Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino Fundamental Inicial | Hist?ria | Organiza??o hist?rica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
? importante que os alunos tenham conhecimento b?sico das opera??es matem?ticas (adi??o, subtra??o, multiplica??o e divis?o), do nosso sistema monet?rio, da unidade de medida quilo (de uso comum). Al?m disto, ? preciso que sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e de se relacionarem com os colegas.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Nossa proposta ? de um trabalho interdisciplinar que pressup?e o di?logo entre as diversas ?reas de conhecimento. De acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa uma das contribui??es do trabalho articulado entre as diferentes ?reas do conhecimento ? a possibilidade de desenvolver nos alunos habilidades e conceitos diversificados de modo que sejam alfabetizados e letrados, expandindo suas percep??es do mundo que vivem com maior autonomia. (LIMA, Juliana de Melo; TELES, Rosinalda; LEAL, Telma Ferraz. In: Brasil. Minist?rio da Educa??o. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Planejar para integrar saberes e experi?ncias. Bras?lia: MEC, SEB, ano 2, unidade 6, 2012.). Dispon?vel em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade_6_MIOLO.pdf> Acesso em: 23 de maio 2013.
Quilo ou quilograma? Peso ou massa? Estas s?o quest?es que precisamos saber lidar. Quando subimos na balan?a, queremos saber quanta mat?ria h? em nosso corpo, isto ?, queremos saber nossa massa. Essa quantidade ? medida em quilograma (termo de uso comum quilo). Peso ? outra coisa: para a F?sica Cl?ssica, ? a for?a com que o Planeta Terra nos atrai, uma for?a que nos impede de flutuar no ar. Para medir peso n?o se usa o quilograma e sim o Newton ou quilograma-for?a. Enfim, acreditamos que enquanto professor, devemos ter essa no??o, mesmo sem aprofund?-las, mas n?o podemos exigir de nossos alunos que aprendam tudo isso agora, ainda mais que no uso social, no nosso dia a dia, n?o utilizamos estas terminologias. Para eles, por enquanto, usamos quilo em vez de quilograma e peso no lugar de massa. Sempre que poss?vel, empregue o vocabul?rio correto e deixe os alunos se apropriarem dele com tempo. |
Nessa perspectiva, esta aula ser? desenvolvida a partir dos conhecimentos pr?vios da turma, ela ir? ampliar as informa??es dos alunos acerca da unidade de medida: quilograma. Utilizaremos medidas que aparecem muito no cotidiano, e o uso social faz com que os alunos j? tenham um contato com elas antes de entrar na escola.
1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabele?a um di?logo sobre o que eles sabem sobre unidades de medida. Pergunte, por exemplo:
Apresente por meio de recurso multim?dia, retroprojetor ou confeccione cartaz com imagens ilustrativas de gangorra (brinquedo infantil, formado por uma t?bua comprida, apoiada e presa pelo meio, pr?pria para duas crian?as se balan?arem, cada uma sentada em uma ponta.).
Exemplos de imagens de gangorra:
Fonte: S?tio: "Comunica??o: o contr?rio do amor". http://adriariedo.blogspot.com.br/2011_05_01_archive.html
Fonte: S?tio: "EB escolar". http://escolarbrasil.com.br/produto/Gangorra-com-2-pranchas-de-ferro.html
Fonte: S?tio: "Bosque da poesia". http://bosquedapoesia.blogspot.com.br/2012/01/gangorra_11.html
Fonte: S?tio: "Pintando o 7".http://www.desenhoseatividades.com/2013/02/volta-as-aulas-desenhos-atividades.html - Acessados em: 26 de maio 2013.
Se for poss?vel vivencie a brincadeira em uma gangorra com os alunos. N?o podendo realiz?-la, para dar uma ideia, represente-a usando uma r?gua equilibrada em seu ponto m?dio sobre uma borracha. Para representar as pessoas que brincam na gangorra, use, por exemplo, uma moeda. Veja:
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Se as duas pessoas t?m massas iguais, a r?gua fica na horizontal. (Aproveite para explicar o que ? horizontal.).
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Se as duas pessoas t?m massas diferentes, a r?gua pende para o lado da mais pesada.
Fonte: Acervo da pr?pria autora.
Continuando o di?logo. Pergunte aos alunos:
Observa??o: Comente que a balan?a ? o instrumento de medida empregado para medir massa (peso) de corpos. Explique que o grama ? uma unidade de medida que aparece muito em receitas culin?rias. Entretanto, ela ? uma unidade muito pequena para medir, por exemplo, a massa do corpo de uma pessoa. Nesse caso, a unidade usada ? o quilograma, cujo s?mbolo ? kg. Um quilograma que equivale a 1.000 gramas. Na linguagem usual, ? comum dizer ?quinhentas gramas?. Entretanto, a palavra ?grama? com o significado de unidade de medida ? substantivo masculino; logo, o correto ? dizer ?quinhentos gramas?.
Balan?as antigas
Fonte: S?tio: "Fotos de balan?as antigas nos remete ao passado". http://comprarbalancas.blogspot.com.br/2013/03/fotos-de-balancas-antigas-nos-remete-ao.html - Acesso em: 20 de maio 2013.
Observa??o: Professor, nossa hist?ria ? marcada por diferentes momentos. Temos os patrim?nios hist?ricos, espa?os que transcendem o tempo e nos convidam ?s mais substanciais lembran?as de um tempo, que n?o mais voltar?, nos inserindo no mundo como pessoas e objetos que constroem a hist?ria. Este momento ? um convite a voc? e seus alunos, a viajarem no tempo. Ainda hoje as balan?as antigas s?o encontradas pelo interior do pa?s. S?o pe?as especiais nas farm?cias e nas pequenas mercearias das pequenas cidades do interior. Informe que a gangorra (e a r?gua que a representa) funciona como as antigas balan?as de bra?os iguais, em cujas extremidades penduravam-se os pratos. Na atualidade essas balan?as quase n?o s?o usadas, mas permanecem como representa??o de equil?brio e justi?a.
Balan?as digitais
Fonte: S?tio: "Fotos de balan?as antigas nos remete ao passado". http://comprarbalancas.blogspot.com.br/2013/03/fotos-de-balancas-antigas-nos-remete-ao.html - Acesso em: 20 de maio 2013.
Balan?as de cozinha
Fonte: S?tio: "BomDfaro: balan?a de cozinha". http://www.bondfaro.com.br/balanca-de-cozinha.html# - Acesso em: 20 de maio 2013.
Para finalizar este momento questione os alunos sobre o que eles acharam e o que foi poss?vel aprender. Desafie, por meio de di?logo coletivo, a participa??o de todos, insira aqueles que n?o t?m o h?bito de falar, questione-os sobre o que (re)descobriram sobre o quilograma.
2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, leve para sala de aula alguns objetos do dia a dia cujo peso seja conhecido. Providencie pacotes de objetos com mais ou menos 1 quilo. Por exemplo, um pacote de 5 quilos de arroz, 1 quilo de feij?o, 1 quilo de a??car, ? quilo de caf?, dentre outros. Como estes produtos n?o ser?o consumidos, talvez voc? possa tom?-los emprestados da cantina da escola. ? importante propor compara??es que reforcem a habilidade de estimar o mais leve e o mais pesado pela simples observa??o. Nosso objetivo ? dar aos alunos uma no??o sensorial do quilograma, a partir de estimativas. Se poss?vel arrume uma balan?a e leve juntamente com os produtos.
Fazendo estimativas
Desenhe na lousa a tabela abaixo e pe?a que os alunos copiem no caderno de Matem?tica. Se eles possu?rem laptops do Projeto UCA poder?o digit?-la por meio do programa KWord ( ?rea de Trabalho > Processador de Textos ) ou KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Pe?a, aos alunos para criarem uma tabela com colunas, veja o exemplo a seguir. N?o se esque?a do t?tulo.
Fa?a c?pia impressa com a atividade e distribua para que os alunos colem no caderno de Matem?tica.
Experi?ncia com pesos: fazendo estimativas | ||
Objetos com menos de 1 quilograma |
Objetos com cerca de 1 quilograma | Objetos com mais de 1 quilograma |
? | ? | ? |
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Apresente os pacotes que voc? selecionou.
Pe?a que os alunos, um de cada vez, segure um pacote de 1 quilograma em uma das m?os e outro objeto na outra m?o para comparar, ou seja, saber qual ? o mais leve e qual ? o mais pesado. Instrua-os a completarem a tabela registrada anteriormente.
Ap?s o preenchimento da tabela, permita que os alunos confiram um ou mais pesos. Para isto, dever?o pesar os objetos na balan?a que voc? providenciou. Monitore este momento, se necess?rio voc? poder? pedir que os alunos verifiquem novamente o peso.
Para finalizar pe?a que os alunos registrem, logo ap?s a tabela, sua opini?o sobre a atividade. ? importante que justifiquem suas respostas.
Varia??es:
Se n?o for poss?vel providenciar a balan?a, pe?a aos alunos que peguem um livro em uma m?o e uma revista na outra. Diga para usarem as m?os como uma ?balan?a de 2 pratos? e encontrarem o mais leve e o mais pesado. Repita a atividade com outros objetos dispon?veis na sala de aula.
Mostre embalagens de produtos diferentes e pergunte:
Voc? tamb?m poder? apresentar a tabela a seguir e solicitar que os alunos copiem e indiquem o que tem mais de 1 quilograma e o que tem menos de 1 quilograma. Veja:
Objeto | Mais de 1 kg | Menos de 1 kg |
caderno | ? | ? |
melancia | ? | ? |
ma?? | ? | ? |
escova de dente | ? | ? |
TV | ? | ? |
viol?o | ? | ? |
mesa da professora | ? | ? |
colher | ? | ? |
bolacha recheada | ? | ? |
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, antes de registrar as atividades, queremos lembr?-lo que, em geral, as embalagens de produtos s?lidos, por exemplo, gr?os, indicam as quantidades que cont?m em quilogramas ou gramas; as de l?quido, por exemplo, ?gua e leite costumam usar litro ou mililitro. Mas, ? claro, tamb?m se pode expressar o conte?do de um pacote em quilogramas. Os alunos j? t?m conhecimento dessas unidades, em seu uso social, ou seja, no dia a dia. Se voc? achar necess?rio, converse com a turma sobre esses aspectos. Caso necess?rio, leve uma balan?a, mesmo que de cozinha, para a sala de aula e pe?a outros produtos que n?o os utilizados na atividade anterior. Antes de fazer a pesagem, pe?a que fa?am a estimativa de seus pesos.
1- Veja alguns produtos e a informa??o sobre quantos quilogramas eles t?m, aproximadamente. (Professor, desenhe na lousa e pe?a que os alunos fa?am a ilustra??o em seus cadernos. Se voc? n?o for nenhum ?artista?, desenhe apenas o contorno por meio de figuras com formas geom?tricas.).
Livro: meio quilograma
Fonte: S?tio: "Desenhos para colorir". http://www.pintarcolorir.com.br/livro-para-colorir/ - Acesso em: 21 de maio 2013.
Um litro de leite: um quilograma - S?tio: "Desenhos de bebidas para colorir". http://www.colorirgratis.com/desenhos-de-bebidas-para-colorir.html - Acesso em: 21 de maio 2013.
Suco de fruta: meio quilograma - S?tio: "Desenhos de bebidas para colorir". http://www.colorirgratis.com/desenhos-de-bebidas-para-colorir.html Acesso em: 21 de maio 2013.
Garrafa de 2 litros de ?gua: dois quilogramas - S?tio: "Desenhos de bebidas para colorir". http://www.colorirgratis.com/desenhos-de-bebidas-para-colorir.html - Acesso em: 21 de maio 2013.
Colocando todos esses produtos em uma balan?a, quantos quilogramas ela vai marcar? __________________________ (quatro quilogramas)
2- Leia, pense e resolva.
Camila, Tiago e Arthur foram se pesar.
Camila pesa 50 quilos.
Tiago pesa 90 quilos.
Arthur pesa 70 quilos.
Qual deles ? o mais pesado? _______________ Tiago
Qual deles ? o mais leve? _________________ Camila
Se Arthur encolher a barriga quando estiver em cima da balan?a, o que acontecer? com o marcador da balan?a?
( ) Mostrar? que Arthur ficou mais leve.
( ) Mostrar? que Arthur ficou mais pesado.
( x ) Mostrar? que Arthur continua com 70 quilos.
3- Observe e complete.
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
a- Os tr?s pacotes juntos t?m ___________kg de massa. (8)
b- A diferen?a entre a massa do pacote de farinha de trigo e a massa do pacote de feij?o ? de ______ kg. (4)
c- Se eu comprar 6 pacotes de farinha de trigo terei _____ kg. (30)
4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, para esta atividade ser? necess?rio uma balan?a de cozinha e frutas. Voc? poder? trazer as frutas de casa ou pedir, se poss?vel, que os alunos tragam de casa.
Fonte da imagem: Clipart. Acesso em: 26 de maio 2013.
Promova um di?logo sobre a import?ncia de uma alimenta??o saud?vel. Para iniciar pergunte aos alunos qual a vis?o deles sobre lanche.
Nossa inten??o neste momento ? lev?-los a raciocinar sobre o que nos leva a n?o ter uma alimenta??o saud?vel. Indague por que apreciamos os lanches n?o saud?veis. Finalize o di?logo expondo uma pir?mide alimentar. Explique que ela serve para nos ajudar a conhecer os tipos de alimentos e entender suas fun??es. Voc? poder? utilizar como sugest?o, os planos de aulas registradas nos endere?os abaixo:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36797 "Como a pir?mide alimentar pode ser usada como instrumento motivador para a aquisi??o e uso de uma alimenta??o saud?vel?"
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23683 "Pir?mide alimentar: ? preciso ter uma alimenta??o saud?vel". Acessados em: 21 de maio 2013.
Ap?s a conversa solicite aos alunos que digam o que trouxeram de lanche. Ressalte a relev?ncia de incluir frutas em nossa alimenta??o. Apresente algumas frutas e utilize a balan?a para pesar cada unidade. Incentive os alunos a compararem o peso das frutas. Exemplo: uma ma?? pesa mais que uma laranja. Uma banana pesa menos que um mam?o.
Se voc? levou as frutas, aproveite e fa?a uma salada juntamente com a turma. Ou reparta em por??es o lanche com os alunos. (Este momento tamb?m ? adequado para trabalhar: metade, dobro e no??o de equival?ncia antes de recorrer ao algoritmo para obter fra??es.).
5? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Fonte da imagem: Clipart. Acesso em: 26 de maio de 2013.
Comece a atividade perguntando: ?quem pesa mais, a turma toda ou um elefante adulto?? (Professor, dialogue com a turma de maneira que n?o haja constrangimento para um aluno obeso. Se voc? sentir que isso pode ocorrer em sua turma, sugerimos que pense de antem?o em maneiras de contornar o problema, protegendo a autoestima do aluno envolvido. Caso sinta necessidade substitua a pergunta, voc? pode questionar: qual ? a sua fruta preferida? A partir desta quest?o voc? precisar? substituir as atividades que propomos por outras que contemplem sua op??o, ou seja, trabalhar com o quilograma dos alunos ou das frutas.).
1- Registre na lousa uma lista com o nome de todos os seus alunos. Na frente dos nomes, escreva quantos quilogramas cada aluno tem. Solicite que os alunos copiem no caderno de Matem?tica. (Se em sua escola tiver uma balan?a, fa?a a pesagem anteriormente, ou pe?a que os alunos tragam de casa, por escrito esta informa??o.). Voc? poder? fazer assim:
Nome |
N?mero de quilogramas |
Ana Alice |
25 |
Andressa |
30 |
Bruno |
22 |
Cec?lia |
31 |
Cleber |
17 |
Domitila |
28 |
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Pronta a lista? Agora pe?a que a turma imagine que todos subiram em uma balan?a. Quanto marcaria essa balan?a? O que temos de fazer para descobrir qual ser? o peso? (Espera-se que eles digam que ? necess?rio fazer uma opera??o/conta de adi??o. Instrua-os a descobrirem o resultado, se for necess?rio utilize a calculadora. Dessa forma, tem-se um exemplo do tipo de situa??o em que a calculadora ? ?til.).
Quantos quilogramas tem a turma toda? ______________________________(Resposta de acordo com a turma.).
2- Trabalhando com gr?fico
Professor, o trabalho com gr?ficos ajuda os alunos a organizarem melhor as informa??es, bem como proporciona condi??es favor?veis para a aquisi??o de uma nova linguagem Matem?tica e a alfabetiza??o. Permite ainda, que o aluno estabele?a rela??es comparativas, observando quantidades de diferentes prismas.
Nesse sentido, instrua a turma a produzirem um gr?fico de barra mostrando os nomes dos alunos e a faixa de peso de cada um. Para isto, dever?o observar a lista e, com muita aten??o, e pintar um ret?ngulo para cada aluno. ? preciso ficar atento que, conforme o peso, h? uma coluna certa para pintar o ret?ngulo. (Professor, fa?a colunas com t?tulos menos que 18 kg, de 19 kg a 22 kg, de 23 kg a 26 kg etc.). O gr?fico poder? ser elaborado utilizando folhas quadriculadas ou se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA voc? poder? pedir que fa?am a tabela por meio de KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). N?o se esque?a do t?tulo. Veja abaixo um exemplo:
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Retome o gr?fico anterior, registre as quest?es na lousa e pe?a que os alunos copiem com as seguintes instru??es:
1- Observe o gr?fico do Peso da Turma. Leia e responda as quest?es correspondentes a ele.
a- Quantos alunos est?o com peso na faixa menor que 18 kg?
______________________________________________________________________
b- Quantos alunos est?o com peso na faixa de 19 kg a 22 kg?
______________________________________________________________________
c- Quantos alunos est?o com peso na faixa de 23 kg a 26 kg?
______________________________________________________________________
d- Quantos alunos est?o com peso na faixa de 27 a 30 kg?
______________________________________________________________________
e- Quantos alunos est?o com peso na faixa de 31 a 33 kg?
______________________________________________________________________
f- Quantos alunos est?o com peso na faixa de mais de 33 kg?
______________________________________________________________________
g- Qual ? a faixa de peso mais comum entre os alunos?
______________________________________________________________________
h- Voc? est? inclu?do em qual faixa de peso?
______________________________________________________________________
6? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, para realiza??o desta atividade ? preciso que voc? tenha solicitado os materiais que utilizaremos, com anteced?ncia. Para isto, registre na lousa a seguinte Atividade de Casa:
Selecione algumas etiquetas de c?digo de barras contendo informa??es sobre peso, pre?o por quilo e quantidade pesada do produto. Recorte-as e traga para sala de aula. Utilizaremos este material no dia ______________ (Registre a data em que voc? ir? trabalhar com a turma. Voc? poder? indicar uma quantidade de etiquetas, por exemplo, tr?s.). Se julgar necess?rio, apresente exemplos, veja:
Fonte: S?tio: "Produtos Platina- PC" http://www.filizola.com.br/produtos/produto.php?ID=OTA= Acesso em: 21 de maio 2013.
No dia agendado para que os alunos tragam os materiais, voc? poder? solicitar que eles:
Trabalhando com etiquetas que possuem c?digo de barras
1- Cole as etiquetas que voc? selecionou.
2- Escreva o nome dos produtos indicados na etiqueta. Depois registre por extenso o valor pago pelo produto.
3- Dos produtos que voc? selecionou, qual ? o mais pesado? Quanto ele pesou?
________________________________________________________________________________________
4- Qual ? o produto mais leve? Qual ? o peso dele?
________________________________________________________________________________________
5- Copie a tabela registrada na lousa. Ela traz informa??es sobre o pre?o de alguns produtos e o valor pago por um consumidor.
Produto |
Pre?o por quilograma do produto |
Pre?o da etiqueta |
ma?? | R$5,00 | R$4,50 |
maracuj? doce | R$11,00 | R$6,00 |
caqui | R$6,00 | R$12,00 |
mam?o | R$2,49 | R$3,00 |
Fone: Imagem da pr?pria autora.
Varia??o: Professor, se voc? quiser poder? incluir na tabela uma coluna para tara. Pe?a para os alunos pesquisarem no dicion?rio o significado desta palavra. Ou voc? mesmo diga que tara ? a diferen?a entre o peso l?quido e o peso bruto; redu??o do pre?o concedida a t?tulo de desconto da embalagem. (SACCONI, Luiz Antonio. Grande Dicion?rio Sacconi: da L?ngua Portuguesa- comentado, cr?tico e enciclop?dico. S?o Paulo: Nova Gera??o, p.1934, 2010.).
As etiquetas de c?digo de barra geralmente trazem a informa??o sobre a tara e algumas vezes sua cobran?a muda o valor final a ser pago pelo consumidor. Reveja com a turma a etiqueta da Torta de Morango apresentada anteriormente.
Agora, observe a tabela e responda:
a- Tem algum produto que o consumidor comprou mais de um quilo? Justifique sua resposta?
______________________________________________________________________
b- Quais produtos o consumidor comprou menos de um quilo? Como voc? fez para descobrir a resposta?
______________________________________________________________________
c- Qual foi o valor gasto pelo consumidor?
______________________________________________________________________
d- D? sua opini?o:
Os valores cobrados est?o caros ou baratos? Justifique sua resposta.
______________________________________________________________________
S?tio: "Hist?ria da balan?a." http://www.sabrimaqbalancas.com.br/index.php?page=articles&op=readArticle&id=2&title=HIST%D3RIA-DA-BALANCA
S?tio: Portal do Professor - "Utilizando gr?ficos em situa??es pr?ticas." http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25106
S?tio: "Grama, quilograma e tonelada." http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-1936-16186-,00.html
S?tio: "Pesos e medidas." http://philangra.blogspot.com.br/2012/12/pesos-e-medidas.html
S?tio: "Medidas de massa." http://www.somatematica.com.br/fundam/medmassa.php
S?tio: Inmetro - O tempo todo com voc?." http://www.youtube.com/watch?v=z7PtZk4PSbs Acessados em: 27 de maio 2013.
Professor, a avalia??o faz parte de todo o processo aqui sugerido, pois envolver? sua observa??o cotidiana seus registros e dos alunos. Ela permite o reconhecimento de conquistas, bem como a verifica??o das dificuldades e das necessidades dos alunos no processo de ensino e de aprendizagem. Suas observa??es ser?o ?teis para que voc? elabore o seu planejamento. Sendo assim, ao longo de todo o trabalho observe se os alunos reconheceram o quilograma como medida de massa, se foram capazes de: comparar e estimar pre?os; formular hip?teses sobre o assunto desenvolvido; ler, interpretar e resolver as situa??es problema; fazer estimativas relativas ao peso; realizar compara??o entre valores. Observe ainda, a participa??o dos alunos em sala de aula, bem como o desenvolvimento nas atividades realizadas.