Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
| Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
| Ensino M?dio | Filosofia | A constru??o do sujeito moral |
| Ensino M?dio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
| Ensino M?dio | Sociologia | Mudan?a e transforma??o social |
| Ensino M?dio | Filosofia | Rela??es de poder e democracia |
N?o ser?o necess?rios conhecimentos pr?vios.
Aulas 1 e 2
Nesta sequ?ncia, os alunos estudar?o sobre a viol?ncia entre jovens no ambiente escolar e as possibilidades de interven??o pela Media??o dos Conflitos.
?
1 - Para iniciar, mostre as seguintes reportagens para os alunos em slides de PowerPoint ou imprima-as coloridas.
?
1? reportagem - Viol?ncia na escola virou rotina. Dispon?vel em: http://www.diarioweb.com.br/novoportal/Noticias/Educacao/135026,,Violencia+na+escola+virou+rotina.aspx. Acesso em 09 de junho de 2013.
Imagem dispon?vel em: http://www.diarioweb.com.br/novoportal/Noticias/Educacao/135026,,Violencia+na+escola+virou+rotina.aspx. Acesso em 09 de junho de 2013.
Solicite que os alunos contribuam dizendo de suas impress?es sobre a reportagem.
?
2? reportagem - Viol?ncias nas escolas: culturas silenciadas. Dispon?vel em: http://www.diarioweb.com.br/novoportal/Noticias/Educacao/135026,,Violencia+na+escola+virou+rotina.aspx. Acesso em 09 de junho de 2013.
Solicite que os alunos contribuam dizendo de suas impress?es sobre a reportagem.
?
2 - Fa?a a leitura e o debate da seguinte reportagem:
?
Viol?ncia nas escolas. Dispon?vel em: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,violencia-nas-escolas-,1031027,0.htm. Acesso em 09 de junho de 2013.
?
3 - Esta leitura ser? feita em voz alta com o texto impresso para os alunos ou projetado em Datashow caso o tenha dispon?vel na escola.
4 - Os questionamentos para o debate ser?o respondidos primeiramente por escrito em seus notebooks do Projeto Um Computador por Aluno ou nos computadores do laborat?rio de inform?tica.
5 - Em seguida, os alunos contribuir?o com suas observa??es, registros dispondo a sala em forma de U para que todos possam se ver e contribuir com as informa??es.
?
Aulas 3 e 4
?
1 - Leve a turma para a sala de v?deo.
2 - Os alunos trabalhar?o em duplas ou trios.
3 - Exiba o quinto programa da S?rie Viol?ncia, Media??o e Conviv?ncia na Escola - Bullying e Indisciplina. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=13459. Dura??o: 55 minutos. Acesso em 06 de junho de 2013.
4 - Ap?s exibir o v?deo, trabalhe com os alunos o Bullying.
5 - Trabalhando em grupos de 5 ou 6 alunos, pe?a que estes grupos problematizem o Bullying na escola onde estudam mapeando quais a??es se configuram como tal.
6 - Cada grupo ir? listar os tipos de Bullying e depois listar hip?teses e solu??es para estes casos. Para ajud?-los remeta-os para o seguinte site que tem sugest?es de material e explica??es sobre o fen?meno do Bullying. Dispon?vel em: http://bullyingportalprofessor.wordpress.com/. Acesso em 12 de junho de 2013.
?
7 - Encerre a aula com um Semin?rio:
Para que os alunos possam debater em torno dos tipos de Bullying e das hip?teses e solu??es elaboradas por cada grupo, cada representante do grupo seria o expositor do semin?rio e o professor o mediador ou ent?o um especialista sobre o assunto seria convidado.
Sugest?o de aula sobre a tem?tica Semin?rio. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5420. Acesso em 19 de junho de 2013.
Outra aula do portal sobre Semin?rio. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14277. Acesso em 19 de junho de 2013.
?
Aulas 5 e 6
Exiba para os alunos o quarto programa da S?rie Viol?ncia e Conviv?ncia na Escola - A media??o do professor. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=13458. Dura??o: 54min16seg. Acesso em 06 de junho de 2013.
?
?
O prop?sito ? que a turma possa, a partir do v?deo, come?ar a pensar sobre diferentes formas de interven??o na escola em caso de conflitos.
Solicite que os alunos reflitam sobre:
?
Aulas 7 e 8
1 - Elabore, junto com a turma, uma proposta de media??o de conflitos.
2 - Para isto, exiba o v?deo explicando como funciona a Media??o. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=Kr13qBAPA9k. Acesso em 06 de junho de 2013. Este v?deo pode auxili?-los a entender o processo de Media??o de conflitos.
3 - Remeta os alunos ao site: Mediar conflitos. http://www.mediarconflitos.com/2006/07/o-que-mediao-de-conflitos.html. Acesso em 06 de junho de 2013.
1 - Eleja, com a turma, quais problemas de viol?ncia est?o acontecendo na turma e na escola em geral e sobre quais ir?o trabalhar.
2 - Solicite que os alunos, em grupos, elaborem estrat?gias para a solu??o destes problemas.
3 - Cada grupo dever? pensar nestas solu??es a partir da Media??o dos conflitos.
4 - Para saber mais sobre media??o de conflitos acesse o site abaixo:
Imagem dispon?vel em: http://sos-mediacao-de-conflitos.blogspot.com.br/. Acesso em 06 de junho de 2013.
?
5 - Com o aux?lio do professor, que atender? cada grupo, os alunos elaborar?o as estrat?gias para solucionar os problemas identificados e proposta de solu??o dos mesmos.
6 - Ap?s conclus?o, a estrat?gia dever? ser encaminhada ? dire??o da escola para juntos agendarem reuni?es com todos os segmentos da escola para que seja conhecida e viabilizada.
Sugest?o de site sobre Media??o de conflitos para o professor se aprofundar:
?
Dispon?vel em: http://sos-mediacao-de-conflitos.blogspot.com.br/. Acesso em 06 de junho de 2013.
?
Sugest?o de v?deo mostrando a experi?ncia de Media??o de conflitos em uma escola:
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=4CAJ9ZgByWY. Acesso em 06 de junho de 2013.
?
Sugest?o de leitura para o professor de uma Carta de resposta de Sigmund Freud a Albert Einstein sobre o questionamento deste ?quele: Por que a guerra?
?
http://www.blocosonline.com.br/literatura/prosa/cl/cl09/cl090201.php. Acesso em 09.06.2013.
Avalie atrav?s das atividades realizadas se o aluno ampliou o seu conhecimento sobre a viol?ncia na escola e se o conceito de media??o ficou claro para os alunos. Avalie tamb?m se as estrat?gias de v?deo puderam auxiliar os alunos no planejamento das atividades pr?ticas e na elabora??o do projeto de media??o para preven??o ? viol?ncia na escola.