Eliana Dias e Lazu?ta Goretti Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Vida e ambiente |
Ensino M?dio | Biologia | Ecologia e ci?ncias ambientais |
Ensino M?dio | Biologia | Intera??o entre os seres vivos |
Para o professor:
1) Dividir os alunos em grupos de at? 4 pessoas.
2) Cada grupo receber? uma folha A3 ou papel pardo e um mapa do Brasil com os biomas brasileiros.
3) Solicitar aos alunos que discutam no grupo o significado do termo hotspot.
4) Ap?s a discuss?o, solicitar aos alunos que escrevam na folha o significado do termo hotspot e assinalem no mapa do Brasil locais aos quais o termo se refere.
5) Escolher um aluno de cada grupo para apresentar o cartaz.
Mapa dos biomas brasileiros. Dispon?vel em: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/images/169_230_463146.gif. Acesso em: 04 junho 2013.
ATIVIDADE 2: Desenvolvimento do tema
Para o professor:
1) Com os alunos ainda divididos em grupo, entregar o seguinte texto para leitura:
Texto: Hotspots
Retirado e adaptado de: http://www.conservation.org.br/como/index.php?id=8. Acesso em: 04 junho 2013.
O conceito hotspot foi criado em 1988 pelo ec?logo ingl?s Norman Myers para resolver um dos maiores dilemas dos conservacionistas: quais as ?reas mais importantes para preservar a biodiversidade na Terra?
Ao observar que a biodiversidade n?o est? igualmente distribu?da no planeta, Myers procurou identificar quais as regi?es que concentravam os mais altos n?veis de biodiversidade e onde as a??es de conserva??o seriam mais urgentes. Ele chamou essas regi?es de hotspots.
Hotspot ?, portanto, toda ?rea priorit?ria para conserva??o, isto ?, de alta biodiversidade e amea?ada no mais alto grau. ? considerada Hotspot uma ?rea com pelo menos 1.500 esp?cies end?micas de plantas e que tenha perdido mais de 3/4 de sua vegeta??o original.
Em 1988, Myers identificou 10 hotspots mundiais. Em 1996-1999, o primat?logo norte-americano Russell Mittermeier, presidente da Conserva??o Internacional (CI), ampliou o trabalho de Myers com uma pesquisa da qual participaram mais de 100 especialistas. Esse trabalho aumentou para 25 as ?reas no planeta consideradas hotspots. Juntas, elas cobriam apenas 1,4% da superf?cie terrestre e abrigavam mais de 60% de toda a diversidade animal e vegetal do planeta. No ano de 2005, a CI atualiza a an?lise dos hotspots e identifica 34 regi?es, h?bitat de 75% dos mam?feros, aves e anf?bios mais amea?ados do planeta. Nove regi?es foram incorporadas ? vers?o de 1999. Mesmo assim, somando a ?rea de todos os hotspots temos apenas 2,3% da superf?cie terrestre, onde se encontram 50% das plantas e 42% dos vertebrados conhecidos.
No Brasil h? dois hotspots: a Mata Atl?ntica e o Cerrado. Para estabelecer estrat?gias de conserva??o dessas ?reas, a CI-Brasil colaborou com o Projeto de A??es Priorit?rias para a Conserva??o da Biodiversidade dos Biomas Brasileiros, do Minist?rio do Meio Ambiente. Centenas de especialistas e representantes de v?rias institui??es trabalharam juntos para identificar ?reas priorit?rias para a conserva??o do Cerrado (em 1998) e da Mata Atl?ntica (em 1999).
Localiza??o dos hotspots mundiais. Dispon?vel em: http://eco.ib.usp.br/lepac/conservacao/ensino/imagens/hotspots.gif. Acesso em: 04 junho 2013.
2) Solicitar aos alunos que analisem os cartazes e verifiquem se o conceito de hotspot e a localiza??o dos hotspot, no mapa do Brasil, est?o corretos.
3) Iniciar uma discuss?o com os alunos, a partir dos seguintes questionamentos:
4) Os alunos dever?o registrar as respostas desses questionamentos no caderno.
M?DULO 2
Para o professor:
1) Dividir os alunos em duplas, de acordo com os grupos montados no M?dulo 1.
2) Solicitar aos alunos que fa?am uma pesquisa sobre as caracter?sticas principais dos hotspots mundiais, destacando: localiza??o, extens?o, esp?cies end?micas, esp?cies extintas, quantidade de ?reas preservadas.
3) Informar aos alunos que a pesquisa poder? ser feita em livros, revistas e sites da internet. Se a escola disponibilizar laborat?rio de inform?tica, o professor pode utiliz?-lo.
4) Sugerir alguns fontes de pesquisa:
- http://www.infoescola.com/geografia/hotspot-ambiental/. Acesso em: 04 junho 2013.
- http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_239360.shtml. Acesso em: 04 junho 2013.
- http://www.conservation.org.br/publicacoes/files/investigando_a_biodiversidade.pdf. Acesso em: 04 junho 2013.
- http://www.nationalpark.org.br/2012/02/hotspots-da-biodiversidade-no-brasil.html. Acesso em: 04 junho 2013.
- http://www.wwf.pt/o_que_fazemos/hotspots_de_biodiversidade_e_servicos_do_ecossistema_/. Acesso em: 04 junho 2013.
5) Agendar com os alunos a data para a entrega dos textos.
6) Corrigir os textos e entregar aos alunos.
ATIVIDADE 2: Vamos conservar?
Para o professor:
1) Solicitar aos alunos que se organizem em grupos de at? 4 pessoas, conforme trabalhado no M?dulo 1.
2) Solicitar aos alunos que discutam o seguinte tema:
O que ? preciso fazer para conservar um ecossistema para que o mesmo n?o seja um hotspot no futuro?
3) Os alunos dever?o apresentar as propostas em cartazes de papel pardo.
4) Os cartazes com as propostas dever?o ser afixados no mural da sala de aula.
O professor poder? consultar os seguintes materiais:
- Hotspots revisado. Dispon?vel em: http://www.conservation.org.br/publicacoes/files/HotspotsRevisitados.pdf. Acesso em: 04 junho 2013.
- Rodrigues, 2002. Biologia da conserva??o: ci?ncia em crise. Dispon?vel em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/semagrarias/article/view/2107/1808. Acesso em: 04 junho 2013.
Os alunos ser?o avaliados qualitativamente de acordo com a participa??o e interesse durante as atividades em dupla e grupo. A avalia??o quantitativa/somativa poder? acontecer por meio das produ??es dos cartazes e dos textos pelos alunos.