Portal do Professor

Início do Conteúdo

Poesia em Movimento: poetas que jogam, jogos que rimam

Autor e Co-autor(es)

Tiago Soares Alves imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Atividades r?tmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •      Desenvolver as habilidades de leitura e escrita, com produ??o e adapta??o/modifica??o de poesias de forma l?dica;
  •      Estimular o contato com a leitura e escrita por meio de jogos dram?ticos;
  •      Valorizar a produ??o cultural de poetizas e poetas na literatura brasileira;
  •      Aprimorar a concentra??o, desenvoltura, entona??o e flu?ncia na leitura;
  •      Respeitar a fala do colega e ouvir com aten??o;
  •      Estimular a intera??o e express?o de ideias individuais e do grupo a partir de brincadeiras.

Duração das atividades

07 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

"A ci?ncia pode classificar e nomear os ?rg?os de um sabi?
mas n?o pode medir seus encantos."

Manoel de Barros

Dica: A presente estrat?gia de ensino pode ser desenvolvida de forma interdisciplinar em parceria com o professor Regente de turma e com o professor da ?rea de Artes (Teatro).

?

Aula 1 e 2 - Identifica??o do conhecimento pr?vio: o conceito de poesia

O que ? poesia?

1. Na primeira aula ? importante que  o professor realize o levantamento das hip?teses sobre o que ? poesia. Este processo acontecer? por meio de entrevistas a serem realizadas entre os alunos da turma.

Dessa forma, o professor deve organizar a turma em duplas. Nas duplas, cada um entrevistar? o respectivo parceiro sobre as suas hip?teses a respeito do que ? Poesia.

?

poesia

Dispon?vel em: Google Imagens. Acesso em 10 de junho de 2013.

?

Para tanto, o professor deve elaborar previamente um breve roteiro de entrevistas para nortear os questionamentos, tal como mostra o modelo abaixo:

?

Modelo de Roteiro de Entrevistas

Nome completo:

Idade:

Para voc?, o que ? poesia?

Conhece alguma poesia? Qual?

Voc? gosta de poesia? Justifique sua resposta:

Outras perguntas:

Fonte: Imagem do pr?prio autor

?

2. O professor deve deixar claro que outras perguntas poder?o ser feitas aos colegas, desde que sejam registradas no roteiro.

Dica: O professor tamb?m pode criar um roteiro de quest?es junto com a turma.

O aluno que estiver entrevistando deve escrever/registrar as respostas do colega. Nesse sentido, ? fundamental que os alunos sejam orientados a ouvir com aten??o o entrevistado.

Nessa l?gica, o entrevistado tamb?m deve colaborar, ao responder dever? falar num ritmo que facilite o registro do entrevistador.

?

Obs.: ? importante ressaltar que mesmo se o professor tiver na turma algum aluno que ainda apresente dificuldades na escrita, ? fundamental que este tenha a seguran?a que poder? contar tanto com a ajuda do parceiro de dupla, quanto com o professor para realizar a atividade.

crian??a reporter

Dispon?vel em: Google imagens. Acesso em 10 de junho de 2013.

?

3. Ao final da realiza??o das entrevistas, o professor deve questionar sobre as dificuldades enfrentadas na realiza??o da atividade. Abaixo segue alguns questionamentos poss?veis:

  • Foi dif?cil ouvir e escrever as respostas dos colegas? Por qu??
  • Qual outro procedimento poderia ser utilizado para realizar essa atividade?

?

4. Na sequ?ncia, o professor explicar? para os alunos que a linguagem escrita n?o ? nossa ?nica forma de comunica??o com o corpo. Outra forma ? nossa linguagem corporal, ou seja: Nosso Corpo ? "Poesia"! ? fundamental que o professor explique o sentido dessa afirma??o. Assim, o professor indagar? propositalmente:

  • Como ? poss?vel uma "poesia" do Corpo?

O professor esclarecer? este questionamento da seguinte forma: 1? ) ? poss?vel, porque nosso corpo produz "letras" sem precisar escrever. 2?) Essas "letras" s?o formadas pelos nossos movimentos corporais.

- Para que esses pontos sobre Poesia do Corpo fiquem mais claros, o professor pode ao final da aula, dedicar um pequeno tempo (m?ximo 15 minutos restantes), para uma din?mica de express?o corporal ou um jogo, como sugerimos abaixo:

?

5. Din?mica Express?o dos sentimentos: o professor colocar? uma m?sica de fundo e convidar? um aluno por vez a expressar uma situa??o que envolve sentimentos, conforme exemplos a seguir. O objetivo ? que o aluno se expresse da forma mais fiel poss?vel ? situa??o descrita pelo professor, de modo que, ao final da sua exposi??o, alguns de seus colegas consigam acertar qual ? a situa??o.

Exemplos de situa??es descritas pelo professor para din?mica acima:

1) "Um colega de sua escola ficou chateado quando, na fila do lanche, foi surpreendido com outro colega furando a fila..."

2) "Voc? est? com muita vontade de fazer xixi, mas o banheiro est? ocupado..."

3) "Uma pessoa da escola passou apressada e deixou cair uma nota de R$ 20,00. Voc? era a ?nica pessoa que viu..."

4) "Sua vizinha fez um delicioso bolo de chocolate, o cheirinho se espalhou por todo ambiente. Ela cortou um peda??o e lhe entregou..."

?

Aula 3 - Conversando sobre poesia: as entrevistas

1. Nesta aula, o professor convidar? cada dupla para apresentar ? turma as respostas obtidas nas entrevistas. Para a realiza??o desta atividade, o professor propor? que seja realizada de forma l?dica.

As cadeiras podem ser organizadas num semic?rculo. O professor entregar? uma bola (ou outro objeto leve para passar de m?o em m?o), em seguida, a turma come?ar? cantar uma pequena m?sica (Exemplo: Batata que passa-passa). O aluno que estiver com a bola ao final da m?sica come?a a apresenta??o com sua dupla.

Cada um ler? as respostas apresentadas pelo colega.

batata que passa

Dispon?vel em: Google Imagens. Acesso em: 10 de junho de 2013

?

Durante a atividade, o professor deve mediar ? din?mica de modo a estimular o respeito aos posicionamentos/respostas dos colegas. Portanto, nenhuma hip?tese levantada ter? menos valor, todas as opini?es devem ser respeitadas pelo grupo.

?

2. Ap?s a apresenta??o, o professor deve levantar alguns questionamentos em rela??o ?s respostas, de modo que os alunos identifiquem lacunas ou hip?teses inadequadas.

Abaixo seguem alguns poss?veis questionamentos para conduzir a discuss?o:

?

a)    A resposta apresentada sobre o que ? um poema est? completa ou podemos acrescentar algo?

?

b)    O que podemos modificar nesta resposta para que ela explique melhor o que foi perguntado?

?

O professor deve registrar todas as respostas e modifica??es sugeridas e anexar junto aos question?rios, para, posteriormente, agregar esses registros no portf?lio da turma que ser? confeccionado e apresentado ao final da estrat?gia de ensino.

?

3. Ao final da aula, o professor solicitar? como tarefa de casa:  Duas pessoas da fam?lia ou do conv?vio dom?stico devem responder o mesmo question?rio aplicado aos colegas. Al?m disso, os alunos devem perguntar se os entrevistados conhecem algum poema (com o nome do autor se poss?vel). O poema deve ser registrado junto ao instrumental (question?rio) para ser utilizado na pr?xima aula.

?

Aula 4 - Da tarefa de casa a um pequeno Recital

1. Os poemas trazidos de casa ser?o recitados pelos alunos para a turma.

Contudo, toda turma estar? vendada e permanecer? em sil?ncio, o centro das aten??es ser? apenas a voz do colega.  ? medida que cada aluno for concluindo a leitura, o professor pode perguntar ao grupo de quem era a voz.

venda

Dispon?vel em: Google Imagens. Acesso em: 10 de junho de 2013.

?

Obs.: Professor, lembre-se que mesmo se houver algum aluno com dificuldades na leitura, ? importante que todos realizem a atividade, cada um no seu ritmo. Para tanto, o professor deve proporcionar um ambiente de respeito e aten??o ? leitura de cada um.

?

2. Em seguida, numa roda de conversa as respostas dos question?rios trazidos de casa ser?o apresentadas pelo professor, que estimular? o grupo a estabelecer um processo de compara??o entre as respostas elaboradas pelos colegas e as obtidas em casa. Abaixo est?o alguns exemplos de questionamentos que o professor pode fazer:

a)    O que podemos notar de diferente nas respostas trazidas de casa?

b)    Quais respostas responderam melhor a pergunta principal: O que ? poesia?

c)    Ser? que ? poss?vel saber mais sobre o que s?o poesias?

?

3. Ap?s a roda de conversa, o professor apresentar? o v?deo com o conceito de Poesia:

?

V?deo: o que ? Poesia.

Dispon?vel em Videoaulas IESDE (dura??o: 3:00 min): http://www.youtube.com/watch?v=kqynRQXF6yo. Acesso em 10 de Junho de 2013.

?

4. Em seguida, o professor deve indagar a turma sobre o que aprenderam at? agora de diferente sobre o que ? poesia. Para mediar a discuss?o, o professor pode realizar os seguintes questionamentos:

a)    O v?deo mostra alguma resposta diferente das dos colegas e dos familiares?

b)    O v?deo apresenta algum elemento novo, que n?o havia nas respostas da turma e dos familiares?

?

O professor deve registrar na lousa todas as observa??es dos alunos, elaborando assim um quadro comparativo:

?

Nossas hip?teses

Outras hip?teses

(familiares e pessoas que convivemos, v?deos apresentados)

O que aprendemos

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Fonte: Imagem do pr?prio autor.

? importante que os alunos tenham registrados nos cadernos o quadro comparativo. Sendo assim, para que o aluno tenha mais tempo para analisar as respostas e compar?-las, o professor pode digitar, posteriormente, o quadro e entregar na aula seguinte para que o mesmo seja colado no caderno.

?

Aula 4 - Apreciando poesias em outros recitais

1. Nesta aula o professor apresentar? v?deos que mostram recitais de poesias por crian?as, com intuito de que os alunos se identifiquem com o universo de poesias e as diversas possibilidades de apresenta??o destas.

Acesse os v?deos nos links abaixo:

As Borboletas Vinicius de Moraes. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=2_PYEEop7og. Acesso em: 10 de junho de 2013. Dura??o: 04min 24seg.

Projeto Vai Chover Poesia. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=HeaBHepRX5s. Acesso em: 10 de junho de 2013. Dura??o 20min 36seg.

Crian?a recitando poesia de Carlos Drummond de Andrade. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=MS3XbRwTpYQ. Acesso em: 10 de junho de 2013. Dura??o 1min24 seg.

Leitura de poema. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=endscreen&v=jxJv_9c8O1w. Acesso em: 10 de junho de 2013. Dura??o 3min 20seg.

?

2. Na sequ?ncia, iniciar? a realiza??o da atividade do Ba? de Poesias. O professor apresentar? a proposta de trabalho que visa ampliar o repert?rio de poesias e de autores conhecidos pelos alunos.

O professor deve providenciar previamente o Ba? de Poesias, que deve seguir a seguinte estrutura:

?

  • O ba? pode ser uma caixa grande (por exemplo: caixa de micro-ondas, computador etc.).
  • Deve ser decorado com cores divertidas (por exemplo: pode-se fazer colagem de retalhos de E.V.A, pap?is coloridos ou peda?os de tecidos etc.).
  • Dentro deve conter: 5 poesias de 5 autores diferentes. Totalizando assim a soma de 25 textos.
  • Se poss?vel, as poesias podem estar acompanhadas de ilustra??es (Exemplo: pode colar figuras de revistas que ilustrem o que est? sendo dito).
  • Cada poesia deve estar em folha individual.

?

caixa ba??

Dispon?vel em: Google Imagens. Acesso em 10 de junho de 2013.

Para realiza??o da atividade da leitura de novas poesias, o professor deve organizar a turma numa roda.

O Ba? deve passar pela roda lentamente e cada um pegar? uma poesia. O professor deve conduzir a atividade sempre lembrando que n?o vale olhar, pois a escolha ser? aleat?ria, pois um dos objetivos desta atividade ? causar expectativas nos alunos.

?

3. Quando todos tiverem com suas poesias em m?os, o professor deve solicitar que cada um leia primeiro o nome do autor.

Em seguida, ser?o formados 5 grupos, sendo que cada grupo deve ter poesias do mesmo autor.

?

4. Na sequ?ncia o professor solicitar? a leitura silenciosa das poesias, e depois, cada um ler? em voz alta para o grupo.

Para o desenvolvimento desta atividade, o professor deve orientar os alunos na realiza??o de jogos dram?ticos, que consistem em expressar com gestos, entona??o de voz e outros recursos o conte?do que est? sendo lido.

Portanto, a leitura para o grupo ser? acompanhada de gestos e express?es teatrais, de modo que os alunos consigam expressar a ideia da poesia e os sentimentos que o autor quis passar.

?

mimica

Dispon?vel em: Google Imagens. Acesso em: 10 de junho de 2013.

?

Obs.: Abaixo segue um link com explica??o acerca do que consistem os Jogos Dram?ticos:

Dispon?vel em: http://www.getep.com.br/inicio/jogos-dramaticos/. Acesso em: 10 de junho de 2013.

?

Aula 5 - Poetas e Poetizas: conhecendo os autores

1. Nesta aula o professor deve retomar os nomes dos autores das poesias do Ba? de Poesias. Posteriormente, deve indagar os alunos se j? ouviram falar ou conhecem os autores citados.

Ap?s as respostas, o professor deve levar a turma ao laborat?rio de inform?tica da escola.

?

2. No laborat?rio de inform?tica, o professor solicitar? aos alunos que pesquisem sites (pr?-selecionados pelo professor) que apresentam as biografias dos autores e parte de suas obras.

Segue uma lista de links a serem acessados na pesquisa:

Dispon?vel em: http://www.jornaldepoesia.jor.br/infan01.html. Acesso em: 10 de junho de2013.

Dispon?vel em: http://www.algumapoesia.com.br/poesia3/poesianet267.htm. Acesso em: 10 de junho de 2013.

Ruth Rocha. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=jvJnrim4AJY. Acesso em: 10 de junho de 2013.

Vinicius de Moraes. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=FIjT_UVcqY8. Acesso em: 10 de junho de 2013.

Cec?lia Meireles. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=Zo3YRp318Go. Acesso em: 10 de junho de 2013.

Olavo Bilac. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=J7hzWYLa0t0. Acesso em: 10 de junho de 2013.

Fernando. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=g1_w0XMaWRI. Acesso em: 10 de junho de 2013.

?

3. O professor deve solicitar que os alunos fa?am anota??es sobre cada autor para a confec??o de um Painel dos Poetas e Poetizas. O registro pode ser realizado seguindo o modelo do quadro abaixo:

?

Nome do (a) Autor (a)

?

?

Data de Nascimento

?

?

Local de Nascimento

?

?

Curiosidades do (a) Poeta (iza)

?

?

Poema conhecido

?

?

Fonte: Imagem do pr?prio autor.

?

Aula 6 - Aprendendo com as poesias: nossas respeitosas interven??es nos poemas

?

1. O professor levar? para sala algumas poesias dos autores estudados na aula anterior.

Em seguida, o professor solicitar? que os alunos fa?am modifica??es nas poesias dos autores estudados. Nesse sentido, ser? entregue a cada aluno uma poesia para que sejam substitu?das as palavras destacadas por outras que tenham a mesma rima.

Obs.: O professor tamb?m pode incentivar os alunos a inserirem suas modifica??es de forma c?mica, a partir de rimas engra?adas.

?

ruth

Dispon?vel em: Google Imagens. Acesso em: 10 de junho de 2013.

?

Abaixo segue algumas poesias  para que os alunos insiram suas interven??es:

?

Poema Original

Poema Modificado

Toda crian?a do mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.

Crian?a tem que ter nome
Crian?a tem que ter lar
Ter sa?de e n?o ter fome
Ter seguran?a e estudar.

N?o ? quest?o de querer
Nem quest?o de concordar
Os direitos das crian?as
Todos t?m de respeitar.

?

Ruth Rocha

?

Toda crian?a do mundo
Deve ser bem ______________
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da ______________.

Crian?a tem que ter ______________
Crian?a tem que ter ______________
Ter sa?de e n?o ter ______________

Ter seguran?a e ________________.

N?o ? quest?o de querer
Nem quest?o de ________________
Os direitos das crian?as
Todos t?m de __________________.

Ruth Rocha

Fonte: Imagem do pr?prio autor.

vinicius

Dispon?vel em: Google Imagens. Acesso em: 10 de junho de 2013.

?

?

AS BORBOLETAS

?

?

Brancas

Azuis

Amarelas

E pretas

Brincam

Na luz

As belas

Borboletas

?

Borboletas brancas

S?o alegres e francas.

?

Borboletas azuis

Gostam muito de luz.

?

As amarelinhas

S?o t?o bonitinhas!

?

E as pretas, ent?o?

Oh, que escurid?o!

?

?

Vin?cius de Moraes

?

AS BORBOLETAS

?

?

?????______________

Azuis

?______________

E ?______________

Brincam

Na luz

As ?______________

?______________ 

Borboletas ?______________

S?o alegres e ?______________.

?

Borboletas ______________

Gostam muito de______________.

?

As ______________

S?o t?o ?______________!

                                           

E as pretas, ?______________?

Oh, que ?______________!

?

?

?

Vin?cius de Moraes

Fonte: Imagem do pr?prio autor.

ceci

Dispon?vel em: Google Imagens. Acesso em: 10 de junho de 2013.

?

?

OU ISTO OU AQUILO
?

Ou se tem chuva e n?o se tem sol
ou se tem sol e n?o se tem chuva!

Ou se cal?a a luva e n?o se p?e o anel, ou se p?e o anel e n?o se cal?a a luva!

Quem sobe nos ares n?o fica no ch?o, quem fica no ch?o n?o sobe nos ares.

? uma grande pena que n?o se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!

Ou guardo o dinheiro e n?o compro o doce, ou compro o doce e gasto o dinheiro.

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo. . .
e vivo escolhendo o dia inteiro!

N?o sei se brinco, n?o sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.

Mas n?o consegui entender ainda
qual ? melhor: se ? isto ou aquilo.

Cec?lia Meireles

?

OU ISTO OU AQUILO
?

Ou se tem chuva e n?o se tem sol
ou se tem sol e n?o se tem ________!

Ou se cal?a a luva e n?o se p?e o anel, ou se p?e o anel e n?o se cal?a a ________!

Quem sobe nos ares n?o fica no ch?o, quem fica no ch?o n?o sobe nos ________.

? uma grande pena que n?o se possa
estar ao mesmo tempo em dois ________!

Ou guardo o dinheiro e n?o compro o doce, ou compro o doce e gasto o ________.

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo. . .
e vivo escolhendo o dia ________!

N?o sei se brinco, n?o sei se estudo,
se saio correndo ou fico ________.

Mas n?o consegui entender ainda
qual ? melhor: se ? isto ou ________.

Cec?lia Meireles

?

Fonte: Imagem do pr?prio autor.

?

olavo

Dispon?vel em: Google Imagens. Acesso em: 10 de junho de 2013.

?

?

A boneca

?

Deixando a bola e a peteca,

Com que inda h? pouco brincavam,

Por causa de uma boneca,

Duas meninas brigavam.

?

Dizia a primeira: "? minha!"

? "? minha!" a outra gritava;

?

E nenhuma se continha,

Nem a boneca largava.

?

Quem mais sofria (coitada!)

Era a boneca. J? tinha

Toda a roupa estra?alhada,

E amarrotada a carinha.

?

Tanto puxavam por ela,

Que a pobre rasgou-se ao meio,

Perdendo a estopa amarela

Que lhe formava o recheio.

?

E, ao fim de tanta fadiga,

Voltando a bola e a peteca,

Ambas por causa da briga,

Ficaram sem a boneca...

?

Olavo Bilac

A boneca

?

Deixando a bola e a _______,

Com que inda h? pouco _______,

Por causa de uma _______,

Duas meninas _______.

?

Dizia a primeira: "? _______!"

? "? minha!" a outra _______;

?

E nenhuma se _______,

Nem a boneca _______.

?

Quem mais sofria (_______!)

Era a boneca. J? _______

Toda a roupa __________,

E amarrotada a _______.

?

Tanto puxavam por ela,

Que a pobre rasgou-se ao _______,

Perdendo a estopa amarela

Que lhe formava o _______.

?

E, ao fim de tanta _______,

Voltando a bola e a _______,

Ambas por causa da _______,

Ficaram sem a _______...

?

Olavo Bilac

Fonte: Imagem do pr?prio autor.

?

fernando

Dispon?vel em: Google Imagens. Acesso em: 10 de junho de 2013.

?

HAVIA UM MENINO

Havia um menino,
que tinha um chap?u
para p?r na cabe?a
por causa do sol.

Em vez de um gatinho
tinha um caracol.
Tinha o caracol
dentro de um chap?u;
fazia-lhe c?cegas
no alto da cabe?a.

Por isso ele andava
depressa, depressa
p?ra ver se chegava
a casa e tirava
o tal caracol
do chap?u, saindo
de l? e caindo
o tal caracol.

Mas era, afinal,
imposs?vel tal,
nem fazia mal
nem v?-lo, nem t?-lo:
porque o caracol
era do cabelo

?

Fernando Pessoa

?

HAVIA UM MENINO

Havia um menino,
que tinha um chap?u
para p?r na cabe?a
por causa do ______________.

Em vez de um gatinho
tinha um ______________.
Tinha o caracol
dentro de um chap?u;
fazia-lhe c?cegas
no alto da cabe?a.

Por isso ele ______________
depressa, depressa
p?ra ver se ______________
a casa e tirava
o tal caracol
do chap?u, ______________
de l? e ______________
o tal caracol.

Mas era, ______________,
imposs?vel ______________,
nem fazia ______________
nem v?-lo, nem ______________:
porque o caracol
era do ______________. 

?

Fernando Pessoa

Fonte: Imagem do pr?prio autor.

?

2. Ao final, os alunos entregar?o os textos modificados ao professor. Este distribuir? aleatoriamente os textos aos alunos, tomando o cuidado para que cada um receba a poesia modificada por um colega, n?o a que modificou.

Obs.: ? importante que o professor saiba os autores das modifica??es. Para tanto, ? importante que os alunos se identifiquem por n?meros, os quais s? o professor ter? a rela??o de qual n?mero corresponde a cada aluno, de modo que possa ficar escondida a identidade do aluno.

?

3. Em seguida, cada um ler? para o grupo a poesia com as modifica??es. Assim, quem fez a modifica??o tentar? identificar seu texto. Quem n?o conseguir, ter? que pagar uma prenda (Exemplo: ler sua poesia pulando numa perna s?).

Obs.: ? importante que o professor chame a aten??o do grupo a atentar-se para as diferentes ideias que os alunos podem ter a partir da mesma poesia, pois uma mesma poesia pode ter rimas totalmente diferentes.

?

Aula 7 - Nossa Mostra de Poesias: recital e express?o corporal

?

1. Ao final da Estrat?gia de Ensino, o professor organizar? com a turma uma Mostra de Poesias com os resultados do trabalho realizado.

O professor deve organizar um Recital de Poesias e convidar uma turma do mesmo ano de ensino para apreciar.

?

recital

Dispon?vel em: Google Imagens. Acesso em: 10 de junho de 2013.

?

?

2. Durante o recital, o professor organizar? situa??es para que os jogos c?nicos e as brincadeiras e realizadas com a turma sejam reproduzidas com a turma convidada.

3. Paralelamente, o portf?lio elaborado ao longo das atividades deve ser exposto e apresentado pelos alunos para aprecia??o dos convidados.

Recursos Complementares

Poesia em Sala de Aula. Dispon?vel em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-poesia-na-sala-aula.htm. Acesso em: 10 de junho de 2013.

Jogos Teatrais na Escola. Dispon?vel em: http://www.revistafenix.pro.br/PDF11/Resenha_Maria.Abadia.Cardoso.pdf. Acesso em: 10 de junho de 2013.

Caderno 2 Pacto Nacional Pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Dispon?vel em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_2_MIOLO.pdf. Acesso em: 10 de junho de 2013.

Avaliação

1. A Avalia??o acontecer? ao longo das atividades. O professor ter? condi??es de analisar o envolvimento e dedica??o de cada aluno, seja nas exposi??es individuais, seja na postura dos alunos ao assistir as apresenta??es dos colegas.

2. Nessa l?gica, os registros no caderno, bem como a elabora??o coletiva do portf?lio, tamb?m dar?o subs?dios para uma avalia??o processual significativa.