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Doen?as vasculares e meio ambiente

Autor e Co-autor(es)

Selma Gonzaga Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Ci?ncias Naturais Dietas e consumo de alimentos
Educa??o Escolar Ind?gena Ci?ncias Corpo humano e a sa?de
Educa??o Escolar Ind?gena Ci?ncias Seres humanos e o meio ambiente
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Agente Comunit?rio de Sa?de
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Controle Ambiental
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Enfermagem
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Est?tica
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Farm?cia
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Ger?ncia de Sa?de
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Vida e ambiente
Ensino M?dio Biologia Ecologia e ci?ncias ambientais
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Associar a solu??o de problemas de sa?de com o correspondente desenvolvimento cient?fico e tecnol?gico.
  • Analisar perturba??es ambientais, identificando fontes e prevendo efeitos na sa?de.
  • Relacionar informa??es apresentadas em diferentes formas de linguagem e representa??o usadas nas ci?ncias biol?gicas, como texto discursivo, gr?ficos, tabelas, rela??es matem?ticas ou linguagem simb?lica.
  • Identificar padr?es em fen?menos e processos vitais dos organismos, como a manuten??o do equil?brio interno e rela??es com o ambiente.
  • Avaliar os riscos de doen?as vasculares decorrentes de fatores ambientais.
  • Distinguir as causas de diferentes doen?as vasculares.
  • Prevenir doen?as cardiovasculares e vasculares.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sistemas circulat?rio e neural.

Estratégias e recursos da aula

atividade f?­sica cora????o

Imagem dispon?vel em: http://www.bakio.org/PublishingImages/20110914_Cardiovascular.jpg. Acesso em: 12/06/2013.

ESTRAT?GIAS

Estudos individuais e em grupos; discuss?o em pequenos e grandes grupos; tabula??o e an?lise de dados; pesquisas na internet; montagem e apresenta??o de trabalho; campanha de preven??o de doen?as vasculares; an?lise de v?deos e estudo de textos; produ??o de texto.

RECURSOS

Utiliza??o de computadores com acesso ? internet; v?deos e textos digitais.

M?dulo 1- Doen?as vasculares

Atividade 1- Doen?as vasculares: resgatando os conhecimentos pr?vios

A atividade dever? ser iniciada com um di?logo, momento em que o professor far? um levantamento pr?vio do que os alunos j? conhecem da tem?tica da aula. Nesta sondagem, algumas quest?es, como as sugeridas a seguir, dever?o ser levantadas: 

  • Quais doen?as vasculares voc?s conhecem?
  • Essas doen?as aparecem em pessoas de uma mesma fam?lia?
  • Quais doen?as vasculares s?o mais graves, podendo causar a morte da pessoa?
  • O estilo de vida da pessoa pode influenciar na manifesta??o dessas doen?as?

O professor dever? permitir que os alunos se expressem e apresentem seus pontos de vista e relatos.

Atividade 2 ? V?deos sobre o tema veiculados na m?dia

Para iniciar o estudo do tema, sugerimos que os alunos assistam aos tr?s v?deos, apontados a seguir. Os v?deos 1 e 2  fazem parte do do programa Globo Rep?rter, exibido no dia 20/04/2012 ,e trata do assunto ?Doen?as cardiovasculares?, que est?o entre as que mais causam morte no mundo. O v?deo 3 apresenta uma not?cia do Jornal Hoje" da Rede Globo de Televis?o, exibido em 26/04/2013.

V?deo 1 - Doen?as cardiovasculares s?o a principal causa de morte no mundo. Dispon?vel em: http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2012/04/doencas-cardiovasculares-sao-principal-causa-de-morte-no-mundo.html. Acesso em: 12/06/2013. Segundo especialista, derrame ? a causa n?mero um de morte no Brasil e a causa n?mero dois ? o infarto do mioc?rdio. O v?deo aponta e discute algumas causas ambientais ou fatores de risco destas doen?as.

V?deo 2 - Exerc?cios e alimenta??o podem reduzir risco de doen?as card?acas. Dispon?vel em: http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2012/04/exercicios-e-alimentacao-podem-reduzir-risco-de-doencas-cardiacas.html. Acesso em: 12/06/2013. Cardiologistas e nutricionistas mostram a import?ncia da atividade e da alimenta??o no controle da press?o alta.

V?deo 3- Sociedade de Cardiologia alerta para crescimento da hipertens?o na inf?ncia. Dispon?vel em: http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-hoje/v/sociedade-de-cardiologia-alerta-para-crescimento-da-hipertensao-na-infancia/2539875/. Acesso em: 12/06/2013.

Cada aluno ou grupo de alunos dever? acessar os v?deos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? salvar  previamente os v?deos em seu computador e apresent?-los aos alunos, por meio de proje??o, utilizando o aparelho  data show ou ainda disponibiliz?-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

As quest?es para a discuss?o, como as sugeridas a seguir, dever?o ser disponibilizadas para os alunos, por meio de uma c?pia impressa que dever? conter tamb?m os demais endere?os de acesso e quest?es que ser?o utilizados ao longo desta proposta.

As quest?es dever?o ser respondidas por escrito pelos alunos. 

Quest?es para discuss?o dos v?deos

  • Quais s?o as principais causas de morte no mundo e tamb?m no Brasil?

  • Que fatores contribuem para o desenvolvimento de doen?as cardiovasculares?

  • Que altera??es no organismo podem resultar em um infarto?

  • Como deve ser a dieta alimentar para prevenir doen?as cardiovasculares?

  • Por que fazer exerc?cios f?sicos ? importante para prevenir doen?as cardiovasculares?

  • Por que o saleiro n?o deve estar na mesa durante as refei??es?

  • O que causa e como se controla a hipertens?o em crian?as e adultos?

  • O que a hipertens?o provoca?

Atividade 2 ? Discuss?o dos v?deos

A discuss?o dos v?deos dever? acontecer, tendo como ponto de partida as quest?es propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno dever? manter seus registros iniciais e socializ?-los para os demais. Ap?s a discuss?o no grupo, os alunos poder?o reformular suas respostas e, havendo consenso, apresent?-las na discuss?o com toda a turma. Nesta discuss?o, o professor dever? organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em c?rculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

aterosclerose

Imagem dispon?vel em: http://www.medicinageriatrica.com.br/wp-content/uploads/2008/02/aterosclerose.JPG. Acesso em 12/06/2013.

M?dulo 2 - Ampliando conhecimentos e fazendo pesquisas

Atividade 1- V?deos sobre doen?as vasculares

Sugerimos os v?deos listados, a seguir, para fundamenta??o te?rica sobre o tema "Doen?as vasculares e meio ambiente". S?o v?deos que exp?em de maneira did?tica e com ilustra??es interessantes as doen?as vasculares, com ?nfase ?s cardiovasculares, mostrando como todas elas est?o inter relacionadas.

Cada aluno ou grupo de alunos dever? acess?-los diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? salvar previamente os v?deos em seu computador para apresent?-los aos alunos, por meio de proje??o, utilizando o aparelho  data show ou ainda disponibiliz?-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

As quest?es para a discuss?o, como as sugeridas a seguir, dever?o ser disponibilizadas para os alunos, por meio de uma c?pia impressa que dever? conter tamb?m os endere?os de acesso.

As quest?es dever?o ser respondidas por escrito pelos alunos.

Defini??o. Dispon?vel em: https://www.youtube.com/watch?v=iFitj--NcMQ&list=PLC10DD7AF76DB61D5. Acesso em: 12/06/2013. 

Doen?as do cora??o: infarto. Dispon?vel em: ttps://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=r3_suWcNh_A. Acesso em: 12/06/2013.

Causas das doen?as vasculares. Dispon?vel em: https://www.youtube.com/watch?v=9h1usdDpeW4. Acesso em: 12/06/2013.

Predisposi??o gen?tica de doen?as cardiovasculares. Dispon?vel em: https://www.youtube.com/watch?v=IPDx-4wZd2c&list=PLC10DD7AF76DB61D5. Acesso em: 12/06/2013.

Preven??o. Dispon?vel em: https://www.youtube.com/watch?v=SaInuTwJ5GQ&list=PLC10DD7AF76DB61D5. Acesso em: 12/06/2013.

Quest?es para consolidar informa??es dos v?deos

  • Qual ? o papel do cora??o no funcionamento do organismo humano?
  • O que o cora??o precisa para funcionar interruptamente? Como essas subst?ncias chegam at? o ?rg?o?
  • A que se deve a maioria das doen?as vasculares?
  • Que doen?as a aterosclerose pode desencadear?
  • O que caracteriza essas doen?as?
  • Quando acontece um infarto do mioc?rdio ou ataque card?aco?
  • Qual ? o perfil dos homens propensos ao infarto? E das mulheres?
  • Como evitar doen?as cardiovasculares?
  • Por que a hipertens?o arterial ? prejudicial ao sistema cardiovascular?
  • Que fatores favorecem a hipertens?o arterial?
  • Por que os exerc?cios f?sicos s?o t?o importantes, quando se trata de doen?as vasculares?
  • Quais s?o as causas e as consequ?ncias da insufici?ncia card?aca?

Atividade 2- Discuss?o dos v?deos

A discuss?o dos v?deos dever? acontecer, tendo como ponto de partida as quest?es propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno dever? manter seus registros iniciais e socializ?-los para os demais. Ap?s a discuss?o no grupo, os alunos poder?o reformular suas respostas e, havendo consenso, apresent?-las na discuss?o com toda a turma. Nesta discuss?o o professor dever? organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em c?rculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

cardiovasculares

Imagem dispon?vel em: http://2.bp.blogspot.com/-I5UvOEcLPLI/UYWBOOv9QoI/AAAAAAAAAA4/M9KpQ2ceTv4/s1600/Cardiovasculares.jpg. Acesso em: 12/06/2013.

Atividade 3 - Doen?as vasculares ? Pesquisa e registros de dados

Para iniciar essa atividade, o professor far? uma avalia??o geral das discuss?es dos v?deos, realizadas anteriormente, apresentando as seguintes quest?es:

  • Quais doen?as vasculares ? poss?vel enumerar a partir dos v?deos?
  • Al?m destas doen?as, quais s?o as outras doen?as vasculares n?o mencionadas?
  • Como categorizar as causas ou fatores de risco destas doen?as?
  • As causas ou fatores de risco ambientais s?o as mesmas para todas essas doen?as?

Ap?s esse di?logo inicial, o professor dever? organizar a turma em grupos de tr?s alunos para que fa?am pesquisas na internet. Nesta pesquisa, os alunos far?o um levantamento geral de todas as doen?as vasculares, registrando os dados pr? estabelecidos pelo professor, seguindo o  modelo abaixo. 

Doen?a

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Caracter?sticas

Fatores de risco

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Preven??o

Condi??o m?dica

Estilo de vida (ambientais)

Heredit?rios

Doen?as Cardiovasculares

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Doen?a arterial coronariana

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Aterosclerose

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Aneurismas

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Acidente Vascular Cerebral AVC

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Erisipelas e linfedemas

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P? diab?tico

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Flebite ou Trombose Venosa Profunda TVP

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Varizes

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Doen?a vascular perif?rica

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 Fontes para a pesquisa:

cora????o s??o

Imagem dispon?vel em: http://vidaynatura.com/wp-content/uploads/2010/09/corazon_sano_small.jpg. Acesso em: 12/06/2013.

S?ntese do conte?do pesquisado a ser socializado pelo professor ao final da pesquisa.

Existem alguns fatores de risco que, quando presentes, aumentam as chances de doen?a cardiovascular, infarto do mioc?rdio (ataque card?aco) e derrame cerebral (acidente vascular cerebral). Alguns desses fatores n?o t?m como mudar: idade, sexo, hist?ria de doen?a card?aca na fam?lia. Por?m, existem outros que voc? pode mudar: fumo, alimenta??o inadequada, obesidade, falta de exerc?cios f?sicos, colesterol alterado, diabetes, press?o alta e estresse.

?

N?o ? o cora??o que mata, e sim alguns h?bitos que voc? pratica no dia a dia que maltratam sua sa?de, sobretudo seu cora??o.

Fonte:  http://www.saude.sp.gov.br/ses/perfil/cidadao/orientacoes-gerais-sobre-saude/cartilha-de-prevencao-cardiovascular. Acesso em: 12/06/2013.

Atividade 4 - Tabula??o de dados 

Para a tabula??o dos dados, os alunos dever?o fazer um levantamento do n?mero de doen?as cuja origem est? relacionada a fatores gen?ticos, ?s condi??es m?dicas e ao estilo de vida ou fatores ambientais. Em seguida,  gr?ficos que apresentem esses dados dever?o ser produzidos pelos alunos para uma melhor visualiza??o dos resultados de suas pesquisas.

Possibilidade de interdisciplinaridade

A constru??o de gr?ficos poder? ser realizada  de forma manuscrita no caderno ou no computador, usando o programa destinado a essa finalidade. Em ambos os casos, os alunos poder?o faz?-los em uma aula de matem?tica e/ou de laborat?rio de inform?tica, ap?s estabelecida a parceria entre os professores destas disciplinas.

Atividade 5 ? Apresenta??o e discuss?o dos resultados da pesquisa

Depois de tabulados os dados e produzidos os gr?ficos, o momento ? de socializa??o. Os trios apresentar?o os resultados de sua pesquisa para a turma e, para finalizar a atividade, o professor dever? solicitar aos alunos que registrem suas conclus?es  a respeito da atividade desenvolvida.

cora????o

Imagem dispon?vel em: http://api.ning.com/files/YQW*fkk*AoBG9iHCB-hWFsyFYLkMxFl56R-HjnhRyn6mNaEWwyDyAwWVf7qXjAylNzfIQ63l-OwbncD309hkrmVBafsuKruJ/12_increibles_propiedades_del_tomate_evita_enfermedades_cardiovasculares.jpg. Acesso em: 12/06/2013.

Atividade 6 - Campanha de preven??o de doen?as cardiovasculares na escola

Ap?s a constru??o de todo esse referencial te?rico sobre o tema "doen?as vasculares e meio ambiente", os alunos estar?o aptos a promover uma interven??o na escola no sentido de sensibilizar a comunidade a respeito das doen?as vasculares e suas causas ambientais, que podem ser controladas por cada indiv?duo.

Dever?o confeccionar faixas, cartazes e/ou apresentar esquetes (cenas teatrais r?pidas) que chamem a aten??o de todos para a preven??o das doen?as cardiovasculares. As esquetes dever?o acontecer no recreio cultural, se a escola oferecer este espa?o. Se n?o houver recreio cultural, o professor de Biologia dever? apresentar essa proposta na reuni?o de professores e solicitar espa?o para apresenta??es em salas de aula. Se houver r?dio na escola, este espa?o dever? ser usado para apresenta??o do trabalho feito, dos resultados obtidos e da campanha.

Al?m do conhecimento j? acumulado, os alunos poder?o lan?ar m?o das informa??es contidas na cartilha sugerida abaixo:

Cartilha de preven??o cardiovascular. Dispon?vel em: http://www.saude.sp.gov.br/resources/ses/perfil/cidadao//cartilha_prevencao_cardiovascular.pdf. Acessado em 12/06/2013.

p?? diab??tico

Imagem dispon?vel em: http://www.drcardozo.com.br/img/02_tratamentos/08.jpg. Acessado em 12/06/2013.

Recursos Complementares

Para os alunos:

V?deo Globo comunidade. Doen?as cardiovasculares s?o a principal causa de morte no mundo. Segundo especialista, derrame ? a causa n?mero um de morte no Brasil e a causa n?mero dois ? o infarto do mioc?rdio. Pesquisa sobre doen?as card?acas em jovens. Dispon?vel em: http://redeglobo.globo.com/rpctv/noticia/2013/06/globo-comunidade-falou-sobre-doencas-cardiacas-entre-jovens.html. Acesso em: 12/06/2013.

Para o professor:

Avaliação

A avalia??o dever? ser processual e abranger todas as etapas do processo. Dever?o ser consideradas, al?m da participa??o dos alunos, as suas produ??es individuais e coletivas, orais e escritas.   Poder?o ser utilizados como instrumentos de avalia??o quantitativa: as produ??es escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros da pesquisa, a tabula??o dos dados, os gr?ficos e os textos produzidos pelo grupo no M?dulo 2.

A desenvoltura dos alunos ao falar sobre o conte?do assim como o material produzido na campanha de preven??o das doen?as cardiovasculares dever?o ser avaliados quantitativamente.