Portal do Professor

Início do Conteúdo

Comer bem faz bem: conhecendo a profiss?o do nutricionista.

Autor e Co-autor(es)

R?bia Vanessa Vicente Dem?trio imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Giandr?a Reuss Strenzel

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Matem?tica Grandezas e medidas
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de escrita
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Interagir com diferentes crian?as e adultos;

Compreender a fun??o social da escrita em nossa sociedade;

Auxiliar na compreens?o sobre a import?ncia de uma alimenta??o saud?vel;

Conhecer novas profiss?es;

Aprender a fazer salada de frutas;

Aprender a fazer suco de frutas;

Organizar o momento do lanche de forma convidativa.

Duração das atividades

Estes momentos podem ser vivenciados em dias diferentes, com a dura??o de aproximadamente 40 minutos a 1 hora.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula ? proposta para dois grupos com crian?as de 3 e 4 anos.

Para promover a intera??o entre diferentes grupos, ? importante que os professores e demais profissionais se articulem no momento do planejamento, com o objetivo de pensar os tempos e espa?os que propiciem o encontro entre diferentes sujeitos e, principalmente, que este encontro promova a troca de saberes entre as crian?as e os demais adultos da institui??o. Deste modo, sugerimos que a intera??o dos grupos deva partir de uma aproxima??o que possibilite as crian?as se conhecerem, descobrindo interesses em comum que permitam a cria??o de v?nculo nas brincadeiras e atividades que ocorreram no decorrer das propostas interativas.

Estratégias e recursos da aula

1? Momento: Vamos lanchar juntos hoje?

Materiais Necess?rios: Mesas e cadeiras para todas as crian?as e uma carta elaborada pelo grupo convidando outro grupo para lanchar.

Local: Em espa?o amplo, em que as crian?as se sintam bem acomodadas para se alimentar e conversar.

?

Este primeiro momento dever? ocorrer durante o hor?rio do lanche, a partir do qual o professor iniciar? uma conversa sobre a alimenta??o, questionando as crian?as sobre para que serve cada alimento. Ap?s ouvir as hip?teses das crian?as, o professor ir? sugerir que elas fa?am a mesma pergunta a um grupo com idade maior, durante a realiza??o de um lanche coletivo, em que as crian?as ter?o a possibilidade de conversar entre si e se conhecerem. Desse modo, ap?s o lanche, os meninos e as meninas se reunir?o junto com o seu professor para escrever um convite para o outro grupo, convidando-o para uma merenda divertida.

Esse momento de encontro entre os diferentes grupos deve ser planejado pelos professores, pensando na organiza??o do evento coletivo para que as crian?as possam se aproximar e conversar, trocando suas experi?ncias, e de que forma v?o inserir o questionamento sobre os nutrientes presentes nas frutas servidas na refei??o.

Com o espa?o organizado e convidativo para a conversa entre as crian?as, os professores ir?o convidar as crian?as para participarem desse momento, desafiando-as a fazer novas amizades, sentando-se ao lado de colegas que n?o conhecem ou com quem conversaram por pouco tempo. Durante o lanche, os adultos dever?o auxiliar as crian?as no momento de aproxima??o, incentivando para que conversem entre si e questionem os colegas sobre o que sabem sobre os nutrientes dos alimentos.

?

Arquivo institucional ? NDI/2013

Foto de: R?bia Dem?trio

?

Pr?ximo ao t?rmino do lanche, os professores iniciar?o uma conversa com todo o grupo, sobre o que aprenderam com os colegas e sobre o que sabem sobre aqueles alimentos que foram servidos na refei??o.

A partir disso, indicar?o ?s crian?as a possibilidade de um di?logo com os alunos de Nutri??o ou outro profissional que possa fornecer esses elementos aos grupos. Caso a institui??o encontre dificuldade de propor uma conversa com um nutricionista, o professor pode fornecer essas informa??es ?s crian?as, a fim de que todos possam compreender o que ? saud?vel ou n?o.

?

2? Momento: A banana ajuda a crescer? Compreendendo as vitaminas e sua fun??o.

Materiais Necess?rios: Tapetes e utens?lios para o lanche.

Local: Uma sala de refer?ncia.

?

Como no momento anterior, o planejamento pr?vio ? importante no que diz respeito ? organiza??o da conversa com o adulto convidado, para que as crian?as compreendam o assunto tratado e tenham, por isso, os seus conhecimentos ampliados por esta intera??o com diferentes adultos.

Para este momento, os professores dever?o organizar o espa?o de maneira a acolher as crian?as dos dois grupos. Portanto, o espa?o deve ser amplo e aconchegante. Desse modo, as crian?as ser?o auxiliadas no momento de acomoda??o na roda e, em seguida, um dos professores ir? apresentar os estudantes, questionando-os sobre a profiss?o que ir?o exercer no futuro. Dada a explica??o, as crian?as ter?o a possibilidade de fazer perguntas para eles, sobre o exerc?cio profissional do Nutricionista e sobre os alimentos e seus nutrientes. Para auxiliar as crian?as nesse momento, os professores poder?o elaborar alguns questionamentos junto ?s crian?as, como por exemplo:

?

  1. Porque ? importante ingerir frutas e verduras?
  2. Em nosso lanche h? diversidade de frutas e verduras?
  3. E os sucos, quais frutas podem ser utilizadas para fazer os sucos?
  4. Todos os sucos precisam de a??car?
  5. E a salada de frutas, ? rica em vitaminas? Quais frutas podemos utilizar na salada de frutas?
  6. Devemos ingerir frutas todos os dias?
  7. O que faz um nutricionista?
  8. Onde ele trabalha?

?

As perguntas ser?o respondidas ? medida do poss?vel, e aquelas que ficarem sem resposta no momento, ser?o indicadas para que as crian?as pesquisem em casa e apresentem nos dias subsequentes. Percebendo a finaliza??o da conversa, os professores ir?o propor ?s crian?as um momento de culin?ria, em que far?o uma salada de frutas e misturas de sucos. Assim, para o pr?ximo momento, cada crian?a poder? contribuir, trazendo da sua casa uma fruta da esta??o. Se n?o houver possibilidade da contribui??o das crian?as, sugerimos a utiliza??o das frutas da merenda da escola.

?

3? Momento: Uma hist?ria que nos ajuda a compreender!

Materiais Necess?rios: Tapete e Livro ?A cesta da Dona Maricota?, de Tatiana Belink.

?

Nesta situa??o, o professor ir? relembrar a conversa que tiveram no dia anterior sobre os nutrientes das frutas e question?-los sobre o que lembram daquela conversa. Ap?s ouvi-las, organizar? um momento de hist?ria. Sugerimos a obra ?A cesta da Dona Maricota?, da escritora Tatiana Belink (ver recursos complementares), pois sua narrativa ir? auxiliar as crian?as na compreens?o dos nutrientes presentes nas frutas e verduras oferecidas na merenda.

Iniciando este momento, o professor ir? solicitar aten??o ?s crian?as para a hist?ria, se atendo aos alimentos vegetais que v?o aparecendo e quais caracter?sticas s?o apontadas, permitindo que as crian?as observem as imagens e expressem suas impress?es sobre o que estar? sendo apresentado na narrativa.

Em seguida, o professor convidar? as crian?as para fazer um desenho sobre a hist?ria, incluindo o que aprenderam na conversa sobre a profiss?o de nutricionista. Esse momento pode ser realizado com os grupos subdivididos. O professor ir? auxiliar as crian?as no momento do desenho, questionando-as sobre o que est?o desenhando e como esse desenho representa o que elas aprenderam.

Com o t?rmino dos desenhos, o professor ir? propor um texto coletivo em que os grupos subdivididos e o professor, ir?o sistematizar o que aprenderam em forma de texto. O professor explicar? para as crian?as que ser? o escriba do grupo e questionar? as crian?as sobre o que viveram e aprenderam, elaborando um texto simples. Ao escrever, ir? explicando para as crian?as o que esta escrevendo e de que forma os grafemas (letras) se articulam com os fonemas (sons) constituindo as palavras do texto.

A cesta da Dona Maricota

Autora: Tatiana Belink

Ilustra??o: Martinez

http://crisquintas.com.br/obesidade-infantil-a-cesta-da-dona-maricota/

Acesso em: 08/06/2013.

?

Finalizando este momento, o professor conversar? com as crian?as sobre a pr?xima proposta, combinando como a organizar?o juntos.

?

4? Momento: Uma mistura de vitaminas ? Vamos fazer uma salada de frutas e mistura de sucos?

Materiais necess?rios: Liquidificador e utens?lios dom?sticos para a culin?ria e frutas da esta??o, levadas pelas crian?as, se poss?vel .

Local: A sala de refer?ncia ou refeit?rio da escola.

?

No momento da culin?ria, o professor ir? providenciar os utens?lios adequados para as crian?as (facas sem ponta) e chamar a aten??o para as medidas de seguran?a, como o cuidado com as l?minas presentes na faca e no liquidificador; e para com a higiene, explicando que todos devem ter cuidado, por exemplo, com os cabelos para que n?o caia nos alimentos, etc. Depois desta conversa inicial, o professor ir? apresentar as frutas que as crian?as trouxerem, permitindo que toquem e percebam as diferen?as e semelhan?as entre elas, incentivando-os a atribuir caracter?sticas a cada alimento e a contar para os colegas se j? experimentaram-no ou n?o.

Em seguida, o professor iniciar? o corte das frutas, explicando ?s crian?as suas a??es e sobre estes alimentos, pensando nas possibilidades de receitas que podem fazer a partir desses vegetais. Se essa proposta for realizada com crian?as maiores (5 ou 6 anos) que j? s?o habituados a utilizar a faca, ent?o elas poder?o auxiliar neste momento. Conforme os adultos v?o cortando as frutas e misturando a salada, as crian?as poder?o experiment?-las em peda?os pequenos para distinguir os sabores. O mesmo processo ocorrer? com os sucos, mas, neste caso, as crian?as ? que dever?o escolher quais misturas ir?o realizar, refletindo sobre o que j? experimentaram e no que poder?o ousar.

?

Arquivo institucional ? NDI/2013

Foto: R?bia Dem?trio

?

Depois de realizada a culin?ria, as crian?as auxiliar?o os professores a organizarem o momento do lanche. Sugerimos que, neste dia, as crian?as se re?nam em pequenos grupos, contendo crian?as de diferentes turmas, para que possam conversar sobre a proposta vivenciada por ambas.

Ap?s a culin?ria as receitas devem ser registradas, semelhante ao texto coletivo, com a participa??o das crian?as e adultos. Deste modo, as crian?as come?am a compreender a fun??o social da escrita, entendendo que neste caso a escrita registrar? as receitas que criaram juntos e outras pessoas poder?o fazer a mesma receita a partir do indicativo escrito realizado pelo grupo. Na finaliza??o da proposta, sugerimos que as produ??es dos grupos (desenhos, textos coletivos e receitas) sejam expostos no mural da escola.

Recursos Complementares

Avaliação

Durante a proposta, os professores ir?o observar o envolvimento das crian?as nas diferentes fases realizadas, percebendo de que forma interagiram com as crian?as de outros grupos e como reagiram ?s interven??es de diferentes adultos. Observar? tamb?m como as crian?as demonstraram os seus conhecimentos pr?vios sobre as frutas e os seus nutrientes, de que maneira se apropriaram dos conhecimentos trabalhados no cotidiano e como se comunicaram com os colegas e adultos durante as proposta.