Portal do Professor

Início do Conteúdo

ERA UMA VEZ A CASA DA BRUXA... QUEM CONSEGUE ESCREVER UMA HIST?RIA A PARTIR DO NOSSO PASSEIO?

Autor e Co-autor(es)

Thaisa Neiverth imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dal?nea C. Fl?r; Giandr?a R. Strenzel; Graziela B. Lopez

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de escrita

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Fazer um registro coletivo do passeio que fizemos;

* Exercitar a oralidade e a capacidade de argumentar das crian?as;

* Desenvolver na crian?a a necessidade da leitura e da escrita;

* Contemplar elementos da est?tica;

* Ampliar o repert?rio cultural e de linguagem das crian?as;

* Compartilhar com o restante da institui??o e com as fam?lias o texto coletivo.

Duração das atividades

A atividade dever? ser feita em 5 etapas. Cada etapa ter?, em m?dia, 30 minutos distribu?dos em colheita dos gravetos, constru??o do texto coletivo, registro das crian?as sobre o passeio, sele??o de fotos e montagem do painel.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para escrever um texto coletivo com as crian?as ? importante que essas dominem o assunto que ser? tratado. Posto que necessitar?o argumentar e elaborar o pensamento durante a produ??o do texto. No caso dessa aula, em espec?fico, o assunto em quest?o foi a visita ? casa da bruxa (vide em recursos complementares).Para escrever um texto coletivo com as crian?as ? importante que essas dominem o assunto que ser? tratado. Posto que necessitar?o argumentar e elaborar o pensamento durante a produ??o do texto. No caso dessa aula, em espec?fico, o assunto em quest?o foi a visita ? casa da bruxa (vide em recursos complementares).

Estratégias e recursos da aula

CONTEXTUALIZANDO...

O texto coletivo aqui proposto ? decorrente de um passeio feito por duas turmas com crian?as de 4 anos. Esse passeio j? foi aqui registrado no portal com a aula: Vamos juntos visitar a casa da bruxa? (vide em recursos complementares). ? necess?rio salientar que o passeio poder? ser feito em outro local, tendo em vista que o local indicado nessa aula diz respeito a realidade de um munic?pio especificamente. Esse aspecto j? foi indicado na aula citada nos recursos complementares: Vamos juntos visitar a casa da Bruxa?

?

MATERIAL UTILIZADO:

* Cartolina;

* Canetinhas coloridas;

* Cola branca;

* Durex;

* Folhas brancas;

* L?pis de cor;

* Imagens do passeio;

* Gravetos e folhas colhidas no local do passeio;

* Ba?.

?

1?. MOMENTO - COLHEITA DOS GRAVETOS (30 MINUTOS) 

As professoras devem propor para os dois grupos que colham elementos da natureza explicando que os materiais v?o compor um trabalho que ser? feito na volta do passeio. Esse trabalho tamb?m exercita a capacidade das crian?as de selecionar e colecionar, j? que as professoras devem pedir para que elas escolham na natureza folhas secas, gravetos pequenos e sementes. O material coletado deve ser guardado em local seguro e seco at? que seja usado. No caso dessa aula levamos um ba? de vime dispon?vel na institui??o, que poder? ser substitu?do por uma caixa de papel?o ou um saco (ou sacola) de tecido para guardar os materiais coletados. ? importante alertar ?s crian?as que os materiais a serem recolhidos da natureza devem ser aqueles que est?o no ch?o, evitando danificar flores, galhos, brotos, sementes, etc.

t2

?

Fonte: Acervo Institucional//NDI - 2013

2?. MOMENTO - CONSTRU??O DO TEXTO COLETIVO (30 MINUTOS)

A constru??o do texto coletivo deve ser organizada previamente pelas professoras. Elas devem pensar um espa?o confort?vel para que as crian?as se encontrem e possam verbalizar sobre o passeio construindo a hist?ria coletiva. ? necess?rio que as professoras organizem um roteiro com perguntas que ajudar?o as crian?as a elaborarem o pensamento para compor um texto com in?cio, meio e fim.  Com o espa?o planejado e o texto pronto, uma roda de conversas pode ser iniciada e as perguntas v?o sendo introduzidas ?s crian?as. As perguntas feitas para as crian?as podem ser: Onde fomos? Quem foi junto? Como estava o tempo? O que fizemos l?? O que vimos? O que visitamos? Onde lanchamos? Qual brincadeira nova aprendemos? Na medida em que as crian?as respondem as quest?es, as professoras devem registrar no papel de forma encadeada, at? que um texto coerente fique produzido. A ?ltima quest?o que TODAS as crian?as podem responder ? a seguinte: O que voc? mais gostou no passeio?

t3

Fonte: Acervo Institucional/NDI - 2013

t4

Fonte: Acervo Institucional/NDI - 2013

?

Com o material na m?o, uma das professoras poder? digitar a hist?ria,  imprimir e reler para as crian?as. O texto deve ser impresso em caixa alta.

Segue abaixo, o exemplo de um texto constru?do coletivamente, ap?s a experi?ncia dessa aula:

REGISTRO COLETIVO DO

PASSEIO AO SESC CACUP?

      N?S FOMOS DE ?NIBUS AO SESC CACUP?. A TURMA DA PROFESSORA VERENA FOI JUNTO. O TEMPO ESTAVA NUBLADO, COM MUITAS NUVENS. PARECIA QUE IRIA CHOVER! O SESC CACUP? ERA MUITO LONGE. DESCEMOS DO ?NIBUS E FOMOS CAMINHANDO AT? A CASA DA BRUXA.

      NO CAMINHO VIMOS MUITOS P?SSAROS, TINHA QUERO-QUERO, GALINHA, GALO, PATO, PAV?O, GANSO E AT? UM JACAR? DE MENTIRINHA. OS PATOS E GANSOS COMIAM GRAMA.

      DEPOIS SEGUIMOS AT? UMA TRILHA QUE IRIA PARA A CASA DA BRUXA. O CAMINHO ERA CLARO E TINHA MUITAS ?RVORES FAZENDO SOMBRA. O CH?O DA TRILHA ESTAVA FRIO E ?MIDO, PRECISAMOS TOMAR MUITO CUIDADO.

      DE REPENTE, N?S ENCONTRAMOS A CASA DA BRUXA! ELA N?O ESTAVA L?, MAS, A SUA CASA ERA ASSUSTADORA. FICAMOS COM MUITO MEDO...

      DENTRO DA CASA TINHA ARANHA, MORCEGO, COBRA, CALDEIR?O, PANELAS DE BARRO, CADEIRA DE BALAN?O, LAGARTIXA, BARCO, REDE DE PESCA E BANANAS.

      N?S SA?MOS DA CASA DA BRUXA E FOMOS LANCHAR NO QUIOSQUE. TINHA BANANA, MA?A, E UM BOLO DE CACAU DELICIOSO! TOMAMOS SUCO DE UVA E FOMOS LAVAR AS M?OS. QUANDO TERMINAMOS O LANCHE FOMOS BRINCAR DE RODA E CIRANDA.

      NO FINAL DO PASSEIO BRINCAMOS NA TIROLESA. FOI MUITO DIVERTIDO!!! VOLTAMOS DE ?NIBUS PARA O NDI. N?S ADORAMOS O PASSEIO!

O QUE MAIS GOSTAMOS FOI:

?      SOPHIA ? BRUXA

?      YASMIN ? PATOS

?      MARIA EDUARDA ? PASSEIO

?      LUCCA ? PAV?O

?      ?TILA ? COMIDA

?      PEDRO ? TIROLESA

?      GABRIELA ? CASA DA BRUXA

?      GABRIEL ? CASA DA BRUXA

?      FERNANDO ? LANCHE

?      LET?CIA ? PARQUE

?      ISABELA ? CASA DA BRUXA

?      THAISA ? TRILHA

?      ALEXSANDRA ? CIRANDA

AUTORES: GABRIELA, GABRIEL, ?TILA, MARIA EDUARDA, PEDRO ERNESTO, SOPHIA, LUCCA, YASMIN, FERNANDO, LET?CIA, ISABELA, THAISA E ALEXSANDRA.

?

3?. MOMENTO - REGISTRO DAS CRIAN?AS SOBRE O PASSEIO (30 MINUTOS)

Nesse momento, cabe as professoras, cada uma com sua turma, disponibilizar folhas brancas com 10 cm de largura por 15 cm de altura para que os alunos desenhem suas impress?es sobre o passeio. Os desenhos podem ser feitos com l?pis de cor, canetinhas ou como a professora preferir. Esses desenhos, juntamente com o texto coletivo, far?o parte do painel como forma de registro.

t1

Fonte: Acervo Institucional/NDI - 2013

4? MOMENTO - SELE??O DE FOTOS (30 MINUTOS)

As professoras devem selecionar fotos significativas do passeio que tamb?m dever?o ilustrar o painel. Os momentos vivenciados citados pelas crian?as no texto coletivo servir?o de crit?rio de escolha para as fotos. Essa etapa da aula ? opcional no caso da institui??o n?o disponibilizar de m?quina fotogr?fica e de impress?o das fotos.

?

5?. MOMENTO - MONTAGEM  E APRESENTA??O DO PAINEL (30 MINUTOS)

Com os materiais dispon?veis (hist?ria, fotos, desenhos e elementos da natureza) as professoras devem colar tr?s cartolinas umas nas outras. O pr?ximo passo ser? colar a hist?ria coletiva, o desenho das crian?as, as fotos e os elementos da natureza. As crian?as devem participar ativamente do processo, colando as figuras, as fotos e escolhendo os gravetos, sementes e folhas para compor o trabalho. Com o painel conclu?do as professoras escolhem com as crian?as um local privilegiado na institui??o para colar o trabalho coletivo!

t5

Fonte: Acervo Institucional/NDI - 2013

t6

Fonte: Acervo Institucional/NDI - 2013

Recursos Complementares

Avaliação

O processo pode ser avaliado levando em conta a forma com que as crian?as interagiram entre si e com as atividades propostas. Pode-se tamb?m avaliar como as crian?as argumentaram, o que lembraram de marcante em rela??o ao passeio, como registraram isso em desenhos e como apreciaram o trabalho conclu?do.