Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Esporte: Valores culturais |
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Esporte: Valores hist?ricos |
Realizar uma abordagem hist?rica sobre o tema do futebol por meio das informa??es do Museu do Futebol.
Comparar o futebol da atualidade com outras manifesta??es praticadas pelos nossos pais e familiares.
Pesquisar, identificar e vivenciar outras manifesta??es do futebol.
Essa aula ? aqui proposta como continuidade da aula "Museu do Futebol: personagens hist?ricos das quatro linhas", publicada nesse portal em 24/05/2013. Dessa forma, seria interessante que o professor e os alunos trabalhassem efetivamente a estrat?gia de ensino da aula anterior, ou, pelo menos, tomassem conhecimento sobre: a import?ncia dos museus, os ?dolos do futebol, o papel da torcida e a hist?ria das Copas do Mundo, temas estes que foram trabalhados na referida aula. Para acesso ? mesma basta clicar em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49024. Acesso em 10 de junho de 2013.
Aten??o Professor! A sequ?ncia de aulas a seguir foi concebida inicialmente como continuidade da aula "Museu do Futebol: personagens hist?ricos das quatro linhas", publicada pelo mesmo autor no Portal do Professor. Mesmo assim, elaboramos esta proposta de 2? parte com certa autonomia em rela??o ? primeira, respeitando, assim, a sua op??o ou mesmo eventuais dificuldades como, por exemplo, indisponibilidade de tempo diante do n?mero de aulas necess?rias, quest?es de viabilidade t?cnica quanto ? estrutura de visitas etc. Nesse sentido, caso o professor, n?o queira trabalhar as duas aulas continuamente, mas opte apenas por uma delas, n?o haver? preju?zo do ponto de vista metodol?gico. Basta, no caso da presente aula, desconsiderar a primeira atividade de resgate do conhecimento (descrita logo abaixo), partir da atividade seguinte e dar sequ?ncia com as demais aulas propostas ? diante.
1. Na primeira aula, o professor apresentar? algumas imagens sobre o Museu do Futebol e pedir? que cada aluno se organize em duplas para assistir o v?deo que ser? apresentado no segundo momento desta aula. Durante a exposi??o das imagens (sequ?ncia de imagens de todas as salas dos museus), os alunos dever?o elaborar 03 perguntas para fazer ao seu colega de dupla para "testar" os conhecimentos dele sobre o Museu e a hist?ria do futebol, conforme informa??es dispon?veis no v?deo.
Aten??o Professor! Seus alunos ser?o os respons?veis pelo pequeno "teste de conhecimento" dos colegas. O Objetivo ? que voc? e eles identifiquem quais s?o as lembran?as da ?ltima "viagem" na Hist?ria das Quatro linhas pelo Museu do Futebol.
Sugest?es de Imagens sobre o Museu do Futebol em S?o Paulo/SP:
Fontes: Google Imagens imagem 1e imagem 2, respectivamente, acesso em 11 de junho de 2013.
2. Em seguida, de posse das perguntas elaboradas durante a exposi??o das imagens acima, o professor deixar? que cada colega fa?a o "teste" de conhecimento com seu colega de dupla, e vice-versa, durante, no m?ximo, 10 minutos. Tudo isso, para que, na sequ?ncia, eles passem para o tira-teima, ou seja, eles assistir?o ao v?deo para verificar quais informa??es est?o corretas.
3. Tira Teima: o v?deo. Os alunos assistir?o ao v?deo Museu do Futebol, da s?rie "Conhecendo Museus", dispon?vel no site da Tv Escola (conforme link abaixo).
?
Para acessar o v?deo clique na imagem abaixo:
V?deo Tv Escola/MEC:
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=12628, acesso em 11 de junho de 2013.
4. Ap?s a exibi??o do v?deo, o professor permitir? que cada aluno comente sobre as perguntas que acertaram e/ou erraram (um exemplo por aluno).
Obs.: Nessa parte da aula, n?o ser? permitido que um aluno julgue (certo ou errado) sobre as respostas dos outros. Cada um poder? dizer de si. Pois, o objetivo n?o ? exposi??o dos erros dos colegas, mas que cada um perceba o que aprendeu e o que precisou relembrar.
5. Ao final, o professor lan?ar? uma expectativa para pr?xima aula, a de que retomaremos nossa "viagem" pela hist?ria do futebol.
?
1. O professor iniciar? a aula com o trecho do v?deo em que apresenta a "Sala das Origens", que mostra como era nosso pa?s quando o futebol chegou ao Brasil (Final s?culo XIX e inicio s?culo XX). A discuss?o ficar? interessante quando os alunos perceberem que, naquela ?poca, o futebol era jogado apenas pelas elites daquele contexto hist?rico, no caso, de etnia branca. Em seguida, o professor far? com os alunos uma discuss?o que envolve os seguintes temas presentes no futebol como fen?meno social: Classe e etnia (quest?es de inclus?o e preconceitos). A discuss?o ser? feita na forma de di?logo aberto, e ser? desencadeada pelas seguintes perguntas:
a) Por que o negro era exclu?do do futebol naquela ?poca?
b) Ser? que a discrimina??o e preconceito com o negro no futebol ainda existe?
c) Atualmente, existem outros sujeitos que sofrem preconceitos no futebol?
2. Em seguida, o professor convidar? os alunos ao campo ou a quadra esportiva da escola, para uma "partida de futebol ? moda antiga". Nesse caso, o professor mostrar? para os alunos o futebol de "suas origens", ou seja, o futebol de rua que ele - o pr?prio professor - provavelmente j? praticou com seus pais, parentes e amigos. Para esta atividade, sugerimos o "Futebol de golzinho", pois este pode ser trabalhado tanto em quadra quanto em campo de futebol dependendo do local disponibilizado pela escola.
Aten??o professor! Aten??o professor! Informe ao aluno que tem tarefa de casa (colada no caderno). Solicite aos alunos que assistam em casa, a um jogo de futebol, e que observem a fala do apresentador quanto a sua vis?o a respeito da inclus?o e forma de inser??o do negro no futebol brasileiro. Pe?a que discutam esta quest?o com quem estiver assistindo o jogo com eles. A quest?o central para instigar as observa??es que os alunos trar?o da tarefa de casa ser?: o futebol pode democratizar as rela??es desiguais ou pode camuflar as diferen?as? Essa quest?o ser? mais explorada nas pr?ximas aulas.
?
Sugest?es de Imagens sobre Futebol de Golzinho:
Fonte Google Imagens: imagem 1 e imagem 2 respectivamente, acesso em 11 de junho de 2013.
?
Sugest?o de v?deo sobre Futebol de Golzinho:
http://www.youtube.com/watch?v=QeOWd5-h4X4, acesso em 11 de junho de 2013.
?
Sugest?o de site com informa??es, regras e organiza??o do Futebol de Rua:
Associa??o Nacional de Futebol de Rua. Dispon?vel em: http://www.futrua.org/, acesso em 11 de junho de 2013.
?
1. O professor solicitar? que os alunos se re?nam em pequenos grupos, para socializarem as suas respostas das tarefas de casa. Em seguida, eles far?o revezamentos entre os grupos, de modo que o n?mero m?ximo de alunos tenha acesso ?s respostas da tarefa de casa dos colegas.
Descri??o da Din?mica:
? caracterizada pela forma??o de grupos com pouco integrantes que depois de se reunirem, revezam os membros entre si, e se reorganizam em nova forma??o, onde todos discutem com todos. Exemplo: o grupo formado por 5 membros, cada um identificado por um n?mero 1, 2, 3, 4, 5 e os demais grupos da mesma forma: 2? grupo: 1, 2, 3, 4, 5; 3? grupo: 1, 2, 3, 4, 5; 4? grupo: 1, 2, 3, 4, 5. Numa primeira rodada, os grupos discutir?o o tema da tarefa de casa, onde cada aluno dir? suas respostas para o grupo. Numa segunda rodada, ocorrer? nova forma??o, quando eles se organizam em outros grupos com o formato: 1, 1, 1 - 2, 2, 2, 2 - 3, 3, 3, 3 - 4 ,4, 4, 4. Dessa forma, ap?s pelos menos quatro rodadas, todos discutir?o ouvindo todos os colegas.
2. Ap?s esta din?mica o professor passar? mais um trecho do v?deo Museu do Futebol, quando analisaremos a Sala das copas do Mundo e as informa??es que ela transmite:
?
Fonte: Imagem do pr?prio autor, adaptado de Tv Escola/MEC, acesso em 11 de junho de 2013.
Durante o v?deo o professor solicitar? que os alunos observem os seguintes pontos:
- O professor pedir? como tarefa de casa, que produzam um texto e colem duas imagens (no caderno de Educa??o F?sica) referentes aos pontos apresentados acima.
3. Na aula seguinte, o professor permitir? que os alunos socializem seus textos em grupos (os mesmos que iniciaram na aula anterior). A tarefa de cada grupo, diante dos textos de cada colega e das discuss?es feitas at? a presente aula, ser? responder a pergunta: Afinal, o futebol democratiza as rela??es desiguais ou camufla as diferen?as?
Cada grupo dever? elaborar pelo menos dois argumentos, os quais ser?o apresentados ao grupo, que por sua vez se posicionar?o em rela??o ?s exposi??es.
4. Ap?s a din?mica de socializa??o dos argumentos, ainda nesta aula, o professor convidar? os alunos para um desafio de P?naltis com duplas mistas por g?nero (um aluno e uma aluna).
Aten??o professor: a sugest?o de atividades de p?naltis ocorre em fun??o do tempo restante nesta aula do item 4. No entanto, se voc? julgar poss?vel, ou tiver mais tempo nesta aula, fa?a um jogo de futsal misto que, para discuss?o proposta, trar? mais elementos concretos do que a proposta dos p?naltis. Nesse caso, temos uma sugest?o:
?
a) Discutir e definir as adapta??es de regras para garantir participa??o com equidade.
b) Vivenciar a disputa de p?naltis ou futsal.
c) Avaliar como eles perceberam sua participa??o frente as adapta??es realizadas.
?
Fonte: Google imagens (Clique aqui para acessar o link), acesso em 11 de junho de 2013.
5. Na aula seguinte, o professor resgatar? desafio de P?naltis com duplas. E, num primeiro momento, pedir? que eles comentem o que acharam do jogo com rela??o ?s rela??es entre alunos e alunas. Durante os coment?rios, o professor deve conduzir os alunos para um olhar atento ?s falas dos alunos caso reproduzam o sexismo e discrimina??o por g?nero.
6. Logo ap?s o professor convidar? os alunos a realizarem um J?ri Simulado com a seguinte tem?tica: afinal, o futebol democratiza as rela??es desiguais ou camufla as diferen?as?
Regras do J?ri Simulado: a turma ser? dividia em duas equipes advogados de defesa (com a tese de que o futebol democratiza as rela??es desiguais) e Acusa??o (tese de que o futebol camufla as diferen?as). Haver? ainda um grupo de alunos que ser? o Corpo de Jurados (m?ximo 04 alunos) que analisar? qual equipe teve os melhores argumentos. O professor assumir? o papel de Juiz, no caso apenas ir? mediar a discuss?o.
Sugest?o de site com outra explica??o da organiza??o do J?ri Simulado.
J?ri Simulado. Dispon?vel em: http://pt.scribd.com/doc/15441875/JURI-SIMULADO, acesso em 11 de junho de 2013.
?
1. O professor apresentar? um ?ltimo trecho do v?deo, a apresenta??o da Sala que tematiza o projeto de Acessibilidade no Museu do Futebol.
Fonte Google Imagens (para acessar link clique aqui), acesso em 11 de junho de 2013.
Durante a observa??o do v?deo os alunos dever?o prestar aten??o nos seguintes pontos:
a) Qual a proposta de acessibilidade do museu do futebol;
b) Qual a rela??o do futebol com pessoas deficientes.
?
2. Ap?s o v?deo, o professor permitir? que os alunos exponham seus coment?rios em rela??o aos pontos acima. E depois eles devem se posicionar em rela??o aos seguintes questionamentos:
a) Existe futebol adaptado para pessoas deficientes ou um jogo parecido? Qual seu nome?
b) Ele ? reconhecido? Existe campeonato oficial?
?
3. Ap?s a discuss?o acima, o professor apresentar? um v?deo sobre Futebol de 5 (adaptado para cegos) e um sobre Futebol de 7 (adaptado para paralisados cerebrais) e convidar? os alunos para uma partida na pr?xima aula (veja sugest?es de v?deos abaixo).
Dica: Se houver possibilidade o professor poder? promover para turma uma visita t?cnica em um local de treino de equipe de Futebol de Cegos e Futebol de 7.
Viv?ncia: jogar uma partida de Futebol de 5 e uma de Futebol de 7.
Obs.: Para as viv?ncias propostas, o professor dever? garantir materiais adequados, conforme v?deos abaixo (Ex.: Bola adaptada, vendas, espa?o f?sico adequado, etc.). Assim como, dever? ter cuidado nas atividades pr?ticas indicadas (Ex: N?o iniciar pelo jogo propriamente dito, mas por atividades pedag?gicas ou pequenos jogos, que favore?am a adapta??o individual e coletiva dos alunos para a pr?tica efetiva do esporte adaptado que se prop?e).
V?deo sobre Futebol de 5
http://www.youtube.com/watch?v=_C6URxc5pms, acesso em 11 de junho de 2013.
?
V?deo sobre Futebol de 7
http://www.youtube.com/watch?v=b554pP02l74, acesso em 11 de junho de 2013.
?
1. Nessa aula, o professor far? v?rias rodas de conversa para que os alunos discutam nos grupos (os mesmos anteriores) e depois fa?am um registro coletivo que representem suas percep??es sobre os pontos abaixo:
2. Registro Coletivo: "Meu ?lbum de Viagens". O professor ir? entregar para os alunos, uma folha de papel Kraft ou Pardo (m?ximo 90 cm por 1m) e revistas para colagens.
Cada grupo de alunos ir? elaborar uma folha do "?lbum" mediante a confec??o de um cartaz com imagens e frases que expressem suas ideias em rela??o aos tr?s pontos acima.
Ao final, os alunos apresentar?o seu ?lbum Coletivo sobre a Viagem na Hist?ria do Futebol, para toda escola, com uma exposi??o em locais adequados (Ex.: Painel, paredes corredores do p?tio, etc.).
Sites que possuem mais informa??es sobre hist?ria do futebol:
http://www.brasilescola.com/educacao-fisica/historia-do-futebol.htm, acesso em 11 de junho de 2013.
http://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/historia-do-futebol.htm, acesso em 11 de junho de 2013.
1. A avalia??o ser? subsidiada a partir de todas as discuss?es que ocorreram durante as aulas, de modo que os alunos percebam a amplia??o de seus conhecimentos sobre o futebol no que tange aos seus elementos hist?ricos e ideol?gicos.
2. ? preciso, ainda, que o professor avalie junto com os alunos:
a) Se o Museu do Futebol representou uma fonte de informa??es importante para nosso o estudo sobre esse esporte?
b) O que as manifesta??es de futebol vivenciadas acrescentaram de conhecimento, nessa 2? viagem pela hist?ria desse esporte?