Portal do Professor

Início do Conteúdo

Vamos confeccionar passarinhos de papel?

Autor e Co-autor(es)

Carolina Shimomura Spinelli imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dal?nea Cristina Fl?r; Giandr?a Reuss Strenzel; Graziela Beretta L?pez.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Coordena??o
Educa??o Infantil Matem?tica Espa?o e forma
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Matem?tica Grandezas e medidas
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os fen?menos da natureza
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Interagir com outras crian?as e adultos da escola de educa??o infantil;
  • Confeccionar passarinhos de papel;
  • Explorar outros espa?os da escola de educa??o infantil;
  • Trabalhar quest?es matem?ticas (espa?o, tamanho, peso, medida);
  • Possibilitar a coordena??o locomotoras e manipulativas das crian?as;
  • Trabalhar a localiza??o espacial e o movimento nos espa?os;
  • Conhecer os limites do seu pr?prio corpo e do outro.

Duração das atividades

De 60 a 120 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Trabalhar os seres vivos: animais que voam.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula, tem como objetivo principal possibilitar a intera??o entre crian?as de diferentes faixas et?rias por meio da confec??o de passarinhos de papel. Dever? ser realizada com crian?as de idade entre 3 a 5 anos. Sugere-se que esta atividade seja realizada na sala e em algum espa?o externo da escola, como por exemplo: o parque; o sol?rio; o bosque ou na quadra. 

1? MOMENTO

Conversar na Roda sobre a atividade

Como esta atividade ser? realizada com dois grupos de crian?as, enquanto uma das professoras organiza o espa?o para a realiza??o da atividade, a outra conversa com as crian?as na Roda sobre a atividade, explicando como a mesma ir? ocorrer. Sugere-se que as crian?as sentem em Roda no tapete, para que possam olhar umas para as outras. A professora pode iniciar a conversa, cantando a m?sica "Sabi? l? na gaiola" (Ver recursos complementares). Em seguida, perguntar para o grupo: "Onde ser? que os passarinhos preferem morar: dentro de uma gaiola ou solto na natureza?". A partir das respostas das crian?as, mediar a conversa trazendo novos elementos, como por exemplo: voc?s iriam gostar de ficar dentro de uma gaiola? Por que ser? que os passarinhos precisam voar? Como voam? (Ver recursos complementares). Ap?s, este momento de conversa, convidar as crian?as a confeccionarem o seu pr?prio passarinho para que depois a gente possa voar com eles fora da sala de aula, em algum espa?o externo da escola. 

M?sica "Sabi? l? na gaiola":

Sabi? l? na gaiola fez um buraquinho, voou, voou, voou, voou. E a menina que gostava tanto do bichinho, chorou, chorou, chorou, chorou.

Sabi? fugiu pro terreiro, foi cantar no abacateiro e a menina vive a chamar: Vem c? Sabi?, vem c?. E a menina diz solu?ando: Sabi? estou te esperando. E o Sabi? responde de l?: N?o chore que eu vou voltar.

?

Passarinho 3

Acervo Institucional do N?cleo de Desenvolvimento Infantil -  NDI/CED/UFSC

Foto: Carolina Spinelli - 2012

?

2? MOMENTO. 

Organizar a confec??o dos passarinhos de papel

Material necess?rio:

  • 2 Revistas;
  • Peda?os de barbante (50 cm), um pra cada passarinho de papel;
  • Quatro rolos de diferentes cores de papel crepom;
  • Tesoura.

Modo de fazer:

Primeiro ? preciso cortar com a tesoura  tiras coloridas de papel crepom, formando fitas de 50 cm. Em seguida, dobrar na horizontal uma folha de revista formando uma tira. Colocar as fitas coloridas de papel crepom uma sobre a outra e dobrar no meio a tira de revista sobre as fitas de papel crepom amarrando-as com o peda?o de barbante.

A professora dever? preparar previamente o material a ser utilizado para a confec??o dos passarinhos de papel, organizando-o sobre uma mesa, onde as crian?as possam auxiliar e acompanhar o passo-a-passo. Sugere-se que a professora monte o passarinho, mostrando ?s crian?as o material utilizado, o tamanho do barbante e das fitas de papel crepom. Neste momento, a professora pode comparar o tamanho do barbante com o tamanho de algumas crian?as: ? mais alto? Mais baixo?, e, tamb?m pode colocar dois tamanhos diferentes de barbante sobre a mesa e perguntar: Qual ? mais comprido? Mais curto?. Assim que cada crian?a estiver com o seu passarinho, convidar o grupo para brincar no espa?o externo da escola. 

passarinho 5 Passarinho 4

Acervo Institucional do N?cleo de Desenvolvimento Infantil -  NDI/CED/UFSC

Foto: Carolina Spinelli - 2012

3? MOMENTO

Voando com os passarinhos de papel

Ap?s a confec??o dos passarinhos de papel. Levar as crian?as para voar com seus passarinhos num espa?o externo da escola. Sugere-se que a professora incentive as crian?as a girar, balan?ar de um lado para o outro, levantar e abaixar os passarinhos fazendo diferentes movimentos com os bra?os. Propor que as crian?as corram em c?rculo, uma atr?s da outra e, tamb?m todas juntas igual aos passarinhos, quando precisam se proteger de p?ssaros predadores. Para finalizar a atividade, pendurar junto com as crian?as os passarinhos numa ?rvore, explicando que ali ser? a casa deles e que eles poder?o voar quando quiserem. 

Passarinho 2passarinho 8

Acervo Institucional do N?cleo de Desenvolvimento Infantil -  NDI/CED/UFSC

Foto: Carolina Spinelli - 2012

Recursos Complementares

V?deo da m?sica "Sabi? l? na gaiola":

http://www.youtube.com/watch?v=BLHOYyYWU0w;

Site sobre a import?ncia ecol?gica das aves:

http://www.conscienciacomciencia.com.br/2009/05/03/importancia-ecologica-das-aves/

Site com informa??es sobre: Como os p?ssaros voam?:

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-os-passaros-voam

Avaliação

Com intuito de avaliar a participa??o das crian?as durante todo o desenvolvimento da aula a professora dever? registrar e observar o comportamento, o movimento, a comunica??o, o relacionamento das crian?as, refletindo sobre as seguintes quest?es: Como se relacionam com as outras crian?as? Respeitam a sua vez para falar? Como se envolvem na confec??o dos passarinhos (concentra??o, aten??o, compreens?o do passo-a-passo)? Com quem estabelecem parcerias? Como se movimentam pelo espa?o: tomam cuidado com o outro? Conseguem realizar os movimentos propostos? Percebem os limites do seu corpo? Como se relacionam com os outros adultos?