Portal do Professor

Início do Conteúdo

Trabalhando pesos e medidas com as Baleias.

Autor e Co-autor(es)

P?mela Faria Oliveira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Matem?tica Grandezas e medidas
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de escrita
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer sobre as v?rias esp?cies de baleias e suas caracter?sticas.
  • Desenvolver o sentimento de preserva??o e prote??o dessas esp?cies.  
  • Contribuir na forma??o do aluno enquanto um agente multiplicador das quest?es que envolvem as baleias e o meio ambiente em geral.
  • Conhecer al?m das baleias, outros animais aqu?ticos.
  • Explorar diferentes procedimentos para comparar grandezas.
  • Aprender no??es de medida, de comprimento e peso.
  • Trabalhar cores e curiosidades sobre as baleias atrav?s do jogo da mem?ria.
  • Realizar tentativas de escrita e acompanhar a leitura de palavras relacionadas ? tem?tica.

Duração das atividades

04 aulas de uma hora cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios sobre a tem?tica 

Estratégias e recursos da aula

?

Atividade 1? Instigando a curiosidade sobre baleias.  

  • Professor, essa aula tem como objetivos gerais conhecer sobre as v?rias esp?cies de baleias e suas caracter?sticas, bem como desenvolver o sentimento de preserva??o e prote??o dessas esp?cies. Sendo assim, para iniciar a discuss?o com as crian?as, ? interessante instigar a curiosidade das mesmas em rela??o ? tem?tica. Para isso, convide-as para assistir ao filme: ?Procurando o Nemo?. Dispon?vel em: http://www.assistirfilmesonline.org/2009/09/procurando-nemo.html. Acesso em 31 de maio de 2013.  

?

?

Filme

Fonte: http://bimg1.mlstatic.com/blu-ray-3d-2d-procurando-nemo-duplo-novo-e-original_MLB-F-4009246138_032013.jpg. Acesso em 1 de junho de 2013.  

?

2- Depois de assistir ao filme fa?a uma roda de conversa e o explore. Esse momento ? importante para desenvolver o respeito ? escuta da fala do colega e explicitar opini?es.

? interessante fazer perguntas relacionadas ? natureza e sociedade, possibilitando o trabalho das quest?es relacionadas ? preserva??o dos seres vivos e seu modo de ser e viver no fundo do mar. Para isso sugerimos alguns questionamentos: 

  • Esse filme se passa no fundo do mar ou no rio?
  • Onde podemos encontrar o mar? Onde podemos encontrar o rio?
  • Quais animais marinhos aparecem nesse filme?
  • Qual o maior animal mar?timo que apareceu no filme?
  • Podemos pegar os peixes do mar para colocar em aqu?rios? Por qu??
  • Todos os animais que vivem no fundo do mar est?o seguros?
  • Esses animais podem viver em ?guas polu?das? 

Professor, voc? tamb?m pode trabalhar os conhecimentos sobre natureza e sociedade; tem?ticas relacionadas ? ?tica, como a ajuda dos animais para encontrar o Nemo, o valor de se respeitar os pais e a import?ncia de se preservar nossas ?guas, n?o jogando lixo nos rios e mares. Para isso sugerimos alguns questionamentos: 

  • Porque o Nemo se perdeu do seu pai?
  • Porque o pai ficou preocupado com Nemo?
  • Quais animais marinhos ajudaram o pai do Nemo a encontr?-lo?
  • Porque ? importante ajudar os amigos?
  • Como podemos proteger a casa (o mar) dos animais marinhos?

?

3- Fa?a em um cartaz, uma lista com as crian?as escrevendo o nome de todos os animais citados na roda e trabalhe com as hip?teses das crian?as em rela??o ao maior animal mar?timo que apareceu no filme. Instigue a discuss?o sobre a baleia. Algumas curiosidades podem surgir e a partir delas, o professor pode montar um quadro de hip?teses levantadas pelas crian?as. Este quadro pode ser dividido entre: 

  • ?O que sabemos sobre as baleias.?
  • ?O que queremos saber sobre as baleias.?
  • ?Como iremos descobrir?? 

As crian?as, a partir do filme, j? poder?o citar que as baleias vivem no mar, que s?o grandes, bem como algumas caracter?sticas b?sicas.

Em rela??o ao que as crian?as querem saber, podem surgir perguntas como:

  • O golfinho ? parente da baleia? 
  • O que ? aquele buraco em cima da cabe?a da baleia? Para que serve?
  • O que as baleias comem?
  • As baleias bebem ?gua?
  • Onde elas moram?
  • Quanto a baleia pesa? ? mais pesada que um elefante?
  • Qual o tamanho da baleia?
  • As baleias t?m dentes?
  • Existem muitas ou poucas baleias no mundo?
  • Quais as cores das baleias?
  • Como podemos cuidar das baleias? 

Observa??es: Professor trabalhe essas perguntas com as crian?as, percebendo e escrevendo as hip?teses que elas t?m em rela??o a esses questionamentos para que, posteriormente, durante a pesquisa, elas possam comprov?-las ou neg?-las. 

Depois trabalhe com as crian?as as possibilidades de onde buscar as respostas para essas perguntas. Para isso sugerimos alguns questionamentos: 

  • Onde podemos achar as respostas para essas perguntas?
  • Podemos perguntar para algu?m? Para quem?

Observa??es: nesse momento podemos trabalhar a import?ncia da biblioteca da escola para a pesquisa, com livros e enciclop?dias. A ajuda dos pais e familiares na busca de informa??es. A pesquisa pela internet tamb?m deve ser considerada. Existe tamb?m a possibilidade da conversa com o profissional que estuda sobre os animais, como por exemplo, o Bi?logo. Se na sua escola tiver um professor dessa ?rea, convide-o para conversar com as crian?as. 

Biologa  

Visita da professora de ci?ncias na sala do 1? per?odo B - 2012 ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora  

?

4- No final, sugerir para as crian?as a tentativa de escrita da palavra Baleia, colocando como apoio o cartaz produzido com o nome dos animais mar?timos citados pelas crian?as. 

?

 Atividade 2 - Jogo da mem?ria- Conhecendo as Baleias. 

1- Retome com as crian?as as curiosidades elencadas por elas no cartaz sobre a vida das baleias. Para trabalhar esses questionamentos de sugerimos a confec??o de um jogo da mem?ria que trabalhe com algumas esp?cies de baleias e suas caracter?sticas. Este pode ser produzido pelo pr?prio professor. Veja o exemplo abaixo: 

?

Jogo da memoriaJogo da memoriaJogo da memoriaJogo da memoriaJogo da memoriaJogo da memoriaJogo da memoriaJogo da memoria

?

Jogo da Mem?ria ? Baleias ? Imagens encontradas no link http://www.baleias.com.br/. Acesso em 16 de junho de 2013.    

?

Observa??es: Professor, elencamos a partir das curiosidades algumas caracter?sticas da baleia, por?m essas podem ser ampliadas de acordo com a necessidade de cada grupo de crian?as.

?

2 - Ao trabalhar com as caracter?sticas de peso, tamanho e cor, eleja com as crian?as uma esp?cie de baleia para ser trabalhada. Nesse caso sugerimos a escolha da maior esp?cie de baleias: a Baleia Azul. Converse sobre as caracter?sticas dessa baleia, e sobre como ela pode ser protegida. Para isso sugerimos o link: http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/baleia_azul.htm. Acesso em 13 de junho de 2013.  

?

Atividade 3 ? Trabalhando Pesos e Medidas

1-  Explore as caracter?sticas da Baleia Azul, trabalhe com o peso (150t) e tamanho (30m). Sugerimos para pesquisa o link http://pt.wikipedia.org/wiki/Baleia-azul. Acesso em 1 de junho de 2013. 

2- Professor nessa idade (4 a 6 anos), as crian?as ainda est?o construindo as no??es matem?ticas, por isso trabalhe o peso e as medidas de forma l?dica e concreta, estimulando os alunos a perceber como us?-las no cotidiano. Para isso sugerimos as seguintes estrat?gias:

?

  • Trabalhe o conceito de leve e pesado utilizando, por exemplo, um saco de a??car e um pacote de farinha de trigo para comparar pesos. 

?

 Peso   

Trabalhando conceitos: leve e pesado. Alunos do 1? per?odo "B" - 2011 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.   

?

?

  •  Apresente instrumentos que podem ser utilizados para medir e pesar.

?

 Medida

?

 

Apresentando instrumentos para pesar - Turma 1? per?odo "B" - 2011 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.

?

?

Curiosidades Baleias

?

Apresentando compara??es de medidas e pesos - Turma 1? per?odo "B" - 2011 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.

  • Converse com as crian?as que n?s tamb?m temos pesos e medidas, e usando uma fita m?trica e uma balan?a, tire a medida e o peso das crian?as.  

    ?

MedidaMedida

Medindo as Crian?as- Turma 1?  per?odo "B" - 2011 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.

  • Voc? pode usar um barbante para representar o tamanho real das crian?as e da baleia azul para depois compar?-los.    

?

MedidaMedida

?

 Observando a medida da baleia azul com barbante - Turma 1? per?odo "B" - 2011- ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.

3- Depois elabore uma atividade de registro para que as crian?as fa?am a tentativa de escrita do seu peso e medida comparando com os da baleia azul. 

?

Atividade

 Atividade de Registro- Fonte: Imagem da pr?pria autora.

?

?

Atividade 4 - Socializando o conhecimento na escola

Para finalizar a pesquisa, converse com as crian?as a respeito do que descobriram e aprenderam sobre as baleias, como podemos preservar e proteger a baleia azul. Sugira para as crian?as a divulga??o desses conhecimentos para outros colegas da escola e para a fam?lia, atrav?s de uma exposi??o na nossa sala com fotos e v?deo dos momentos vivenciados na pesquisa. Convide-os a produzir cartazes e panfletos para serem distribu?dos para instigar a conscientiza??o sobre a preserva??o da baleia azul.  

Recursos Complementares

?

Sugest?es de links para professores:

Informa??es sobre baleias. Dispon?vel em:  www.baleias.com.br. Acesso em 1 de junho de 2013.  

Informa??es sobre as baleias. Dispon?vel em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-sao-as-maiores-baleias-do-mundo. Acesso em 1 de junho de 2013.  

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

TEIXEIRA, Priscila Gerv?sio. A vida das baleias - UCA/Metodologia Cient?fica. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40126. Acesso em 1 de junho de 2013.

Avaliação

A avalia??o ser? feita ao longo de todo o processo tendo como norteador as observa??es feitas durante todas as atividades e percebendo o envolvimento significativo das crian?as nas atividades desenvolvidas. As observa??es podem ser anotadas em uma prancheta dispon?vel com o professor no momento da realiza??o das atividades, com observa??es individuas de cada crian?a e do grupo, tendo como norteadoras algumas perguntas:

 -Trouxeram questionamentos, indaga??es e contribui??es para as rodas de conversa e o jogo da mem?ria? 

- Avan?aram no processo de alfabetiza??o e letramento atrav?s da tentativa de escrita da palavra baleia? 

- Ampliaram o seu conhecimento sobre as baleias e outros animais aqu?ticos?    

- Compreenderam conceitos matem?ticos como pesos e medidas? 

Observa??o: Professor, a atividade de registro de pesos e medidas poder? ser utilizada como forma de avalia??o individual, percebendo se a crian?a consegue escrever o numeral solicitado, identificar onde ser? feita essa escrita, ampliando assim, seu conhecimento.