Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Vida e ambiente |
Ensino M?dio | Biologia | Ecologia e ci?ncias ambientais |
Ensino M?dio | Biologia | Intera??o entre os seres vivos |
Essa atividade poder? ser realizada nos espa?os livres da escola, como jardins, p?tio ou em pra?as e parques.
1) Dividir os alunos em grupos de at? 5 pessoas.
2) Convid?-los para um passeio pela escola, pra?a ou parque.
3) Estimul?-los a visualizar o ambiente, observando com cuidado e aten??o os componentes bi?ticos e abi?ticos encontrados.
4) Solicitar que fa?am anota??es referentes aos componentes bi?ticos e abi?ticos observados.
5) Ap?s o passeio, retornar ? sala de aula.
- Atividade realizada em sala de aula.
1) Com os alunos ainda em grupo, entregar uma folha de papel pardo para cada grupo.
2) Solicitar aos alunos que esquematizem, nas folhas de papel pardo, poss?veis cadeias alimentares entre os seres vivos observados durante o passeio, destacando os produtores, consumidores e, se houver, decompositores.
3) Solicitar que cada grupo apresente, para todos os alunos, as cadeias alimentares esquematizadas.
4) Ap?s a apresenta??o de todos, questionar os alunos se houve algum ser vivo que apareceu em mais de uma cadeia alimentar.
5) Nesse momento, apresente o conceito de teia alimentar.
Teia alimentar: conjunto de cadeias alimentares de um ecossistema. Fonte: Amabis. J. M; Martho, G. R. Fundamentos da Biologia Moderna. Volume ?nico. S?o Paulo, Ed. Moderna.
Fonte: Hickman, C. P.; Roberts, L. S.; Larsons, A. Princ?pios integrados de Zoologia. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2004.
6) Esquematizar, no quadro, juntamente com os alunos, uma teia alimentar que represente o ecossistema observado durante o passeio.
7) Os alunos dever?o registrar, no caderno, o conceito de teia alimentar e o esquema produzido com o aux?lio do professor.
- A atividade poder? ser realizada em um espa?o aberto, como p?tio ou quadras.
1) Providenciar os seguintes materiais: rolo de barbante ou novelo de l?.
2) Organizar os alunos em um c?rculo.
3) Posicionar-se dentro do c?rculo.
4) Escolher 4 alunos para representarem os produtores. Cada um desses alunos receber? um rolo de barbante ou um novelo de l?.
5) Escolher uma pessoa do c?rculo e entregar o barbante ou novelo de l?. O aluno escolhidoescolher? um componente da natureza que se relaciona com o anterior.
6) Isso se proceder? com todos os alunos e no final se formar? uma teia com o barbante ou novelo de l?, simulando uma teia alimentar e um ecossistema.
7) Escolher um componente a ser retirado que dever? arrastar o barbante.
8) Iniciar uma discuss?o sobre a interdepend?ncia dos componentes da natureza, enfatizando o efeito negativo da interfer?ncia humana nos ecossistemas.
Observa??o: os Os c?rculos representam os participantes e as linhas, os barbante ou novelos de l?.
Imagem dispon?vel em: http://4.bp.blogspot.com/_lTDTPqslYqc/TR8g_UTSEDI/AAAAAAAAAC0/V_UuJgC-fgU/s200/din%25C3%25A2mica+do+barbante.jpg. Acesso em: 09/06/ 2013.
- A atividade poder? ser realizada em duplas na sala de aula.
1) Entregar, em folha impressa, para todos os alunos as seguintes not?cias e quest?es:
Caso 1: Os tejus em Fernando de Noronha
No final da d?cada de 50, dois casais de tejus (lagartos) foram introduzidos em Fernando de Noronha, trazidos do semi-?rido nordestino. Esperava-se que controlassem o crescimento da popula??o de ratos e sapos das ilhas. A experi?ncia foi um fiasco. Os tejus t?m h?bitos diurnos, ou seja, s?o ativos e ca?am durante o dia, enquanto suas presas, os ratos e os sapos, preferem a noite e passam o dia quietos, escondidos. Para piorar, os lagartos, que podem medir quase 1,5 metros, adaptaram-se muito bem ao ambiente e, n?o tendo predadores, reproduziram-se exageradamente. Capazes de nadar com agilidade tornaram-se uma praga. Predadores oportunistas alimentam-se de ovos de tartarugas marinhas e aves. Uma pesquisa pode acabar com esse triste epis?dio de interfer?ncia ambiental. O estudo prop?e o controle da popula??o de tejus pelo seu aproveitamento comercial - a exporta??o do couro, por exemplo. Diz o bi?logo respons?vel pelo projeto que ? uma forma de solucionar o problema e gerar empregos, contribuindo para o desenvolvimento sustent?vel do parque nacional.
(Adaptado de A maldi??o de Noronha. In: National Geographic - Brasil, junho 2001.)
a) Qual a explica??o para a introdu??o de tejus em Fernando de Noronha?
b) Por que os tejus n?o controlaram o crescimentos dos ratos e sapos na ilha?
c) Esquematize duas cadeias alimentares, com base no Caso 1, tendo como predador de topo os tejus. Voc?s podem inserir produtores e consumidores que n?o s?o citados no texto.
d) Indique o que poderia ser feito para evitar essa situa??o.
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Caso 2: Formiga perde a cabe?a por causa da mosca
A briga ? l? nos Estados Unidos. De um lado est?o as moscas da fam?lia Phorid; do outro, as formigas-de-fogo ou lava-p?s. Essas formigas, quando em superpopula??o, podem representar um s?rio problema de sa?de p?blica, por causa da ferroada dolorosa. Tamb?m muitos preju?zos ? agricultura. Essas formigas s?o origin?rias do Brasil, mas aqui as popula??es s?o em geral pequenas. As formigas-de-fogo chegaram aos Estados Unidos na d?cada de 1920, junto com o carregamento de madeira. Sem predadores naturais, elas proliferaram livremente, espalhando-se por diversos estados americanos.
Por outro lado, as moscas da fam?lia Phorid se reproduzem depositando seus ovos na carca?a dessas formigas. As larvas crescem at? atingir o tamanho da cabe?a da formiga e, num dado momento, a mosca j? formada, sai pela boca da formiga cortando sua cabe?a. Dada a guilhotinada, a mosca est? pronta para voar. Essas pequenas moscas provavelmente regulam as popula??es de formigas-lava-p?s, n?o da forma direta, matando grande n?mero de oper?rias, e sim mudando o comportamento da col?nia. Na presen?a dessas moscas, as formigas reduzem sua atividade de busca de alimento.
(Adaptado de Ci?ncias Hoje, 2000.)
a) Por que no Brasil essas formigas n?o causam tantos problemas?
b) O que voc? acha da tentativa de exportar moscas para os Estados Unidos?
2) Os alunos dever?o responder as perguntas em folhas separadas.
3) Ap?s o t?rmino da atividade, dispor os alunos em c?rculo e iniciar uma discuss?o com eles, a respeito do tema abordado. Nesse momento, ? importante enfatizar a interfer?ncia humana nas cadeias alimentares, destacando os aspectos positivos e negativos dessa a??o.
4) Recolher as folhas com as respostas para corre??o.
Sugest?o de material de apoio para o professor:
- A teia alimentar. Dispon?vel em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/Cadeiaalimentar4.php. Acesso em: 10/06/2013.
- Araguaia, M. Teia alimentar. Dispon?vel em: http://www.mundoeducacao.com/biologia/teia-alimentar.htm. Acesso em: 10/06/2013.
- Desequil?brios ecol?gicos. Dispon?vel em: http://meuartigo.brasilescola.com/biologia/desequilibrios-ecologicos.htm. Acesso em: 10/06/2013.
Os alunos ser?o avaliados qualitativamente por meio da participa??o e interesse, durante o passeio pela escola, parque ou pra?a, na constru??o de teias alimentares e na din?mica do encadeamento. Al?m disso, poder?o ser avaliados por meio das respostas durante as discuss?es promovidas pelo professor. Em rela??o ? avalia??o quantitativa, os alunos poder?o ser avaliados por meio da atividade "Desequil?brio nas cadeias e teias alimentares".