Portal do Professor

Início do Conteúdo

Intera??es entre os seres vivos

Autor e Co-autor(es)

Vanessa Fonseca Gon?alves imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conserva??o ambiental
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Vida e ambiente
Ensino M?dio Biologia Ecologia e ci?ncias ambientais
Ensino M?dio Biologia Intera??o entre os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Reconhecer e compreender as principais intera??es entre os seres vivos.
  • Perceber a import?ncia das intera??es entre os seres vivos tanto para o ambiente, como para a sobreviv?ncia das popula??es.

Duração das atividades

5 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Biodiversidade.
  • Caracter?sticas gerais dos seres vivos.
  • Cadeias e teias alimentares.

Estratégias e recursos da aula

  • An?lise de imagens;
  • Atividades em dupla e em grupo;
  • Questionamentos e discuss?es;
  • Pesquisa;
  • Trechos de filmes. 

M?DULO 1

Atividade 1:

Motiva??o: Os seres vivos se relacionam?

Para o professor:

1) Projetar, por meio de data show ou retroprojetor, a  charge seguinte:

Caso a escola n?o possua os equipamentos, providenciar uma c?pia para cada aluno.

Intera????o ecol??gica

Dispon?vel em: http://djalmasantos.wordpress.com/2011/08/12/testes-de-associacoes-biologicas-44/. Acesso em: 10/06/2013.

2) Apresentar, no quadro, os seguintes questionamentos aos alunos:

  • Os seres vivos se relacionam?
  • A charge apresenta um tipo de intera??o entre os seres vivos?
  • Existe algum ser vivo que est? se beneficiando com a intera??o? Como?
  • Voc? conhece algum outro tipo de intera??o? Cite.

3) A partir desses questionamentos, iniciar uma  discuss?o enfocando o fato de que os seres vivos interagem entre si, podendo haver benef?cios ou preju?zos para algumas das partes. 

Atividade 2:

Pesquisa: Os tipos de intera??es ecol?gicas

Esta atividade poder? ser realizada no laborat?rio de inform?tica. Caso a escola n?o possua um, o professor dever? providenciar textos e livros para os alunos pesquisarem.

Para o professor:

1) Solicitar aos alunos  que preencham, em duplas, o seguinte quadro:

Tipo de rela??o ecol?gica Defini??o 

Harm?nica

ou

Desarm?nica

Intra-espec?fica

ou interespec?fica

?

Protocoopera??o ? ? ?
Mutualismo ? ? ?
Comensalismo ? ? ?
Predatismo ? ? ?
Parasitismo ? ? ?
Competi??o intra-espec?fica ? ? ?
Competi??o interespec?fica ? ? ?
Comunidade ? ? ?
Sociedade ? ? ?

 2) Para auxiliar os alunos na pesquisa, apresente  os temas seguintes  e suas respectivas fontes:

- Rela??es ecol?gicas: relacionamento entre os seres vivos. Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/relacoes-ecologicas-os-tipos-de-relacionamento-entre-os-seres-vivos.htm. Acesso em: 10 junho 2013.

- Intera??es entre os seres vivos. Dispon?vel em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/interacoes-entre-os-seres-vivos.htm. Acesso em: 10/06/ 2013.

- Rela??es ecol?gicas: tipos de rela??es. Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/biologia/relacoes-ecologicas.htm. Acesso em: 10/06/2013.

- Rela??es ecol?gicas. Dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-relacoes-ecologicas/relacoes-ecologicas.php. Acesso em: 10/06/ 2013.

3) Sugira aos alunos que n?o copiem as defini??es do material disponibilizado. Incentive as discuss?es em sala de aula para a elabora??o de defini??es.

4) Recolher o quadro preenchido para corre??o.

M?DULO 2

Atividade 1

Reconhecendo as intera??es entre os seres vivos

Para essa atividade, o professor dever? entregar o quadro da Atividade 2, do M?dulo 1 para os alunos que poder?o consult?-lo.

Para o professor:

1) Divida os alunos em 6 grupos.

2) Para cada grupo, entregar folhas com as seguintes imagens:

Intera????o do tipo predatismo

Dispon?vel em: http://dc318.4shared.com/doc/HHuuMbso/preview.html. Acesso em: 10 junho 2013. 

Intera????o do tipo comunidade

Dispon?vel em: http://djalmasantos.wordpress.com/2011/08/12/testes-de-associacoes-biologicas-44/. Acesso em: 10 junho 2013. 

Intera????o do tipo parasitismo

Dispon?vel em: http://djalmasantos.wordpress.com/2011/08/12/testes-de-associacoes-biologicas-44/. Acesso em: 10 junho 2013. 

Intera????o do tipo sociedade

Dispon?vel em: http://djalmasantos.wordpress.com/2011/08/12/testes-de-associacoes-biologicas-44/. Acesso em: 10 junho 2013.

Intera????o do tipo comensalismo

Dispon?vel em: http://www.mauroalthoff.com/imagens/cartoon/bichos1.jpg. Acesso em: 10 junho 2013.

Intera????o do tipo competi????o

Dispon?vel em: http://jornaldosbichos.blogspot.com.br/2011_02_20_archive.html. Acesso em: 10 junho 2013. 

3) Os alunos dever?o reconhecer os tipos de intera??o destacadas nas imagens. Para isso, para cada imagem, apresente as seguinte perguntas:

  • Nesse caso, a rela??o ? ben?fica para ambos os seres vivos envolvidos? 
  • Como se chama essa rela??o?

4) Propor que cada grupo apresente uma imagem e explique o tipo de rela??o observada. 

Atividade 2: 

Explorando as intera??es entre os seres vivos

Para o professor:

1) Selecionar trechos de filmes.

  • Sugest?o de filmes:

Procurando Nemo 

Procurando Nemo

Imagem dispon?vel em: http://filmes.etc.br/filme-procurando-nemo-2003.html. Acesso em: 10 junho 2013.

Madagascar 3

Madagascar 3

Imagem dispon?vel em: http://www.cinenews.com.br/trailer-e-cartaz-de-madagascar-3-os-procurados/. Acesso em: 10 junho 2013.

Bee Movie: a hist?ria de uma fam?lia

Bee movie

Imagem dispon?vel em:  http://www.cinenews.com.br/trailer-e-cartaz-de-bee-movie/. Acesso em: 10 junho 2013.

?

2) Preparar um roteiro sobre o que ser? trabalhado. O roteiro poder? conter informa??es sobre os filmes, instru??es e quest?es para serem respondidas.

Sugest?o de quest?o:

a) Denominar as intera??es entre os seres vivos observadas durante os trechos dos filmes.

b) Destacar poss?veis cadeias e teias alimentares observadas durantes os trechos dos filmes.

c) Destacar poss?veis interfer?ncias humanas nas intera??es entre os seres vivos.

Recursos Complementares

Os sites sugeridos podem ser utilizados pelos alunos durante a pesquisa ou pelo professor como material de apoio:

- Rela??es ecol?gicas: parte II. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=D0FDrQwQUkY. Acesso em: 10 junho 2013.

- Rela??es ecol?gicas: voc? sabe reconhec?-las? Dispon?vel em: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/jogos-multimidia/relacoes-ecologicas-735673.shtml.. Acesso em: 10 junho 2013.

- Rela??es ecol?gicas. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=9coO18YD96I. Acesso em: 10 junho 2013.

Avaliação

A avalia??o dever? ser processual e abranger as produ??es orais e escritas coletivas e individuais dos alunos, al?m da participa??o e interesse durante as atividades propostas. Os alunos poder?o ser avaliados de forma quantitativa, por meio da atividade de pesquisa e an?lise dos tipos de intera??es apresentadas nas imagens.