Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Ci?ncias Naturais | Dietas e consumo de alimentos |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Ci?ncias Naturais | Terra como espa?o para a vida |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Ci?ncias Naturais | Vis?es de mundo |
Educa??o Escolar Ind?gena | Ci?ncias | Atividades produtivas e rela??es sociais |
Educa??o Escolar Ind?gena | Ci?ncias | Corpo humano e a sa?de |
Educa??o Escolar Ind?gena | Ci?ncias | Seres humanos e o meio ambiente |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Agente Comunit?rio de Sa?de |
Educa??o Profissional | Recursos Naturais | T?cnico em Agricultura |
Educa??o Profissional | Recursos Naturais | T?cnico em Agroecologia |
Educa??o Profissional | Recursos Naturais | T?cnico em Agroneg?cio |
Educa??o Profissional | Recursos Naturais | T?cnico em Agropecu?ria |
Educa??o Profissional | Produ??o Aliment?cia | T?cnico em Alimentos |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Controle Ambiental |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Enfermagem |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Farm?cia |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Ger?ncia de Sa?de |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Vida e ambiente |
Ensino M?dio | Biologia | Ecologia e ci?ncias ambientais |
Ensino M?dio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino M?dio | Biologia | Intera??o entre os seres vivos |
Ensino M?dio | Biologia | Qualidade de vida das popula??es humanas |
Estudos individuais e em grupos; discuss?o em pequenos e grandes grupos; coleta, tabula??o e an?lise de dados; pesquisas na internet; montagem e apresenta??o de trabalho; j?ri simulado; an?lise de v?deos e estudo de textos; produ??o de texto.
Utiliza??o de computadores com acesso ? internet; v?deos e textos digitais.
Para iniciar o estudo do tema "O impacto ambiental do consumo de carne bovina", sugerimos que o professor projete as duas imagens apresentadas na sequ?ncia, previamente salvas em seu computador, utilizando o data show.
Enquanto os alunos as observam o professor dever? fazer as seguintes indaga??es:
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Imagem 1 - Dispon?vel em: http://www.itodas.com.br/files/2013/01/hamburguer.jpg. Acesso em: 09/06/2013.
Imagem 2 - Dispon?vel em: http://www.bloglegal.net/wp-content/uploads/2011/11/bife-acebolado.jpg. Acesso em 09/06/2013.
Ap?s ouvir os alunos que possivelmente manifestar?o gostos e costumes, o professor dever? formular por escrito, no quadro, novas quest?es a serem copiadas e respondidas pelos alunos em seus cadernos.
Ap?s fazerem os c?lculos, cada aluno dever? fornecer seus dados para o preenchimento da Tabela 1. Ap?s o preenchimento, ser? poss?vel somar os dados de cada um ao dos colegas e verificar o consumo dessas duas apresenta??es de carne bovina de sua turma em um ano. Todos os dados dever?o constar na tabela.
Cada aluno dever? ter sua tabela. Para isso, sugerimos que o professor entregue uma c?pia da tabela em branco a cada um e que os registros sejam feitos ? medida em que cada aluno for socializando seus dados oralmente, de acordo com a chamada do professor. Para garantir que todos fa?am registros corretos, o professor dever? fazer a tabela (Tabela 2) no quadro e ir anotando os dados. Para ser mais proativo, o professor dever? montar a tabela no Word, projetar usando a aparelho data show e ir preenchendo-a juntamente com os alunos. Neste caso, dever? entregar aos alunos a tabela completa impressa na aula seguinte.
O professor dever? instruir os alunos para que calculem, por escrito, seu consumo em quilogramas (kg) e seus m?ltiplos como gramas (g), considerando cada unidade de bife com o peso de 150g e cada hamb?rguer (bife) com 200g de carne bovina.
Haver? necessidade de c?lculos para convers?o dos m?ltiplos da unidade de medida Quilograma. Os alunos poder?o faz?-los em uma aula de matem?tica, ap?s estabelecida essa parceria entre os professores das duas disciplinas.
Tabela 1- Consumo de carne bovina pela turma ___
Aluno |
Consumo semanal |
Consumo anual |
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Hamb?rgueres |
Bifes |
Hamb?rgueres |
Bifes |
1 |
? |
? |
? |
? |
2 |
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? |
? |
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... |
? |
? |
? |
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... |
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TOTAL |
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Consumo anual de carne bovina pela turma ____: |
Ap?s montar a tabela e exp?-la aos alunos, o professor dever? fazer novas indaga??es que acionem os conhecimentos pr?vios e/ou reflex?es sobre o consumo de carne bovina.
?
Imagem dispon?vel em: http://4.bp.blogspot.com/-bPf7WdUxeKM/Th91xs1h3XI/AAAAAAAAA9E/3BXmZClNxv0/s320/hamburger-de-vaca.jpg. Acesso em: 07/06/2013.
Para referenciar as repostas e fornecer novos elementos ? discuss?o, sugerimos que o professor utilize o v?deo (de 7 minutos e 52 segundos) cujo endere?o disponibilizamos, na sequ?ncia. Cada aluno ou grupo de alunos dever? acess?-los diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? salvar previamente o v?deo em seu computador e apresent?-lo aos alunos, por meio de proje??o, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibiliz?-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.
Os custos secretos dos hamb?rgueres. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=MZ1jimogxRA. Acesso em: 07/06/2013. de 7min:52seg.
O texto ? narrado em ingl?s, mas apresenta legendas em Portugu?s. ? s? clicar no ?cone "ativar legendas" na barra de ferramentas na parte inferior ? direita na tela do v?deo e marcar "Portugu?s (Brasil).
Imagem do v?deo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=MZ1jimogxRA. Acesso em 07/06/2013.
Os norte-americanos amam hamb?rgueres ? cada habitante dos EUA come uma m?dia de tr?s hamb?rgueres por semana. Mas quais s?o os custos secretos desse consumo? Acontece que o gado produz uma quantidade de polui??o que contribui para o efeito estufa tanto quanto carros, avi?es e outros meios de transporte, al?m de ter um forte impacto ambiental sobre a terra e a ?gua do planeta.
Ap?s assistirem ao v?deo, o professor dever? entregar a cada aluno uma c?pia impressa (ou registrar no quadro para que todos copiem em seus cadernos) de algumas quest?es para discuss?o, como as sugeridas a seguir.
1 - Enumere os custos ambientais do consumo de carne bovina abordados no v?deo.
2 - Por que o custo ambiental da cria??o de vacas atualmente ? maior do que em d?cadas atr?s?
3 - Qual ? a rela??o entre a alimenta??o das vacas por meio de ra??o e os gases estufa metano e ?xido nitroso?
4 - Quais s?o os custos do consumo exagerado de carne vermelha para a sa?de?
5 - Tendo como refer?ncia o custo ambiental do consumo de um hamb?rguer, de posse de sua Tabela 2, calcule o quanto voc? e sua turma est?o contribuindo para elevar o efeito estufa ao consumir carne vermelha na forma de bifes e hamb?rgueres.
6 - O que pode ser feito para minimizar os custos ambientais do consumo de carne vermelha?
A discuss?o do v?deo dever? acontecer tendo como ponto de partida as quest?es propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno dever? manter seus registros iniciais e socializ?-los para os demais. Ap?s a discuss?o no grupo, os alunos poder?o reformular suas respostas e, havendo consenso, apresent?-las na discuss?o com toda a turma. Nesta discuss?o o professor dever? organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em c?rculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Imagem dispon?vel em: http://2.bp.blogspot.com/-1RF2PpL2zaQ/UClv5G8uTjI/AAAAAAAAClY/7M_D3FI9KqU/s320/efeito_estufa_dos_hamburgueres_4__2012-08-09123418.jpg. Acesso em: 06/06/2013.
Propomos a leitura e discuss?o dos textos especificados abaixo para fornecer mais elementos te?ricos para reflex?o e forma??o de opini?o dos alunos a respeito do consumo de carne bovina e os custos impl?citos nessa dieta.
Texto 1- Efeito Estufa do Hamb?rguer. Dispon?vel em: http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/efeito_estufa_dos_hamburgueres.html. Acesso em: 07/06/2013.
A produ??o de carne bovina tem custo ambiental negligenciado: libera enormes quantidades de gases que contribuem para o aquecimento global
Texto 2 - Efeitos globais do bife brasileiro. Dispon?vel em: http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/efeitos_globais_do_bife_brasileiro.html. Acesso em: 07/06/2013.
Cada aluno ou grupo de alunos dever? acess?-los diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? salvar previamente o texto em seu computador e apresent?-los aos alunos por meio de proje??o, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibiliz?-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poder? ainda projet?-los, usando transpar?ncias e disponibilizar uma c?pia impressa para cada aluno. Juntamente com o texto impresso, o professor dever? disponibilizar quest?es norteadoras da discuss?o do mesmo.
O primeiro momento dever? ser de estudo individual; cada aluno dever? ler, silenciosamente, todo texto. Ap?s essa primeira leitura geral, o professor dever? organizar os alunos em grupos de tr?s pessoas para a discuss?o das quest?es propostas. Terminada a discuss?o, cada grupo dever? socializar aos demais e ao professor as suas considera??es. Em seguida, o grupo dever? apontar o que mais gostaria de saber sobre o assunto.
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Imagem dispon?vel em: http://www.perolasparaporcos.com/wp-content/themes/perolas/images//2012/09/food3.jpeg. Acesso em: 06/06/2013.
Tendo como refer?ncia as informa??es j? apresentadas nas atividades anteriores e na perspectiva de complementa??o e amplia??o dos conhecimentos sobre o tema, o professor dever? orientar os alunos para que fa?am pesquisas na internet.
Selecionamos abordagens diversas do assunto, uma vez que h? diferentes pontos de vista e pareceres cient?ficos, muitos interesses envolvidos e muita controv?rsia.
Abaixo, sugerimos alguns t?picos e endere?os para acesso, mas se os alunos manifestarem curiosidades ou d?vidas, dever?o ser orientados a buscar refer?ncias para acesso em s?tios de busca, como o Google. Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem s?tios mais confi?veis, como os das institui??es p?blicas e revistas de divulga??o cient?fica.
Todos os alunos dever?o ler todos os textos e registrar o que considerarem mais importante.
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Imagem dispon?vel em: http://www.agendasustentavel.com.br/images/image/Noticias/Exig%C3%AAncias%20para%20Pecu%C3%A1ria.jpg. Acesso em: 06/06/2013.
Depois desse momento de estudo individual, o professor dever? organizar os alunos em grupos de 4 componentes para socializa??o e discuss?o dos destaques de cada um.
Cada grupo dever? produzir um texto que contemple, no m?nimo, os seguintes pontos a serem explorados:
Os problemas ambientais decorrentes do consumo de carne bovina.
As alternativas para minimizar esses problemas.
As controversas na discuss?o do tema.
O texto dever? ser enviado, por e-mail, ao professor para avalia??o. Os alunos dever?o entregar tamb?m o texto manuscrito.
Al?m da produ??o do texto, cada grupo de alunos dever? preparar uma apresenta??o que sintetize o estudo sobre o tema para socializar com a turma. O grupo poder? optar por uma vis?o geral do que foi abordado ou se dedicar ? apresenta??o de um ou mais aspectos que mais lhes chamaram a aten??o.
Dever?o montar esta apresenta??o, por meio do programa PowerPoint, utilizando imagens que poder?o ser buscadas na internet e salvas em arquivos.
As apresenta??es dever?o ser salvas em pendrives que dever?o ser conectados a um computador que, por sua vez, dever? estar conectado ao aparelho data show, para a exposi??o aos colegas e professor.
Ap?s a realiza??o da montagem das apresenta??es, o professor dever? organizar o espa?o para a socializa??o das mesmas por cada grupo.
Cabe ao professor ressaltar informa??es n?o contempladas e prestar esclarecimentos para as d?vidas apresentadas e que os grupos n?o souberem responder.
Para a discuss?o e avalia??o desse estudo, sugerimos uma din?mica denominada de "j?ri simulado" que dever? ser previamente explicada pelo professor, o qual tamb?m se encarregar? de ajudar na distribui??o de pap?is entre os alunos, de modo que todos possam participar, contribuindo naquilo que for mais pertinente, de acordo com suas habilidades.
A metodologia do "j?ri simulado" dever? ser previamente explicada pelo professor, que tamb?m se encarregar? de ajudar na distribui??o de pap?is entre os alunos, de modo que todos possam participar, contribuindo naquilo que for mais pertinente, de acordo com suas habilidades.
Objetivos:
Participantes: (Fun??es)
Passos:
Avalia??o:
Imagem: http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/12/gado-de-corte.jpg. Acesso em: 06/06/2013.
Nome | Tipo |
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Dez dicas para o hamb?rguer bem-feito - A dupla carne suculenta e p?o fofo pode detonar a dieta mais r?gida, mas ?, tamb?m, uma ?tima fonte de alegria. Ou n?o? Dispon?vel em: http://receitas.ig.com.br/dez-dicas-para-o-hamburguer-bemfeito/n1237618713808.html. Acesso em: 09/06/2013.
Greenpeace Brasil - Mudan?as do clima, mudan?as de vidas. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=-xUt31hgYKQ. Acesso em: 07/06/2013
O reino do gado ? Uma nova fase na pecuariza??o da Amaz?nia Brasileira. Dispon?vel em:http://www.agropecuaria.org/agropecuaria/GanaderiaAmazonia.pdf. Acesso em; 09/06/2013.
A hora da conta: Pecu?ria, Amaz?nia e Conjuntura. Dispon?vel em: http://commodityplatform.org/wp/wp-content/uploads/2009/05/a-hora-da-conta.pdf. Acesso em; 09/06/2013.
A avalia??o dever? ser processual e abranger todas as etapas do processo. Dever?o ser consideradas, al?m da participa??o dos alunos, as suas produ??es individuais e coletivas, orais e escritas. Poder?o ser utilizados como instrumentos de avalia??o quantitativa: as produ??es escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros e o texto produzido pelo grupo na Atividade 2 do M?dulo 3.
O J?ri Simulado e as apresenta??es do trabalho final produzido pelos grupos dever?o ser avaliados qualitativa e quantitativamente.