Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conserva??o ambiental |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Vida e ambiente |
Ensino M?dio | Biologia | Ecologia e ci?ncias ambientais |
Ensino M?dio | Biologia | Intera??o entre os seres vivos |
1) Projetar, por meio de data show ou retroprojetor, a charge seguinte:
Caso a escola n?o possua os equipamentos, providenciar uma c?pia para cada aluno.
Dispon?vel em: http://djalmasantos.wordpress.com/2011/08/12/testes-de-associacoes-biologicas-44/. Acesso em: 10/06/2013.
2) Apresentar, no quadro, os seguintes questionamentos aos alunos:
3) A partir desses questionamentos, iniciar uma discuss?o enfocando o fato de que os seres vivos interagem entre si, podendo haver benef?cios ou preju?zos para algumas das partes.
Esta atividade poder? ser realizada no laborat?rio de inform?tica. Caso a escola n?o possua um, o professor dever? providenciar textos e livros para os alunos pesquisarem.
1) Solicitar aos alunos que preencham, em duplas, o seguinte quadro:
Tipo de rela??o ecol?gica | Defini??o |
Harm?nica ou Desarm?nica |
Intra-espec?fica ou interespec?fica ? |
Protocoopera??o | ? | ? | ? |
Mutualismo | ? | ? | ? |
Comensalismo | ? | ? | ? |
Predatismo | ? | ? | ? |
Parasitismo | ? | ? | ? |
Competi??o intra-espec?fica | ? | ? | ? |
Competi??o interespec?fica | ? | ? | ? |
Comunidade | ? | ? | ? |
Sociedade | ? | ? | ? |
2) Para auxiliar os alunos na pesquisa, apresente os temas seguintes e suas respectivas fontes:
- Rela??es ecol?gicas: relacionamento entre os seres vivos. Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/relacoes-ecologicas-os-tipos-de-relacionamento-entre-os-seres-vivos.htm. Acesso em: 10 junho 2013.
- Intera??es entre os seres vivos. Dispon?vel em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/interacoes-entre-os-seres-vivos.htm. Acesso em: 10/06/ 2013.
- Rela??es ecol?gicas: tipos de rela??es. Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/biologia/relacoes-ecologicas.htm. Acesso em: 10/06/2013.
- Rela??es ecol?gicas. Dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-relacoes-ecologicas/relacoes-ecologicas.php. Acesso em: 10/06/ 2013.
3) Sugira aos alunos que n?o copiem as defini??es do material disponibilizado. Incentive as discuss?es em sala de aula para a elabora??o de defini??es.
4) Recolher o quadro preenchido para corre??o.
Para essa atividade, o professor dever? entregar o quadro da Atividade 2, do M?dulo 1 para os alunos que poder?o consult?-lo.
1) Divida os alunos em 6 grupos.
2) Para cada grupo, entregar folhas com as seguintes imagens:
Dispon?vel em: http://dc318.4shared.com/doc/HHuuMbso/preview.html. Acesso em: 10 junho 2013.
Dispon?vel em: http://djalmasantos.wordpress.com/2011/08/12/testes-de-associacoes-biologicas-44/. Acesso em: 10 junho 2013.
Dispon?vel em: http://djalmasantos.wordpress.com/2011/08/12/testes-de-associacoes-biologicas-44/. Acesso em: 10 junho 2013.
Dispon?vel em: http://djalmasantos.wordpress.com/2011/08/12/testes-de-associacoes-biologicas-44/. Acesso em: 10 junho 2013.
Dispon?vel em: http://www.mauroalthoff.com/imagens/cartoon/bichos1.jpg. Acesso em: 10 junho 2013.
Dispon?vel em: http://jornaldosbichos.blogspot.com.br/2011_02_20_archive.html. Acesso em: 10 junho 2013.
3) Os alunos dever?o reconhecer os tipos de intera??o destacadas nas imagens. Para isso, para cada imagem, apresente as seguinte perguntas:
4) Propor que cada grupo apresente uma imagem e explique o tipo de rela??o observada.
1) Selecionar trechos de filmes.
Imagem dispon?vel em: http://filmes.etc.br/filme-procurando-nemo-2003.html. Acesso em: 10 junho 2013.
Imagem dispon?vel em: http://www.cinenews.com.br/trailer-e-cartaz-de-madagascar-3-os-procurados/. Acesso em: 10 junho 2013.
Imagem dispon?vel em: http://www.cinenews.com.br/trailer-e-cartaz-de-bee-movie/. Acesso em: 10 junho 2013.
?
2) Preparar um roteiro sobre o que ser? trabalhado. O roteiro poder? conter informa??es sobre os filmes, instru??es e quest?es para serem respondidas.
Sugest?o de quest?o:
a) Denominar as intera??es entre os seres vivos observadas durante os trechos dos filmes.
b) Destacar poss?veis cadeias e teias alimentares observadas durantes os trechos dos filmes.
c) Destacar poss?veis interfer?ncias humanas nas intera??es entre os seres vivos.
Os sites sugeridos podem ser utilizados pelos alunos durante a pesquisa ou pelo professor como material de apoio:
- Rela??es ecol?gicas: parte II. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=D0FDrQwQUkY. Acesso em: 10 junho 2013.
- Rela??es ecol?gicas: voc? sabe reconhec?-las? Dispon?vel em: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/jogos-multimidia/relacoes-ecologicas-735673.shtml.. Acesso em: 10 junho 2013.
- Rela??es ecol?gicas. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=9coO18YD96I. Acesso em: 10 junho 2013.
A avalia??o dever? ser processual e abranger as produ??es orais e escritas coletivas e individuais dos alunos, al?m da participa??o e interesse durante as atividades propostas. Os alunos poder?o ser avaliados de forma quantitativa, por meio da atividade de pesquisa e an?lise dos tipos de intera??es apresentadas nas imagens.