Portal do Professor

Início do Conteúdo

VAMOS JUNTOS VISITAR A CASA DA BRUXA?

Autor e Co-autor(es)

Thaisa Neiverth imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dal?nea C. Fl?r; Giandr?a R. Strenzel; Graziela B. Lopez.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de escrita

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Conhecer um dos pontos tur?sticos da cidade;

* Participar de uma aula-passeio coletiva;

* Trazer elementos para a imagina??o das crian?as;

* Ampliar o repert?rio cultural das crian?as.

Duração das atividades

A atividade durar? em m?dia 4 horas. J? a organiza??o demandar? mais tempo, em especial porque ser? uma atividade coletiva. No entanto, o planejamento da aula-passeio ser? mais longa, posto que a professora deve agendar a visita no Sesc, articulando com: a coordena??o pedag?gica, as fam?lias e o transporte. ? imprescind?vel pedir autoriza??o por escrito para as fam?lias quando se precisa sair com as crian?as da institui??o de Educa??o Infantil.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? necess?rio contar para as crian?as o local onde ir?o e quais as atra??es contidas no passeio. Al?m disso, ? importante fazer os combinados a serem cumpridos durante o tempo do passeio.

Estratégias e recursos da aula

Para come?ar...

?

Uma aula-passeio na Educa??o Infantil, demanda um planejamento bem articulado, em especial quando se tem dois grupos de crian?as envolvidos. As professoras devem elencar objetivos comuns e conforme disse na sugest?o de outra aula postada no portal "Muitos fatores precisam ser levados em considera??o. Entre eles: pertin?ncia e seguran?a do lugar; condi??es objetivas de estrutura para o recebimento das crian?as (...); transporte que ser? utilizado; autoriza??o por escrito dos pais que deixar?o seus filhos participarem da atividade; adultos extras para acompanharem o passeio." (Aula: Conhecendo a nossa Ilha! Vamos visitar o Ecomuseu?) 

As professoras escolheram o "Sesc Cacup?" como possibilidade de visita pelo n?mero de atra??es disponibilizadas pelo espa?o. Entre elas destacavam-se a "casa da bruxa", as brincadeiras de ciranda, os parques e o espa?o verde estruturado para fazer um piquenique. Todas essas op??es ajudaram as professoras a propor intera??es diversificadas entre as crian?as dos dois grupos, al?m de ampliar o repert?rio cultural dos alunos.

Destaca-se que a aula em quest?o pode ser reproduzida em qualquer realidade brasileira, desde que a professora eleja um espa?o que possibilite o desenvolvimento da imagina??o e que amplie o repert?rio cultural dos alunos.

Tamb?m ? importante lembrar que a aula refere-se ao passeio a um local espec?fico da regi?o. Portanto, o local poder? ser substitu?do pelo parque da institui??o, com um ambiente (a casa da bruxa) previamente organizado pela professora que suscite a imagina??o e a fantasia, ou outro ambiente avaliado pelas professoras que seja similar ao aqui proposto. Caso houver na regi?o um ambiente similar, ? imprescind?vel pedir autoriza??o por escrito para as fam?lias quando se trata de sair com as crian?as da institui??o de Educa??o Infantil. Destaca-se, ainda, que a guia, referida nessa aula-passeio, poder? ser a professora uma vez que o local a ser visitado poder? n?o dispor desse profissional.    

1? Momento (30 minutos) ? Organiza??o da sa?da

As professoras devem fazer uma roda organizando a sa?da com as crian?as. Nessa roda a necessidade de estarem sempre todos juntos e atentos ao que a professora e o guia do local explicarem deve ser refor?ada. Al?m disso, ser? de extrema necessidade que a professora explique que "a casa da bruxa" n?o ? assustadora, mas, uma divertida aventura!

?

2?. Momento (20 minutos) ? Trajeto

Fomos de ?nibus ao Sesc e organizamos as crian?as de modo que pudessem interagir umas com as outras, mesmo n?o sendo do mesmo grupo. Al?m disso propusemos uma "cantoria" at? o nosso destino. Cantamos can??es do repert?rio das crian?as, entre elas "O sapo n?o lava o p?"; "A lenda do brilho da lua", entre outras.

3?. Momento (1 hora) - Visita ao Sesc Cacup?

Na chegada do Sesc Cacup?, quem passa a liderar o passeio ? uma guia tur?stica (esse recurso j? estava previamente agendado). Ela se apresenta e leva as crian?as para a "casa da bruxa". No trajeto ela vai contando o nome das ?rvores que encontra, com destaque para uma corticeira, que tem uma textura diferente no tronco. Ainda durante o trajeto, encontramos um lago com muitos patos e gansos. A guia conversa com as crian?as falando sobre a alimenta??o dos animais e deixa que eles observem o lago antes de continuarmos. Logo depois entramos em uma trilha que dar? acesso a "casa da bruxa". Nesse momento a guia diz que a bruxa j? foi embora, que ningu?m precisa ter medo e que a ?nica coisa que restou foi a casa. Na chegada ela abre a casa, apresenta os objetos para as crian?as e deixa que eles circulem pelo lugar. As professoras, nesse momento, mediam o passeio, encorajando as crian?as a entrarem na casa e explicando que aquilo ? o cen?rio de uma hist?ria de faz de conta!

?

2?. Momento (20 minutos) ? Trajeto

?

No trajeto de ?nibus at? o local organizar as crian?as de modo que possam interagir umas com as outras, mesmo n?o sendo do mesmo grupo. Al?m disso, propor uma "cantoria" at? o nosso destino. Cantar can??es do repert?rio das crian?as, entre elas "O sapo n?o lava o p?"; "A lenda do brilho da lua", entre outras.

?

3?. Momento (1 hora) - Visita ao Sesc Cacup?

Na chegada ao Sesc Cacup? ou outro local dispon?vel na regi?o ou, at? mesmo na escola, se for o caso, quem passa a liderar o passeio ? uma guia tur?stica (esse recurso j? estava previamente agendado) ou as professoras dos dois grupos envolvidos na atividade. Esse profissional se apresenta e leva as crian?as para a "casa da bruxa". No trajeto ? importante informar sobre o que v?o encontrando no caminho, como por exemplo o nome das ?rvores que encontram, os animais,os  lagos, etc. Ainda durante o trajeto, a guia ou as professoras poder?o conversar com as crian?as falando sobre a alimenta??o dos animais e deixar que observem o lago antes de continuar o passeio. Logo depois, inicia-se a trilha que dar? acesso a "casa da bruxa". Nesse momento a guia diz que a bruxa j? foi embora, que ningu?m precisa ter medo e que a ?nica coisa que restou foi a casa. Na chegada ela abre a casa, apresenta os objetos para as crian?as e deixa que eles circulem pelo lugar. As professoras, nesse momento, mediam o passeio, encorajando as crian?as a entrarem na casa e explicando que aquilo ? o cen?rio de uma hist?ria de faz de conta!

casa 1

Fonte: Acervo Institucional/ NDI - 2013

casa2

Fonte: Acervo Institucional/ NDI - 2013

casa3

Fonte: Acervo Institucional/ NDI - 2013

casa 5

Fonte: Acervo Institucional/ NDI - 2013

casa 4

Fonte: Acervo Institucional/ NDI - 2013

casa 6

Fonte: Acervo Institucional/ NDI - 2013

casa 7

Fonte: Acervo Institucional/ NDI - 2013

4?. Momento (30 minutos) - Lanche e parque

Depois da visita ? casa da bruxa, a guia ou as professoras dos dois grupos envolvidos na atividade levam as crian?as at? um quiosque onde poder?o lanchar. O quiosque poder? ser substitu?do, se for o caso, por um tapete ou pano (toalha) estendida sobre o gramado da institui??o, se houver, ou no parque, ou embaixo de uma ?rvore dentro ou fora da escola. As professoras escolhem o local mais adequado de acordo com as condi??es objetivas da escola. Ap?s o lanche, as crian?as se divertem no parque.

casa 8

Fonte: Acervo Institucional/ NDI - 2013

5?. Momento (30 minutos) - Ciranda

A guia apresenta algumas brincadeiras cantadas. Aqui no portal, destacaremos a "Ciranda do Anel" da Bia Bedran, pois, foi a preferida pelas crian?as. Em roda eles cantaram e dan?aram a can??o:

Ciranda do Anel (Bia Bedran)

Perdi meu anel no mar

n?o pude mais encontar

E o mar, me trouxe a concha,

de presente pr? me dar.

Perdi meu anel no mar...

Olha a ciranda!

? debaixo do sol...

? debaixo da lua...

Bem no meio da praia,

bem no meio da rua.

P? esquerdo pr? fente,

p? esquerdo pr? tr?s

Olha a onda do mar na minha m?o,

eu vou fazer uma onda do mar.

? o peixinho que pula sem parar

mergulhando no azul da onda do mar.

? a ciranda do anel que eu vou dan?ar, at? o dia clarear.

Uma vez chorei na praia,

pr? um anel que se perdeu

Meu anel que virou concha,

nunca mais apareceu.

Parou na goela da baleia,

ou foi pro dedo da sereia,

ou quem sabe um pescador

encontrou o anel e deu pro seu amor.

 

casa 9

Fonte: Acervo Institucional/ NDI - 2013

6? Momento - O retorno ? escola (20 minutos)

No retorno ? escola as professoras podem propor cantigas para serem cantadas no caminho, como aquelas vivenciadas durante o passeio, podem conversar sobre o passeio, o que viram l?, o que acharam da casa da bruxa. Caso o passeio tenha sido na pr?pria escola, poder?o fazer um trajeto imagin?rio como se estivessem em outro ambiente at? chegarem ao parque. O pr?ximo passo ser? a produ??o de um texto coletivo. Mas isso ser? apresentado em outra aula do portal!

Recursos Complementares

Conhecendo a nossa Ilha! Vamos visitar o Ecomuseu?: Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48917

Educar para crescer: C?lestin Freinet. Dispon?vel em: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/celestin-freinet-307897.shtml

Sesc Cacup?: Dispon?vel em: http://portal.sesc-sc.com.br/turismo/hotel-cacupe/opcoes-de-lazer

O sapo n?o lava o p?: Dispon?vel em: http://letras.mus.br/temas-diversos/671440/

A lenda do brilho da lua: Dispon?vel em:http://www.letras.com.br/no-dorso-do-rinoceronte/a-lenda-do-brilho-da-lua

Ciranda do anel: Dispon?vel em: http://letras.mus.br/bia-bedran/561346/

Avaliação

A atividade deve ser avaliada em conjunto com as professoras que participaram. Pode-se fazer uma roda com as crian?as para perguntar o que mais gostaram em rela??o ? atividade, al?m disso ? necess?rio que se avalie se o lugar foi adequado, se a infraestrutura era pertinente e se o trabalho do guia fez sentido para as crian?as. No processo de avalia??o pode-se fazer um registro com as crian?as, dando destaque a fala deles e tamb?m ?s imagens coletadas durante o passeio. Deve-se avaliar, ainda, se essa experi?ncia agregou novos conhecimentos ?s crian?as de forma a ampliar o repert?rio cultural das crian?as.