Dal?nea Cristina Fl?r, Giandr?a Reuss Strenzel, Graziela Maria Beretta L?pez
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
| Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
| Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
| Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
| Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
| Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
- Desenvolver a capacidade de ouvir o outro;
- Manusear e conhecer diferentes materiais e texturas;
- Aprimorar a motricidade fina;
- Exercitar a imagina??o e a criatividade;
- Ampliar o repert?rio verbal;
- Ampliar a inser??o e a intera??o sociais;
- Aprimorar diferentes formas de comunica??o e assim aprender a expressar seus sentimentos;
-Ampliar repert?rios de brincadeiras e possibilidades com os objetos.
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios trabalhados pelo professor. Entretanto as crian?as devem apresentar autonomia para participarem da atividade proposta, por isso a indica??o de crian?as maiores de tr?s anos.
Nos dias atuais, as crian?as est?o cada vez mais influenciadas pela m?dia e suas brincadeiras direcionadas a personagens dos desenhos e aos super-her?is. No entanto, sabendo da import?ncia de ampliar os repert?rios de brincadeiras e resgat?-las, tamb?m podemos utiliz?-las como elemento de intera??o entre as crian?as e as gera??es anteriores. A proposta abaixo foi pensada a partir de grupos maiores de 3 anos de idade.
Primeiro momento: Pesquisa sobre as petecas.
Materiais necess?rios: Livros e/ou computadores com acesso ? internet.
Dura??o: 20 minutos.
Percebendo a import?ncia de ampliar os repert?rios das crian?as e apresentar-lhes diferentes formas e possibilidades de brincadeiras, propor uma brincadeira simples e divertida: petecas! Para conhecer um pouco mais sobre as petecas, propor uma pesquisa para saber de onde surgiu essa brincadeira e como brincar. O professor e as turmas dever?o ir ? biblioteca da institui??o e utilizar livros e/ou computadores para fazer a pesquisa. Caso a institui??o n?o tenha uma biblioteca, o professor poder? levar livros para a sala e pedir a contribui??o dos pais, tamb?m, no sentido de levarem livros ou um computador para o dia em que ser? desenvolvida a pesquisa, caso possuam esses materiais. Al?m das quest?es j? colocadas para fazer a pesquisa, as crian?as poder?o procurar algumas imagens ou v?deos de diferentes tipos de petecas e de brincadeiras que a envolvem. Os professores devem auxiliar as crian?as com as ferramentas de pesquisa e tamb?m ensin?-las a pesquisar, utilizando palavras-chave ou imagens.
As petecas foram criadas pelos ?ndios como um elemento para a pr?tica de esportes. V?rias modalidades podem ser praticadas com a peteca: jogada individual, em duplas ou, at? mesmo, grupos maiores.
Foto: http://pibmirim.socioambiental.org/como-vivem/brincadeiras
?
?
Segundo momento: Oficina de constru??o.
Materiais necess?rios: Retalhos de tecido, tesoura, areia, l? ou el?stico, papel, l?pis de cor e de cera, jogos.
Dura??o: 20 minutos.
Ap?s a pesquisa a respeito das petecas e de sua origem, os professores prop?em uma oficina para a constru??o do brinquedo a fim de que cada crian?a possa lev?-lo para casa e brincar com seus familiares, que j? conhecem, ou ensinar a quem ainda n?o saiba brincar. Organizar as crian?as em v?rias mesas com os materiais necess?rios e, pelo menos, um adulto diante de um grupo pequeno de crian?as, com o objetivo de auxili?-las durante o processo. Um professor deve ficar ? frente do grupo e ir ensinando passo a passo como fazer. Considerando que n?o tenha mais de um profissional por turma na institui??o, os professores dos grupos envolvidos nessa atividade, organizar?o as crian?as de forma a que fiquem envolvidas em atividades diversificadas, como por exemplo: um grupo de crian?as brinca de casinha, outro desenha, outro brinca com jogos de mesa (domin?, cartas ou mem?ria) e o outro confecciona as petecas, assim o adulto poder? auxiliar, mais efetivamente, as crian?as na elabora??o desse brinquedo. As crian?as ir?o se alternando nas atividades. Antes de iniciar a constru??o das petecas, as crian?as poder?o procurar, dentro da institui??o, areia ou pedrinhas para fazer peso na peteca. Cada mesa dever? ter um balde com areia suficiente para todos, evitando que as crian?as saiam a todo o momento e busquem os materiais necess?rios.
Arquivo institucional NDI/CED/UFSC
Fotografia: Saskya Bodenm?ller
?
Terceiro momento: Brincadeiras com petecas.
Materiais necess?rios: petecas.
Dura??o: 20 minutos.
Em seguida, em um local aberto que possibilite brincadeiras com as petecas come?ar equilibrando a peteca nas m?os, jog?-la para cima e segur?-la apenas com o palmo da m?o. Depois que estes movimentos estiverem bem elaborados pelas crian?as, iniciar o jogo em duplas ou at? mesmo em grupos maiores, um jogando para o outro, utilizando somente o palmo da m?o.
Foto: http://peteca.ueuo.com/
?
?
Quarto momento: Caderno de brincadeiras antigas
Materiais necess?rios: papel, cola, imagens de petecas, l?pis de cor.
Dura??o: 20 minutos.
Com o objetivo de resgatar algumas brincadeiras antigas ou j? esquecidas pelas crian?as, registrar cada uma em um caderno, como um dicion?rio de brincadeiras. Em cada registro, as crian?as devem incluir a origem da brincadeira, alguma imagem e uma explica??o de como brincar. Caso as crian?as ainda n?o saibam escrever, podem fazer o registro atrav?s de desenhos, com o aux?lio do professor ou de outros adultos, como os familiares.
Ao t?rmino de cada brincadeira aprendida e o respectivo registro, ter? se conclu?do um dicion?rio com v?rias possibilidades de brincadeiras, em diferentes espa?os e condi??es para que elas sejam realizadas. Esse dicion?rio pode ser um elemento de intera??o e aproxima??o entre crian?as de diferentes idades e com adultos. Poder? ser um recurso dispon?vel na sala para a escolha peri?dica de algumas brincadeiras com a participa??o de outros grupos da escola.
Para saber mais sobre a peteca acesse o link http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/peteca/peteca.php
O professor dever? perceber se as crian?as conseguiram fazer suas pr?prias petecas, se tiveram dificuldades durante os jogos com o brinquedo e se conseguiram utilizar, da melhor forma poss?vel, as ferramentas de pesquisa. Al?m disso, avaliar se as crian?as conseguiram, por meio da brincadeira com a peteca, interagir com crian?as de outras faixas et?rias e adultos. O professor poder? avaliar, ainda, se a crian?a demonstrou capacidade para ouvir o outro e capacidade de concentra??o, manipulou os materiais disponibilizados com autonomia, interagiu e contribuiu na constru??o do brinquedo e mostrou interesse pela atividade.