Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Atividades r?tmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.
"A ci?ncia pode classificar e nomear os ?rg?os de um sabi?
mas n?o pode medir seus encantos."
Manoel de Barros
Dica: A presente estrat?gia de ensino pode ser desenvolvida de forma interdisciplinar em parceria com o professor Regente de turma e com o professor da ?rea de Artes (Teatro).
?
O que ? poesia?
1. Na primeira aula ? importante que o professor realize o levantamento das hip?teses sobre o que ? poesia. Este processo acontecer? por meio de entrevistas a serem realizadas entre os alunos da turma.
Dessa forma, o professor deve organizar a turma em duplas. Nas duplas, cada um entrevistar? o respectivo parceiro sobre as suas hip?teses a respeito do que ? Poesia.
?
Dispon?vel em: Google Imagens. Acesso em 10 de junho de 2013.
?
Para tanto, o professor deve elaborar previamente um breve roteiro de entrevistas para nortear os questionamentos, tal como mostra o modelo abaixo:
?
Modelo de Roteiro de Entrevistas |
Nome completo: |
Idade: |
Para voc?, o que ? poesia? |
Conhece alguma poesia? Qual? |
Voc? gosta de poesia? Justifique sua resposta: |
Outras perguntas: |
Fonte: Imagem do pr?prio autor
?
2. O professor deve deixar claro que outras perguntas poder?o ser feitas aos colegas, desde que sejam registradas no roteiro.
Dica: O professor tamb?m pode criar um roteiro de quest?es junto com a turma.
O aluno que estiver entrevistando deve escrever/registrar as respostas do colega. Nesse sentido, ? fundamental que os alunos sejam orientados a ouvir com aten??o o entrevistado.
Nessa l?gica, o entrevistado tamb?m deve colaborar, ao responder dever? falar num ritmo que facilite o registro do entrevistador.
?
Obs.: ? importante ressaltar que mesmo se o professor tiver na turma algum aluno que ainda apresente dificuldades na escrita, ? fundamental que este tenha a seguran?a que poder? contar tanto com a ajuda do parceiro de dupla, quanto com o professor para realizar a atividade.
Dispon?vel em: Google imagens. Acesso em 10 de junho de 2013.
?
3. Ao final da realiza??o das entrevistas, o professor deve questionar sobre as dificuldades enfrentadas na realiza??o da atividade. Abaixo segue alguns questionamentos poss?veis:
?
4. Na sequ?ncia, o professor explicar? para os alunos que a linguagem escrita n?o ? nossa ?nica forma de comunica??o com o corpo. Outra forma ? nossa linguagem corporal, ou seja: Nosso Corpo ? "Poesia"! ? fundamental que o professor explique o sentido dessa afirma??o. Assim, o professor indagar? propositalmente:
O professor esclarecer? este questionamento da seguinte forma: 1? ) ? poss?vel, porque nosso corpo produz "letras" sem precisar escrever. 2?) Essas "letras" s?o formadas pelos nossos movimentos corporais.
- Para que esses pontos sobre Poesia do Corpo fiquem mais claros, o professor pode ao final da aula, dedicar um pequeno tempo (m?ximo 15 minutos restantes), para uma din?mica de express?o corporal ou um jogo, como sugerimos abaixo:
?
5. Din?mica Express?o dos sentimentos: o professor colocar? uma m?sica de fundo e convidar? um aluno por vez a expressar uma situa??o que envolve sentimentos, conforme exemplos a seguir. O objetivo ? que o aluno se expresse da forma mais fiel poss?vel ? situa??o descrita pelo professor, de modo que, ao final da sua exposi??o, alguns de seus colegas consigam acertar qual ? a situa??o.
Exemplos de situa??es descritas pelo professor para din?mica acima:
1) "Um colega de sua escola ficou chateado quando, na fila do lanche, foi surpreendido com outro colega furando a fila..."
2) "Voc? est? com muita vontade de fazer xixi, mas o banheiro est? ocupado..."
3) "Uma pessoa da escola passou apressada e deixou cair uma nota de R$ 20,00. Voc? era a ?nica pessoa que viu..."
4) "Sua vizinha fez um delicioso bolo de chocolate, o cheirinho se espalhou por todo ambiente. Ela cortou um peda??o e lhe entregou..."
?
1. Nesta aula, o professor convidar? cada dupla para apresentar ? turma as respostas obtidas nas entrevistas. Para a realiza??o desta atividade, o professor propor? que seja realizada de forma l?dica.
As cadeiras podem ser organizadas num semic?rculo. O professor entregar? uma bola (ou outro objeto leve para passar de m?o em m?o), em seguida, a turma come?ar? cantar uma pequena m?sica (Exemplo: Batata que passa-passa). O aluno que estiver com a bola ao final da m?sica come?a a apresenta??o com sua dupla.
Cada um ler? as respostas apresentadas pelo colega.
Dispon?vel em: Google Imagens. Acesso em: 10 de junho de 2013
?
Durante a atividade, o professor deve mediar ? din?mica de modo a estimular o respeito aos posicionamentos/respostas dos colegas. Portanto, nenhuma hip?tese levantada ter? menos valor, todas as opini?es devem ser respeitadas pelo grupo.
?
2. Ap?s a apresenta??o, o professor deve levantar alguns questionamentos em rela??o ?s respostas, de modo que os alunos identifiquem lacunas ou hip?teses inadequadas.
Abaixo seguem alguns poss?veis questionamentos para conduzir a discuss?o:
?
a) A resposta apresentada sobre o que ? um poema est? completa ou podemos acrescentar algo?
?
b) O que podemos modificar nesta resposta para que ela explique melhor o que foi perguntado?
?
O professor deve registrar todas as respostas e modifica??es sugeridas e anexar junto aos question?rios, para, posteriormente, agregar esses registros no portf?lio da turma que ser? confeccionado e apresentado ao final da estrat?gia de ensino.
?
3. Ao final da aula, o professor solicitar? como tarefa de casa: Duas pessoas da fam?lia ou do conv?vio dom?stico devem responder o mesmo question?rio aplicado aos colegas. Al?m disso, os alunos devem perguntar se os entrevistados conhecem algum poema (com o nome do autor se poss?vel). O poema deve ser registrado junto ao instrumental (question?rio) para ser utilizado na pr?xima aula.
1. Os poemas trazidos de casa ser?o recitados pelos alunos para a turma.
Contudo, toda turma estar? vendada e permanecer? em sil?ncio, o centro das aten??es ser? apenas a voz do colega. ? medida que cada aluno for concluindo a leitura, o professor pode perguntar ao grupo de quem era a voz.
Dispon?vel em: Google Imagens. Acesso em: 10 de junho de 2013.
?
Obs.: Professor, lembre-se que mesmo se houver algum aluno com dificuldades na leitura, ? importante que todos realizem a atividade, cada um no seu ritmo. Para tanto, o professor deve proporcionar um ambiente de respeito e aten??o ? leitura de cada um.
?
2. Em seguida, numa roda de conversa as respostas dos question?rios trazidos de casa ser?o apresentadas pelo professor, que estimular? o grupo a estabelecer um processo de compara??o entre as respostas elaboradas pelos colegas e as obtidas em casa. Abaixo est?o alguns exemplos de questionamentos que o professor pode fazer:
a) O que podemos notar de diferente nas respostas trazidas de casa?
b) Quais respostas responderam melhor a pergunta principal: O que ? poesia?
c) Ser? que ? poss?vel saber mais sobre o que s?o poesias?
?
3. Ap?s a roda de conversa, o professor apresentar? o v?deo com o conceito de Poesia:
?
V?deo: o que ? Poesia.
Dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=kqynRQXF6yo. Acesso em 10 de Junho de 2013.
(dura??o: 3:00 min):?
4. Em seguida, o professor deve indagar a turma sobre o que aprenderam at? agora de diferente sobre o que ? poesia. Para mediar a discuss?o, o professor pode realizar os seguintes questionamentos:
a) O v?deo mostra alguma resposta diferente das dos colegas e dos familiares?
b) O v?deo apresenta algum elemento novo, que n?o havia nas respostas da turma e dos familiares?
?
O professor deve registrar na lousa todas as observa??es dos alunos, elaborando assim um quadro comparativo:
?
Nossas hip?teses |
Outras hip?teses (familiares e pessoas que convivemos, v?deos apresentados) |
O que aprendemos |
? ? |
? ? ? ? ? ? |
? |
Fonte: Imagem do pr?prio autor.
? importante que os alunos tenham registrados nos cadernos o quadro comparativo. Sendo assim, para que o aluno tenha mais tempo para analisar as respostas e compar?-las, o professor pode digitar, posteriormente, o quadro e entregar na aula seguinte para que o mesmo seja colado no caderno.
?
1. Nesta aula o professor apresentar? v?deos que mostram recitais de poesias por crian?as, com intuito de que os alunos se identifiquem com o universo de poesias e as diversas possibilidades de apresenta??o destas.
Acesse os v?deos nos links abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=2_PYEEop7og. Acesso em: 10 de junho de 2013. Dura??o: 04min 24seg.
:http://www.youtube.com/watch?v=HeaBHepRX5s. Acesso em: 10 de junho de 2013. Dura??o 20min 36seg.
Dispon?vel em:http://www.youtube.com/watch?v=MS3XbRwTpYQ. Acesso em: 10 de junho de 2013. Dura??o 1min24 seg.
Dispon?vel em:http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=endscreen&v=jxJv_9c8O1w. Acesso em: 10 de junho de 2013. Dura??o 3min 20seg.
. Dispon?vel em:?
2. Na sequ?ncia, iniciar? a realiza??o da atividade do Ba? de Poesias. O professor apresentar? a proposta de trabalho que visa ampliar o repert?rio de poesias e de autores conhecidos pelos alunos.
O professor deve providenciar previamente o Ba? de Poesias, que deve seguir a seguinte estrutura:
?
?
Dispon?vel em: Google Imagens. Acesso em 10 de junho de 2013.
Para realiza??o da atividade da leitura de novas poesias, o professor deve organizar a turma numa roda.
O Ba? deve passar pela roda lentamente e cada um pegar? uma poesia. O professor deve conduzir a atividade sempre lembrando que n?o vale olhar, pois a escolha ser? aleat?ria, pois um dos objetivos desta atividade ? causar expectativas nos alunos.
?
3. Quando todos tiverem com suas poesias em m?os, o professor deve solicitar que cada um leia primeiro o nome do autor.
Em seguida, ser?o formados 5 grupos, sendo que cada grupo deve ter poesias do mesmo autor.
?
4. Na sequ?ncia o professor solicitar? a leitura silenciosa das poesias, e depois, cada um ler? em voz alta para o grupo.
Para o desenvolvimento desta atividade, o professor deve orientar os alunos na realiza??o de jogos dram?ticos, que consistem em expressar com gestos, entona??o de voz e outros recursos o conte?do que est? sendo lido.
Portanto, a leitura para o grupo ser? acompanhada de gestos e express?es teatrais, de modo que os alunos consigam expressar a ideia da poesia e os sentimentos que o autor quis passar.
?
Dispon?vel em: Google Imagens. Acesso em: 10 de junho de 2013.
?
Obs.: Abaixo segue um link com explica??o acerca do que consistem os Jogos Dram?ticos:
Dispon?vel em: http://www.getep.com.br/inicio/jogos-dramaticos/. Acesso em: 10 de junho de 2013.
?
1. Nesta aula o professor deve retomar os nomes dos autores das poesias do Ba? de Poesias. Posteriormente, deve indagar os alunos se j? ouviram falar ou conhecem os autores citados.
Ap?s as respostas, o professor deve levar a turma ao laborat?rio de inform?tica da escola.
?
2. No laborat?rio de inform?tica, o professor solicitar? aos alunos que pesquisem sites (pr?-selecionados pelo professor) que apresentam as biografias dos autores e parte de suas obras.
Segue uma lista de links a serem acessados na pesquisa:
Dispon?vel em: http://www.jornaldepoesia.jor.br/infan01.html. Acesso em: 10 de junho de2013.
Dispon?vel em: http://www.algumapoesia.com.br/poesia3/poesianet267.htm. Acesso em: 10 de junho de 2013.
Ruth Rocha. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=jvJnrim4AJY. Acesso em: 10 de junho de 2013.
Vinicius de Moraes. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=FIjT_UVcqY8. Acesso em: 10 de junho de 2013.
Cec?lia Meireles. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=Zo3YRp318Go. Acesso em: 10 de junho de 2013.
Olavo Bilac. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=J7hzWYLa0t0. Acesso em: 10 de junho de 2013.
Fernando. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=g1_w0XMaWRI. Acesso em: 10 de junho de 2013.
?
3. O professor deve solicitar que os alunos fa?am anota??es sobre cada autor para a confec??o de um Painel dos Poetas e Poetizas. O registro pode ser realizado seguindo o modelo do quadro abaixo:
?
Nome do (a) Autor (a) |
? ? |
Data de Nascimento |
? ? |
Local de Nascimento |
? ? |
Curiosidades do (a) Poeta (iza) |
? ? |
Poema conhecido |
? ? |
Fonte: Imagem do pr?prio autor.
?
?
1. O professor levar? para sala algumas poesias dos autores estudados na aula anterior.
Em seguida, o professor solicitar? que os alunos fa?am modifica??es nas poesias dos autores estudados. Nesse sentido, ser? entregue a cada aluno uma poesia para que sejam substitu?das as palavras destacadas por outras que tenham a mesma rima.
Obs.: O professor tamb?m pode incentivar os alunos a inserirem suas modifica??es de forma c?mica, a partir de rimas engra?adas.
?
Dispon?vel em: Google Imagens. Acesso em: 10 de junho de 2013.
?
Abaixo segue algumas poesias para que os alunos insiram suas interven??es:
?
Poema Original |
Poema Modificado |
Toda crian?a do mundo ? Ruth Rocha ? |
Toda crian?a do mundo
Ter seguran?a e ________________. Ruth Rocha |
Fonte: Imagem do pr?prio autor.
Dispon?vel em: Google Imagens. Acesso em: 10 de junho de 2013.
?
?
AS BORBOLETAS ? ? Brancas Azuis Amarelas E pretas Brincam Na luz As belas Borboletas ? Borboletas brancas S?o alegres e francas. ? Borboletas azuis Gostam muito de luz. ? As amarelinhas S?o t?o bonitinhas! ? E as pretas, ent?o? Oh, que escurid?o! ? ? Vin?cius de Moraes ? |
AS BORBOLETAS ? ? ?????______________ Azuis ?______________ E ?______________ Brincam Na luz As ?______________ ?______________ Borboletas ?______________ S?o alegres e ?______________. ? Borboletas ______________ Gostam muito de______________. ? As ______________ S?o t?o ?______________!
E as pretas, ?______________? Oh, que ?______________! ? ? ? Vin?cius de Moraes |
Fonte: Imagem do pr?prio autor.
Dispon?vel em: Google Imagens. Acesso em: 10 de junho de 2013.
?
?
OU ISTO OU AQUILO
Ou se tem chuva e n?o se tem sol Ou se cal?a a luva e n?o se p?e o anel, ou se p?e o anel e n?o se cal?a a luva! Quem sobe nos ares n?o fica no ch?o, quem fica no ch?o n?o sobe nos ares.
? uma grande pena que n?o se possa Ou guardo o dinheiro e n?o compro o doce, ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo. . .
N?o sei se brinco, n?o sei se estudo,
Mas n?o consegui entender ainda Cec?lia Meireles ? |
OU ISTO OU AQUILO
Ou se tem chuva e n?o se tem sol Ou se cal?a a luva e n?o se p?e o anel, ou se p?e o anel e n?o se cal?a a ________! Quem sobe nos ares n?o fica no ch?o, quem fica no ch?o n?o sobe nos ________.
? uma grande pena que n?o se possa Ou guardo o dinheiro e n?o compro o doce, ou compro o doce e gasto o ________.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo. . .
N?o sei se brinco, n?o sei se estudo,
Mas n?o consegui entender ainda Cec?lia Meireles ? |
Fonte: Imagem do pr?prio autor.
?
Dispon?vel em: Google Imagens. Acesso em: 10 de junho de 2013.
?
?
A boneca ? Deixando a bola e a peteca, Com que inda h? pouco brincavam, Por causa de uma boneca, Duas meninas brigavam. ? Dizia a primeira: "? minha!" ? "? minha!" a outra gritava; ? E nenhuma se continha, Nem a boneca largava. ? Quem mais sofria (coitada!) Era a boneca. J? tinha Toda a roupa estra?alhada, E amarrotada a carinha. ? Tanto puxavam por ela, Que a pobre rasgou-se ao meio, Perdendo a estopa amarela Que lhe formava o recheio. ? E, ao fim de tanta fadiga, Voltando a bola e a peteca, Ambas por causa da briga, Ficaram sem a boneca... ? Olavo Bilac |
A boneca ? Deixando a bola e a _______, Com que inda h? pouco _______, Por causa de uma _______, Duas meninas _______. ? Dizia a primeira: "? _______!" ? "? minha!" a outra _______; ? E nenhuma se _______, Nem a boneca _______. ? Quem mais sofria (_______!) Era a boneca. J? _______ Toda a roupa __________, E amarrotada a _______. ? Tanto puxavam por ela, Que a pobre rasgou-se ao _______, Perdendo a estopa amarela Que lhe formava o _______. ? E, ao fim de tanta _______, Voltando a bola e a _______, Ambas por causa da _______, Ficaram sem a _______... ? Olavo Bilac |
Fonte: Imagem do pr?prio autor.
?
Dispon?vel em: Google Imagens. Acesso em: 10 de junho de 2013.
?
HAVIA UM MENINO
Havia um menino,
Em vez de um gatinho
Por isso ele andava
Mas era, afinal, ? Fernando Pessoa ? |
HAVIA UM MENINO
Havia um menino,
Em vez de um gatinho
Por isso ele ______________
Mas era, ______________, ? Fernando Pessoa |
Fonte: Imagem do pr?prio autor.
?
2. Ao final, os alunos entregar?o os textos modificados ao professor. Este distribuir? aleatoriamente os textos aos alunos, tomando o cuidado para que cada um receba a poesia modificada por um colega, n?o a que modificou.
Obs.: ? importante que o professor saiba os autores das modifica??es. Para tanto, ? importante que os alunos se identifiquem por n?meros, os quais s? o professor ter? a rela??o de qual n?mero corresponde a cada aluno, de modo que possa ficar escondida a identidade do aluno.
?
3. Em seguida, cada um ler? para o grupo a poesia com as modifica??es. Assim, quem fez a modifica??o tentar? identificar seu texto. Quem n?o conseguir, ter? que pagar uma prenda (Exemplo: ler sua poesia pulando numa perna s?).
Obs.: ? importante que o professor chame a aten??o do grupo a atentar-se para as diferentes ideias que os alunos podem ter a partir da mesma poesia, pois uma mesma poesia pode ter rimas totalmente diferentes.
?
1. Ao final da Estrat?gia de Ensino, o professor organizar? com a turma uma Mostra de Poesias com os resultados do trabalho realizado.
O professor deve organizar um Recital de Poesias e convidar uma turma do mesmo ano de ensino para apreciar.
?
Dispon?vel em: Google Imagens. Acesso em: 10 de junho de 2013.
?
?
2. Durante o recital, o professor organizar? situa??es para que os jogos c?nicos e as brincadeiras e realizadas com a turma sejam reproduzidas com a turma convidada.
3. Paralelamente, o portf?lio elaborado ao longo das atividades deve ser exposto e apresentado pelos alunos para aprecia??o dos convidados.
Poesia em Sala de Aula. Dispon?vel em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-poesia-na-sala-aula.htm. Acesso em: 10 de junho de 2013.
Jogos Teatrais na Escola. Dispon?vel em: http://www.revistafenix.pro.br/PDF11/Resenha_Maria.Abadia.Cardoso.pdf. Acesso em: 10 de junho de 2013.
Caderno 2 Pacto Nacional Pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Dispon?vel em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_2_MIOLO.pdf. Acesso em: 10 de junho de 2013.
1. A Avalia??o acontecer? ao longo das atividades. O professor ter? condi??es de analisar o envolvimento e dedica??o de cada aluno, seja nas exposi??es individuais, seja na postura dos alunos ao assistir as apresenta??es dos colegas.
2. Nessa l?gica, os registros no caderno, bem como a elabora??o coletiva do portf?lio, tamb?m dar?o subs?dios para uma avalia??o processual significativa.