Portal do Professor

Início do Conteúdo

Horta colorida e cheia de vida

Autor e Co-autor(es)

Saskya Carolyne Bodenmuller imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dal?nea Cristina Fl?r, Giandr?a Reuss Strenzel, Graziela Maria Beretta L?pez

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Coordena??o
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Matem?tica N?meros e sistemas de numera??o (contagem; nota??o e escrita num?ricas e opera??es)
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transforma??o
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os fen?menos da natureza
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Desenvolver a capacidade de ouvir o outro;

- Manusear e conhecer diferentes materiais e texturas;

- Aprimorar a motricidade fina;

- Exercitar a imagina??o e a criatividade;

- Ampliar o repert?rio verbal;

- Ampliar a inser??o e a intera??o sociais;

- Criar a identidade do grupo;

- Aprimorar diferentes formas de comunica??o e assim aprender a expressar seus sentimentos;

- Desenvolver cuidados com a higiene ao manusear alimentos;

- Reconhecer a import?ncia de uma alimenta??o saud?vel;

- Perceber os recursos naturais como possibilidade de produ??o da sobreviv?ncia.

Duração das atividades

Tr?s momentos de 30 minutos, distribu?dos em dois dias ou mais, conforme avalia??o do professor e o interesse do grupo.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? conhecimentos pr?vios trabalhados pelo professor.

Estratégias e recursos da aula

Reconhecendo a import?ncia de uma alimenta??o cada vez mais saud?vel, buscamos com esta aula suprir essas necessidades nutricionais com nossos pr?prios recursos. O acesso a esses alimentos de qualidade est? mais dif?cil e caro, por isso possibilitamos formas f?ceis e baratas de manter o acesso a determinados alimentos que contribuem para promover uma sa?de corporal. A proposta a seguir foi elaborada pensando em crian?as de 3 anos de idade ou mais. Al?m disso, a horta e as atividades que a envolvem podem ser organizadas com mais de uma turma ou com toda a institui??o, considerando o tema relevante, pensadas de diferentes formas em cada faixa et?ria. Essa iniciativa deve envolver tamb?m os familiares e alertar a todos sobre esse tema t?o importante para os desenvolvimentos f?sico e cognitivo.

Primeiro momento: Roda de conversa e a import?ncia dos alimentos

Materiais necess?rios: imagens de alguns alimentos, de hortas e de canteiros.

Dura??o: 30 minutos.

Durante algum momento de alimenta??o das crian?as, em que os grupos estejam juntos e concentrados na refei??o, o professor poder? fazer alguns questionamentos a respeito dos h?bitos alimentares das turmas e da institui??o.

-Quais alimentos s?o saud?veis?

-Qual ? a import?ncia de comer determinados alimentos?

-Como podemos preparar esses alimentos? Podemos com?-los apenas em saladas?

Em seguida, o professor poder? questionar tamb?m onde eles podem encontrar tais alimentos. Diante das hip?teses levantadas, o professor poder? socializar a ideia de fazer uma horta na pr?pria institui??o e facilitar a ingest?o e o acesso a alimentos saud?veis para as crian?as e os seus familiares. Para tanto, ? preciso preparar o espa?o e a terra destinados ao plantio na pr?pria institui??o, e condi??es para que essa ideia se concretize. Outro ponto que dever? ser conversado ? sobre os cuidados e a responsabilidade com a horta: regar todos os dias, n?o jogar lixo, utilizar cascas de frutas como adubo e conscientizar as turmas a respeito das condi??es para que as sementes germinem. Para encerrar esse momento de conversa, a turma poder? selecionar alguns vegetais e/ou sementes para efetuar o plantio. Os vegetais e/ou sementes poder?o ser do pr?prio lanche servido na institui??o, como as sementes de laranja, ma??, mam?o, abacate, tomate entre outras que s?o essenciais ao desenvolvimento humano. 

Arquivo institucional NDI/CED/UFSC

Fotografia: Saskya Bodenm?ller

?

Segundo momento: Oficina de regadores

Materiais necess?rios: 3 latas de leite em p? ou farinha l?ctea, 3 latas de ervilha,  6 latinhas de refrigerante, 1 caixinha de massa ep?xi, tinta esmalte e pincel.

Dura??o: 30 minutos

Antes de fazer o plantio das sementes, as crian?as devem estar cientes da responsabilidade de fazer com que as sementes germinem e se transformem em verduras e legumes a serem utilizados e inseridos nos h?bitos alimentares. Para que todos participem efetivamente deste processo, fa?a uma oficina para a constru??o de regadores artificiais, com o objetivo de incluir cada uma das crian?as nos momentos de regar e de cuidar do cantinho da horta. Com os regadores individuais, as crian?as podem se inspirar a fazer os seus pr?prios canteiros em casa, estabelecendo uma alimenta??o saud?vel tamb?m no ?mbito familiar. Os materiais utilizados dever?o ser solicitados, com anteced?ncia, para as fam?lias, tendo foco em materiais recicl?veis e que incentivem a reutiliza??o de materiais.

V?rias mesas dever?o ser dispostas pela sala com os materiais necess?rios para a atividade. Cada grupo de 4 crian?as dever? ter, pelo menos, um adulto para auxiliar na constru??o dos regadores artesanais, que poder? ser o auxiliar de sala (se houver na institui??o) e um pai ou m?e que poder? contribuir na constru??o dos regadores.  O professor dever? fazer o passo a passo com o grande grupo a fim de que todas as crian?as tenham as primeiras no??es, de como construir um regador. Ao final da atividade, todos ter?o o seu pr?prio instrumento para os momentos de intera??o na horta. A etapa descrita abaixo, deve ser desenvolvida pelos professores e adultos envolvidos, tendo em vista o risco oferecido pela manipula??o dos materiais, como o furador de latas, conforme mostrado no link citado.

Como fazer?

1-Fa?a um furo na parte inferior da lata para colocar o bico.

2-Fa?a 2 furos horizontais na lata para colocar a al?a.

3-Pique a parte inferior do bico e coloque no furo, e, por dentro, abra as partes picadas para os lados a fim de firm?-las.

4-Depois de colocar o bico, coloque a al?a.

5-Corte o fundo da lata de refrigerante pelo lado de dentro para fazer o chafariz do bico.

6-Cole todas as partes com massa ep?xi e deixe secar.

7- Ap?s a secagem da massa ?poxi, pinte e fa?a a sua decora??o. Na decora??o dos regadores, quando a tinta j? estiver seca, as crian?as poder?o participar diretamente da atividade.

?

Acompanhe no link abaixo o passo a passo desta oficina:

http://artesanatoquefaz.blogspot.com.br/2012/02/artesanato-com-latas-recicladas-lindos.html

?

Terceiro momento: Vamos plantar!

Materiais necess?rios: sementes, barro ou adubo, regadores e p?.

Dura??o: 30 minutos

Ap?s a oficina de regadores, a turma ir? at? o local destinado ? horta da institui??o, mas caso n?o haja um espa?o previamente destinado ? horta, o professor poder? escolher com as crian?as o ambiente mais adequado para a instala??o da horta da escola. Esse local poder? ser, inclusive, num muro da escola para organiza??o de uma horta suspensa, se a institui??o n?o dispuser de terreno (veja recursos complementares). Na sequ?ncia,  a terra deve ser mexida e afofada para o dep?sito das sementes. Organize junto ?s crian?as fileiras para cavar buraquinhos e colocar as sementes. Ap?s colocar as sementes, jogue o barro ou adubo (que pode ser feito com cascas de frutas) e regue as sementes. Todos os dias, as crian?as devem regar e cuidar da horta, percebendo a responsabilidade diante do crescimento dos legumes e das verduras. O acompanhamento e o registro di?rios poder?o ser feitos por meio de fotografias, desenhos e outras formas de expressar cada etapa do crescimento e desenvolvimento da horta, que poder? se transformar em um di?rio de campo e guia para fazer outras hortas, tanto em casa quanto em outros espa?os da comunidade.

Arquivo institucional NDI/CED/UFSC

Fotografia: Saskya Bodenm?ller

?

Arquivo institucional NDI/CED/UFSC

Fotografia: Saskya Bodenm?ller

?

Arquivo institucional NDI/CED/UFSC

Fotografia: Saskya Bodenm?ller

Recursos Complementares

Avaliação

O professor poder? avaliar se as crian?as interagiram na constru??o dos regadores e na prepara??o da horta. observando se houve, tamb?m, coopera??o entre elas. Al?m disso, dever? perceber se a turma se conscientizou sobre uma alimenta??o saud?vel e que pode ser realizada a partir de coisas simples e baratas. Outros pontos a serem avaliados: como foi a roda de conversa, as crian?as esperaram sua vez de falar ou foi uma tarefa dif?cil, o que se pode esperar para crian?as muito pequenas. Houve interesse do grupo pelo tema abordado, as crian?as contribu?ram oralmente no momento da discuss?o do tema, apresentaram conhecimento e apropria??o dos assuntos tratados e, ainda, demonstraram autonomia na escolha das sementes e na constru??o dos regadores, usando os materiais apresentados?