Portal do Professor

Início do Conteúdo

Compras e instrumentos de medidas: medidas de comprimento

Autor e Co-autor(es)

ELIANA APARECIDA CARLETO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Reconhecer instrumentos de medida comuns na vida social;
  • Desenvolver vocabul?rio b?sico relativo ?s medidas;
  • Medir com r?gua e metro;
  • Resolver situa??es problema;
  • Conhecer instrumentos de medi??o e unidade de medida;
  • Apresentar hip?teses sobre os valores dos produtos;
  • Realizar compara??o entre valores;
  • Desenvolver a capacidade de ler, compreender e localizar informa??es no texto lido;
  • Formular hip?teses sobre o tema ou assunto desenvolvido;
  • Produzir textos a partir de atividades realizadas;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupo.

Duração das atividades

Aproximadamente 360 minutos ? 6 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? importante que os alunos tenham conhecimento b?sico das opera??es matem?ticas (adi??o, subtra??o, multiplica??o e divis?o), do nosso sistema monet?rio, das medidas de comprimento (m, cm).

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, nossa proposta ? de um trabalho interdisciplinar que pressup?e o di?logo entre as diversas ?reas de conhecimento. De acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa uma das contribui??es do trabalho articulado entre as diferentes ?reas do conhecimento ? a possibilidade de desenvolver nos alunos habilidades e conceitos diversificados de modo que sejam alfabetizados e letrados, expandindo suas percep??es do mundo que vivem com maior autonomia. (LIMA, Juliana de Melo; TELES, Rosinalda; LEAL,  Telma Ferraz. In:  Brasil. Minist?rio da Educa??o. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Planejar para integrar saberes e experi?ncias.  Bras?lia: MEC, SEB, ano 2, unidade 6, 2012.). Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade_6_MIOLO.pdf>  Acesso em: 23 de maio 2013.

Dessa forma, esta aula ser? desenvolvida a partir dos conhecimentos pr?vios da turma, ela ir? ampliar as informa??es dos alunos acerca de compras e instrumentos de medidas de comprimento. Tendo como contexto a vida cotidiana, ou seja, atividades que abordam medidas de comprimento no uso social.

 1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabele?a um di?logo sobre o que eles sabem sobre  unidades de medida. Pergunte, por exemplo:

  • Quem j? competiu salto em dist?ncia? Como foi descoberto o vencedor?
  • O que podemos comprar por quilograma? E por metro? E por litro?
  • Ser? que podemos comprar dois metros de arroz?
  • E leite, podemos comprar aos metros?

Ou?a as respostas e fa?a novos questionamentos.

Para exemplificar a necessidade de uma unidade padr?o, juntamente com a turma, assista a um v?deo de anima??o. Leve os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica, ou se eles possu?rem laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet).  Se os alunos possu?rem tablet tamb?m poder?o utiliz?-lo. Utilize o v?deo postado no s?tio abaixo. Voc? dever?  acessar o item 4- Grandezas e medidas. http://revistaescola.abril.com.br/matematica-especial/ Acesso em: 26 de maio 2013.

     Comprasemedidas Grandezas e medidas

Fonte: S?tio: "Tudo sobre Matem?tica do 1ao 5ano". http://revistaescola.abril.com.br/matematica-especial/  . Acesso em: 26 de maio 2013.

Ao t?rmino do v?deo, fa?a uma avalia??o dessa atividade. Desafie, por meio de di?logo, a participa??o de todos os alunos, insira aqueles que n?o t?m o h?bito de falar, questione-os sobre o que (re)descobriram. Neste momento, a inten??o ? fazer com que os alunos percebam que medir ? eleger uma unidade e determinar quantas vezes ela est? presente no objeto a ser mensurado. ? poss?vel usar diversos instrumentos. O resultado final depender? da unidade e da ferramenta utilizada.

Informe para a turma que durante muito tempo as sociedades usaram unidades de medida de comprimento baseadas no corpo humano, como palmo, p?, polegada, bra?a etc. Isso trazia problemas para o com?rcio, porque os habitantes de determinadas regi?es n?o estavam familiarizados com as unidades de medida de outros locais. Ent?o, nos anos de 1780, foi criado o Sistema M?trico Decimal, em que o metro ? a unidade de medida de comprimento. Para outras informa??es acesse http://www.inmetro.gov.br/consumidor/unidLegaisMed.asp - Acesso em:  26 de maio 2013.       

 Professor, procure utilizar a terminologia adequada ao referir-se ?s unidades de medidas. Lembre-se: h? tr?s express?es importantes quando ensinamos medidas: grandeza, instrumento de medida e unidade de medida.
  • Medimos grandezas como comprimento, massa, capacidade, tempo, temperatura.
  • Ao medir usamos instrumentos como r?gua, balan?a, recipiente graduado, rel?gio, term?metro, dentre outros.
  • Para expressar a medida, necessitamos de uma unidade de medida. Na medida de comprimento, as unidades mais usadas s?o: metro, cent?metro, mil?metro e quil?metro. Na medida de massa, s?o mais usadas as unidades grama, quilograma e tonelada. Na medida de capacidade: litro, mililitro e metro c?bico, na medida de tempo: dia, m?s, ano, hora, minuto e na medida de temperatura: graus Celsius.

2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Aprendendo sobre o metro e o cent?metro

Nesta atividade estaremos (re)aprendendo sobre as medidas de comprimento com o aux?lio dos instrumentos padronizados: r?gua, fita m?trica, metro e trena.

Utilize o v?deo assistido na aula anterior para iniciar a atividade. Relembre como os alunos mediram o arm?rio, em seguida, apresente algumas unidades de medida de comprimento.

Leve para sala de aula alguns instrumentos para medir: fita m?trica, trena, r?gua, metro articulado, metro de madeira. O contato dos alunos com tais objetos facilita a compreens?o e o entendimento dos m?todos aplicativos para a realiza??o de medi??es. Fale da universalidade destes instrumentos (s?o usados no mundo todo) e de sua presen?a no dia a dia. 

Apresente-os aos alunos:

Comprasemedidas

Fonte da imagem: S?tio: "Medidas de comprimento: o metro e o dec?metro". http://4.bp.blogspot.com/_-orZRPHkGNo/S41LKhMKZ7I/AAAAAAAAANQ/VMBt4SXvlO4/s1600-h/instrumentos-metros.bmp - Acesso em: 21 de maio 2013.

Converse com a turma sobre a import?ncia de usar os instrumentos adequados para medir, al?m de identificar em que situa??es utilizam um ou outro instrumento para medi??o. Pergunte em quais situa??es eles acham que devemos usar cada um dos instrumentos apresentados. Ou?a-os e logo ap?s informe-os sobre cada um dos instrumentos. Por exemplo:

A r?gua ? o instrumento de medida mais simples que podemos usar. ? feita, geralmente de pl?stico, metal ou papel?o. As unidades de medi??o est?o marcadas ao longo da sua borda. Normalmente a r?gua de um aluno mede 30, 20, 15 ou 10 cent?metros. Ela permite que fa?amos medidas com precis?o, os mil?metros e os cent?metros. Quando usamos a r?gua, ? preciso medir a partir da marca do zero. Pe?a que observem os espa?os ente os n?meros. Os espa?os entre dois tracinhos seguidos mede 1 cent?metro. D? um exemplo utilizando data show ou cartaz, veja:

Comprasemedidas

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

A fita m?trica ? outro tipo de r?gua, tamb?m marcada com n?meros que representam os cent?metros. Ela pode ser enrolada em torno do corpo de uma pessoa, ? feita de um tecido flex?vel ou fita met?lica. Geralmente ? utilizada por costureiros na determina??o de medidas de tecidos e das partes do corpo (quadril, cintura, comprimento das pernas, dentre outras.).

O metro, usamos para medir dist?ncias maiores onde a r?gua n?o seria vi?vel. Ele ? feito de madeira e ? utilizado, por exemplo, na constru??o civil.

O metro articulado ? dobr?vel e pode ser colocado em uma bolsa de ferramentas ou at? no bolso. Possui 1 metro de comprimento, e ? formado a partir de segmentos de madeira de 20 cent?metros. ? utilizado em constru??o civil, para constru??es de casa. 

Por sua vez, a trena ? como se fosse uma fita m?trica, por?m seu tamanho ? mais extenso ? usada mais para constru??es e reformas de casas. ? feita de metal flex?vel ou fitas e fibra de vidro, geralmente possui uma mola para rebobinar em um suporte.

Professor, chame aten??o dos alunos para escrita adequada da unidade de medida. Quando a medida ? dada em cent?metro, devem anotar ?cm? ao lado n?mero; quando dada em metro, devem anotar ?m?. Esclare?a que, ao expressar uma medi??o, o n?mero sozinho n?o indica a medida, ? preciso que a unidade de medida o acompanhe para que fa?a sentido, e que cada metro ? formado por 100 cent?metros.

Feitas estas explica??es essenciais, convide os alunos a explorarem alguns objetos da sala de aula. Solicite que examinem quantos cent?metros e/ou metros tem, por exemplo, l?pis, borracha, caneta, estojo, lousa, arm?rio, dentre outros. Aten??o! Fique atento ao fato dos alunos estarem utilizando o instrumento adequado para fazer as medi??es. Se necess?rio retome as informa??es dadas anteriormente. Ajude-os quando necess?rio.

   Comprasemedidas Atividade para explorar medidas

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

Dependendo do n?vel de seus alunos voc? poder? utilizar o s?tio abaixo para que eles fa?am leitura de textos referentes ? unidade de medida, metro. Os textos s?o:

  • Por que medimos as coisas?
  • A hist?ria do metro.
  • Como se fazem convers?es?
  • Como se fazem estimativas?

Fonte: S?tio: "Medidas de comprimento"  http://www.eb1-fuseta.rcts.pt/medidas.htm   Acesso em 21 de maio 2013.

Observa??o: Professor, se voc? optou por trabalhar com o texto online, que ? um excelente recurso pedag?gico, oriente os alunos a fazerem uma leitura silenciosa. Esse tipo de leitura possibilita a adapta??o dos mesmos, ?s suas caracter?sticas individuais de ritmo, pontua??o, compreens?o e interpreta??o. Em seguida leia para a turma em voz alta. Fa?a interrup??es ao final de cada par?grafo, ressalte as informa??es que voc? e/ou os alunos acharem importantes e comente com eles estes dados. A atividade a ser realizada ap?s a leitura da turma ? fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conte?do. Por isso, sugerimos que voc? organize uma roda de conversa com a turma e converse sobre o que cada aluno achou do texto e o que foi poss?vel aprender com ele.

3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Comprasemedidas

Fonte da imagem: S?tio: "Bonecas palito para colorir".  http://amoblogeduinfantil.blogspot.com.br/2011/05/bonecas-palito-para-colorir.html  - Acesso em 25 de maio 2013.

Professor, registre na lousa, por meio de um texto coletivo, as (re)descobertas que j? fizeram sobre medidas de comprimento. Os alunos v?o expondo suas ideias e voc? vai registrando na lousa. Ao ouvir, fa?a as interven??es necess?rias, auxiliando-os na constru??o de frases que fa?am sentido e contenham as ideias matem?ticas envolvidas nas atividades. Ao escrever cada frase ou par?grafo retome para que possam discutir sobre a sequ?ncia e a coer?ncia dos fatos. Quando terminar de escrever o texto, refa?a a leitura, reorganize, se for o caso, e pe?a que os alunos fa?am a c?pia no caderno de L?ngua Portuguesa. Solicite que ilustrem o texto. (Lembre-se: todo texto pressup?e um leitor. Desta forma, sugerimos que o texto seja enviado para casa para aprecia??o dos pais ou seja exposto em um  mural da escola.).

Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que fa?am o registro utilizando o programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou  Kword ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Essa atividade tamb?m poder? ser realizada atrav?s do tablet. 

Solicite que ilustrem o texto utilizando o programa Tux Paint do laptop Classmate. Para acessar, oriente os alunos a seguirem esses passos: (Mestasys > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). A pintura digital oferece v?rios recursos, como: imagens prontas, linhas, formas, carimbos, dentre outros, para os alunos desenvolverem a criatividade. Ap?s a digitaliza??o providencie a impress?o do texto para os alunos, ou ainda, caso os alunos n?o consigam fazer o registro atrav?s da escrita voc? poder? pedir que escrevam os an?ncios por meio de imagens e palavras, sendo voc? o escriba quando se fizer necess?rio.

4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Registre na lousa as instru??es a seguir e pe?a que os alunos copiem no caderno de Matem?tica.

            COMUNICACAO

Vamos pesquisar?

a- Corte um peda?o de barbante com 1 metro de comprimento. Como voc? poder? conseguir isto? (Espera-se que os alunos respondam: utilizando a fita m?trica ou metro.). Pe?a ajuda quando necess?rio.

b- Compare seu metro de barbante com alguns comprimentos: com  a largura de sua mesa e a da professora, o comprimento de seu caderno, a altura de um colega, dentre outros.

c- Anote no quadro abaixo o que voc? descobrir nas compara??es. 

Comprimentos menores que 1 metro:

_______________________________________________________________________________________________

Comprimentos quase iguais a 1 metro:

_______________________________________________________________________________________________

Comprimentos com mais de 1 metro e menos de 2 metros:

_______________________________________________________________________________________________

Comprimentos com mais de 2 metros:

_______________________________________________________________________________________________

d- Registre sua opini?o sobre a atividade realizada. N?o se esque?a de justificar sua resposta.

________________________________________________________________________________________________

Observa??o: Professor, ao realizar a atividade acima, interfira fazendo questionamentos sobre a forma que os alunos est?o fazendo as medi??es. Questione e auxilie quando necess?rio. Socialize as respostas permitindo que os alunos apresentem aos colegas o produto de sua pesquisa. Isto poder? ser feito por meio de uma roda de conversa, voc? vai dizendo as quest?es e cada aluno, na sua vez, responde a mesma. Caso tenha alguma resposta que n?o coincida, por exemplo, o comprimento da carteira ou da lousa, fa?a questionamentos que possibilitem aos alunos reverem suas respostas. 

         COMUNICACAO

Usamos o metro para medir os mais diversos comprimentos.  Converse com seus familiares, amigos e vizinhos e tente descobrir o que podemos comprar aos metros. Se poss?vel anote o pre?o das mercadorias. Registre as suas descobertas.

_____________________________________________________________________________________________________

5? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome com os alunos a atividade realizada em casa. Converse a respeito do uso do metro e as poss?veis descobertas feitas pela turma. Escreva na lousa o nome dos objetos e pe?a que identifiquem aqueles que fazem parte de seu cotidiano.

Aproveite para dialogar sobre o consumo consciente. Pergunte a opini?o dos alunos sobre o pre?o das mercadorias: voc?s acham que os produtos est?o caros ou baratos? Por qu?? (Se desejar ampliar as discuss?es, crie condi??es para que eles possam refletir a respeito do uso consciente do dinheiro, considerando a responsabilidade social e ?tica. Voc? poder? pedir que  cada aluno conte sua experi?ncia como consumidor: o que mais gosta de consumir; o que pensa antes de comprar um produto; onde costuma fazer suas compras; por que compra; com que frequ?ncia vai ?s compras.).

Comprasemedidas

Fonte da imagem: S?tio: "As medidas de comprimento" http://magosdosaber.blogspot.com.br/2012/04/as-medidas-de-comprimento_21.html - Acesso em: 21 de maio 2013.

1- Complete com a unidade de medida adequada: metro ou cent?metro.

a- O pr?dio em que moro tem 30 ______________ de altura.

b- O carro de Andr? tem 4 _________________ de comprimento.

c- O palmo da m?o de N?dia mede 15 __________________ de comprimento.

d- Meu cachorro tem 30 _____________________ de altura.

2- Leia o que Nat?lia, Rog?rio e Adriana est?o dizendo.

 Comprasemedidas

Fonte das imagens: S?tio: "As meninas e os meninos v?o ? escola". http://pt.dreamstime.com/imagem-de-stock-royalty-free-os-meninos-e-as-meninas-v%C3%A3o-%C3%A0-escola-image10613376  Acesso em: 26 de maio 2013.

Responda: Qual ? a altura de Nat?lia em cent?metros? __________________________ (1m20 cm).

3- Use a r?gua e me?a o lado mais curto e o mais cumprido de seu caderno de Matem?tica.

a- O lado mais curto mede _________________________________ cent?metros.

b- O lado mais comprido mede _____________________________ cent?metros. (Se n?o for tamanho exato, oriente os alunos a usarem, por exemplo, aproximadamente 25 cent?metros.).

4- Pense e resolva: (Professor, apresente uma imagem de uma pessoa balan?ando ou de um balan?o, para que os alunos tenham uma ideia do que ser? citado nesta atividade. Voc? poder? pedir que os alunos fa?am uma ilustra??o para representar a cena.).

Comprasemedidas

Fonte: S?tio: "Balan?o de corda e clipart". http://www.fotosearch.com/illustration/rope-swing.html- Acesso em: 21 de maio 2013.

a- Quero fazer um balan?o. Pesquisei e descobri que o menor pre?o do metro de corda s?o 3 reais. Vou gastar 6 metros de corda. Quanto devo pagar?

______________________________________________________________________

?

b- Para fazer o balan?o, irei dividir os 6 metros de corda em dois peda?os iguais.  Quanto medir? cada peda?o de corda?

 ______________________________________________________________________

?

c- Minha amiga Margarida ir? gastar o dobro de corda que eu gastei para fazer alguns balan?os. Quanto ela gastar??

______________________________________________________________________

?

5- Leia as dicas e complete os quadros abaixo com as medidas das alturas. 

Dicas

  • Marcelo ? 10 cent?metros mais alto do que Henrique.
  • Henrique ? 30 cent?metros mais alto do que F?bio.

?

Altura de Henrique Altura de Marcelo Altura de F?bio

1 metro e 20 cent?metros

     _______________________

        (1 metro e 30 cent?metros)

    _______________________

     (90 cent?metros)

6- Observe a tabela e numere o animal de acordo com as caracter?sticas.

Caracter?sticas 1 Caracter?sticas 2 Caracter?sticas 3 Caracter?sticas 4

Vive em ?guas mornas e temperadas ao redor do mundo.

Vive principalmente nas ?rvores.

Vive nas matas do interior do Brasil: Maranh?o, Bahia, Mato grosso, Minas Gerais e Goi?s. Vive em v?rios tipos de habitat, desde florestas como a Amaz?nia e Mata Atl?ntica, at? em ambientes abertos como o Pantanal e 

Alimenta-se de moluscos, algas, crust?ceos e carne.

Alimenta-se de ervas, frutos, ra?zes e brotos de bambu. Come tamb?m insetos e crias de p?ssaros.

Alimenta-se de sementes e frutas. Em cativeiro, ? comum comer amendoim, girassol, milho verde e frutas. Alimenta-se de veados, macacos, aves r?pteis, anf?bios, pequenos roedores, animais dom?sticos.

Comprimento: pode atingir os 2m. 

Comprimento: at? 60 cm; mais 40 cm de cauda. Altura at? 35cm.

Seu tamanho pode chegar at? 1,10 m. Seu comprimento, incluindo a cauda ? de 160 cm at? 260 cm. A altura de 68 cm at? 76 cm.

          Comprasemedidas

Fonte: Tartaruga marinha e Panda Vermelho- Sitio: "Animais em via de extin??o" http://tema_animais.blogs.sapo.pt/1385.html- Acesso em: 21 de maio 2013.

Arara Azul Grande e Jaguar - S?tio: "Animais em via de extin??o".  http://florestaseoceanos.blogs.sapo.pt/418.html - Acesso em: 21 de maio 2013.

Observa??o: Professor, os animais da atividade 6 poder?o ser substitu?dos. Voc? poder? utilizar carimbos ou os alunos poder?o desenhar a partir da releitura de imagem.

Aproveite para trabalhar a import?ncia da preserva??o dos animais. Voc? poder? utilizar, como sugest?o, a aula ?Animais em extin??o: como proteg?-los?? postada em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22445 - Acesso em: 21 de maio 2013.

Outras possibilidades

Voc? poder? desenvolver atividades l?dicas que possibilitem o uso de medidas de comprimento, por exemplo, corrida e salto em dist?ncia.  (Lembre-se: ao realizar qualquer atividade ? importante que exista di?logo e/ou registro. Durante a execu??o fa?a interfer?ncia, a fim de sanar alguma d?vida e/ou ampliar as informa??es vivenciadas nos diferentes momentos. Ao final pergunte: o que acharam e o que foi poss?vel aprender. Se os alunos tiverem alguma d?vida procure ajud?-los a esclarecerem as mesmas.).

Convide um alfaiate, uma costureira ou um marceneiro para que mostrem aos alunos como usam os instrumentos de medir na sua profiss?o. Antes da entrevista elabore com os alunos, um roteiro. ? importante esclarecer a forma como os alunos dever?o tomar nota durante a entrevista. Explique ? turma que n?o ? preciso registrar todas as falas do convidado, mas apenas as informa??es que interessam ao trabalho que est? sendo realizado. Oriente os alunos que ainda n?o escrevem com autonomia para que fiquem atentos ? fala para ajudarem a completar as anota??es daqueles que ficaram respons?veis em registrar a entrevista. (Professor, tamb?m fa?a suas anota??es.).

Ao final da atividade, organize uma roda de conversa para que todos possam compartilhar as informa??es que anotaram e/ou apenas ouviram, socializando os dados que julgaram mais relevantes. Produza um texto coletivo ou individual, a fim de registrar a etapa vivenciada, o registro deste dever? ser feito no caderno de Matem?tica.

Se for poss?vel, e com o consentimento do entrevistado grave este momento. Com o laptop Classmate do Projeto UCA utilize o caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera). Voc? tamb?m poder? fotografar, montar um mural e depois afixar na sala de aula.

Recursos Complementares

S?tio: "Atividades com medidas de comprimento". http://bloguinfo.blogspot.com.br/2009/01/atividades-com-medidas-de-comprimento_15.html - Acesso em: 23 de maio 2013.

S?tio: "Como medir tudo que h?" http://revistaescola.abril.com.br/matematica/fundamentos/como-medir-tudo-ha-428115.shtml - Acesso em: 23 de maio 2013.

S?tio: "Mesa de 6, 5 sapatos". http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/mesa-6-5-sapatos-429049.shtml  - Acesso em: 23 de maio 2013.

Avaliação

Professor, a avalia??o faz parte de todo o processo aqui sugerido, pois envolver? sua observa??o cotidiana e registros seus e dos alunos. Ela permite o reconhecimento de conquistas, bem como a verifica??o das dificuldades e das necessidades dos alunos no processo de ensino e de aprendizagem. Suas observa??es ser?o ?teis para que voc? elabore o seu planejamento.  Sendo assim, ao longo de todo o trabalho observe se os alunos reconheceram instrumentos de medidas de comprimento comuns na vida social, se foram capazes de: formular hip?teses sobre o assunto desenvolvido, leram, interpretaram e resolveram as situa??es problema; realizarem compara??es sobre valores de produtos; produziram texto relatando conhecimentos adquiridos. Observe ainda, se durante os desafios os alunos conseguiram ampliar seus conhecimentos sobre medida de comprimento.