Portal do Professor

Início do Conteúdo

Quem consegue passar pelo corredor sonoro?

Autor e Co-autor(es)

Carolina Shimomura Spinelli imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dal?nea Cristina Fl?r; Giandr?a Reuss Strenzel; Graziela Beretta L?pez.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Coordena??o
Educa??o Infantil Matem?tica Espa?o e forma
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Matem?tica Grandezas e medidas
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transforma??o
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Interagir com outras crian?as e adultos da escola de educa??o infantil;
  • Desenvolver a autonomia psicomotora;
  • Utilizar e conhecer diferentes instrumentos sonoros;
  • Dominar operacionalmente os objetos;
  • Desenvolver a localiza??o espacial;
  • Ampliar as possibilidades do corpo e movimento;
  • Agir com respeito em rela??o ao outro;
  • Ampliar o repert?rio das crian?as relacionado ? linguagem escrita, musical, oral e corporal.

Duração das atividades

Cada momento desta aula pode durar em torno de 20 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Considerar a import?ncia do ensino da arte (no caso desta aula, o ensino da m?sica) na educa??o infantil, como forma de express?o e comunica??o dos indiv?duos.

Estratégias e recursos da aula

A intera??o com crian?as de outros grupos permite a amplia??o do repert?rio de possibilidades de aprendizados das crian?as, oportunizando que aprendam com os mais velhos, ensinem os mais novos e troquem experi?ncias com as crian?as de sua faixa et?ria. Buscar recursos para que as crian?as toquem no amigo que n?o costuma se relacionar, sente-se ao lado, converse... s?o a??es simples, mas fundamentais ao desenvolvimento das crian?as. Deste modo, esta aula tem como objetivo principal possibilitar a intera??o entre crian?as de diferentes faixas et?rias, bem como o contato com diferentes instrumentos sonoros, no sentido de desenvolver a percep??o e identifica??o dos elementos da linguagem musical. Como ? uma atividade coletiva, sugere-se a participa??o de dois grupos, com crian?as com idade entre 3 a 5 anos. Esta aula dever? ser desenvolvida num espa?o da escola que possua um corredor ou uma sala pequena (sala de sono, por exemplo) para que os instrumentos possam ser pendurados.

?

1? MOMENTO

Organiza??o do Corredor ou sala sonora

?

Material necess?rio

  • Diferentes instrumentos sonoros: tambor; chocalhos; tri?ngulo; apitos; maracas; pandeiro; pratos, sinos; etc.
  • 1 Rolo de Barbante;
  • T?nel de tecido 1 a 3 metros (Ver recursos complementares. Caso n?o tenha um corredor sonoro, pode-se utilizar cadeiras e len?ol para formar um t?nel.

?

Para o desenvolvimento desta atividade, a professora dever? organizar o espa?o antes da entrada das crian?as. Esta aula, dever? ocorrer num espa?o da escola que possua um corredor ou uma sala pequena para que as crian?as possam ou passar pelo corredor,  ou entrar numa sala sonora que possibilite sentir os instrumentos. Deste modo, a professora precisa pendurar os instrumentos musicais com o barbante de forma a deix?-los pendurados pelo espa?o. Sugere-se, tamb?m fazer uma teia com o barbante, para que as crian?as tenham obst?culos para se movimentar. Na entrada do corredor sonoro, colocar o t?nel de tecido, para que as crian?as passem por dentro dele antes de entrar no corredor ou sala sonora.

?

corredor 2

Acervo Institucional do N?cleo de Desenvolvimento Infantil - NDI/CED/UFSC

Foto: Carolina Spinelli - 2012

?

2? MOMENTO

Quem consegue passar no corredor sonoro ou entrar na sala sonora?

?

Ap?s a organiza??o do espa?o, a professora organiza as crian?as numa Roda para explicar os Combinados da atividade, tais como: cuidar dos amigos; esperar a sua vez para passar no corredor; respeitar os amigos. Ainda na Roda, sugere-se que a professora fa?a um suspense dizendo que ap?s passarem pelo t?nel de tecido v?o encontrar uma surpresa. Em seguida, organizar o grupo numa fila, para que um de cada vez passe pelo t?nel de tecido. ? importante, que um adulto esteja dentro do corredor ou sala sonora, organizando e incentivando as crian?as a explorarem todos os instrumentos musicais, quantas vezes desejarem. Vale a pena destacar, que algumas crian?as podem ficar com medo ou receosas para passar pelo t?nel de tecido, nestes casos, a professora deve conversar  e criar meios para que a crian?a sinta-se a vontade, por exemplo: convidar uma crian?a ou um adulto para passar de m?os dadas junto com ela.

?

corredor 3Corredor 1  

Acervo Institucional do N?cleo de Desenvolvimento Infantil - NDI/CED/UFSC

Foto: Carolina Spinelli - 2012

?

3? MOMENTO

Eu vou te contar uma hist?ria...

?

No terceiro momento, sugere-se que a professora forme novamente uma Roda com as crian?as, para conversar sobre a atividade, perguntando ao grupo: O que mais gostaram de brincar? Qual instrumento musical foi mais tocado? Quais eram os sons dos instrumentos? Qual era o instrumento mais agudo e mais grave? O mais pesado e o mais leve? (Ver recursos complementares). Em seguida, cantar a m?sica "Uma hist?ria" da banda Palavra Cantada (Ver recursos complementares) e iniciar a conta??o da Hist?ria do livro: "O ratinho, o morando vermelho maduro e o grande urso esfomeado" (Ver recursos complementares). A leitura deste livro possibilita trabalhar as quest?es do medo e do desconhecido, fazendo com que as crian?as tenham elementos para lidar com esta situa??es.

?

hist??riahistoria

Acervo Institucional do N?cleo de Desenvolvimento Infantil - NDI/CED/UFSC

Foto: Carolina Spinelli - 2012

Recursos Complementares

Modelos de t?nel de tecido:

https://www.google.com.br/search?q=t%C3%BAnel+de+tecido&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=xdi1UaGiH6fs0gGJ8oG4Dg&ved=0CCoQsAQ&biw=1920&bih=979

Informa??es sobre som agudo e som grave:

http://www.prof2000.pt/users/mrsd/8ano/caracteristicas.htm

Letra e v?deo da m?sica "Uma hist?ria" da banda Palavra Cantada:

http://letras.mus.br/palavra-cantada/283418/;

Livro: WOOD, Audrey. "O ratinho, o morando vermelho maduro e o grande urso esfomeado". S?o Paulo: BrinqueBook, 2007.

V?deo do Livro  "O ratinho, o morando vermelho maduro e o grande urso esfomeado":

http://www.youtube.com/watch?v=bcFFcpE63n0

Avaliação

Com intuito de avaliar a participa??o das crian?as durante todo o desenvolvimento da aula, a professora dever? registrar e observar o comportamento, o movimento, a comunica??o, o relacionamento das crian?as umas com as outras, com adultos, com o espa?o e com os objetos, refletindo sobre as seguintes quest?es: Como se relacionam com as outras crian?as e adultos? Como se envolvem na atividade (concentra??o, compreens?o do passo-a-passo)? Respeitam a sua vez para falar? Com quem estabelecem parcerias? Como se movimentam pelo espa?o: tomam cuidado com o outro? Conseguem realizar os movimentos propostos? Percebem os limites do seu corpo e os limites do corpo do amigo? Como experimentaram os instrumentos musicais? Como perceberam os sons, o peso, a textura dos instrumentos musicais? Quais elementos chamaram mais aten??o na hist?ria? Este processo de avalia??o ? muito importante para que a professora possa refletir e planejar intencionalmente novas propostas para o desenvolvimento da sua pr?tica pedag?gica, levando em considera??o o processo de desenvolvimento e aprendizagem da crian?a.