Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Ci?ncias Naturais | Terra como espa?o para a vida |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Ci?ncias Naturais | Vis?es de mundo |
Educa??o Escolar Ind?gena | Ci?ncias | Corpo humano e a sa?de |
Educa??o Escolar Ind?gena | Ci?ncias | Seres humanos e o meio ambiente |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Agente Comunit?rio de Sa?de |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Controle Ambiental |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Enfermagem |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Farm?cia |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Ger?ncia de Sa?de |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Vida e ambiente |
Ensino M?dio | Biologia | Ecologia e ci?ncias ambientais |
Ensino M?dio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino M?dio | Biologia | Intera??o entre os seres vivos |
Ensino M?dio | Biologia | Qualidade de vida das popula??es humanas |
A forma como o tema ? abordado nesta proposta n?o demanda conhecimentos pr?vios espec?ficos.
Estudos individuais e em grupos; discuss?o em pequenos e grandes grupos; entrevistas; pesquisas de campo e na internet; montagem e apresenta??o de semin?rios; montagem de portf?lios.
Utiliza??o de computadores com acesso ? internet; v?deos; exemplares de plantas medicinais.
Imagem dispon?vel em: http://blogclinicadapele.hospedagemdesites.ws/wp-content/uploads/2012/02/Photoxpress_211554191.jpg. Acesso em: 12/05/2013.
Para introduzir o estudo deste tema, sugerimos que os alunos assistam a v?deos sobre pesquisas j? realizadas, e em andamento, por cientistas de diversas partes do Brasil, a respeito das propriedades medicinais de plantas brasileiras, tendo como ponto de partida as informa??es sobre a sua utiliza??o pela popula??o em diferentes regi?es do nosso pa?s. Os v?deos s?o curtos e dever?o ser acessados pelos alunos.
Cabe ao professor designar a cada aluno um n?mero de 1 a 4. Os alunos de numero 1 dever?o assistir ao v?deo 1, os de n?mero 2 ao v?deo 2 e, assim, sucessivamente com os n?meros 3 e 4. O acesso poder? ser feito individualmente, se houver esta possibilidade, ou em pequenos grupos.
Cada aluno ou grupo de alunos dever? acess?-los diretamente no computador individual ou compartilhado. Se essa op??o for invi?vel, o professor dever? salvar previamente os v?deos em seu computador e disponibiliz?-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.
Os alunos que assistirem ao mesmo v?deo dever?o ser agrupados em pequenos grupos. Eles dever?o destacar as informa??es adquiridas para socializ?-las para toda a turma.
Em todos os v?deos, s?o evidenciadas plantas com efic?cia medicinal comprovada, suas propriedades medicinais e como devem ser usadas. ? tamb?m ressaltada a produ??o de fitoter?picos, a partir dessas plantas, que s?o receitados por m?dicos. O professor dever? orientar aos alunos que essas informa??es dever?o ser anotadas e socializadas por todos os grupos, que dever?o enumer?-las.
V?deo 1 - Propriedades medicinais comprovadas da erva mate no combate ao colesterol e ? diabetes. Pau Brasil e cura do c?ncer. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=N4H7-B9ybcU. Acesso em: 07/06/2013.
V?deo 2 - Fitoter?picos: Indica??es m?dicas de fitoter?picos; centros de sa?de alternativa, hortas e farm?cias populares. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=w6LkQMxiGnA&feature=player_detailpage. Acesso em: 07/06/2013.
V?deo 3 - Plantas medicinais do pantanal matogrossense. Pesquisas de propriedades medicinais de plantas da regi?o, realizadas a partir de informa??es fornecidas por pantaneiros que as utilizam. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=-MQOQbs4wGA. Acesso em: 07/06/2013.
Video 4 - Encontro entre cren?as e a ci?ncia. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=Up5oLefOJ-4. Acesso em: 07/06/2013.
Ap?s a discuss?o dos v?deos nos pequenos grupos, o professor dever? organizar a sala em c?rculo para a socializa??o de cada v?deo para toda a turma. Cada grupo dever? eleger um representante que expor? aos demais os destaques do grupo, acrescidos daqueles recomendados pelo professor.
? medida que os alunos forem enumerando as plantas medicinais, suas propriedades e usos, o professor dever? ir registrando estas informa??es no quadro, em forma de tabela, como a sugerida, abaixo. Terminada a apresenta??o de todos os grupos, os alunos dever?o copiar a tabela.
Planta medicinal |
Para que serve? Ou Propriedades medicinais |
Como deve ser usada? |
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Imagem dispon?vel em: http://livroseplantas.com/wp-content/uploads/2012/10/ervas.jpg Acesso em: 07/06/2013.
O professor dever? orientar aos alunos que fa?am todos os registros, fotografem atividades, fa?am desenhos etc. e guardem tudo o que for produzido nas aulas sobre o tema para compor o portf?lio que ser? montado no final do ?ltimo m?dulo. Cabe ao professor entregar aos alunos uma c?pia impressa das instru??es para a montagem do portf?lio, como as sugeridas a seguir.
Dicas para o aluno montar um bom PORTF?LIO
1? p?gina: identidade art?stica (sua marca);
2? p?gina: dados da escola, da disciplina e do professor;
3? p?gina: trajet?ria pessoal no desenvolvimento do tema ao longo das aulas;
4? p?gina em diante: inclua os seguintes itens no Portf?lio:
? Registros escritos do professor, seus e de seu grupo;
? Fotografias das atividades (momentos mais significativos);
? Desenhos, fotografias ou exemplares desidratados de plantas medicinais;
? Depoimentos dos colegas;
? Trechos das entrevistas com a comunidade;
? Outros itens que considerar relevante.
O professor dever? selecionar previamente algumas plantas medicinais mais utilizadas pela comunidade na regi?o, trazendo exemplares e expondo-os sobre as mesas do laborat?rio de biologia (ou em sala de aula). ? interessante misturar, com essas plantas, outros vegetais que n?o tenham propriedades medicinais. Numerar as plantas utilizando plaquinhas de cartolina presas a cada exemplar, de modo que possam ser mais facilmente identificadas.
Cabe tamb?m ao professor preparar um roteiro ou tabela, como a sugerida, ap?s as instru??es, para que cada aluno possa ir preenchendo-a, o que possibilitar? a discuss?o na Atividade 2. Os alunos n?o poder?o se comunicar durante a Atividade 1.
Para melhor aproveitamento deste momento, o professor dever? organizar a disposi??o dos m?veis da sala de aula ou laborat?rio, de forma que todos os alunos possam ver e manusear as plantas ou partes delas.
Os alunos dever?o usar luvas para o manuseio desses vegetais e o professor dever? ficar atento a qualquer manifesta??o al?rgica.
Vegetal |
Descri??o |
Nome |
Propriedades medicinais |
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Como ? utilizado? |
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3 |
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4 |
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O professor dever? recolher as anota??es dos alunos ao final da Atividade 1, xerocar e traz?-las juntamente com novas tabelas em branco na aula seguinte.
O professor dever? devolver a cada aluno suas anota??es (Tabela 1) e, junto a ela, entregar uma nova folha com a mesma tabela em branco (Tabela 2).
Dever? expor aos alunos as plantas da atividade anterior e, a cada uma, fazer as perguntas que constam na tabela. Certamente haver? diferentes interpreta??es e o professor dever? aproveitar este momento para levantar novas quest?es sobre os pontos pol?micos, anotando no quadro as quest?es consensuais de um lado e as n?o consensuais de outro.
Os alunos dever?o anotar na nova tabela os aspectos consensuais em azul e os n?o consensuais em vermelho.
Terminada essa discuss?o, o professor dever? promover uma an?lise das Tabelas 1 e 2. Cada aluno dever? verificar item por item e responder sobre cada planta medicinal:
? O que eu j? sabia?
? O que eu ainda n?o sabia e fiquei sabendo?
? O que eu ainda n?o sei?
As duas tabelas dever?o compor o portf?lio juntamente com as pondera??es/reflex?es dos alunos.
Ap?s cada aluno responder a essas quest?es, o professor dever? organiz?-los em grupos de quatro componentes para que discutam cada item e formulem novas quest?es a serem respondidas.
O professor dever? somar ?s quest?es formuladas pelos alunos, outras sobre as quais dever?o buscar respostas, por meio de entrevistas a pessoas da comunidade onde vivem, tais como:
O roteiro b?sico para a entrevista poder? conter os mesmos itens das Tabelas 1 e 2, acrescido de novas quest?es propostas pelo professor e pelo grupo, durante a discuss?o. Neste caso, o professor dever? entregar a cada aluno uma nova c?pia do documento j? utilizado nas atividades anteriores em branco que constituir? a Tabela 3. O aluno dever? conversar com as pessoas indagando-as sobre o uso de plantas para tratar ou prevenir doen?as e, a partir das respostas, ir preenchendo a tabela. Al?m disso deve registrar as respostas ?s demais quest?es formuladas.
Este material dever? compor o portf?lio.
Imagem dispon?vel em: http://1.bp.blogspot.com/_sUVEPqrM6jQ/SyQYDYTZltI/AAAAAAAAABQ/C6uZAXaBBeA/s320/Fitoterapicos.jpeg Acesso em: 07/06/2013.
Atividade 4 - Fitoter?picos - Estudo de texto
? crescente a comercializa??o de plantas medicinais, ou partes delas, in natura ou em outras deriva??es como c?psulas, pomadas, unguentos etc., em lojas de produtos naturais que proliferam especialmente nos grandes centros urbanos. Da mesma forma, ? tamb?m crescente a indica??o dos chamados "Fitoter?picos" pelos m?dicos e sua comercializa??o em farm?cias. Neste sentido, consideramos pertinente que os alunos tenham alguns esclarecimentos te?ricos a respeito dos fitoter?picos antes de fazerem as entrevistas.
Para tal, sugerimos a leitura e o estudo dos seguintes textos:
Medicamentos fitoter?picos: informa??es gerais. Dispon?vel em: http://www.anvisa.gov.br/faqdinamica/index.asp?Secao=Usuario&usersecoes=36&userassunto=135. Acesso em: 07/06/2013.
Cada aluno ou grupo de alunos dever? acess?-los diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? salvar previamente o texto em seu computador e apresent?-lo aos alunos, por meio de proje??o, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibiliz?-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poder? ainda projet?-lo, usando transpar?ncias, e dever? disponibilizar uma c?pia impressa para cada aluno. Juntamente com o texto impresso, o professor dever? disponibilizar as quest?es norteadoras da discuss?o do mesmo.
O primeiro momento dever? ser de estudo individual. Terminada essa leitura, os alunos dever?o responder ?s quest?es propostas em seus cadernos. Na sequ?ncia, o professor organizar? os alunos em grupos de tr?s para a discuss?o das quest?es propostas. Terminada a discuss?o, cada grupo dever? socializar suas considera??es aos demais colegas e ao professor. Em seguida, o grupo dever? apontar o que mais gostaria de saber sobre o assunto.
? O que ? fitoterapia?
? "O que vem da natureza n?o faz mal" ? um conceito a ser discutido? Por qu??
? O que ? considerado como "fitoter?pico"?
? Compare o uso de fitoter?picos ao de medicamentos convencionais.
? O que ? o fitocomplexo e qual ? a sua import?ncia em termos de efeitos colaterais?
? Quais s?o os maiores problemas no uso de fitoter?picos ou de plantas medicinais in natura pela popula??o?
Ao fechar a discuss?o do texto, o professor dever? esclarecer bem a diferen?a entre planta medicinal e fitoter?pico. A Ag?ncia Nacional de Vigil?ncia Sanit?ria (Anvisa) os diferencia nos seguintes termos:
As plantas medicinais s?o aquelas capazes de aliviar ou curar enfermidades e t?m tradi??o de uso como rem?dio em uma popula??o ou comunidade. Para us?-las, ? preciso conhecer a planta e saber onde colher e como prepar?-la.
Quando a planta medicinal ? industrializada para se obter um medicamento, tem-se como resultado o fitoter?pico. O processo de industrializa??o evita contamina??es por microrganismos, agrot?xicos e subst?ncias estranhas, al?m de padronizar a quantidade e a forma certa que deve ser usada, permitindo uma maior seguran?a de uso.
Os fitoter?picos industrializados devem ser registrados no Anvisa/Minist?rio da Sa?de antes de serem comercializados.
Dispon?vel em: http://www.anvisa.gov.br/faqdinamica/index.asp?Secao=Usuario&usersecoes=36&userassunto=135. Acesso em: 07/06/2013.
Imagem dispon?vel em: http://atendimentofarmaceutico.files.wordpress.com/2011/07/fitoterapico_capsula1.jpg Acesso em: 06/07/2013.
Ap?s o fechamento da discuss?o do texto, na Atividade 4, o professor dever? orientar aos alunos para que cada um, de posse do roteiro e/ou Tabela 3, j? acordados na Atividade 4 do M?dulo 1, fa?a as entrevistas em casa, com familiares, vizinhos, amigos etc. Cada aluno dever? entrevistar, no m?nimo, 4 pessoas.
O professor dever? organizar a turma em grupos de quatro alunos, como na Atividade 3 do M?dulo 2, onde cada um possa apresentar suas entrevistas individuais aos demais, tecendo seus coment?rios. O grupo dever? fazer um consolidado dessas considera??es, registrando-as com a utiliza??o do editor de textos do computador para apresenta??o ? turma depois de findada a tarefa. O professor dever? agendar com os alunos datas para as apresenta??es.
Continuando o trabalho em grupo e de posse dos registros relativos ?s entrevistas, os alunos dever?o agrupar perguntas e respostas comuns, criando categorias de dados, tabulando-os. Esse trabalho dever? envolver outros professores, como o de Matem?tica, em cujas aulas poder?o ser constru?das as tabelas e os gr?ficos no computador, utilizando um aplicativo espec?fico para tal finalidade.
Cada grupo de alunos dever? montar uma apresenta??o dos dados da pesquisa. Para isso, dever? utilizar o PowerPoint ou outro programa similar que possibilite inser??o de texto e imagens.
As apresenta??es dever?o ser salvas em pendrives que dever?o ser conectados a um computador que, por sua vez, dever? estar conectado ao aparelho data show, para a exposi??o aos colegas e professor.
? medida que os grupos forem apresentando sua pesquisa de campo, os dados dever?o ser agrupados pelo professor, para comporem um consolidado sobre as plantas medicinais utilizadas na regi?o. Essa compila??o de dados poder? ser feita em sala de aula, concomitantemente com as apresenta??es dos grupos, por meio de registros no quadro. Se isso for invi?vel para o professor, os alunos poder?o enviar os arquivos por e-mail para que o professor o fa?a com mais calma, depois da aula.
De posse destas informa??es, o professor dever? distribuir entre os grupos de quatro alunos os nomes das plantas mais citadas para que busquem informa??es a respeito da comprova??o cient?fica da efic?cia delas. Para obter as informa??es neste sentido, sugerimos que os alunos fa?am pesquisas na internet.
Imagem dispon?vel em: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQNvaRZQLFnRK9Ag_P-9zjJwn0jOnFN8Ki5TUrTY5Uj8w7dAKDa Acesso em: 07/06/2013.
A pesquisa na internet ter? como foco principal as propriedades medicinais de cada planta mais utilizada pela comunidade, a partir dos dados das entrevistas.
O s?tio http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Plantas_medicinais (acesso em: 04/06/2013) cont?m artigos sobre uma grande quantidade de plantas medicinais, em ordem alfab?tica, o que facilita para o aluno a busca do nome da planta. Encontrando-o, basta clicar nele e abrir? a p?gina com o artigo correspondente.
Neste mesmo formato, outro s?tio recomendado ? o http://www.criasaude.com.br/N222/todas-as-plantas-medicinais.html (acesso em: 07/06/2013), que tamb?m apresenta as plantas em ordem alfab?tica, o que facilita a pesquisa.
Se uma planta pesquisada n?o for encontrada nestas ou em outras listas, isso ? um dado importante da pesquisa, porque pode indicar que ainda n?o h? pesquisas sobre ela. Sua utiliza??o e propriedades medicinais ainda est?o restritas ao conhecimento do senso comum. Este dado poder? ser encaminhado aos centros institucionais de pesquisas apresentados nos v?deos.
Outras quest?es levantadas ao longo das aulas pelos alunos dever?o ser tamb?m respondidas por meio desta pesquisa. Neste caso, os pr?prios alunos poder?o realizar buscas, utilizando termos em s?tios como o Google.
Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem s?tios mais confi?veis, como os das institui??es p?blicas e revistas de divulga??o cient?fica.
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Imagem dispon?vel em: http://nutricao.wpmu.unis.edu.br/files/2011/09/cursos-de-fitoterapicos-cursos-de-exten%C3%A7ao-ufmt1.jpg Acesso em: 07/06/2013.
Cada grupo de alunos dever? montar uma apresenta??o do conte?do estudado na atividade de pesquisa. Para isso, dever? utilizar o PowerPoint ou outro programa similar que possibilite inser??o de texto e imagens.
As apresenta??es dever?o ser salvas em pendrives que dever?o ser conectados a um computador que, por sua vez, dever? estar conectado ao aparelho data show, para a exposi??o aos colegas e professor.
Ap?s a realiza??o da montagem das apresenta??es, o professor dever? organizar o espa?o para que cada grupo socializem-nas. Propomos uma organiza??o no formato de um semin?rio, em que cada grupo tem seu tempo de exposi??o, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes.
Cabe ao professor ressaltar informa??es n?o contempladas e prestar esclarecimentos para as d?vidas apresentadas e que os grupos n?o souberem responder.
Para o fechamento do estudo do tema, cada aluno dever? criar um Portf?lio, com o objetivo de mostrar, de forma organizada, tudo o que foi feito durante o estudo deste tema. Por meio do portf?lio ser? poss?vel registrar as etapas e os saberes vivenciados no estudo das ?Plantas medicinais: entre a cren?a e a Ci?ncia?. Esse portf?lio ser? instrumento de avalia??o quantitativa .
Sugerimos que o professor exponha aos alunos essa proposta de avalia??o, desde a primeira aula, a fim de que fiquem atentos para o registro e resguardo de materiais para comporem o portf?lio.
Os portf?lios dever?o ser expostos ao p?blico em eventos da escola, como a feira de Ci?ncias e poder?o ser apresentados em eventos cient?ficos, afinal resumem uma pesquisa.
Sugerimos que, na ocasi?o desta exposi??o, seja servido um ch? de uso comum no dia a dia das pessoas da comunidade, preferencialmente com x?caras de lou?a branca, sobre uma bela toalha, com toda a pompa que a ocasi?o sugere.
Imagem dispon?vel em: http://www.centauro.com.br/mulher/wp-content/uploads/2012/11/Mulher_cha-470x313.jpg. Acesso em: 07/06/2013.
Nome | Tipo |
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Etnofarmacologia | ?udio |
Diga-me como ?s e saberei o quanto produzes | ?udio |
Ch? de qu?? | ?udio |