquecem a avalia??o.
Durante o desenvolvimento das atividades propostas os professores poder?o avaliar v?rios aspectos, dentre eles se as crian?as interagiram entre si, se compreenderam, de acordo com o que se espera para a faixa et?ria, os processos qu?micos que ocorreram durante a prepara??o da massa do bolo, se usaram os materiais disponibilizados com autonomia, se as atividades suscitaram o interesse do grupo, e, ainda, se as crian?as demonstraram compreens?o de quantidade e da receita registrada (escrita e desenhada).