Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Esporte: Valores culturais |
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Esporte: Valores hist?ricos |
Ensino M?dio | Filosofia | ?tica |
Ensino M?dio | Sociologia | Mudan?a e transforma??o social |
?
O professor deve trabalhar previamente o conceito da palavra "g?nero" do ponto de vista cient?fico e suas defini??es.
Sugest?o de artigo para leitura do professor. "O conceito de g?nero e sua import?ncia para an?lise das rela??es sociais". Dispon?vel em: http://www.uel.br/revistas/ssrevista/c_v3n2_genero.htm. Acesso em 11 de Junho de 2013.
Aula 1: Pesquisa inicial sobre a mulher na sociedade
1. Para iniciar o estudo do tema, solicitar que os alunos realizem uma pesquisa em sites pr?-selecionados pelo professor.
Seguem alguns sites a serem pesquisados:
Caf? filos?fico. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=NiyWj9UOhQM&list=PL52D5AA11235B91E2. Acesso em 11 de junho de 2013. Dura??o: 9min 52seg.
1880 Mulheres no s?culo XIX. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=Fk5a0fXU8vo. Acesso em: 11 de junho de 2013. Dura??o: 1min 52seg.
Evolu??o da Mulher no s?culo XX. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=klzmWXnMK1w. Acesso em: 11 de junho de 2013. Dura??o: 4min 44seg.
Di?logos - O papel da mulher no s?culo XXI. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=iTXiJbxqYBE. Acesso em: 11 de junho de 2013. Dura??o: 14min:14 seg.
?
2. O professor deve orientar os alunos para realizar a pesquisa atentando-se ?s peculiaridades de cada ?poca no que se refere ao papel da mulher e do homem na sociedade, a saber: o que faziam, como eram vistas, qual o papel que lhe competia na fam?lia e em sociedade.
3. Os alunos realizar?o a pesquisa em duplas, em seguida, preencher?o um quadro comparativo sobre os pap?is de homens e mulheres na sociedade ao longo dos s?culos.
?
? |
S?culo XIX |
S?culo XX |
S?culo XXI |
Papel da mulher na sociedade (na fam?lia, no trabalho, seus direitos etc.). ? |
? |
? |
? |
Papel do homem na sociedade (na fam?lia, no trabalho, seus direitos etc.). ? |
? |
? |
? |
Outras observa??es ? ? |
? |
? |
? |
Fonte: Imagem do pr?prio autor.
?
4. Ap?s o preenchimento do quadro comparativo o professor deve realizar uma roda de conversa para que os alunos identifiquem os conhecimentos novos que obtiveram. Para nortear essa discuss?o, o professor pode fazer os seguintes questionamentos:
a) O que voc?s observaram na pesquisa que n?o sabiam? Houve algum novo conhecimento?
b) Voc?s identificaram algum aspecto semelhante aos nossos dias atuais em compara??o com os comportamentos dos s?culos passados em rela??o ? mulher e ao homem? Quais?
5. Este debate pode ser realizado com a utiliza??o da din?mica da Cama de Gato. A din?mica funciona da seguinte forma:
Os alunos devem estar posicionados num c?rculo. O professor de posse de um novelo de l? (ou de barbante) inicia o debate fazendo uma pergunta. O professor segura a ponta da linha e entrega o novelo ao aluno que for responder. ? medida que outros alunos forem respondendo e dando suas contribui??es, o novelo vai passando de m?o e m?o, e a linha vai se cruzando, formando uma grande cama de gato.
Esta din?mica possibilita que o professor chame a aten??o dos alunos sobre a import?ncia da intera??o, da troca de conhecimentos e da organiza??o das ideias do grupo.
Dispon?vel em: Google Imagens. Acesso em: 11 de junho de 2013.
?
Aula 2: O papel da mulher nos Esportes
1. O foco desta aula ? destacar o papel da mulher nos esportes. Para tanto, o professor partir? da atividade de "tempestade de ideias", brainstorming. O objetivo ? identificar a percep??o dos alunos em rela??o ao tema proposto.
A "tempestade de ideias" poder? ser provocada pelas seguintes perguntas:
a) Como voc? percebe a inser??o da mulher no esporte?
b) Que exemplos voc? pode citar atletas mulheres reconhecidas?
?
Veja sugest?o de sites que explica a t?cnica brainstorming:
Wikip?dia. Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brainstorming. Acesso em: 11 de junho de 2013.
Canal do Educador. Dispon?vel em: http://educador.brasilescola.com/orientacoes/tempestade-ideias-no-ensino-brainstorming.htm. Acesso em: 11 de junho de 2013.
?
2. Ap?s a realiza??o da atividade, o professor apresentar? tr?s document?rios (Curtas Metragens) que mostram as mulheres no esporte.
Historia da mulher no esporte. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=M5-CgYXJoUQ, Acesso em: 11 de junho de 2013. Dura??o: 7min 44seg.
Mulher no futebol. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=5vBp2oOZueo. Acesso em: 11 de junho de 2013. Dura??o: 25min 37seg.
Mulher de 75 anos atleta. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=ode3q5WLka0. Acesso em: 11 de junho de 2013. Dura??o: 8min 54seg.
?
Dispon?vel em: Google Imagens. Acesso em: 11 de junho de 2013.
?
?
3. Ap?s a exibi??o dos document?rios, o professor indagar? a turma sobre suas impress?es em rela??o ao papel da mulher no esporte. O professor pode fazer questionamentos como:
a) ? comum em nossa sociedade conhecermos mulheres que se dedicam ao esporte tal como vimos nos document?rios?
b) A mudan?a no panorama da participa??o de mulheres no esporte vem modificando. A que podemos atribuir tal mudan?a?
4. Em seguida, o professor convidar? a turma a vivenciar as modalidades esportivas praticadas pelas mulheres dos document?rios. Portanto, eles vivenciar?o nesta aula o futebol misto (no qual os times n?o s?o separados por g?nero) e, na pr?xima, a modalidade de atletismo.
?
?
Dispon?vel em: Google Imagens. Acesso em: 11 de junho de 2013.
?
5. Na sequ?ncia, o professor deve compartilhar que nas pr?ximas aulas os grupos produzir?o um document?rio que abordar? a tem?tica da mulher no esporte.
6. O professor solicitar? como tarefa de casa que os alunos pesquisem sobre como s?o as etapas para a produ??o de um document?rio amador. Segue alguns sites a serem recomendados aos alunos:
Fic??o em T?picos. Dispon?vel em: http://ficcao.emtopicos.com/2012/02/criar-documentario-verdade/. Acesso em: 11 de junho de 2013.
Document?rio Amador Escola Renato Pacheco. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=M0L7qSnz-8A. Acesso em: 11 de junho de 2013. Dura??o 3min 37seg.
?
Aula 3: Organiza??o do document?rio
1. Nesta aula o grupo se organizar? para a elabora??o do document?rio com a orienta??o do professor. Para isso, ? necess?rio que o professor tenha conhecimentos b?sicos para a produ??o de um document?rio.
Segue um link com sugest?o de leitura ao professor para subsidiar seu trabalho:
Dispon?vel em: http://www.slideshare.net/brandgapdiferenciar/guia-de-como-elaborar-um-projeto-para-documentario. Acesso em: 11 de junho de 2013.
?
2. A primeira etapa para a produ??o de um document?rio ? a elabora??o do roteiro. Esta fase conta com o estabelecimento do plano de trabalho, pensando na sequ?ncia das ideias, das cenas, assim como quais as t?cnicas dispon?veis a serem utilizadas.
Nessa fase, pensar tamb?m nos di?logos que ir?o fazer parte das cenas, al?m da defini??o do t?tulo do document?rio.
?
3. Para otimizar o tempo de trabalho, ? importante que o professor leve uma proposta de roteiro a ser apreciado pela turma. Assim, o fechamento do roteiro definitivo acontecer? com a participa??o do todo grupo.
Nesse processo, o professor pode levar a proposta de roteiro e apresent?-la utilizando o programa Word para ser projetada no data show. Isso facilitar? a leitura coletiva, e as contribui??es podem ser debatidas e inseridas ao longo da aula.
Abaixo segue uma proposta de roteiro para o document?rio:
Roteiro para o Document?rio |
T?tulo: |
Argumento, objetivos do filme: O document?rio tem como objetivo enfatizar a import?ncia do papel da mulher e no esporte, bem como a relev?ncia que tal pratica representa no contexto social. ? |
Sequ?ncia e cenas: O document?rio ser? dividido nas seguintes cenas:
? |
T?cnicas: Ser?o utilizados os recursos dispon?veis na escola, tais como:
? |
Di?logos: Os alunos que ir?o entrevistar as mulheres atletas, contar?o com um roteiro de entrevistas previamente elaborado pelo grupo. Todo o document?rio contar? com um narrador (a ser definido democraticamente pela turma). Este tamb?m seguir? um roteiro previamente definido pelo grupo. |
Fonte Imagem do pr?rpio autor.
4. Desse modo, o professor mediar? os trabalhos, de modo que todos os alunos deem suas contribui??es de forma democr?tica, sempre respeitando as opini?es dos colegas.
5. Esclarecidos aqueles passos para organiza??o do document?rio, o professor iniciar? a viv?ncia de atletismo, com atividades de corridas de 50m rasos. Essa atividade ter? continuidade na aula 4, como mostraremos a seguir.
?
Aulas 4 e 5: Defini??o das a??es dos grupos
1. Na quarta aula ser?o definidos os grupos de trabalho, bem como as a??es a serem executadas. Assim, ser? necess?rio organizar as estrat?gias de trabalho, as quais podem seguir os seguintes passos:
Primeiro: Definir as a??es:
a) Selecionar material sobre a mulher no esporte.
b) Escolher as pessoas a serem entrevistadas.
c) Elaborar roteiro de entrevistas.
d) Elaborar roteiro do narrador (definir democraticamente quem ser? o narrador).
?
Segundo: Dividir os grupos de trabalho
2. Para a realiza??o das a??es, a turma deve ser dividida em 4 grupos. Cada grupo ficar? respons?vel por uma das respectivas a??es citadas anteriormente.
Grupo 1: Selecionar material sobre a mulher no esporte.
Grupo 2: Escolher as pessoas a serem entrevistadas.
Grupo 3: Elaborar roteiro de entrevistas (definir democraticamente quem ser?o os entrevistadores).
Grupo 4: Elaborar roteiro do narrador (definir democraticamente quem ser? o narrador).
O papel do professor nessa din?mica ser? como a de um diretor de cinema, ou seja, ir? orientar o grupo na execu??o de todas as tarefas.
?
3. Nesta mesma aula, ap?s defini??o clara dos pap?is de cada grupo, o professor encaminhar? a turma para continuar a pr?tica do atletismo sem separa??o por g?nero. Concomitante com a realiza??o da aula de atletismo deve-se fazer registros de fotos, filmagens e de algumas entrevistas feitas pelos alunos entre si com algumas perguntas que mencionam e esclarecem a quest?o g?nero. Exemplo: No geral, quem voc? acha que pratica melhor o atletismo na sua turma: homens, mulheres ou n?o h? diferen?a? Por qu??
Essas respostas ser?o registradas para serem inseridas no contexto da edi??o do document?rio.
?
4. Para a realiza??o das tarefas, os grupos se reunir?o na sala de aula para estabelecer o que deve ser feito por cada componente do grupo para que tudo corra bem.
Sendo assim, a quarta aula ficar? reservada para o trabalho nos grupos. O professor passar? pelos grupos para auxiliar nos trabalhos. Exemplo:
Obs.: Aqui sugerimos que as entrevistas sejam realizadas na escola por uma quest?o de praticidade e seguran?a dos alunos. Contudo, as entrevistas tamb?m podem ocorrer em outros espa?os.
?
5. Para finalizar a aula e iniciar as filmagens, o professor conduzir? a turma para que eles vivenciem as modalidades de atletismo do document?rio (Atleta de 75 anos). Deve-se sugerir que os alunos (escolhidos nos respectivos grupos de trabalho) registrem com fotos e filmagens tanto as pr?ticas quanto alguns depoimentos de meninos e meninas sobre como est?o se sentindo quanto: a) aos resultados que de sua viv?ncia como ?atleta?; b) a possibilidade de realizar a pr?tica do esporte sem separa??o de meninos e meninas.
Dispon?vel em: Google Imagens. Acesso em: 11 de junho de 2013.
?
?
Na quinta aula, ap?s os grupos se reunirem, os alunos se organiza??o numa grande roda de conversa para compartilhar as defini??es de cada grupo, de modo que o trabalho n?o fique fragmentado e todos tenham a no??o do trabalho por inteiro.
Nesta aula, ser?o realizadas as filmagens das entrevistas, ? importante que o professor medeie o processo de escolha democr?tica do cinegrafista. Desse modo, ? fundamental que sejam no m?ximo 2 alunos, de modo que n?o se corra o risco de perder material com a manipula??o da filmadora por muitas pessoas.
Em seguida, a turma seguir? para o laborat?rio de inform?tica para identificar, organizar e salvar o material registrado em pen drive o material registrado.
?
Aulas 6, 7 e 8. Campeonato de Futebol Misto e Edi??o Final
1. O professor organizar? um mini torneio de futebol misto com a turma para in?cio da vivencia nesta aula e continua??o na outra.
Obs.: o objetivo desse torneio ser? debater as quest?es de g?nero a partir das quest?es concretas que vir?o da pr?tica do futebol misto em forma de competi??o e fazer os ?ltimos registros de fotos filmagens e depoimentos que poder?o compor a edi??o do document?rio.
?
Dispon?vel em: Google Imagens. Acesso em: 11 de junho de 2013.
2. Para execu??o do torneio o professor ter? que debater com os alunos a adapta??o de algumas regras do futebol e do regulamento para garantir uma disputa com o princ?pio da equidade.
Algumas quest?es poder?o ser respondidas com sugest?es de regras:
a) Como ser?o escolhidas as equipes, sorteio, afinidade ou crit?rio de habilidade?
b) Aplicaremos as regras oficiais, acrescentaremos ou suprimiremos algumas?
c) Todos dever?o jogar o mesmo tempo ou n?o haver? controle do tempo de jogo?
?
3. Organizar informa??es e v?deos para elabora??o do document?rio:
A edi??o do material deve ser realizada em sala de aula com a participa??o de todo grupo. Assim, mais uma vez, o professor utilizar?, al?m do computador com programa para edi??o de v?deo, o projetor de imagens para facilitar a participa??o e trocas de informa??es entre todos na apresenta??o e execu??o das tarefas.
Segue abaixo alguns links de tutorias para edi??o de v?deos:
Como editar v?deos usando Windows Live Movie Maker. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=kcXK9ChLio8. Acesso em: 11 de junho de 2013. Dura??o: 8min 25seg.
http://www.youtube.com/watch?v=7by4xs2ir14. Acesso em: 11 de junho de 2013. Dura??o: 11min 15seg.
. Dispon?vel em:http://www.youtube.com/watch?v=FKqljuDcehI. Acesso em: 11 de junho de 2013. Dura??o: 16min 15seg.
Dispon?vel em:?
Aula 9 - Exposi??o do Document?rio
1. Nesta aula ser? um momento do grupo assistir o document?rio produzido pela turma. Na sequencia, haver? avalia??o dos resultados do trabalho realizado, bem como a avalia??o do envolvimento de cada componente do grupo e do trabalho em equipe.
?
Dispon?vel em: Google Imagens. Acesso em: 11 de junho de 2013.
?
2. Para a referida avalia??o, o professor deve provocar um debate sobre as rela??es de g?nero que se apresentaram no document?rio. Para tanto, os alunos dever?o se pronunciar a respeito dos seguintes itens:
a) Situa??es em que as rela??es de g?nero interferiram no torneio.
b) Percep??es no tocante ?s rela??es dos colegas no dia-a-dia da escola, nas quais aparecem algumas quest?es de g?nero parecida com as evidenciadas no document?rio.
?
3. Socializando o conhecimento produzido: document?rio:
Em seguida, o professor dever? viabilizar que o document?rio seja apresentado para todos os alunos da escola. Deve-se encaminhar, tamb?m, uma c?pia do mesmo para a Biblioteca da escola de modo que conste do arquivo da videoteca da escola.
Segue alguns textos para fundamenta??o te?rica, como uma forma de subsidiar o desenvolvimento da Estrat?gia de Ensino.
Dispon?vel em: http://www.efdeportes.com/efd137/esporte-e-questoes-relacionadas-ao-genero.htm. Acesso em: 11 de junho de 2013.
Dispon?vel em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/viewFile/1522/3832. Acesso em: 11 de junho de 2013.
Dispon?vel em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v34n121/a03n121.pdf. Acesso em: 11 de junho de 2013.
1. A avalia??o acontecer? ao longo de toda estrat?gia de ensino, a partir de observa??es, an?lise dos registros realizados por cada aluno, bem como do envolvimento e participa??o ativa de todos nas atividades propostas.
2. Esse processo tamb?m conta com a avalia??o dos alunos em rela??o aos resultados obtidos, assim como os percursos utilizados para a realiza??o das atividades. Nesse caso, o document?rio poder? ser utilizado como instrumento de avalia??o, na condi??o de registros significativos do processo desenvolvido, os quais poder?o ser objetos de reflex?o dos alunos.