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Impacto ambiental do consumo de carne bovina

Autor e Co-autor(es)

Selma Gonzaga Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Ci?ncias Naturais Dietas e consumo de alimentos
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Ci?ncias Naturais Terra como espa?o para a vida
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Ci?ncias Naturais Vis?es de mundo
Educa??o Escolar Ind?gena Ci?ncias Atividades produtivas e rela??es sociais
Educa??o Escolar Ind?gena Ci?ncias Corpo humano e a sa?de
Educa??o Escolar Ind?gena Ci?ncias Seres humanos e o meio ambiente
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Agente Comunit?rio de Sa?de
Educa??o Profissional Recursos Naturais T?cnico em Agricultura
Educa??o Profissional Recursos Naturais T?cnico em Agroecologia
Educa??o Profissional Recursos Naturais T?cnico em Agroneg?cio
Educa??o Profissional Recursos Naturais T?cnico em Agropecu?ria
Educa??o Profissional Produ??o Aliment?cia T?cnico em Alimentos
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Controle Ambiental
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Enfermagem
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Farm?cia
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Ger?ncia de Sa?de
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Vida e ambiente
Ensino M?dio Biologia Ecologia e ci?ncias ambientais
Ensino M?dio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino M?dio Biologia Intera??o entre os seres vivos
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar etapas em processos de obten??o, transforma??o, utiliza??o ou reciclagem de recursos naturais, energ?ticos ou mat?rias-primas, considerando processos biol?gicos, qu?micos ou f?sicos neles envolvidos.
  • Compreender a import?ncia dos ciclos biogeoqu?micos ou do fluxo de energia para a vida, ou da a??o de agentes ou fen?menos que podem causar altera??es nesses processos.
  • Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes da pecu?ria, enquanto atividade social de grande interesse econ?mico, considerando interesses contradit?rios.
  • Identificar padr?es em processos vitais dos bovinos como alimenta??o e fisiologia e rela??es com o ambiente.
  • Relacionar informa??es apresentadas em diferentes formas de linguagem e representa??o usadas nas ci?ncias biol?gicas, como texto discursivo, gr?ficos, tabelas, rela??es matem?ticas ou linguagem simb?lica.
  • Avaliar m?todos, processos ou procedimentos das ci?ncias naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econ?mica ou ambiental.
  • Associar caracter?sticas adaptativas dos organismos com seu modo de vida ou com seus limites de distribui??o em diferentes ambientes, em especial em ambientes brasileiros.
  • Interpretar t?cnicas que utilizam seres vivos, analisando implica??es para o ambiente, a sa?de e a produ??o de alimentos.
  • Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam ? preserva??o e a implementa??o da sa?de individual, coletiva ou do ambiente.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Ciclo do carbono.
  • Efeito estufa e aquecimento global.

Estratégias e recursos da aula

ESTRAT?GIAS

Estudos individuais e em grupos; discuss?o em pequenos e grandes grupos; coleta, tabula??o e an?lise de dados; pesquisas na internet; montagem e apresenta??o de trabalho; j?ri simulado; an?lise de v?deos e estudo de textos; produ??o de texto.

RECURSOS

Utiliza??o de computadores com acesso ? internet; v?deos e textos digitais.

M?dulo 1- A carne nossa de cada dia: resgate de conhecimentos pr?vios e indaga??es

Atividade 1- Consumo de carne bovina no dia a dia

Para iniciar o estudo do tema "O impacto ambiental do consumo de carne bovina", sugerimos que o professor projete as duas imagens apresentadas na sequ?ncia, previamente salvas em seu computador, utilizando o data show.

Enquanto os alunos as observam o professor dever? fazer as seguintes indaga??es:

  • Que sentimento estas imagens despertam em voc??
  • Esses alimentos fazem parte de sua alimenta??o?

?

hamburguer               bife acebolado

Imagem 1 - Dispon?vel em: http://www.itodas.com.br/files/2013/01/hamburguer.jpg. Acesso em: 09/06/2013.

Imagem 2 - Dispon?vel em: http://www.bloglegal.net/wp-content/uploads/2011/11/bife-acebolado.jpg. Acesso em 09/06/2013.

Ap?s ouvir os alunos que possivelmente manifestar?o gostos e costumes, o professor dever? formular por escrito, no quadro, novas quest?es a serem copiadas e respondidas pelos alunos em seus cadernos.

  • Quantos hamb?rgueres e quantos bifes de carne bovina voc? come por semana?
  • Multiplique estes n?meros por 52 e ter? seu consumo anual de bifes e de hamb?rgueres. 

Atividade 2- Coletando e registrando dados

Ap?s fazerem os c?lculos, cada aluno dever? fornecer seus dados para o preenchimento da Tabela 1. Ap?s o preenchimento, ser? poss?vel somar os dados de cada um ao dos  colegas e verificar o consumo dessas duas apresenta??es de carne bovina de sua turma em um ano. Todos os dados dever?o constar na tabela.

Cada aluno dever? ter sua tabela. Para isso, sugerimos que o professor entregue uma c?pia da tabela em branco a cada um e que os registros sejam feitos ?  medida em que cada aluno for socializando seus dados oralmente, de acordo com a chamada do professor. Para garantir que todos fa?am registros corretos, o professor dever? fazer a tabela (Tabela 2) no quadro e ir anotando os dados. Para ser mais proativo, o professor dever? montar a tabela no Word, projetar usando a aparelho data show e ir preenchendo-a juntamente com os alunos. Neste caso, dever? entregar aos alunos a tabela completa impressa na  aula seguinte.

O professor dever? instruir os alunos para que calculem, por escrito, seu consumo em quilogramas (kg) e seus m?ltiplos como gramas (g), considerando cada unidade de bife com o peso de 150g e cada hamb?rguer (bife) com 200g de carne bovina.

Possibilidade de interdisciplinaridade

Haver? necessidade de c?lculos para convers?o dos m?ltiplos da unidade de medida Quilograma. Os alunos poder?o faz?-los em uma aula de matem?tica, ap?s estabelecida essa parceria entre os professores das duas disciplinas.

Tabela 1- Consumo de carne bovina pela turma ___

Aluno

Consumo semanal

Consumo anual

?

Hamb?rgueres

Bifes

Hamb?rgueres

Bifes

1

?

?

?

?

2

?

?

?

?

...

?

?

?

?

...

?

?

?

?

TOTAL

?

?

?

?

Consumo anual de carne bovina pela turma ____:

Ap?s montar a tabela e exp?-la aos alunos, o professor dever? fazer novas indaga??es que acionem os conhecimentos pr?vios e/ou reflex?es sobre o consumo de carne bovina.

  • Existe um custo ambiental para a produ??o de toda essa carne que consumimos?
  • Qual ? o impacto ambiental do consumo de carne bovina?
  • O que o consumo de carne bovina t?m a ver com o efeito estufa?

?

hamburguer

Imagem dispon?vel em: http://4.bp.blogspot.com/-bPf7WdUxeKM/Th91xs1h3XI/AAAAAAAAA9E/3BXmZClNxv0/s320/hamburger-de-vaca.jpg. Acesso em: 07/06/2013.

M?dulo 2 - Custos ambientais do consumo de carne bovina

Atividade 1- V?deo - Os custos secretos dos hamb?rgueres

Para referenciar as repostas e fornecer novos elementos ? discuss?o, sugerimos que o professor utilize o v?deo (de 7 minutos e 52 segundos) cujo endere?o disponibilizamos, na sequ?ncia. Cada aluno ou grupo de alunos dever? acess?-los diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? salvar previamente o v?deo em seu computador e apresent?-lo aos alunos, por meio de proje??o, utilizando o aparelho  data show ou ainda disponibiliz?-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

Os custos secretos dos hamb?rgueres. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=MZ1jimogxRA. Acesso em: 07/06/2013. de 7min:52seg.

O texto ? narrado em ingl?s, mas apresenta legendas em Portugu?s. ? s? clicar no ?cone "ativar legendas" na barra de ferramentas na parte inferior ? direita na tela do v?deo e marcar "Portugu?s (Brasil).

video hamburguer

Imagem do v?deo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=MZ1jimogxRA. Acesso em 07/06/2013.

Resenha

Os norte-americanos amam hamb?rgueres ? cada habitante dos EUA come uma m?dia de tr?s hamb?rgueres por semana. Mas quais s?o os custos secretos desse consumo? Acontece que o gado produz uma quantidade de polui??o que contribui para o efeito estufa tanto quanto carros, avi?es e outros meios de transporte, al?m de ter um forte impacto ambiental sobre a terra e a ?gua do planeta.

Ap?s assistirem ao v?deo, o professor dever? entregar a cada aluno uma c?pia impressa (ou registrar no quadro para que todos copiem em seus cadernos) de algumas quest?es para discuss?o, como as sugeridas a seguir.

Quest?es para discuss?o

1 - Enumere os custos ambientais do consumo de carne bovina abordados no v?deo.

  • Algumas poss?veis respostas: ocupa??o de espa?os geogr?ficos  para a cria??o de bois - 30% de toda a ?rea terrestre do planeta; destrui??o de ecossistemas naturais para o plantio de alimentos para o gado e desequil?brios ambientais decorrentes; consumo de ?gua para produ??o de ra??o.

2 - Por que o custo ambiental da cria??o de vacas atualmente ? maior do que em d?cadas atr?s?

3 -  Qual ? a rela??o entre a alimenta??o das vacas por meio de ra??o e os gases estufa metano e ?xido nitroso?

4 - Quais s?o os custos do consumo exagerado de carne vermelha para a sa?de?

5 - Tendo como refer?ncia o custo ambiental do consumo de um hamb?rguer, de posse de sua Tabela 2, calcule o quanto voc? e sua turma est?o contribuindo para elevar o efeito estufa ao consumir carne vermelha na forma de bifes e hamb?rgueres.

6 - O que pode ser feito para minimizar os custos ambientais do consumo de carne vermelha?

Atividade 2 ? Discuss?o do v?deo

A discuss?o do v?deo dever? acontecer tendo como ponto de partida as quest?es propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno dever? manter seus registros iniciais e socializ?-los para os demais. Ap?s a discuss?o no grupo, os alunos poder?o reformular suas respostas e, havendo consenso, apresent?-las na discuss?o com toda a turma. Nesta discuss?o o professor dever? organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em c?rculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

efeito estufa

Imagem dispon?vel em: http://2.bp.blogspot.com/-1RF2PpL2zaQ/UClv5G8uTjI/AAAAAAAAClY/7M_D3FI9KqU/s320/efeito_estufa_dos_hamburgueres_4__2012-08-09123418.jpg. Acesso em: 06/06/2013.

Atividade 3 - Leitura e discuss?o de textos

Propomos a leitura e discuss?o dos textos especificados abaixo para fornecer mais elementos te?ricos para reflex?o e forma??o de opini?o dos alunos a respeito do consumo de carne bovina e os custos impl?citos nessa dieta.

Texto 1- Efeito Estufa do Hamb?rguer. Dispon?vel em: http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/efeito_estufa_dos_hamburgueres.html. Acesso em: 07/06/2013.

A produ??o de carne bovina tem custo ambiental negligenciado: libera enormes quantidades de gases que contribuem para o aquecimento global

Texto 2 - Efeitos globais do bife brasileiro. Dispon?vel em: http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/efeitos_globais_do_bife_brasileiro.html. Acesso em: 07/06/2013.

Cada aluno ou grupo de alunos dever? acess?-los diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? salvar previamente o texto em seu computador e apresent?-los aos alunos por meio de proje??o, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibiliz?-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poder? ainda projet?-los, usando transpar?ncias e disponibilizar uma c?pia impressa para cada aluno. Juntamente com o texto impresso, o professor dever? disponibilizar quest?es norteadoras da discuss?o do mesmo.

O primeiro momento dever? ser de estudo individual; cada aluno dever? ler, silenciosamente, todo texto. Ap?s essa primeira leitura geral, o professor dever? organizar os alunos em grupos de tr?s pessoas para a discuss?o das quest?es propostas. Terminada a discuss?o, cada grupo dever? socializar aos demais e ao professor as suas considera??es. Em seguida, o grupo dever? apontar o que mais gostaria de saber sobre o assunto.

Quest?es norteadoras para compreens?o e discuss?o dos textos.

  • De acordo com os dados de 1994, qual ? a estimativa do impacto ambiental relativo ? emiss?o de gases de efeito estufa (GEE) no Brasil?
  • Quais s?o as estimativas de produ??o de CO2 por Kg de carne?
  • Qual ? a parcela de emiss?o de GEE atribu?da aos desmatamentos na Amaz?nia? E da pecu?ria bovina no Brasil?
  • Quais s?o as alternativas apontadas pelos especialistas para diminuir essa emiss?o de GEE?
  • A produ??o de cada alimento que se consome, incluindo vegetais e frutas, incorre em custos ambientais dissimulados: transporte, refrigera??o e combust?vel para o cultivo, al?m de emiss?es de metano de plantas e animais. Tudo contribui para o ac?mulo de gases atmosf?ricos de efeito estufa. Por que a produ??o e o consumo de carne bovina est?o sendo t?o debatidos?
  • O impacto ambiental do consumo de carne bovina  deve-se apenas aos arrotos e flatos dos animais? Explique.

?

churrasco

Imagem dispon?vel em: http://www.perolasparaporcos.com/wp-content/themes/perolas/images//2012/09/food3.jpeg. Acesso em: 06/06/2013.

M?dulo 3 - Pesquisas na internet, produ??o de textos e socializa??o

Atividade 1- Pesquisas na internet

Tendo como refer?ncia as informa??es j? apresentadas nas atividades anteriores e na perspectiva de complementa??o e amplia??o dos conhecimentos sobre o tema, o professor dever? orientar os alunos para que fa?am pesquisas na internet.

Selecionamos abordagens diversas do assunto, uma vez que h? diferentes pontos de vista e pareceres cient?ficos, muitos interesses envolvidos e muita controv?rsia.

Abaixo, sugerimos alguns t?picos e endere?os para acesso, mas se os alunos manifestarem curiosidades ou d?vidas, dever?o ser orientados a buscar refer?ncias para acesso em s?tios de busca, como o Google. Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem s?tios mais confi?veis, como os das institui??es p?blicas e revistas de divulga??o cient?fica. 

Todos os alunos dever?o ler todos os textos e registrar o que considerarem mais importante.

Sugest?es de t?picos para pesquisa e endere?os onde est?o disponibilizados para acesso

?

  

pecuaria

Imagem dispon?vel em: http://www.agendasustentavel.com.br/images/image/Noticias/Exig%C3%AAncias%20para%20Pecu%C3%A1ria.jpg. Acesso em: 06/06/2013.

Atividade 2 - Produ??o de textos

Depois desse momento de estudo individual, o professor dever? organizar os alunos em grupos de 4 componentes para socializa??o e discuss?o dos destaques de cada um. 

Cada grupo dever? produzir um texto que contemple, no m?nimo, os seguintes pontos a serem explorados:

  • Os problemas ambientais decorrentes do consumo de carne bovina.

  • As alternativas para minimizar esses problemas.

  • As controversas na discuss?o do tema.

O texto dever? ser enviado, por e-mail, ao professor para avalia??o. Os alunos dever?o entregar tamb?m o texto manuscrito.

Atividade 3 - Montagem das apresenta??es sobre o tema

Al?m da produ??o do texto, cada grupo de alunos dever? preparar uma apresenta??o que sintetize o estudo sobre o tema para socializar com a turma. O grupo poder? optar por uma vis?o geral do que foi abordado ou se dedicar ? apresenta??o de um ou mais aspectos que mais lhes chamaram a aten??o.

Dever?o montar esta apresenta??o, por meio do  programa PowerPoint, utilizando imagens que poder?o ser buscadas na internet e salvas em arquivos.

As apresenta??es dever?o ser salvas em pendrives que dever?o ser conectados a um computador que, por sua vez, dever? estar conectado ao aparelho  data show, para a exposi??o aos colegas e professor.

Atividade  4 - Socializa??o das apresenta??es sobre o tema

Ap?s a realiza??o da montagem das apresenta??es, o professor dever? organizar o espa?o para a socializa??o das mesmas por cada grupo. 

Cabe ao professor ressaltar informa??es n?o contempladas e prestar esclarecimentos para as d?vidas apresentadas e que os grupos n?o souberem responder.

Atividade 5 - J?ri simulado

Para a discuss?o e avalia??o desse estudo, sugerimos uma din?mica denominada de "j?ri simulado" que dever? ser previamente explicada pelo professor, o qual  tamb?m se encarregar? de ajudar na distribui??o de pap?is entre os alunos, de modo que todos possam participar, contribuindo naquilo que for mais pertinente, de acordo com suas habilidades.

A metodologia do "j?ri simulado" dever? ser previamente explicada pelo professor, que tamb?m se encarregar? de ajudar na distribui??o de pap?is entre os alunos, de modo que todos possam participar, contribuindo naquilo que for mais pertinente, de acordo com suas habilidades.

Tema ? Carne bovina: utilizar ou n?o na alimenta??o?

Objetivos:

  • Estudar e debater o tema em quest?o (r?u), levando todos os participantes do grupo a se envolverem e tomarem uma posi??o.
  • Exercitar a express?o verbal e o racioc?nio.
  • Desenvolver o senso cr?tico.

Participantes: (Fun??es)

  • Juiz: Dirige e coordena o andamento do j?ri.
  • Advogado de acusa??o: Formula as acusa??es contra o r?u.
  • Advogado de defesa: Defende o r?u e responde ?s acusa??es formuladas pelo advogado de acusa??o.
  • Testemunhas: Falam a favor ou contra o r?u, de acordo com o que tiver sido combinado, colocando em evid?ncia as contradi??es e enfatizando os argumentos fundamentais.
  • Corpo de Jurados: Ouve todo o processo e a seguir vota: Culpado ou inocente, definindo a pena. A quantidade do corpo de jurados deve ser constitu?da por n?mero impar (3, 5 ou 7).
  • P?blico: Dividido em dois grupos da defesa e da acusa??o, ajudam seus advogados a prepararem os argumentos para acusa??o ou defesa. Durante o j?ri, acompanham em sil?ncio. 

Passos:

  • Coordenador apresenta o assunto e a quest?o a ser trabalhada.
  • Orienta??o para os participantes.
  • Prepara??o para o j?ri.
  • Juiz abre a sess?o.
  • Advogado de acusa??o (promotor) acusa o r?u ou r? (a quest?o  em pauta).
  • Advogado de defesa defende o r?u ou a r?.
  • Advogado de acusa??o toma a palavra e continua a acusa??o.
  • Interven??o de testemunhas, uma de acusa??o.
  • Advogado de defesa retoma a defesa.
  • Interven??o da testemunha de defesa.
  • Jurados decidem a senten?a, junto com o juiz.
  • O p?blico avalia o debate entre os advogados, destacando o que foi bom e o que faltou.
  • Leitura e justificativa da senten?a pelo juiz. 

Avalia??o:

  • Que proveito foi tirado dessa din?mica?
  • O que mais agradou?
  • Como o grupo se sentiu?
  • O que pode ser melhorado?

gado

Imagem: http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/12/gado-de-corte.jpg. Acesso em: 06/06/2013.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Estoque de ?rvores Anima??o/simula??o
Aquecimento global 1 Imagem
Aquecendo os neur?nios - Epis?dio 2 ? Aquecimento global ?udio
Mudan?as clim?ticas Anima??o/simula??o
O efeito estufa Anima??o/simula??o
Mudan?as ambientais globais: o efeito estufa Anima??o/simula??o

Recursos Complementares

Para ao aluno

Para o professor

Avaliação

A avalia??o dever? ser processual e abranger todas as etapas do processo. Dever?o ser consideradas, al?m da participa??o dos alunos, as suas produ??es individuais e coletivas, orais e escritas.   Poder?o ser utilizados como instrumentos de avalia??o quantitativa: as produ??es escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros e o texto produzido pelo grupo na Atividade 2 do M?dulo 3. 

O J?ri Simulado e as apresenta??es do trabalho final produzido pelos grupos dever?o ser avaliados qualitativa e quantitativamente.