Giandr?a Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
Desenvolver a imagina??o por meio das hist?rias;
Enriquecer os momentos de brincadeira com a diversifica??o de pap?is a serem desempenhados;
Ampliar gradativamente as possibilidades de comunica??o, por meio da roda de conversas;
Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros;
Familiarizar-se com a fun??o social da escrita por meio do registro das falas das crian?as.
Esta aula ? indicada para dois grupos de crian?as de 3 anos.
Para promover a intera??o entre diferentes grupos, ? importante que os professores e demais profissionais se articulem no momento de planejar intencionalmente, com o objetivo de pensar os tempos e espa?os que propiciem o encontro entre diferentes sujeitos e, principalmente, que este encontro promova a troca de saberes entre as crian?as e os demais adultos da institui??o. Desse modo, sugerimos que a intera??o dos grupos deva partir de uma aproxima??o que possibilite as crian?as a se conhecerem, descobrindo interesses em comum que, por sua vez, permitam a cria??o de v?nculo nas brincadeiras e atividades que ocorram durante as propostas interativas.
?
1? Momento: O conto que as bruxam contam.
Materiais Necess?rios: Tapetes, almofadas e o livro indicado no plano.
?
Iniciando este momento, o professor dever? convidar as crian?as para ouvirem uma hist?ria e, para isso, ? necess?rio um espa?o aconchegante em que elas possam se acomodar e ouvir a hist?ria. A obra sugerida ? ?Bruxa, bruxa venha a minha festa?, da escritora Arden Bruce. A narra??o pode ser realizada criando um ambiente de suspense e curiosidade, j? que, a cada p?gina, surge a ilustra??o de um novo personagem. Com o t?rmino da narra??o, o professor ir? conversar com a turma sobre a hist?ria, procurando perceber as impress?es que as crian?as tiveram sobre o enredo e, principalmente, sobre as ilustra??es. Em seguida, a conversa pode ser orientada procurando refletir sobre como s?o as bruxas, o que fazem, onde moram, e questionando as crian?as sobre o que sabem acerca do bem e do mal. A escuta das crian?as, nestes momentos, ? importante para compreender de que forma os meninos e as meninas est?o se apropriando dos conhecimentos trabalhados e estes, contribuindo para a objetiva??o da realidade e da fantasia e, por conseguinte, para refletir de que maneira o professor pode ampliar essas experi?ncias.
?
Livro: Bruxa, Bruxa venha a minha festa
Escrito por Arden Bruce
Ilustrado por Pat Ludlow
http://encantamentosdaliteratura.blogspot.com.br
Acesso em: 6/6/13
?
2? Momento: Como vivem as bruxas?
Materiais Necess?rios: Tapetes, almofadas, livro, papel A4, l?pis de cor, canetinha, giz de cera, cartolina e pincel at?mico.
?
Neste momento, o professor ir? reunir as crian?as para uma conversa, relembrar? a hist?ria e os questionamentos do dia anterior e, ap?s ouvi-las, ir? sugerir que convidem o grupo vizinho para participar dessa investiga??o sobre como vivem as bruxas, enfatizando que muitas crian?as, pensando juntas, podem ter ideias diferentes e descobrir muitas coisas sobre as bruxas.
O acolhimento do grupo convidado ser? realizado pelas crian?as e pelos professores, que auxiliar?o o visitante no momento de se acomodar. Ap?s se apresentarem, um professor convidar? o grupo para ouvir outra hist?ria, que fala sobre uma bruxa diferente da qual conhecem, e que os ajudar? a pensar sobre como elas vivem. Se o n?mero de crian?as for muito grande, ? indicado que os professores possam escanear o livro e projet?-lo, a partir de um equipamento multim?dia, a fim de facilitar a visualiza??o das imagens.
?
Livro: As f?rias da bruxa Onilda.
E. Larreula e R. Capdevila
http://profhelena4e5ano.blogspot.com.br/2010/12/as-f?rias-da-bruxa-onilda.html
Acesso em: 08/06/2013
?
Com o t?rmino da hist?ria, um professor pode realizar a conversa com o grupo, questionando-o sobre o que a hist?ria conta da vida das bruxas e quais aspectos as crian?as encontram na bruxa Onilda que diferem daquelas bruxas que elas j? conheciam, muito presentes nas hist?rias tradicionais, como a ?Branca de Neve? e ?A Bela Adormecida?. Neste momento, sugerimos que os professores construam, com as crian?as, uma tabela, na qual organizar?o as ideias das crian?as sobre as bruxas, contemplando a fala das crian?as que manifestarem interesse em participar da proposta. Desse modo, o professor pode dar visibilidade ?s diferentes imagens de bruxa e bruxo que povoam o imagin?rio das crian?as. O registro escrito das falas das crian?as tem como inten??o mostr?-las a fun??o social da escrita.
Exemplo de quadro para registro das falas das crian?as:
Com s?o as bruxas? O que fazem, onde moram, do que se alimentam?
Nome das crian?as |
Ideias apresentadas |
J?lia |
As bruxas moram nas florestas e s?o grandes amigas dos lobos |
Pedro |
Os bruxos fazem coisas ruins para as pessoas. |
Catarina |
As bruxas gostam de fazer magia. |
Bernardo |
Elas comem coisas nojentas. |
Nat?lia |
Elas t?m poderes m?gicos. |
Isadora |
Elas viajam em suas vassouras. |
Ap?s o registro das falas das crian?as, convidaremos os grupos para um momento de desenho, em que ter?o a possibilidade de representar como imaginam as bruxas e bruxos que descreveram na tabela.
?
3? Momento: Vamos brincar de bruxarias?
Materiais Necess?rios: Cartolina e materiais da institui??o que possam auxiliar na decora??o dos ambientes da casa da bruxa.
?
As hist?rias contadas anteriormente, tiveram como objetivo ampliar o repert?rio de brincadeiras das crian?as. Deste modo, os professores ir?o confeccionar, com os dois grupos subdivididos, alguns chap?us de bruxa para a brincadeira. O espa?o deve ser organizado com anteced?ncia, devendo ser amplo a fim de proporcionar a livre circula??o das crian?as e dos professores durante as brincadeiras. Para a decora??o, sugerimos uma sala escura e com enfeites tem?ticos, como morcegos, caldeir?o e tecidos de diversas cores. Com a chegada das duas turmas, as crian?as ter?o a possibilidade de explorar os espa?os, cabendo aos professores mediar as intera??es entre as crian?as dos diferentes grupos, para que todos possam estar envolvidos em brincadeiras nos diferentes ambientes e contribuir com a cria??o de enredos para essas brincadeiras.
http://www.eventoclick.pt/eventos-pt/festas/chapeu-bruxa-o-halloween-r.html
Acesso em: 08/06/2013
4? Momento: A visita da bruxa, presentes e muitas hist?rias!
Materiais Necess?rios: uma cesta com frutas, tapetes, almofadas e uma fantasia de bruxa para adulto.
Neste dia, no momento de intera??o entre os dois grupos no parque, um dos professores ir? anunciar que eles receber?o uma visita muito especial, desse modo, a expectativa sobre o que pode acontecer vai permear o pensamento das crian?as. Mais tarde, quando estiverem brincando na sala, a visita t?o esperada chegar?! Um professor fantasiado de bruxa ir? entrar na sala e convidar as crian?as para uma conversa, enquanto os demais adultos o auxiliam, acolhendo as crian?as que demonstrarem medo ou inseguran?a, para que, aos poucos, se juntem aos demais e conversem com a bruxa, no intuito de descobrir o que ela foi fazer l? na escola.
Depois de acomodados na roda, a bruxa iniciar? a conversa com as crian?as, contando-lhes que soube que algumas delas estavam fazendo perguntas acerca de como as bruxas vivem e, por isso, resolveu ir ? escola contribuir com algumas respostas e esclarecer algumas mentiras que as pessoas contam por a?.
Neste momento, as crian?as ter?o a possibilidade de fazer algumas perguntas para a bruxa e desmistificar o ide?rio da bruxa m? e feia, explicando que ela e suas amigas, como a bruxa Onilda, fazem muitas coisas legais, da mesma forma que as pessoas normais, e t?m grande preocupa??o com a beleza e com a boa comida. A bruxa compartilhar? com as crian?as algumas receitas de sua m?e, que misturam frutas e verduras com itens brux?licos, como orelha de porco, carne de sapo e dente de coelho.
Ap?s dividir as receitas engra?adas com a turma, a bruxa mostrar? ?s crian?as uma cesta com alguns presentes que s?o l? da terra dela: algumas frutas do terreno de sua v? e outras que s?o de longe, de uma tia distante que envia algumas especiarias todo m?s. As frutas levadas pela bruxa, denominada de Rita, ser?o servidas no lanche, momento este em que a Bruxa contar? algumas hist?rias de sua terra, enquanto todos provam as especiarias de sua tia.
http://asaladomeujardim.blogspot.com.br/
Acesso em: 11/06/2013
?
5? Momento: O desafio de transformar o mal em bem!
Materiais Necess?rios: Tapetes, almofadas, papel A3, l?pis de cor, giz de cera e canetinha.
?
Ap?s o lanche, a bruxa Rita ir? se despedir das crian?as, explicando que deve retornar para sua casa, a fim de ajudar as pessoas do vilarejo onde mora a fazer grande magia para aben?oar a colheita deste ano. Desse modo, os grupos ser?o reunidos para conversar sobre o que acharam de Rita, relembrando as diferen?as entre ela e as outras bruxas, destacando sua bondade, j? que utilizava a magia para ajudar as pessoas a resolverem os seus problemas. Neste momento, ? importante que os professores possam ouvir as crian?as que desejam compartilhar suas opini?es sobre o vivido e question?-las da seguinte forma: Se n?s tiv?ssemos poderes como as bruxas e os bruxos, o que poder?amos transformar? Poder?amos transformar coisas ruins em boas? Os grupos ser?o contemplados em suas falas sobre as poss?veis transforma??es, o professor ir? registrar as falas como no momento 2, em forma de tabela, para que juntos possam compreender o que mudou, depois da visita da bruxa Rita e em seguida as crian?as ser?o convidadas a realizar um desenho sobre o que desejariam transformar se tivessem poderes m?gicos. Com o t?rmino dos desenhos, os professores, com o aux?lio de algumas crian?as, devem organizar um espa?o para a exposi??o dessas produ??es, para que, dessa maneira, todas as fam?lias possam contemplar os desenhos dos grupos e compreender os questionamentos levantados e os caminhos percorridos pelas turmas.
Aula do portal com tem?tica semelhante:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25224
V?deo da hist?ria:
Bruxa, Bruxa venha a minha festa:
Avalia??o: A observa??es e registros das a??es e falas das crian?as s?o importantes, para que o professor possa compreender de que forma as crian?as se apropriam dos conhecimentos trabalhados, bem como, de que forma interagem com diferentes crian?as e adultos. ? necess?rio considerar como as crian?as est?o se comunicando, se conseguem expressar seus pensamentos com clareza, se necessitam de auxilio no momento da roda, se conseguem se concentrar no momento da hist?ria e de que maneira as hist?rias compartilhadas com o grupo ampliou os conhecimentos das crian?as sobre as bruxas e bruxos que povoam o imagin?rio das crian?as pequenas.