Giandr?a Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
Interagir com diferentes crian?as e adultos;
Ampliar as possibilidades expressivas do pr?prio corpo;
Compreender os limites e possibilidades corporais;
Explorar diferentes qualidades e din?micas do movimento;
Valorizar as conquistas corporais;
Ampliar gradativamente as possibilidades de comunica??o por meio da roda de conversas;
Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros.
Esta aula ? planejada para crian?as de 2 anos e 6 meses a 4 anos. Os momentos sugeridos podem ser vivenciados com os mesmos grupos de crian?as, contribuindo com o estreitamento dos v?nculos, ou com diferentes grupos.
Para promover a intera??o entre diferentes grupos, ? importante que os professores e demais profissionais se articulem no momento do planejamento, com o objetivo de pensar os tempos e espa?os que propiciem o encontro entre diferentes sujeitos e, principalmente, que este encontro promova a troca de experi?ncias entre as crian?as. Desse modo, sugerimos que a intera??o dos grupos deva partir de uma aproxima??o que possibilite as crian?as se conhecerem, descobrindo interesses em comum que permitam a cria??o de v?nculos nas brincadeiras e atividades que ocorreram no decorrer das propostas interativas.
1? Momento: Aproxima??o dos grupos.
Materiais Necess?rios: 2 ou 3 tapetes e almofadas.
Neste primeiro momento, o professor convidar? as crian?as de seu grupo para fazer uma roda, auxiliando-as na organiza??o dos lugares e, em seguida, iniciar? a atividade perguntando se algu?m tem alguma novidade para compartilhar com o grupo. Ap?s as manifesta??es das crian?as, o professor lhes falar? sobre os demais grupos da escola, questionando-as se os conhecem ou n?o, como se conheceram, se j? brincaram juntos. Depois de ouvi-las, o professor ir? propor-lhes que convidem o grupo pr?ximo para visitar a sala, no intuito de apresentar-lhes o seu espa?o e de conhecer pessoas novas, possibilitando a forma??o de novos v?nculos.
? importante questionar sobre como devem receber esse grupo, relembrando as experi?ncias de casa, como quando as fam?lias recebem os visitantes, dedicando sua aten??o, apresentando-lhes a casa e conversando, por um tempo, sobre determinados assuntos. Nesta perspectiva, pergunte ao grupo sobre o que podem mostrar de diferente ?s crian?as visitantes e, principalmente, de como inclui-las nos momentos de brincadeira e de conversa.
Com a chegada do grupo visitante, os professores de ambas as turmas organizar?o uma grande roda de apresenta??o, em que cada crian?a dever? falar o seu nome, a sua idade e do que gosta de brincar. Em seguida, as crian?as do grupo apresentar?o a sala para as crian?as do grupo convidado, de forma que cada crian?a daquele grupo escolha previamente uma crian?a do segundo para apresentar os diferentes espa?os e materiais da sala, para em seguida, terem a possibilidade de explor?-los e de organizar as brincadeiras livremente. Neste momento, os professores dever?o estar atentos ?s muitas formas de relacionamento entre as crian?as, mediando a aproxima??o daqueles que se mostrarem mais t?midos e refletindo junto com os mais comunicativos a inser??o das crian?as que n?o est?o participando da brincadeira.
Com a despedida do grupo visitante, o professor ir? avaliar com as crian?as esses momentos, perguntando o que consideraram legal e o que precisa melhorar nesse processo de intera??o com outros grupos.
?
Arquivo institucional NDI/20123
Roda de hist?ria com os grupos reunidos.
Foto de: R?bia Dem?trio
?
2? Momento: Convite para uma hist?ria.
Materiais Necess?rios: Tapetes, almofadas e o livro.
?
Neste segundo momento, o professor ir? propor que as crian?as convidem o grupo visitante para ouvir a hist?ria Hora de Dormir, Carneirinhos Travessos! da autora, Alison Ritchie, que eles j? conhecem. A ideia ? que elas compartilhem a hist?ria com os novos colegas. Assim, com o aux?lio das crian?as, o professor organizar? o espa?o para acolher os dois grupos e convidar? as crian?as para irem ? sala vizinha para realizar o convite.
Com a chegada da turma, os professores auxiliar?o as crian?as a se acomodarem de forma confort?vel e, em seguida, iniciar? a conta??o da hist?ria. ? necess?rio solicitar ?s crian?as aten??o a cada aventura vivida pelas ovelhas travessas e, com o t?rmino da hist?ria, question?-las acerca do que ouviram. Depois que todas as crian?as que se sentirem ? vontade expressarem suas ideias sobre a hist?ria, o professor ir? perguntar se algu?m j? viveu alguma aventura que deseja contar aos colegas. Contadas as hist?rias, o professor ir? convidar as crian?as para viverem uma aventura juntas, enfatizando que, para isso, ser? necess?rio ter coragem como as ovelhas da hist?ria!
?
Hora de dormir, Carneirinhos Travessos!
Autora: Alison Ritchie
Ilustradora: Cornelia Haas
http://prudenlivros.com.br/product_info.php?products_id=2517
Acesso em: 12/06/2013
?
?
Arquivo institucional NDI/2013
Roda de hist?ria com um grupo.
Foto de: R?bia Dem?trio
?
?
3? Momento: Estreitamento de v?nculos.
Materiais Necess?rios: N?o h? materiais espec?ficos para esse momento.
?
Dando seguimento a cria??o de v?nculos entre grupos pr?ximos, seja por idade ou por proximidade de espa?o, sugerimos um passeio pelo entorno da escola, observando com as crian?as os lugares em que podem brincar juntas e vivenciarem aventuras radicais! Esse passeio deve ser realizado com seguran?a, ou seja, com a quantidade de adultos adequada ao n?mero de crian?as dos grupos, bem como, o conhecimento pr?vio dos espa?os que ser?o visitados pelas crian?as. Todavia, ? um momento de frui??o em que os pequenos devem ter a possibilidade de conversar, observar as constru??es e a natureza do entorno.
Durante o passeio, os professores podem chamar a aten??o das crian?as para alguns elementos como rampas e ladeiras para escorregar, ?rvores em que podem subir etc., pensando de que forma os espa?os podem possibilitar diferentes experi?ncias.
?
Arquivo Institucional NDI/2013
Passeio pelo entorno da escola.
Foto de: R?bia Dem?trio
?
?
4? Momento: Aventuras no bosque.
Materiais Necess?rios: Cordas de diversos tamanhos, 5 metros de papel?o.
Local: um espa?o ?ngreme e ?rvores que suportem o peso das crian?as.
?
Neste momento, o grupo ir? se organizar para viver a aventura. O professor poder? relembrar a hist?ria contada dias atr?s sobre algumas ovelhas que experimentaram diversas aventuras, para ent?o lhes questionar sobre quais aventuras gostariam de experimentar e, em seguida, convid?-las para brincar no bosque, ou outro espa?o pr?ximo ? escola que possua ?rvores e um terreno ?ngreme para fazer um escorregador com papel?o para as crian?as.
Caso exista ?rvores no espa?o, o professor pode criar uma tirolesa ou um balan?o com corda. Todavia, ? necess?rio que os professores organizem o espa?o com anteced?ncia e seguran?a. Se poss?vel, solicitem auxilio de um adulto que possua experi?ncia em fazer n?s.
Caso nas proximidades da escola n?o existir espa?o semelhante, sugerimos que seja uma pra?a pr?xima. Contudo, a proposta idealiza o contato das crian?as com a natureza.
Com a chegada ao espa?o, os professores e demais profissionais ir?o realizar alguns combinados com as crian?as para garantir a seguran?a de todos. E em seguida, organizar subgrupos para que todos tenham o direito de participar da proposta. ? importante que os adultos desafiem as crian?as a experimentarem esses movimentos, ensinando-as como brincar, sobre a import?ncia de respeitar o momento do colega e principalmente ensinando-as como desafiar-se, respeitando os limites de seu corpo.
Percebendo a aproxima??o do t?rmino das brincadeiras, o professor ir? propor um momento de relaxamento em que as crian?as possam observar a natureza, deitar na grama e descansar para retornar a institui??o.
?
Arquivo Institucional NDI /2013
Brincadeira de escorrega e tirolesa do bosque.
Foto de: R?bia Vanessa
V?deo sobre como fazer n?s:
http://www.youtube.com/watch?v=yKFiZIOruQI
Aula do portal com tem?tica semelhante:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37893
Os professores devem observar como as crian?as se manifestaram nos v?rios momentos propostos, percebendo como se envolveram nas situa??es e de que modo atribu?ram sentido e significado ao que viveram junto aos seus pares. Devem observar, tamb?m, como as crian?as interagiram com diferentes sujeitos, de que formar percebem os limites de seu corpo, como se comunicam entre si e com os adultos e como ir?o relacionar a hist?ria com a aventura vivenciada no bosque, percebendo quem apresentou medo ou receio diante das propostas, os professores ter?o a possibilidade de criar situa??es em que as crian?as possam desenvolver outras habilidades motoras e sociais.
?
?
?
?
?
Revis?o de ortografia e gram?tica: Lygia Schmitz
?
?
?
?