Portal do Professor

Início do Conteúdo

Que som ? esse?

Autor e Co-autor(es)

R?bia Vanessa Vicente Dem?trio imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Giandr?a Reuss Strenzel

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Coordena??o
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transforma??o
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Relacionar-se com crian?as de outros grupos da institui??o;

Reconhecer elementos musicais b?sicos;

Perceber os sons presentes na natureza;

Explorar os sons do corpo e a produ??o do sil?ncio;

Interpretar m?sicas e can??es diversas;

Brincar com a m?sica em situa??es variadas.

Duração das atividades

A aula ter? quatro momentos, com dura??o m?dia de 40 minutos cada um, podendo ser realizada em 2 dias diferentes.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula ? indicada para dois grupos com aproximadamente 20 a 25 crian?as, sendo que a idade varia de 2 a 3 anos de idade. Sugerimos que para a realiza??o da proposta, professores e auxiliares dos grupos estejam presentes. No momento do passeio, sugerimos que um ou dois adultos acompanhem os grupos, em decorr?ncia da seguran?a das crian?as.

Para promover a intera??o entre diferentes grupos, ? importante que os professores e demais profissionais se articulem no momento de planejar, com o objetivo de pensar os tempos e espa?os que propiciem o encontro entre diferentes sujeitos e, principalmente, que este encontro promova a troca de conhecimentos e experi?ncias entre as crian?as e os demais adultos da institui??o. Desse modo, sugerimos que a intera??o dos grupos deva partir de uma aproxima??o que possibilite as crian?as a se conhecerem, descobrindo interesses em comum que, por sua vez, permitam a cria??o de v?nculos nas brincadeiras e atividades que ocorram durante as propostas interativas.

Estratégias e recursos da aula

?

1? Momento: Brincando com os sons do nosso corpo.

Materiais Necess?rios: Tapetes, almofadas, copos de pl?stico, objetos de madeira, de metal e de pl?stico, televis?o e aparelho reprodutor de CD/DVD, para exibir um v?deo do grupo Palavra Cantada.

Local: uma sala ampla que possibilite a brincadeira dos dois grupos.

Para este plano, ? importante que os grupos j? tenham realizado algumas aproxima??es, assim, a cria??o de v?nculos j? teria se iniciado e se intensificar? diante da proposta. O espa?o, portanto, deve ser amplo e preparado anteriormente, pois ele ser? fundamental para auxiliar a promo??o dos la?os entre as crian?as dos diferentes grupos e a intera??o delas com o ambiente e com os materiais.

Na idade para a qual esta aula ? indicada, a manipula??o de objetos e de brinquedos ? frequente, por isso, sugerimos que as crian?as possam interagir com objetos que produzam diferentes sons diante do mesmo suporte, ou seja, objetos feitos de madeira, de metal e/ou de pl?stico, tais como, colher de madeira, panelas de metal, galhos de ?rvores etc.

Ao adentrarem no local designado para a proposta, as crian?as ter?o a possibilidade de explorar os espa?os e os materiais livremente. Em certo momento, os professores ir?o produzir alguns sons com o seu pr?prio corpo, como por exemplo, batendo palmas, batendo os p?s, assobiando de diferentes formas e emitindo sons diversos, mas sem a utiliza??o de objetos, a fim de chamar a aten??o das crian?as. Aquelas que deles se aproximarem ser?o motivadas a imit?-los e a criar novos jeitos de sonoriza??o com o corpo, podendo utilizar-se tamb?m do corpo do colega ou o do professor para esta brincadeira.

Ap?s experimentar os v?rios sons, os professores convidar?o as crian?as para assistirem ao v?deo clipe Fome come, do grupo Palavra Cantada, facilmente encontrado no site do Youtube (ver recursos complementares). Para este momento, as crian?as ser?o acomodadas confortavelmente em almofadas e tapetes, e ter?o amplo espa?o para dan?arem, em caso de se sentirem motivadas para isso.

?

Fome Come

Gente eu t? ficando impaciente
A minha fome ? persistente
Come frio come quente
Come o que v? pela frente
Come a l?ngua come o dente
Qualquer coisa que alimente
A fome come simplesmente
Come tudo no ambiente
Tudo que seja atraente
? uma forma absorvente
Come e nunca ? suficiente
Toda fome ? t?o carente
Come o amor que a gente sente
A fome come eternamente.
No passado e no presente
A fome ? sempre descontente

Fome come fome come
Se vem de fora ela devora ela devora ela devora
(qualquer coisa que alimente)
Se for cultura ela tritura ela tritura
Se o que vem ? uma cantiga ela mastiga ela mastiga
Ela ent?o nunca discute s? deglute s? deglute
E se for conversa mole se for mole ela engole
Se faz falta no abdome fome come fome come

Gente eu t? ficando impaciente
A fome sempre ? descontente
Toda fome ? t?o carente
Qualquer coisa que alimente
Come o amor que a gente sente come o amor que a gente sente

http://letras.mus.br/palavra-cantada/240281/ - Acesso em: 09/06/2013.

Com o fim do v?deo, os professores ir?o disponibilizar alguns copos de pl?stico para as crian?as brincarem e, principalmente, testarem os sons produzidos por estes objetos, nos diversos suportes presentes na sala.

?

2? Momento: Conhecendo os sons da natureza.

Materiais Necess?rios: Crach?s de identifica??o institucional.

A sugest?o para o segundo momento ? um passeio pr?ximo ? escola, a fim de observar os sons existentes no bairro onde a institui??o est? localizada e, por isso, para a efetiva??o desta proposta, os professores necessitar?o do apoio de outros profissionais da escola para garantir a seguran?a das crian?as durante a sa?da dos grupos, bem como, crach?s de identifica??o para cada crian?a.

? necess?rio que o professor j? conhe?a o entorno da institui??o. Deste modo, saber? quais lugares podem ser visitados com as crian?as, garantindo a seguran?a de todos durante a proposta. Antes de sair com os grupos, ? fundamental realizar algumas combina??es, como por exemplo, ir de m?os dadas, n?o se afastar do grupo, ouvir as orienta??es das professoras durante o trajeto, etc.

Sugerimos que as turmas possam observar ambientes com grande movimenta??o, como avenidas e pra?as, bem como, lugares mais tranquilos, como matas, bosques ou pastos. Durante o passeio, os professores devem mediar esta atividade chamando a aten??o das crian?as para os objetos e seres, bem como, os sons que estes emitem.

Ao retornarem do passeio, os professores auxiliar?o as crian?as na organiza??o de uma roda para conversar sobre o que viram e ouviram durante o trajeto, lembrando que, para esta faixa et?ria, as perguntas devem ser mais diretas e os professores devem auxiliar as crian?as no momento de organizar a sua fala, para que elas possam se sentir cada vez mais motivadas a expressar suas opini?es sobre o que vivem na escola de educa??o infantil. Nesse sentido, os professores podem question?-las da seguinte forma:

  1. N?s fomos passear aonde?
  2. O que tinha naquele lugar: carros, caminh?es, pessoas conversando?
  3. O barulho era alto ou baixo?
  4. E nos lugares mais tranquilos, que sons conseguimos escutar?

?

3? Momento: Conhecendo alguns instrumentos musicais e seus sons.

Materiais Necess?rios: Uma caixa com instrumentos musicais, tapetes e almofadas.

No segundo dia de proposi??o, os professores ir?o organizar um espa?o com alguns instrumentos musicais, os quais ser?o, aos poucos, apresentados ?s crian?as. Os meninos e as meninas ter?o a possibilidade de experimentar os diferentes sons, percebendo a altura, a dura??o, a intensidade e o timbre desses instrumentos, bem como, os materiais (pl?stico, metal e madeira) que originam os instrumentos, proporcionando sons distintos. Durante o manuseio dos instrumentos o professor dever? ensinar os pequenos a utiliza??o correta os instrumentos, solicitando a aten??o a produ??o sonora de cada um deles.

?

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/brincar-crescer-428247.shtml

Acesso em: 09/06/2012

?

4? Momento: Dan?ando e cantando.

Materiais Necess?rios: tapetes, almofadas, CD ou DVD do grupo Palavra Cantada, chocalhos, aparelho para reproduzir CD ou DVD.

Para este momento, sugerimos a organiza??o de uma situa??o em que as crian?as possam apreciar a m?sica. Como o plano ? destinado a crian?as da primeira inf?ncia, o movimento assume uma fun??o central nesta faixa et?ria e, desse modo, a proposi??o deve ser realizada em um espa?o amplo com dois ambientes, um com tapetes e almofadas, para aqueles que desejem apreciar a m?sica em um espa?o gostoso e aconchegante; e outro espa?o sem mobili?rio, para que as crian?as possam se movimentar e dan?ar.

Os professores ir?o organizar previamente algumas m?sicas do grupo Palavra Cantada, em formato de CD ou DVD, para cantar com as crian?as, ensinando aos pequenos os diferentes ritmos presentes nas can??es, bem como, a fun??o social dos instrumentos musicais em nossa sociedade. Assim, os meninos e as meninas ser?o convidados para a roda e ter?o a possibilidade de manusear chocalhos, durante a roda de m?sica. Contudo, caso a institui??o tenha acesso a um profissional que toque viol?o, ? desnecess?rio a utiliza??o do aparelho reprodutor de CD/DVD. Durante a roda de m?sica, aqueles que demonstrarem o desejo de dan?ar, podem faz?-lo no centro da roda ou em espa?o j? organizado para esta situa??o.

?

http://www.conversapramaedormir.com.br/2009/08

Acesso em: 09/06/2013

?

Palavra Cantada ? 10 anos

http://elianefdiasbigi.blogspot.com.br/

Acesso em: 09/06/2013

Recursos Complementares

Avaliação

O acompanhamento das a??es das crian?as diante das propostas vivenciadas ? fundamental, portanto, o professor deve registrar como as crian?as reagem a cada nova experi?ncia, percebendo de que modo ela vem atribuindo significado e sentido ao que vive na educa??o infantil. ? importante observar como ocorre a intera??o entre as crian?as pequenas e de que forma elas d?o as devolutivas dessa rela??o nova com outros adultos e outras crian?as, pois, a partir disso, o professor poder? mediar as futuras intera??es, proporcionando para essa crian?a um momento de aprendizagem e de desenvolvimento. Outro registro importante, diz respeito ao modo que cada crian?a e os grupos participantes da proposta reagiram diante das m?sicas e dos instrumentos musicais trazidos pelo professor. Gostaram? Ficaram receosos diante de diferentes timbres? Como reagiram no passeio proposto?