Portal do Professor

Início do Conteúdo

CANTANDO, PASSEANDO E DAN?ANDO: CRIANDO V?NCULOS COM OS BEB?S

Autor e Co-autor(es)

Thaisa Neiverth imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dal?nea C. Fl?r; Graziela B. Lopez; Giandr?a R. Strenzel

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Proporcionar intera??es entre crian?as de diferentes faixas-et?rias;

* Possibilitar o estabelecimento de v?nculos entre beb?s de at? 1 ano e crian?as de at? 4 anos;

* Ampliar o repert?rio cultural dos beb?s;

* Desenvolver aspectos afetivos e cognitivos presentes na rela??o de cuidado das crian?as com os beb?s.

Duração das atividades

No desenvolvimento das atividades foram proporcionados 4 encontros em dias diferentes, com dura??o m?dia de 30 minutos cada um.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A atividade n?o exige conhecimentos pr?vios, no entanto, como o principal objetivo ? estabelecer v?nculos, a regularidade dos encontros deve ser planejada pelas professoras. 

Estratégias e recursos da aula

Material utilizado:

* CD "Can??es de Ninar" - Palavra Cantada;

* Retalhos de tecidos leves;

* Bolinhas pl?sticas ou bola de meia;

* Fantasias do Boi-de-mam?o.

1?. Momento - Roda de M?sica (30 minutos)

A roda de m?sicas celebra o primeiro encontro intencional dos beb?s com as crian?as. Nesse sentido, ? importante que seja num espa?o seguro para os pequenos. A sugest?o ? que aconte?a na sala dos beb?s. Cabe ? professora dos maiores fazer com eles combinados de como se comportar junto aos beb?s (falar baixo, se aproximar devagar, tomar cuidado no momento de toc?-los, fazer carinho s? quando o beb? permite...) e eleger algumas can??es que ser?o compartilhadas. Uma m?sica interessante de ser trabalhada ? a "Eu vi um sapo", pois ela possibilita que o nome de cada uma das crian?as seja citado enquanto se repete a can??o.

"Eu vi um sapo,na beira do rio, de camisa verde, sentindo frio.

N?o era sapo, nem perereca era o "fulano" s? de cueca"

bb1

Fonte: Acervo NDI - 2011.

2?. Momento - Massagem nos beb?s (30 minutos)

Proposta realizada tamb?m na sala dos beb?s, com m?sica tranquila (Can??es de Ninar), ambiente aconchegante, retalhos de tecido e bolinhas macias. A ideia ? que as crian?as maiores se aproximem para acariciar e brincar com os beb?s, usando os tecidos e as bolinhas. Com os tecidos as crian?as podem esconder o rosto e depois aparecer para os beb?s, j? as bolinhas podem ser usadas como massageador. ? importante que as professoras mediem a aproxima??o, primeiro realizando elas as brincadeiras com os beb?s e depois deixando as crian?as repetirem as a??es.

bb

Fonte: Acervo NDI - 2011.

3?. Momento - Passeio pelo bosque da bot?nica (30 minutos)

Na institui??o onde trabalhamos, ? poss?vel fazer um passeio com os beb?s e crian?as pelo entorno usando os carrinhos de g?meos de que dispomos. No entanto, esse passeio pode ser mais curto caso n?o haja essa condi??o, podendo ser at? o parque ou tanque de areia da creche. O objetivo desse momento ? que os beb?s sejam auxiliados durante o trajeto e estimulados a interagir com o ambiente pelas crian?as maiores.

  bb3

Fonte: Acervo NDI - 2011.

4?. Momento ? Apresenta??o do boi de mam?o (30 minutos)

?O Boi-de-Mam?o envolve dan?a e cantoria em torno do tema ?pico da morte e ressurrei??o do boi. Esta brincadeira ? encontrada em v?rias partes do pa?s, recebendo diferentes nomes. Em Santa Catarina a brincadeira est? presente em quase todos os munic?pios do litoral com o nome de "Boi-de-Mam?o".

As professoras podem planejar uma apresenta??o interativa dos maiores com os menores. Nesse caso, optamos por sugerir o boi-de-mam?o, posto que ? uma express?o muito presente no cotidiano do NDI, e,  as crian?as grandes e pequenas j? est?o habituadas a interagir com esse personagem. A estrat?gia utilizada foi fazer apresenta??es com os grupos usando fantoches e fantasias. As professoras devem fazer esfor?os para envolver os menores na brincadeira, apresentando junto com as crian?as maiores os elementos culturais presentes a atividade.

bb4

Fonte: Acervo NDI - 2011.

bb5

Fonte: Acervo NDI - 2011.

Recursos Complementares

Avaliação

A atividade coletiva deve ser avaliada pelas professoras levando em conta a resposta das crian?as em rela??o aos objetivos expressos no planejamento. Para isso ? imprescind?vel que se avalie a intera??o entre as crian?as, assim como a apropria??o de elementos novos tanto para os menores quanto para os maiores. Al?m disso devemos ressaltar que a troca de conhecimentos e experi?ncias entre as professoras nos momentos de planejamento e propostas conjuntas permite uma amplia??o nas possibilidades de trabalho com as crian?as.