Dal?nea Cristina Fl?r, Giandr?a Reuss Strenzel, Graziela Maria Beretta L?pez
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
- Desenvolver a capacidade de ouvir o outro;
- Manusear e conhecer diferentes materiais e texturas;
- Aprimorar a motricidade fina;
- Exercitar a imagina??o e a criatividade;
- Ampliar o repert?rio verbal;
- Ampliar a inser??o e intera??o sociais;
- Aprimorar diferentes formas de comunica??o;
- Conhecer os peixes e seus modos de viver;
- Perceber que o ser humano n?o ? o ?nico ser que precisa de cuidados;
- Reconhecer a responsabilidade sobre os animais e o meio ambiente.
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios trabalhados pelo professor. Entretanto, para esse tipo de atividade ? importante que as crian?as tenham acima de tr?s anos e capacidade de concentra??o para ouvir o outro, conforme o esperado para a faixa et?ria trabalhada.
Reconhecendo a import?ncia de todos os seres vivos e considerando o ser humano o grande respons?vel pela preserva??o da natureza e pelos que nela vivem, buscamos conscientizar as crian?as sobre o seu papel diante da sociedade. A aula apresentada abaixo foi idealizada para crian?as maiores de 3 anos de idade, que poder? envolver mais de um grupo da institui??o.
Primeiro momento: Pesquisa sobre como os peixes vivem.
Materiais necess?rios: jornais, revistas, livros ou computadores.
Dura??o: 15 minutos
Partindo da experi?ncia de muitas crian?as, em fun??o de morarem em uma cidade litor?nea e com praias, a conversa em roda partir? das curiosidades de alguns animais, principalmente, dos peixes. A maioria das crian?as teve esse contato desde pequena com os peixes em mares, lagos ou, at? mesmo, em aqu?rios, sendo, portanto, uma parte da cultura delas. Para as crian?as que n?o moram em praias ou perto delas, o professor poder? lev?-las at? um lago ou lagoa, para visualizar os peixes, ou, at? mesmo, utilizar recursos imag?ticos presentes na vida delas. Exemplos: Filmes Procurando Nemo e O mar n?o est? para peixe, ambos da Walt Disney; ou outras hist?rias que as crian?as conhe?am de dom?nio popular ou n?o. ? importante que o professor apresente v?deos e/ou filmes com conte?dos que ampliem o repert?rio cultural das crian?as (veja recursos complementares). Em uma breve conversa com as crian?as em sala, o professor far? alguns questionamentos sobre os peixes. Nesse caso, ? imprescind?vel considerar as diversas regi?es do pa?s nas quais as crian?as est?o inseridas, como aquelas em que predominam os rios, os mares, a serra ou a caatinga. Algumas crian?as, por exemplo, podem nunca ter visto o mar.O professor poder? perguntar:
- Quem j? viu um peixe? Caso as crian?as j? tenham visto, como conheceram?
- Quem nunca viu um peixe?
- O que os peixes comem?
- Em que condi??es podem viver?
- Quais s?o os seus tamanhos, formas e cores?
Esses questionamentos devem ser encaminhados para casa e as crian?as far?o uma pesquisa com os seus familiares. A forma de apresenta??o e a entrega da pesquisa poder?o ser elaboradas de acordo com o que a crian?a imagina, seja em desenho ou formas escritas. Ap?s a entrega deste material, o professor organiza o grupo de crian?as em roda para socializar algumas pesquisas de acordo com a capacidade de concentra??o e interesse do grupo, at? que a turma perceba as mais variadas possibilidades de modos de viver dos peixes e outras especificidades, como demonstrado abaixo:
- Os peixes podem viver em aqu?rios, lagos, lagoas e mares, em diferentes tamanhos e propor??es.
- Alguns peixes comem ra??o, outros comem peixes menores e existem esp?cies que s? se alimentam de algas e demais plantas.
- Existem peixes que precisam de luminosidade para sobreviver, outros vivem na escurid?o.
Arquivo institucional NDI/CED/UFSC
Fotografia: Saskya Bodenm?ller
?
Arquivo institucional NDI/CED/UFSC
Fotografia: Saskya Bodenm?ller
?
Arquivo institucional NDI/CED/UFSC
Fotografia: Saskya Bodenm?ller
?
Segundo momento: Atividade de registro - como os peixes s?o?
Materiais necess?rios: papel colorido, tesoura, canetinha e cola.
Dura??o: 20 minutos.
Ap?s a conversa e a socializa??o das pesquisas feitas pelas crian?as, junto aos seus familiares, fa?am um registro sobre como cada crian?a imagina, baseada nas pesquisas feitas anteriormente ou conhecimentos pr?vios, j? que a imagina??o tem bases reais. O professor dar? apenas um elemento deste desenho, que ser? marcado com canetinha: os olhos do peixe. As demais partes do corpo, as crian?as dever?o fazer com papel recortado ou picado e colar sobre a folha maior, lembrando que as crian?as tamb?m poder?o desenhar. Ser? um momento em que os adultos presentes mediar?o a atividade, lembrando as crian?as sobre as partes que representam os peixes: cauda, tronco, escamas e cabe?a. As crian?as poder?o imaginar e criar esp?cies de peixes e suas cores. Ao final da atividade, cada crian?a poder? dar um nome ao "seu" peixe e o professor dever? reservar um espa?o na institui??o para socializar as produ??es.
?
Arquivo institucional NDI/CED/UFSC
Fotografia: Saskya Bodenm?ller
?
Terceiro momento: Dobraduras de peixes.
Materiais necess?rios: folhas brancas e coloridas, giz de cera e cola.
Dura??o: 15 minutos.
Pensando ainda em aprender sobre os peixes e em explorar a imagina??o e a criatividade das crian?as, a ideia de fazer dobraduras vem tamb?m com a finalidade de contribuir para a motricidade fina. Os origamis s?o parte da cultura japonesa e s?o caracterizados por criar diferentes objetos apenas com dobraduras de papel em formas geom?tricas, sem utilizar tesouras. Existem diferentes formas de se fazer origamis de peixes, mas escolhemos o link abaixo que nos mostra um peixe f?cil de fazer na escola ou, at? mesmo, em outros espa?os, assim as crian?as podem ensinar e repassar um pouco deste conte?do trabalhado. As crian?as poder?o escolher as folhas de acordo com as cores que desejarem e, logo ap?s a dobradura, pintar com giz de cera os detalhes dos peixes, assim como os olhos, a boca e as escamas.
http://www.youtube.com/watch?v=PpmuhLqpmC0
?
Fotografia: http://www.comofazeremcasa.net/artesanato/como-fazer-peixinho-de-origami/
Para acompanhar junto ?s crian?as cada parte da dobradura, acesse o link:
http://www.youtube.com/watch?v=PpmuhLqpmC0
?
Para visualizar imagens de animais marinhos acesse o link de imagens do Ocean?rio de Lisboa:
O professor dever? observar se todas as crian?as se envolveram na pesquisa e se registraram, de alguma forma, os conhecimentos sobre os peixes. Al?m disso, as crian?as devem ter ajudado umas ?s outras durante as oficinas, colaborando com o grupo e auxiliando nas dificuldades. Perceba ainda se a turma ampliou o conhecimento sobre os cuidados com a natureza e com os que nela vivem, sabendo como agir diante do meio ambiente de forma geral.