Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Matem?tica | Grandezas e medidas |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios sobre a tem?tica
?
Atividade 1? Instigando a curiosidade sobre baleias.
?
?
Fonte: http://bimg1.mlstatic.com/blu-ray-3d-2d-procurando-nemo-duplo-novo-e-original_MLB-F-4009246138_032013.jpg. Acesso em 1 de junho de 2013.
?
2- Depois de assistir ao filme fa?a uma roda de conversa e o explore. Esse momento ? importante para desenvolver o respeito ? escuta da fala do colega e explicitar opini?es.
? interessante fazer perguntas relacionadas ? natureza e sociedade, possibilitando o trabalho das quest?es relacionadas ? preserva??o dos seres vivos e seu modo de ser e viver no fundo do mar. Para isso sugerimos alguns questionamentos:
Professor, voc? tamb?m pode trabalhar os conhecimentos sobre natureza e sociedade; tem?ticas relacionadas ? ?tica, como a ajuda dos animais para encontrar o Nemo, o valor de se respeitar os pais e a import?ncia de se preservar nossas ?guas, n?o jogando lixo nos rios e mares. Para isso sugerimos alguns questionamentos:
?
3- Fa?a em um cartaz, uma lista com as crian?as escrevendo o nome de todos os animais citados na roda e trabalhe com as hip?teses das crian?as em rela??o ao maior animal mar?timo que apareceu no filme. Instigue a discuss?o sobre a baleia. Algumas curiosidades podem surgir e a partir delas, o professor pode montar um quadro de hip?teses levantadas pelas crian?as. Este quadro pode ser dividido entre:
As crian?as, a partir do filme, j? poder?o citar que as baleias vivem no mar, que s?o grandes, bem como algumas caracter?sticas b?sicas.
Em rela??o ao que as crian?as querem saber, podem surgir perguntas como:
Observa??es: Professor trabalhe essas perguntas com as crian?as, percebendo e escrevendo as hip?teses que elas t?m em rela??o a esses questionamentos para que, posteriormente, durante a pesquisa, elas possam comprov?-las ou neg?-las.
Depois trabalhe com as crian?as as possibilidades de onde buscar as respostas para essas perguntas. Para isso sugerimos alguns questionamentos:
Observa??es: nesse momento podemos trabalhar a import?ncia da biblioteca da escola para a pesquisa, com livros e enciclop?dias. A ajuda dos pais e familiares na busca de informa??es. A pesquisa pela internet tamb?m deve ser considerada. Existe tamb?m a possibilidade da conversa com o profissional que estuda sobre os animais, como por exemplo, o Bi?logo. Se na sua escola tiver um professor dessa ?rea, convide-o para conversar com as crian?as.
Visita da professora de ci?ncias na sala do 1? per?odo B - 2012 ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora
?
4- No final, sugerir para as crian?as a tentativa de escrita da palavra Baleia, colocando como apoio o cartaz produzido com o nome dos animais mar?timos citados pelas crian?as.
?
Atividade 2 - Jogo da mem?ria- Conhecendo as Baleias.
1- Retome com as crian?as as curiosidades elencadas por elas no cartaz sobre a vida das baleias. Para trabalhar esses questionamentos de sugerimos a confec??o de um jogo da mem?ria que trabalhe com algumas esp?cies de baleias e suas caracter?sticas. Este pode ser produzido pelo pr?prio professor. Veja o exemplo abaixo:
?
?
Jogo da Mem?ria ? Baleias ? Imagens encontradas no link http://www.baleias.com.br/. Acesso em 16 de junho de 2013.
?
Observa??es: Professor, elencamos a partir das curiosidades algumas caracter?sticas da baleia, por?m essas podem ser ampliadas de acordo com a necessidade de cada grupo de crian?as.
?
2 - Ao trabalhar com as caracter?sticas de peso, tamanho e cor, eleja com as crian?as uma esp?cie de baleia para ser trabalhada. Nesse caso sugerimos a escolha da maior esp?cie de baleias: a Baleia Azul. Converse sobre as caracter?sticas dessa baleia, e sobre como ela pode ser protegida. Para isso sugerimos o link: http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/baleia_azul.htm. Acesso em 13 de junho de 2013.
?
Atividade 3 ? Trabalhando Pesos e Medidas
1- Explore as caracter?sticas da Baleia Azul, trabalhe com o peso (150t) e tamanho (30m). Sugerimos para pesquisa o link http://pt.wikipedia.org/wiki/Baleia-azul. Acesso em 1 de junho de 2013.
2- Professor nessa idade (4 a 6 anos), as crian?as ainda est?o construindo as no??es matem?ticas, por isso trabalhe o peso e as medidas de forma l?dica e concreta, estimulando os alunos a perceber como us?-las no cotidiano. Para isso sugerimos as seguintes estrat?gias:
?
?
Trabalhando conceitos: leve e pesado. Alunos do 1? per?odo "B" - 2011 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
?
?
Apresentando instrumentos para pesar - Turma 1? per?odo "B" - 2011 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
?
?
Apresentando compara??es de medidas e pesos - Turma 1? per?odo "B" - 2011 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
Medindo as Crian?as- Turma 1? per?odo "B" - 2011 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
?
Observando a medida da baleia azul com barbante - Turma 1? per?odo "B" - 2011- ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.
3- Depois elabore uma atividade de registro para que as crian?as fa?am a tentativa de escrita do seu peso e medida comparando com os da baleia azul.
?
Atividade de Registro- Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
?
Atividade 4 - Socializando o conhecimento na escola
Para finalizar a pesquisa, converse com as crian?as a respeito do que descobriram e aprenderam sobre as baleias, como podemos preservar e proteger a baleia azul. Sugira para as crian?as a divulga??o desses conhecimentos para outros colegas da escola e para a fam?lia, atrav?s de uma exposi??o na nossa sala com fotos e v?deo dos momentos vivenciados na pesquisa. Convide-os a produzir cartazes e panfletos para serem distribu?dos para instigar a conscientiza??o sobre a preserva??o da baleia azul.
?
Sugest?es de links para professores:
Informa??es sobre baleias. Dispon?vel em: www.baleias.com.br. Acesso em 1 de junho de 2013.
Informa??es sobre as baleias. Dispon?vel em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-sao-as-maiores-baleias-do-mundo. Acesso em 1 de junho de 2013.
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
TEIXEIRA, Priscila Gerv?sio. A vida das baleias - UCA/Metodologia Cient?fica. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40126. Acesso em 1 de junho de 2013.
A avalia??o ser? feita ao longo de todo o processo tendo como norteador as observa??es feitas durante todas as atividades e percebendo o envolvimento significativo das crian?as nas atividades desenvolvidas. As observa??es podem ser anotadas em uma prancheta dispon?vel com o professor no momento da realiza??o das atividades, com observa??es individuas de cada crian?a e do grupo, tendo como norteadoras algumas perguntas:
-Trouxeram questionamentos, indaga??es e contribui??es para as rodas de conversa e o jogo da mem?ria?
- Avan?aram no processo de alfabetiza??o e letramento atrav?s da tentativa de escrita da palavra baleia?
- Ampliaram o seu conhecimento sobre as baleias e outros animais aqu?ticos?
- Compreenderam conceitos matem?ticos como pesos e medidas?
Observa??o: Professor, a atividade de registro de pesos e medidas poder? ser utilizada como forma de avalia??o individual, percebendo se a crian?a consegue escrever o numeral solicitado, identificar onde ser? feita essa escrita, ampliando assim, seu conhecimento.