Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Matem?tica | N?meros e sistemas de numera??o (contagem; nota??o e escrita num?ricas e opera??es) |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios sobre a tem?tica.
Atividade 1- Leitura do Livro: ?As cores do arco-?ris?
1- Professor essa aula tem como objetivo geral criar situa??es de aprendizagem em que a quest?o da diversidade seja tema de conversa e de trabalho. Trabalhar com as crian?as a constru??o da identidade individual e do grupo desenvolvendo atitude de aceita??o do outro em suas diferen?as. Come?ando pelas diferen?as de temperamento, de habilidades e de conhecimentos, at? as diferen?as de gostos e prefer?ncias onde o respeito a essa diversidade deve permear as rela??es cotidianas.
2- Para iniciar a conversa e instigar essa discuss?o sugerimos a leitura do livro: ?As cores do arco-?ris? da autora Jennifer Moore-Mallinos, Editora Nacional. Este trata das diferen?as e semelhan?as entre as pessoas de forma l?dica e a import?ncia das pessoas se unirem para alcan?ar um objetivo em comum.
?
Livro: As cores do arco-?ris ? Autora: Jennifer Moore-Mallinos. Fonte: Imagem da pr?pria autora.
3- Explore as imagens do livro e depois converse sobre as diferen?as das crian?as, voc? pode utilizar um espelho para que eles percebam suas caracter?sticas individuais. Para isso sugerimos alguns pontos a serem trabalhados com as crian?as:
Observando nossas caracter?sticas a partir da leitura do livro ?Arco-?ris? - Alunos do 1? per?odo "B" - 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
Atividade 2- Tarefa de casa
1- Ap?s explorar o livro e trabalhar com as caracter?sticas de cada crian?a, envie uma tarefa para casa para que elas possam dizer sobre seus gostos e prefer?ncias. Elenque algumas tem?ticas como: animais preferidos, comidas preferidas, brinquedos e brincadeiras preferidas, as atividades que gostamos de realizar com nossos familiares e hist?rias preferidas. O aluno poder? colocar foto, desenho, ou imagem de revista para realizar a atividade. Veja o exemplo abaixo:
Tarefa de Casa - 1? per?odo ?B? 2013- ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
Atividade 3- Constru??o dos gr?ficos
1- A partir da tarefa de casa sobre gostos e prefer?ncias, fa?a uma roda de conversa para compartilhar as informa??es da tarefa com o grupo e para que todos possam se conhecer melhor. Organize, juntamente com os alunos, essas informa??es em gr?ficos. Antes de iniciar a constru??o do gr?fico converse sobre como ? a sua estrutura e o que ele representa. O trabalho com gr?ficos ajuda as crian?as a organizarem melhor as informa??es, bem como, proporciona condi??es na aquisi??o de uma nova linguagem matem?tica. Permite ainda que a crian?a estabele?a rela??es comparativas, observando quantidades de diferentes prismas. Elenque as tem?ticas dos gr?ficos e use-as uma de cada fez, como por exemplo:
?
Construindo Gr?ficos - Alunos do 1? per?odo "B" - 2013 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
2- Depois de pronto os gr?ficos, proponha a resolu??o de situa??es problemas:
3- Ap?s realizar a constru??o do gr?fico e a roda de conversa para resolu??o das situa??es problemas, disponibilize o gr?fico para as crian?as afixando-o na parede e solicite que fa?am a tentativa de escrita do nome do animal, comida, brinquedo, brincadeira, atividade ou hist?ria que mais gostam.
Atividade 4- Produzindo um texto coletivo
1- Ao perceber as caracter?sticas das crian?as pertencentes a esse grupo, o professor pode construir um texto coletivo com o seu grupo para contar para outras crian?as e para os familiares sobre os gostos e prefer?ncias desse grupo. Veja o exemplo abaixo:
NO DIA ______, O GRUPO FINALIZOU A COMPOSI??O DOS GR?FICOS DOS NOSSOS GOSTO E PREFER?NCIAS. COM A INTEN??O DE VERIFICAR JUNTO ?S CRIAN?AS AS CARACTER?STICAS QUE FAZEM PARTE DESSE GRUPO PROPUSEMOS A CONSTRU??O DE UM TEXTO COLETIVO. AO INCIT?-LAS PARA FUN??O DA ESCRITA, ISTO ?, ESCREVE-SE PARA QUE ALGU?M POSSA LER, ESSE TEXTO SERIA LEVADO PARA CONHECIMENTO DE OUTRAS CRIAN?AS E DOS FAMILIARES.A HIST?RIA FOI CONTADA PELA NOSSA TURMA! MAS, N?O ? QUALQUER HIST?RIA, ? A HIST?RIA DO GRUPO, DAS NOSSAS PREFER?NCIAS.
?
ERA UMA VEZ UMA TURMA PERFEITA. N?S AMAMOS A NOSSA FAM?LIA. OS CACHORROS S?O BONITINHOS E ? NOSSO AMIGO PREFERIDO E PREDILETO. O NOSSO ANIMAL PREFERIDO ? BEM FOFINHO E BONITINHO. A NOSSA TURMA GOSTA DE BRINCAR MUITO MUITO. ADORAMOS BRINCAR DE FUTEBOL E BONECA. GOSTAMOS TAMB?M DE PIQUE ESCONDE, BASQUETE, CARRINHO E MOTO. ? TEXTO ELABORADO COLETIVAMENTE PELAS CRIAN?AS. |
Atividade de Registro - Alunos do 1? per?odo "B" - 2013 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Sugest?es de links para professores:
Pacto Pela Alfabetiza??o na Idade Certa - Cadernos de Forma??o ? Ano 1 Unidade 1. Dispon?vel em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf. Acesso em 3 de junho de 2013.
Pacto Pela Alfabetiza??o na Idade Certa - Cadernos de Forma??o ? Ano 1 Unidade 6. Dispon?vel em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_6_MIOLO.pdf. Acesso em 3 de junho de 2013.
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
VICTOR, Analice Cordeiro dos Santos. Conhecendo a mim e o outro atrav?s da hist?ria de nossos nomes: uso de tabela e gr?fico de barra. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25610. Acesso em 3 de junho de 2013.
SANTOS, Jos?lia Soares Nunes dos. Brinquedos e Brincadeiras: construindo gr?ficos, registrando quantidades. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10481. Acesso em 3 de junho de 2013.
A avalia??o ser? feita ao longo de todo o processo, tendo como norteador as observa??es feitas durante todo o processo e a percep??o do envolvimento significativo das crian?as nas atividades desenvolvidas. As observa??es podem ser anotadas em uma prancheta dispon?vel com o professor no momento da realiza??o das atividades, com observa??es individuais de cada crian?a e do grupo como um todo. Perguntas que poder?o nortear essa avalia??o: