Dal?nea Cristina Fl?r; Giandr?a Reuss Strenzel; Graziela Beretta L?pez.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Matem?tica | Espa?o e forma |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Matem?tica | Grandezas e medidas |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os fen?menos da natureza |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Esta aula, tem como objetivo principal possibilitar a intera??o entre crian?as de diferentes faixas et?rias por meio da confec??o de passarinhos de papel. Dever? ser realizada com crian?as de idade entre 3 a 5 anos. Sugere-se que esta atividade seja realizada na sala e em algum espa?o externo da escola, como por exemplo: o parque; o sol?rio; o bosque ou na quadra.
1? MOMENTO
Conversar na Roda sobre a atividade
Como esta atividade ser? realizada com dois grupos de crian?as, enquanto uma das professoras organiza o espa?o para a realiza??o da atividade, a outra conversa com as crian?as na Roda sobre a atividade, explicando como a mesma ir? ocorrer. Sugere-se que as crian?as sentem em Roda no tapete, para que possam olhar umas para as outras. A professora pode iniciar a conversa, cantando a m?sica "Sabi? l? na gaiola" (Ver recursos complementares). Em seguida, perguntar para o grupo: "Onde ser? que os passarinhos preferem morar: dentro de uma gaiola ou solto na natureza?". A partir das respostas das crian?as, mediar a conversa trazendo novos elementos, como por exemplo: voc?s iriam gostar de ficar dentro de uma gaiola? Por que ser? que os passarinhos precisam voar? Como voam? (Ver recursos complementares). Ap?s, este momento de conversa, convidar as crian?as a confeccionarem o seu pr?prio passarinho para que depois a gente possa voar com eles fora da sala de aula, em algum espa?o externo da escola.
M?sica "Sabi? l? na gaiola":
Sabi? l? na gaiola fez um buraquinho, voou, voou, voou, voou. E a menina que gostava tanto do bichinho, chorou, chorou, chorou, chorou.
Sabi? fugiu pro terreiro, foi cantar no abacateiro e a menina vive a chamar: Vem c? Sabi?, vem c?. E a menina diz solu?ando: Sabi? estou te esperando. E o Sabi? responde de l?: N?o chore que eu vou voltar.
?
Acervo Institucional do N?cleo de Desenvolvimento Infantil - NDI/CED/UFSC
Foto: Carolina Spinelli - 2012
?
2? MOMENTO.
Organizar a confec??o dos passarinhos de papel
Material necess?rio:
Modo de fazer:
Primeiro ? preciso cortar com a tesoura tiras coloridas de papel crepom, formando fitas de 50 cm. Em seguida, dobrar na horizontal uma folha de revista formando uma tira. Colocar as fitas coloridas de papel crepom uma sobre a outra e dobrar no meio a tira de revista sobre as fitas de papel crepom amarrando-as com o peda?o de barbante.
A professora dever? preparar previamente o material a ser utilizado para a confec??o dos passarinhos de papel, organizando-o sobre uma mesa, onde as crian?as possam auxiliar e acompanhar o passo-a-passo. Sugere-se que a professora monte o passarinho, mostrando ?s crian?as o material utilizado, o tamanho do barbante e das fitas de papel crepom. Neste momento, a professora pode comparar o tamanho do barbante com o tamanho de algumas crian?as: ? mais alto? Mais baixo?, e, tamb?m pode colocar dois tamanhos diferentes de barbante sobre a mesa e perguntar: Qual ? mais comprido? Mais curto?. Assim que cada crian?a estiver com o seu passarinho, convidar o grupo para brincar no espa?o externo da escola.
Acervo Institucional do N?cleo de Desenvolvimento Infantil - NDI/CED/UFSC
Foto: Carolina Spinelli - 2012
3? MOMENTO
Voando com os passarinhos de papel
Ap?s a confec??o dos passarinhos de papel. Levar as crian?as para voar com seus passarinhos num espa?o externo da escola. Sugere-se que a professora incentive as crian?as a girar, balan?ar de um lado para o outro, levantar e abaixar os passarinhos fazendo diferentes movimentos com os bra?os. Propor que as crian?as corram em c?rculo, uma atr?s da outra e, tamb?m todas juntas igual aos passarinhos, quando precisam se proteger de p?ssaros predadores. Para finalizar a atividade, pendurar junto com as crian?as os passarinhos numa ?rvore, explicando que ali ser? a casa deles e que eles poder?o voar quando quiserem.
Acervo Institucional do N?cleo de Desenvolvimento Infantil - NDI/CED/UFSC
Foto: Carolina Spinelli - 2012
V?deo da m?sica "Sabi? l? na gaiola":
http://www.youtube.com/watch?v=BLHOYyYWU0w;
Site sobre a import?ncia ecol?gica das aves:
http://www.conscienciacomciencia.com.br/2009/05/03/importancia-ecologica-das-aves/
Site com informa??es sobre: Como os p?ssaros voam?:
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-os-passaros-voam
Com intuito de avaliar a participa??o das crian?as durante todo o desenvolvimento da aula a professora dever? registrar e observar o comportamento, o movimento, a comunica??o, o relacionamento das crian?as, refletindo sobre as seguintes quest?es: Como se relacionam com as outras crian?as? Respeitam a sua vez para falar? Como se envolvem na confec??o dos passarinhos (concentra??o, aten??o, compreens?o do passo-a-passo)? Com quem estabelecem parcerias? Como se movimentam pelo espa?o: tomam cuidado com o outro? Conseguem realizar os movimentos propostos? Percebem os limites do seu corpo? Como se relacionam com os outros adultos?