Portal do Professor

Início do Conteúdo

Trabalhando identidade, gostos e prefer?ncias atrav?s de gr?ficos.

Autor e Co-autor(es)

P?mela Faria Oliveira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Matem?tica N?meros e sistemas de numera??o (contagem; nota??o e escrita num?ricas e opera??es)
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de escrita
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Compreens?o das caracter?sticas individuais e coletiva de cada pessoa e grupos.
  • Trabalhar a diversidade humana e suas implica??es.
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita.
  • Realizar tentativas de escrita e acompanhar a leitura de palavras relacionadas ao registro de informa??es pertinentes ao tema.
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito ? fala de colegas.
  • Organizar dados em gr?ficos.
  • Ouvir hist?rias da literatura nacional que tratam sobre o tema de pesquisa.

Duração das atividades

03 aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios sobre a tem?tica.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Leitura do Livro: ?As cores do arco-?ris?

1- Professor essa aula tem como objetivo geral criar situa??es de aprendizagem em que a quest?o da diversidade seja tema de conversa e de trabalho. Trabalhar com as crian?as a constru??o da identidade individual e do grupo desenvolvendo atitude de aceita??o do outro em suas diferen?as. Come?ando pelas diferen?as de temperamento, de habilidades e de conhecimentos, at? as diferen?as de gostos e prefer?ncias onde o respeito a essa diversidade deve permear as rela??es cotidianas. 

2- Para iniciar a conversa e instigar essa discuss?o sugerimos a leitura do livro: ?As cores do arco-?ris? da autora Jennifer Moore-Mallinos, Editora Nacional. Este trata das diferen?as e semelhan?as entre as pessoas de forma l?dica e a import?ncia das pessoas se unirem para alcan?ar um objetivo em comum.   

?

Livro

Livro: As cores do arco-?ris ? Autora: Jennifer Moore-Mallinos. Fonte: Imagem da pr?pria autora. 

3- Explore as imagens do livro e depois converse sobre as diferen?as das crian?as, voc? pode utilizar um espelho para que eles percebam suas caracter?sticas individuais. Para isso sugerimos alguns pontos a serem trabalhados com as crian?as:

  • Com o espelho, o professor pode trabalhar atividades de percep??o e observa??o das caracter?sticas individuais de cada aluno. Pegando como refer?ncia as caracter?sticas trabalhadas no livro ?Arco-?ris?, o professor pode trabalhar a cor da pele, o formato (grande, curto, enrolado, liso) e a cor do cabelo, a cor e o formato dos olhos, a roupa que esta vestindo, e o que gosta de comer e de brincar. 
  • O professor tamb?m pode trabalhar com express?es faciais, estimulando a express?o individual, como por exemplo:
    1. Quando ficamos tristes como fica a express?o do nosso rosto?
    2. Quando ficamos felizes como fica a express?o do nosso rosto?
    3. Quando ficamos com dor como fica a express?o do nosso rosto?
    4. Quando ficamos com raiva como fica a express?o do nosso rosto?
  • Depois de realizar esses dois momentos anteriores, de espa?o para que as crian?as falem sobre as suas caracter?sticas, sugira que as crian?as comparem suas caracter?sticas com a de outro colega, desenvolvendo o reconhecimento de si mesmo e do pr?ximo, praticando assim o respeito pelas diferen?as.
  • Para finalizar esse momento ? importante que o professor retome a hist?ria do livro ?Arco-?ris? e trabalhe o sentimento de que mesmo diferentes por fora, por dentro podemos ser todos iguais, pois as pessoas s?o ?nicas em seu modo de ser, mas quando est?o juntas tem algo em comum, sente felicidade, tristeza, amor, dor e querem mesmo ? se divertir.  

  

Caracter??sticas

Observando nossas caracter?sticas a partir da leitura do livro ?Arco-?ris? - Alunos do 1? per?odo "B" - 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.  

?

Atividade 2- Tarefa de casa

1- Ap?s explorar o livro e trabalhar com as caracter?sticas de cada crian?a, envie uma tarefa para casa para que elas possam dizer sobre seus gostos e prefer?ncias. Elenque algumas tem?ticas como: animais preferidos, comidas preferidas, brinquedos e brincadeiras preferidas, as atividades que gostamos de realizar com nossos familiares e hist?rias preferidas.  O aluno poder? colocar foto, desenho, ou imagem de revista para realizar a atividade. Veja o exemplo abaixo:

Atividade

Tarefa de Casa -  1? per?odo ?B? 2013- ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.  

?

Atividade 3- Constru??o dos gr?ficos

1- A partir da tarefa de casa sobre gostos e prefer?ncias, fa?a uma roda de conversa para compartilhar as informa??es da tarefa com o grupo e para que todos possam se conhecer melhor. Organize, juntamente com os alunos, essas informa??es em gr?ficos. Antes de iniciar a constru??o do gr?fico converse sobre como ? a sua estrutura e o que ele representa. O trabalho com gr?ficos ajuda as crian?as a organizarem melhor as informa??es, bem como, proporciona condi??es na aquisi??o de uma nova linguagem matem?tica. Permite ainda que a crian?a estabele?a rela??es comparativas, observando quantidades de diferentes prismas. Elenque as tem?ticas dos gr?ficos e use-as uma de cada fez, como por exemplo:

  • Tema: Animais preferidos
  • Pegue a tarefa e todas as crian?as v?o mostrando o seu animal preferido. O professor escreve em uma pequena ficha o nome desse animal, cola no gr?fico. O aluno pega sua foto e coloca logo acima do nome do seu animal preferido.
  • Caso voc? tenha em seu grupo crian?as que j? conseguem fazer essa escrita pe?a a eles que eles mesmos escrevam seu animal preferido na ficha.
  • Podem surgir crian?as que gostam do mesmo animal, como esta j? vai estar escrito no gr?fico, pe?a ? crian?a que identifique essa palavra e cole sua foto.
  • Fa?a um gr?fico para cada tem?tica: animais preferidos, comidas preferidas, brinquedos e brincadeiras preferidas, as atividades que gostamos de realizar com nossos familiares e hist?rias preferidas.  

?

GraficosGraficosGraficos

Construindo Gr?ficos - Alunos do 1? per?odo "B" - 2013 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.  

?

2- Depois de pronto os gr?ficos, proponha a resolu??o de situa??es problemas: 

  • Qual ? o animal preferido da turma?
  • Qual ? a comida preferida da turma?
  • Qual o brinquedo preferido da turma?
  • Qual a brincadeira preferida da turma?
  • Qual atividade que mais gostamos de realizar com nossos familiares?
  • Qual a hist?ria preferida da turma? 
  • Quais animais receberam a mesma quantidade de votos? Quantos votos receberam?
  • Quais comidas receberam a mesma quantidade de votos? Quantos votos receberam?
  • Quais brinquedos receberam a mesma quantidade de votos? Quantos votos receberam?
  • Quais brincadeiras receberam a mesma quantidade de votos? Quantos votos receberam?
  • Quais atividades receberam a mesma quantidade de votos? Quantos votos receberam?
  • Quais hist?rias receberam a mesma quantidade de votos? Quantos votos receberam?

3- Ap?s realizar a constru??o do gr?fico e a roda de conversa para resolu??o das situa??es problemas, disponibilize o gr?fico para as crian?as afixando-o na parede e solicite que fa?am a tentativa de escrita do nome do animal, comida, brinquedo, brincadeira, atividade ou hist?ria que mais gostam.  

Atividade 4- Produzindo um texto coletivo

1- Ao perceber as caracter?sticas das crian?as pertencentes a esse grupo, o professor pode construir um texto coletivo com o seu grupo para contar para outras crian?as e para os familiares sobre os gostos e prefer?ncias desse grupo. Veja o exemplo abaixo:

NO DIA ______, O GRUPO FINALIZOU A COMPOSI??O DOS GR?FICOS DOS NOSSOS GOSTO E PREFER?NCIAS. COM A INTEN??O DE VERIFICAR JUNTO ?S CRIAN?AS AS CARACTER?STICAS QUE FAZEM PARTE DESSE GRUPO PROPUSEMOS A CONSTRU??O DE UM TEXTO COLETIVO. AO INCIT?-LAS PARA FUN??O DA ESCRITA, ISTO ?, ESCREVE-SE PARA QUE ALGU?M POSSA LER, ESSE TEXTO SERIA LEVADO PARA CONHECIMENTO DE OUTRAS CRIAN?AS E DOS FAMILIARES.A HIST?RIA FOI CONTADA PELA NOSSA TURMA! MAS, N?O ? QUALQUER HIST?RIA, ? A HIST?RIA DO GRUPO, DAS NOSSAS PREFER?NCIAS. 

?

ERA UMA VEZ UMA TURMA PERFEITA.

N?S AMAMOS A NOSSA FAM?LIA.

OS CACHORROS S?O BONITINHOS E ? NOSSO AMIGO PREFERIDO E PREDILETO. O NOSSO ANIMAL PREFERIDO ? BEM FOFINHO E BONITINHO.

A NOSSA TURMA GOSTA DE BRINCAR MUITO MUITO.

ADORAMOS BRINCAR DE FUTEBOL E BONECA. GOSTAMOS TAMB?M DE PIQUE ESCONDE, BASQUETE, CARRINHO E MOTO.

?

TEXTO ELABORADO COLETIVAMENTE

PELAS CRIAN?AS.

 Atividade de Registro - Alunos do 1? per?odo "B" - 2013 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.  

Recursos Complementares

Sugest?es de links para professores:

Pacto Pela Alfabetiza??o na Idade Certa - Cadernos de Forma??o ? Ano 1 Unidade 1. Dispon?vel em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf. Acesso em 3 de junho de 2013.

Pacto Pela Alfabetiza??o na Idade Certa - Cadernos de Forma??o ? Ano 1 Unidade 6. Dispon?vel em:  http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_6_MIOLO.pdf. Acesso em 3 de junho de 2013.

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

VICTOR, Analice Cordeiro dos Santos. Conhecendo a mim e o outro atrav?s da hist?ria de nossos nomes: uso de tabela e gr?fico de barra. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25610. Acesso em 3 de junho de 2013.

SANTOS, Jos?lia Soares Nunes dos. Brinquedos e Brincadeiras: construindo gr?ficos, registrando quantidades.  Dispon?vel em:   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10481. Acesso em 3 de junho de 2013.  

Avaliação

A avalia??o ser? feita ao longo de todo o processo, tendo como norteador as observa??es feitas durante todo o processo e a percep??o do envolvimento significativo das crian?as nas atividades desenvolvidas. As observa??es podem ser anotadas em uma prancheta dispon?vel com o professor no momento da realiza??o das atividades, com observa??es individuais de cada crian?a e do grupo como um todo. Perguntas que poder?o nortear essa avalia??o:

  • O Aluno trouxe questionamentos, indaga??es, e contribui??es no momento de explora??o do livro: ?As cores do arco-?ris??
  • Na atividade de observa??o das suas caracter?sticas no espelho, conseguiu identific?-las e fazer compara??es com outras crian?as do grupo?
  • Ao apresentar ao grupo sua tarefa de casa, demonstrou compreens?o da atividade e se expressou de forma clara e organizada?
  • Conseguiram compreender e elaborar uma estrutura gr?fica?