Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
| Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
| Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
| Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Ortografia |
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Pontua??o |
| Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que os alunos consigam: analisar e discutir o uso de sinais de pontua??o; expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, usar sinais de pontua??o faz parte da nossa linguagem falada e escrita, ? imprescind?vel saber como us?-la. Conforme descrito nos Par?metros Curriculares Nacionais da L?ngua Portuguesa (PCNs), ?[...] ao contr?rio da ortografia ? na pontua??o a fronteira entre o certo e o errado nem sempre ? bem definida. H?, quase sempre, mais de uma possibilidade de pontuar um texto, a ponto de alguns gram?ticos apresentarem-na como ?a arte de dividir, por meio de sinais gr?ficos, as partes do discurso que n?o t?m entre si liga??o ?ntima, e de mostrar do modo mais claro as rela??es que existem ente essas partes?. (BRASIL, Secretaria de Educa??o Fundamental. Par?metros Curriculares Nacionais: L?ngua Portuguesa. Bras?lia MEC, SEF, v. 2, p. 89, 1997). Nessa perspectiva, esta aula ser? desenvolvida a partir dos conhecimentos pr?vios da turma, ela ir? ampliar as informa??es dos alunos acerca (dos sinais de pontua??o, principalmente do ponto de interroga??o) do ato de ler, escrever e pontuar.
1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Motivando os alunos
Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabele?a um di?logo sobre o que eles sabem sobre os sinais de pontua??o.
Ou?a as respostas e em seguida, apresente uma ?Caixa Surpresa? para a turma. Coloque nela materiais impressos que possam ser recortados, dentre eles: revistas, jornais e panfletos de propagandas. Questione o poss?vel conte?do da Caixa. D? pistas que caracterizem e que levem os alunos ao racioc?nio l?gico, auxiliando o desenvolvimento dessa forma de pensar. Por exemplo, n?o ? de comer, mas nos enche de alegria, de medos e de surpresas...
Depois de algumas tentativas, abra a Caixa, permita que os alunos digam o que veem dentro dela e o que eles acham que faremos com os materiais.
Ap?s ouvi-los, solicite que cada um, na sua vez, retire um dos materiais da Caixa. Instrua-os que voltem para suas carteiras, e que utilizando o material que pegaram na Caixa de Surpresa, procurem, leiam recortem e colem frases com diferentes pontua??es: ponto final de interroga??o e exclama??o.
Voc? poder? sugerir que os alunos fa?am uma tabela para que eles colem as frases (veja exemplo abaixo). Caso seja necess?rio, os colegas e /ou professor poder?o ajud?-los. (Este trabalho poder? ser feito individualmente ou em duplas. Se ainda n?o tenham sido trabalhados os sinais de pontua??o, voc? poder? apresent?-los por meio desta atividade. Para isto, desenhe os sinais (? ! .) e pe?a que os alunos encontrem frases que terminam com eles, depois ? s? fazer a introdu??o. Dependendo dos conhecimentos de seus alunos, voc? poder? ampliar os sinais : ;).
Observa??o: A tabela poder? ser feita no caderno de L?ngua Portuguesa, ou se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA poder?o utiliz?-lo por meio do programa KWord ( ?rea de Trabalho > Processador de Textos ) ou KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). N?o se esque?a do t?tulo. Providencie a c?pia impressa para os alunos colarem no caderno.
|
Tabela de frases que terminam com os sinais de pontua??o |
||
|---|---|---|
| ? | ! | . |
| ? | ? | ? |
2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Retome a atividade realizada no dia anterior.
Solicite que os alunos releiam as frases que colaram e em seguida, troquem com um colega para que possam ampliar o n?mero de frases lidas.
Logo ap?s, pergunte se a turma conhece os pontos que encontraram e para que serve cada um deles. (? Interroga??o ! Exclama??o . Ponto final).
Ou?a as respostas, se necess?rio fa?a interven??es que esclare?am a utilidade dos sinais de pontua??o. Voc? poder? informar aos alunos que eles reproduzem, na escrita, nossas emo??es, inten??es e anseios e na oralidade d?o pausa ? nossa fala. Para conhecer a origem dos sinais de pontua??o, acesse:
S?tio: " At? o s?culo IV a escrita era uma bagun?a: como surgiram os principais sinais de pontua??o?" http://super.abril.com.br/historia/seculo-iv-escrita-era-bagunca-437030.shtml - Acesso em: 15 de maio 2013.
S?tio: " Pontuar? Depende do g?nero, do leitor..." http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/pontuar-genero-leitor-423523.shtml - Acesso em: 15 de maio 2013.
Ap?s o di?logo convide os alunos para lerem o poema ?Voc? troca?? (FURNARI, Eva. Voc? troca? S?o Paulo: Moderna, 2002). Este livro faz parte do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola ? PNBE, 2010. Verifique se a sua escola recebeu este livro. Conforme dados apresentados pelo Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, os acervos deste Programa est?o inclu?dos nos materiais did?ticos distribu?dos.
Ressaltamos que o PNBE foi institu?do em 1997, tem como objetivo central a democratiza??o do acesso a obras de literatura brasileiras e estrangeiras infanto-juvenis e materiais de pesquisa e refer?ncia a professores e alunos das escolas p?blicas brasileiras. Viabilizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educa??o (FNDE), juntamente da Secretaria de Educa??o B?sica do Minist?rio da Educa??o.
Para obter informa??es sobre o acervo liter?rio e o pr?prio PNBE, acesse o s?tio: " Programa Nacional Biblioteca da escola". http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12368&Itemid=574 - Acesso em: 15 de maio 2013.
Para saber sobre materiais did?ticos no ciclo de alfabetiza??o acesse o S?tio " Pacto Nacional pela alfabetiza??o na idade certa". http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_2_MIOLO.pdf Acesso em: 15 de maio 2013.
| Professor, explore os materiais did?ticos dispon?veis em sua institui??o. O conhecimento deles ? fundamental para seu trabalho. Verifique o acervo liter?rio, o trabalho com a Literatura Infantil enriquece o planejamento das diferentes ?reas de ensino. |
?
O objetivo deste momento ? oportunizar, que a turma leia um texto que utiliza o ponto de interroga??o. Nessa oportunidade, voc? poder? verificar o conhecimento dos alunos quanto ? leitura de frase interrogativa, ou seja, se eles delimitam a frase como uma pergunta.
?
Capa do livro: "Voc? troca? (FURNARI, Eva. Voc? troca? S?o Paulo: Moderna, 2002)
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Antes da leitura apresente aos alunos a capa do livro. Pergunte para turma:
Depois deste di?logo fa?a a leitura. Ela poder? ser feita por meio de c?pia impressa, pelo registro na lousa ou cartaz. Voc? tamb?m poder? utilizar o Laborat?rio de Inform?tica ou se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA conectado ? internet, poder? sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet). Juntamente com os alunos, acessem os s?tios registrados a seguir. Os primeiros deles cont?m slides da obra ?Voc? troca??. Os outros dois trazem dados referentes ? vida da autora.
S?tio " Leitura deleite- Eva Furnari". http://ribeiraozinhoproletramento.blogspot.com.br/2011/10/feliz-dia-das-criancas.html
S?tio: " Hist?ria: Voc? troca?". http://princesa212012.blogspot.com.br/2012/08/historia-voce-troca.html
S?tio: "Eva Furnari e a arte de encantar".http://www.saraivaconteudo.com.br/Entrevistas/Post/46886
S?tio: "Biografia de Eva Furnari". http://pt.wikipedia.org/wiki/Eva_Furnari Acessados em: 16 de maio 2013.
Ao terminar esta etapa possibilite um momento de di?logo em que os alunos possam relatar o que descobriram sobre a vida da autora e sobre o texto. (Conduza a conversa a fim de que os alunos percebam que o crit?rio de trocas da escritora est? baseado na possibilidade de sonoridade e de rima entre elas.). Sonde sobre o que acharam da atividade.
Observa??o: Voc? poder? ter acesso a outras possibilidades de trabalho com a obra ?Voc? troca?? na proposta do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa (BRASIL. Minist?rio da Educa??o. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: a heterogeneidade em sala de aula e a diversifica??o das atividades. Bras?lia: MEC, SEB ano 3: unidade 7, 2012, p. 19-30. Dispon?vel em < http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_7_MIOLO.pdf> Acesso em: 16 de maio 2013.
Fonte da imagem: S?tio: " Tudo sobre leitura". http://tudosobreleitura.blogspot.com.br/2010_04_01_archive.html - Acesso em: 18 de maio 2013.
A leitura inicial do texto dever? ser feita individualmente pelos alunos. Chame aten??o da turma para a rela??o do t?tulo com o assunto tratado no poema.
Ap?s a leitura silenciosa pode seguir uma leitura feita por voc?. Lembre-se do tom de voz e da entona??o.
Depois de sua leitura, discuta com a turma alguns aspectos como o t?tulo, o sinal de pontua??o utilizado ao final da frase, a presen?a de versos, de estrofes e de rimas. (Caso voc? n?o tenha trabalhado os conceitos: versos, estrofes, rimas, poder? utilizar as cole??es de aulas postadas nos s?tios abaixo para fazer seu planejamento.).
S?tio: "Se n?o tem rima, n?o ? poema?". http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=382 Acesso em: 15 de maio 2013.
S?tio: " Quais s?o as caracter?sticas da linguagem liter?ria e como elas se configuram no g?nero poema?". http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=649 - Acesso em 15 de maio 2013.
Professor, oriente a turma a fazer um jogral, ou seja, um grupo de alunos l? o primeiro verso e o outro grupo l? o verso seguinte, por exemplo:
Grupo 1: Voc? troca um gato contente
Grupo 2: Por um pato com dente?
Chame aten??o dos alunos para que ao lerem em voz alta: preocupem em articular bem as palavras e tentem controlar a respira??o para evitarem paradas antes do final de cada verso. Tamb?m ? interessante orient?-los para que fiquem atentos ? pr?pria leitura e ? leitura dos demais colegas para que possam ir se situando em rela??o ao seu desempenho, criando condi??es para se tornarem leitores aut?nomos.
Ao final da leitura pergunte: qual foi o sinal de pontua??o utilizado no final de cada frase? Para que serve esse ponto?
3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, providencie a c?pia impressa do poema ?Voc? troca?? para que os alunos possam colar no caderno de L?ngua Portuguesa ou registre-o na lousa e pe?a que copiem.
Em seguida proponha:
Treinando a ortografia
1- Observe os objetos abaixo. Em seguida, descubra no quadro os nomes deles: (As imagens que utilizamos poder?o ser substitu?das por desenhos feitos pelos alunos, carimbos ou recortes retirados de revistas, jornais e encartes de propagandas.).
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
|
F |
A |
M |
T |
O |
L |
R |
M |
P |
E |
|
A |
C |
A |
E |
Z |
V |
U |
A |
A |
L |
|
C |
G |
F |
O |
G |
A |
O |
R |
N |
B |
|
A |
A |
I |
N |
P |
E |
N |
T |
E |
O |
|
N |
T |
Q |
S |
A |
K |
W |
E |
L |
L |
|
S |
O |
R |
V |
E |
T |
E |
L |
A |
A |
|
E |
F |
O |
G |
I |
L |
A |
O |
U |
J |
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Observe as rimas e escolha a palavra que completa cada frase: Agora, que voc? j? descobriu os nomes dos objetos, use-os para fazer trocas.
a- Voc? troca um chinelo por um _________________________ ?
b- Voc? troca uma janela por uma ________________________ ?
c- Voc? troca um cora??o por um _________________________ ?
d- Voc? troca um sorvete por um _________________________ ?
e- Voc? troca uma faca por uma __________________________ ?
f - Voc? troca um pente por um ___________________________?
g- Voc? troca um gato por um ___________________________ ?
h - Voc? troca uma bola por uma _________________________?
2- No texto de Eva Furnari, ela mostra algumas trocas malucas e termina as frases com ponto de interroga??o. As trocas s?o sugeridas, mas n?o temos respostas. Voc? gostaria de fazer alguma destas trocas? Qual? Como voc? responderia? (Professor, o aluno poder? responder que n?o faria nenhuma troca, neste caso, pe?a que justifique sua resposta.).
Fonte das imagens: S?tio: "Ponto de interroga??o". http://www.escolakids.com/ponto-de-interrogacao.htm - Acesso em: 15 de maio 2013.
3-Vamos elaborar algumas perguntas para que um de seus colegas responda?
Ent?o, pense nas atividades que voc? realiza: brincadeiras no p?tio, nas aulas realizadas nos diferentes espa?os da escola, nos locais de divers?o com a fam?lia; viagens; tarefas que ajuda a realizar em casa, dentre outras.
Pensou? Ent?o, m?os ? obra. Registre as perguntas e pe?a que um colega as responda por escrito no caderno de L?ngua Portuguesa.
a- ____________________________________________________________________
b- ____________________________________________________________________
c- ____________________________________________________________________
d- ____________________________________________________________________
Perguntas elaboradas por: ________________________________________________
Perguntas respondidas por: _______________________________________________
Professor, solicite o n?mero de quest?es que julgar conveniente para seus alunos. Inclua sugest?es de interesses da turma, a fim de que possam pensar sobre as perguntas que poder?o elaborar. A atividade poder? ser realizada escolhendo duplas ou fazendo sorteio, assim nenhum aluno ficar? sem responder as quest?es.
Para finalizar pergunte o que os alunos acharam da atividade. Se preferir poder? pedir que registrem individualmente:
Minha opini?o sobre esta atividade ?: ________________________, porque _________________________________.
4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
V?deo na sala de aula
Professor, trabalhar com v?deo em sala de aula facilita a motiva??o e o interesse por assuntos novos, explora o ver, o visualizar, o ter diante de n?s as situa??es, as pessoas, os cen?rios, as cores, as rela??es espaciais, dentre outros. Assim, acompanhe os alunos at? ao Laborat?rio de Inform?tica ou solicite que acessem no tablet ou no laptop Classmate o s?tio sugerido abaixo. Por meio dele a turma ter? conhecimento do v?deo de uma anima??o criada por Cacinho Caricaturas a respeito do poema ?Adivinha de peixes? de Jos? Paulo Paes. Aproveite e d? informa??es sobre o escritor Jos? Paulo Paes, para isto acesse o s?tio: "Jos? Paulo Paes".http://www.infoescola.com/biografias/jose-paulo-paes/ - Acesso em: 15 de maio 2013.
Para acessar o v?deo utilize o s?tio: "Adivinha dos peixes".http://www.youtube.com/watch?v=kAib2Y6xgaE&gl=BR&hl=pt ? Acesso em 15 de maio 2013.
Dialogando sobre o v?deo
|
O trabalho a ser realizado ap?s o v?deo ? fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos sobre o seu conte?do. Desta forma, proponha um momento de di?logo com a turma sobre as impress?es que tiveram a partir do v?deo. As discuss?es devem ser mediadas por voc?. N?o fa?a com que essa atividade seja uma aula expositiva, por isso, enrique?a seus coment?rios com novos exemplos sobre os pontos discutidos. Lembre-se: ? importante contar com a participa??o de todos. |
Voc? dever? nortear as discuss?es em torno das seguintes problem?ticas:
Depois do di?logo e da troca de ideias e de impress?es, providencie um cartaz ou escreva na lousa o poema. Pe?a que os alunos copiem no caderno de L?ngua Portuguesa, este enriquecer? o estudo sobre sinais de pontua??o.
Fonte: S?tio: "Adivinha dos peixes". http://animadodesenho.blogspot.com.br/2007/07/adivinha-dos-peixes.html - Acesso em: 15 de maio 2013.
Adivinha dos peixes
Jos? Paulo Paes
Quem tem cama no mar? O camar?o.
Quem ? sardenta? Adivinha. A sardinha.
Que n?o paga o robalo? Quem roub?-lo.
Quem ? o bar?o no mar? O tubar?o.
Gosta a lagosta do lago? Ela gosta.
Quantos p?s cada pescada tem? Hem?
Quem pesca alegria? O pescador?
Quem p?s o polvo em polvorosa? A rosa.
Ap?s a c?pia instrua os alunos a fazerem um desenho. Fa?a um momento de socializa??o para que cada aluno possa mostrar ao grupo a sua produ??o e ouvir dos colegas as opini?es sobre sua atividade.
Varia??es da atividade: Voc? poder?, ap?s assistir ao v?deo, agrupar os alunos em duplas e apresentar o texto ?Adivinha dos peixes? em recortes (fichas). Para cada frase voc? poder? fazer uma ficha. Os alunos dever?o organizar o texto utilizando as fichas na ordem que foram descritas no v?deo.
Entregue um envelope para cada dupla, dentro dele dever? ter todo o texto dividido em fichas.
Finalizando esta etapa, solicite aos alunos que leiam o texto e confiram se o que eles montaram tem sentindo. Em seguida apresente a vers?o completa que voc? trouxe.
Professor, este momento possibilita um trabalho interdisciplinar, dentre eles:
Geografia: paisagens rurais e paisagens urbanas; problemas ambientais; biodiversidade: paisagem, relevo, ?gua; meio ambiente: preserva??o e degrada??o; transforma??es dos espa?os causadas por a??es humanas.
L?ngua Portuguesa: reescrita e reprodu??o de textos, aspectos gramaticais (ortografia, acentua??o gr?fica, uso de letras mai?sculas e min?sculas, pontua??o, par?grafo, acentua??o, etc.) e aspectos sem?nticos (coer?ncia e coes?o); comunica??o oral (falar/ ouvir/ compreender/ interpretar/ escuta organizada e apresenta??o de argumentos: opini?o e coment?rio.).
Matem?tica: formula??o, interpreta??o e resolu??o de situa??es problema, envolvendo as no??es de: juntar, acrescentar, retirar, comparar, partilhar, medir e agrupar; c?lculo mental aproximado e exato em situa??es de atividades matem?ticas orais e escritas.
Ci?ncias: atitudes de preserva??o do meio ambiente; tipos de lixo e sua destina??o correta; materiais recicl?veis, o processo de coleta seletiva e tratamento do lixo; avan?os tecnol?gicos; a??es do homem no ambiente.
Inform?tica: linguagem digital, navega??o na Internet.
Temas transversais: ?tica, cidadania, sociedade, respeito por si mesmo, pelo outro e pela natureza.
Artes: leitura, compreens?o, an?lise e interpreta??o de imagens; produ??o de desenhos, pinturas, maquetes.
Professor, para esta atividade ser? necess?rio providenciar an?ncios publicit?rios. Voc? poder? recort?-los de jornais, revistas e folhetos. D? prefer?ncia aos an?ncios relacionados a produtos e servi?os de interesse infantil. Voc? poder? usar os endere?os:
S?tio: "Por mais brincadeiras e menos brinquedos". http://quadradobrasilia.files.wordpress.com/2012/09/primeirafeiradetroca.jpg
S?tio: "Mercado S?o Jorge: troca-troca de brinquedos e livros". https://pt-br.facebook.com/pages/Mercado-S%C3%A3o-Jorge/162764943872782?ref=stream&viewer_id=0
?
S?tio: "Nosso mapa do tesouro". https://pt-br.facebook.com/pages/Nosso-Mapa-do-Tesouro/300187576764896?ref=stream&hc_location=timeline
S?tio:? Vende-se ou troca brinquedos infantis". http://classificados.saocarlosagora.com.br/detail.php?id=56017 - Acessados em: 16 de maio 2013.
Inicie a atividade com a turma organizada em uma roda de conversa. Apresente os an?ncios selecionados, permita que os alunos os explorem observando imagens e textos. Em seguida, questione-os sobre o que observaram e entenderam, ou seja, qual ? o nome deste texto e sua finalidade. ? importante que digam que se trata de troca de produtos. (Caso voc? n?o tenha trabalhado o g?nero textual an?ncio, voc? poder? acessar o s?tio da aula: "Aprendendo sobre an?ncios e classificados" http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23754.). Acesso em: 16 de maio 2013. Neste momento, ? fundamental oportunizar a participa??o de todos os alunos e valorizar as suas falas.
Ressalte as caracter?sticas deste g?nero:
Ap?s o di?logo, reforce que a troca ? uma forma de neg?cio, assim como a compra e a venda. Aproveite e pergunte para a turma: Voc?s t?m coisas que gostariam de trocar? O qu?? Ou?a as respostas e depois fa?a a sugest?o: Que tal fazermos algumas trocas entre n?s? Explique que dever?o trazer objetos que j? n?o usam, mas que estejam em boas condi??es e que possam ser trocados de verdade e n?o s? de brincadeira.
Combine com a turma como organizar este momento:
6? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Produzindo An?ncios
Fonte da imagem: S?tio: "Desenhos de carinhas de meninos e meninas". http://www.painelcriativo.com.br/?s=carinhas. Acesso em: 23 de maio 2013.
Professor, d? alguns dias para que os alunos possam selecionar o objeto que ir? trazer para o dia do ?Troca-troca?.
Em sala de aula, proponha que produzam um an?ncio divulgando seu produto. Instrua-os a ilustrarem o texto.
Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que fa?am o registro utilizando o programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Essa atividade tamb?m poder? ser realizada atrav?s do tablet.
Solicite que ilustrem o texto utilizando o programa Tux Paint do laptop Classmate. Para acessar, oriente os alunos a seguirem esses passos: (Mestasys > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). A pintura digital oferece v?rios recursos, como: imagens prontas, linhas, formas, carimbos, dentre outros, para os alunos desenvolverem a criatividade. Ap?s a digitaliza??o providencie a impress?o do texto para os alunos, ou ainda, caso os alunos n?o consigam fazer o registro atrav?s da escrita voc? poder? pedir que escrevam os an?ncios por meio de imagens e palavras, sendo voc? o escriba quando se fizer necess?rio.
Explore ao m?ximo este momento, solicitando que observem a escrita das palavras, uso de letras mai?sculas e min?sculas. Neste momento, as infer?ncias dos alunos s?o fundamentais para irem consolidando suas estrat?gias de leitura e de escrita.
Para finalizar a atividade, fa?a um momento de socializa??o das produ??es. Permita que cada aluno anuncie seu produto. Depois afixe os an?ncios no mural da sala de aula. Oriente os alunos que consultem o mural, a fim de conhecerem com mais detalhes os produtos. (Professor, d? alguns dias para que os alunos possam tomar conhecimento dos produtos, depois ? s? agendar o dia do ?Troca-troca?.).
7? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Realizando o ?Troca-troca?
D? in?cio ? atividade organizando as carteiras da sala de aula em forma circular.
Pe?a que os alunos apresentem seu produto.
Retome com a turma o fato de que ao trocar o objeto n?o poder? voltar atr?s, ou seja, n?o poder? pedir o produto de volta, ele n?o ser? mais seu.
Depois ? s? realizar o ?Troca-troca?. (Professor, oriente a turma em todo o processo, deixe que os alunos fiquem ? vontade para fazerem a troca. Seja o mediador, interfira somente se for necess?rio.).
Ao finalizar as trocas, questione os alunos da turma:
8? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Produzindo texto
Depois que os alunos j? vivenciaram diferentes momentos, sup?e-se que eles j? estejam preparados para redigirem um texto utilizando diferentes sinais de pontua??o.
Ressalte a??es b?sicas de uma produ??o:
Deixe claro o tipo de texto que ir?o produzir e o seu objetivo (para que e porque).
Proponha que produzam um texto a partir das situa??es vivenciadas no ?Troca-troca?. (? fundamental que as viv?ncias dos alunos, nos mais variados contextos, sejam consideradas ao propor uma produ??o de texto.). Solicite que ilustrem o texto.
Quest?es sobre sinais de pontua??o, ortografia, gram?tica poder?o ser verificadas, por?m, permita o fluir das ideias. A proposta ? que os alunos redijam um texto com autonomia.
Voc? poder? trabalhar com a reescrita das produ??es, no entanto, ? fundamental preservar cada atividade da forma como o aluno realizou e assinalar o m?nimo poss?vel a sua produ??o. Assim, individualmente ou mesmo em duplas, poder? ser realizada a corre??o das produ??es escritas dos alunos.
Conforme Pessoa e Cabral: ?nos momentos de revis?o de textos produzidos pelos alunos, o professor pode levar ao questionamento sobre a escrita de algumas palavras. [...] ? importante que o conhecimento ortogr?fico dos alunos seja cada vez mais expl?cito e consciente, a fim de que possam explicitar porque tal palavra se escreve com determinado grafema e n?o com outro?. (CABRAL, Ana Catarina dos Santos Pereira; PESSOA, Ana Cl?udia Rodrigues Gon?alves. Planejamento do ensino: princ?pios did?ticos e modos de organiza??o do trabalho. In: Brasil. Minist?rio da Educa??o. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. A consolida??o das correspond?ncias letra-som no ?ltimo ano do ciclo de alfabetiza??o. Bras?lia: MEC, SEB, ano 3, unidade 3, p. 20-32, 2012.). Dispon?vel em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_3_MIOLO.pdf> Acesso em: 20 de maio 2013.
Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, solicite que fa?am o registro utilizando o programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Esse registro tamb?m poder? ser realizado, atrav?s do tablet. Por sua vez o desenho poder? ser feito utilizando o programa KolourPaint: (Metasys > Aplicativos > Aplica??es Gr?ficas > Ferramenta de Pintura).
Fa?a um momento de socializa??o das atividades. Permita que cada aluno mostre ao grupo a sua produ??o e ou?a dos colegas as opini?es sobre sua atividade.
|
Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, ao avaliarmos a produ??o de textos escritos, podemos verificar algumas capacidades, que s?o relevantes ao final do terceiro ano do Ensino Fundamental. Dentre elas:
Fonte: BRASIL. Minist?rio da Educa??o. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, 2012, p. 34. Dispon?vel em<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/caderno_avaliacao.pdf> Acesso em: 15 de maio 2013. |
S?tio: Portal do Professor- "Leitura e escrita: utilizando o ponto de interroga??o". http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20014
S?tio: Portal do Professor - "Como e quando aplicar os sinais de pontua??o em frases e textos?" http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36841
S?tio: "Sinais de pontua??o." http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20204
S?tio: "O que ensinar na produ??o de texto?" http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/roteiro-didatico-producao-texto-1o-2o-anos-636206.shtml?page=3
S?tio: "Ponto de interroga??o." http://www.escolakids.com/ponto-de-interrogacao.htm
S?tio: "An?ncio publicit?rio." http://www.brasilescola.com/redacao/anuncio-publicitario.htm - Acessados em: 20 de maio 2013.
Professor, a avalia??o faz parte de todo o processo aqui sugerido, pois envolver? sua observa??o cotidiana e registros seus e dos alunos. Ela permite o reconhecimento de conquistas, bem como a verifica??o das dificuldades e das necessidades dos alunos no processo de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, o aluno tem possibilidade de se conscientizar dos conte?dos que j? aprendeu e daqueles nos quais, para construir seu conhecimento, necessita de um maior investimento. Sendo assim, ao longo de todo o trabalho observe se os alunos: conseguiram distinguir diferentes tipos de sinais de pontua??o; tiveram habilidade de pontuar textos; se foram capazes de: produzir texto com autonomia e formular hip?teses sobre o assunto desenvolvido; leram, interpretaram e resolveram quest?es apresentadas. Observe ainda, se durante os desafios os alunos conseguiram ampliar seus conhecimentos sobre o uso do ponto de interroga??o.