Portal do Professor

Início do Conteúdo

Conhecendo os contadores de hist?rias da minha inf?ncia. TV Escola - S?rie: Um mundo de Letras

Autor e Co-autor(es)

Priscila Gerv?sio Teixeira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de texto
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Organiza??o hist?rica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita;
  • Ler e interpretar hist?rias;
  • Perceber e comparar a finalidade de um texto;
  • Produzir textos;
  • Elaborar uma linha do tempo;
  • Identificar os fatos e acontecimentos mais marcantes de sua vida;
  • Reconhecer os dias da semana;
  • Realizar entrevista com seus familiares, a fim de conhecer hist?rias marcantes de sua vida;
  • Identificar objetos que fizeram parte da sua hist?ria;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupo;
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? 4 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, atrav?s de diferentes estrat?gias, a fim de que seja capaz de localizar informa??es e de utilizar os recursos das TICs como: tablet, laptop, m?quina fotogr?fica e filmadora. ? importante ainda, que o aluno seja capaz de expor suas ideias e de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional da Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho, de reflex?o e de pr?tica, relacionada ao programa da "TV Escola- S?rie: UM MUNDO DE LETRAS - PGM. 2: O PODER DAS HIST?RIAS" http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4305 . Neste v?deo da TV Escola voc? poder? abordar quest?es relativas ? alfabetiza??o, letramento e cidadania. Ele destaca a import?ncia em despertar o interesse dos alunos para a leitura e conta??o de hist?ria. Acesso em: 06 de jun. 2013. 

? importante conhecer os direitos de aprendizagem das crian?as que voc? est? contemplando em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos, no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a voc? professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedag?gico a melhor maneira de realiza??o das atividades propostas nesta aula.

 boneca

1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, para a presente aula, sugerimos que voc? escolha cinco livros na biblioteca da escola para serem lidos ao longo da semana, na pr?pria sala de aula.

 Voc? sabia? ?Um dos destaques do PNBE - Programa Nacional Biblioteca da Escola ? a distribui??o dos livros de literatura, que engloba textos em prosa (novelas, contos, cr?nica, mem??rias, biografias e teatro), em verso (poemas, cantigas, parlendas, adivinhas), livros de imagens e livros de hist?ria em quadrinhos. Esses livros s?o destinados ?s bibliotecas das escolas.? (BRASIL, 2012, p. 40).

Fonte: LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana de Melo. Materiais did?ticos no ciclo de alfabetiza??o. In: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetiza??o e ensino da L?ngua Portuguesa. Bras?lia: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 36-44, 2012. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf> Acesso em: 05 de jun. 2013.

Como registro proponha aos alunos, que na medida em que forem lendo os livros durante a semana, anotem: o t?tulo do livro; nome dos personagens, suas descobertas com a hist?ria. Veja a sugest?o:

   tabela

Fonte: Acervo da pr?pria autora.

Professor, proponha um momento para socializa??o das obras liter?rias lidas durante a semana. Pe?a aos alunos que formem um c?rculo. Depois, solicite que cada aluno fa?a uma m?mica de algum personagem do livro ou da hist?ria como um todo, sendo que o desafio ? que o grupo descubra qual ? o personagem ou a hist?ria.

Professor, se achar oportuno, filme as apresenta??es e depois assista com os alunos.

Atividade de casa 

 Professor, aprofunde o tema por meio de uma atividade de casa, veja a sugest?o a seguir:

tarefa

Fonte: Acervo da pr?pria autora.

2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, proponha um momento para socializa??o da atividade realizada em casa. Pe?a que os alunos formem um c?rculo e apresentem seus textos e coment?rios da entrevista com os familiares. Tamb?m, solicite que contem as hist?rias que seus entrevistados gostam de ouvir ou contar. Converse com os alunos formulando os questionamentos:

  • Voc?s conheciam alguma hist?ria contada?
  • Existe alguma hist?ria igual?
  • Qual hist?ria voc? achou mais interessante? Por qu??

Logo ap?s, elabore com a turma um cartaz com os nomes das hist?rias para ser exposto no mural da sala de aula.

Professor, prepare uma hist?ria para contar para a turma. Para isso, se caracterize de algum personagem ou de uma velhinha. Pode ser uma hist?ria que mais lhe marcou em sua inf?ncia ou que contaram para voc? quando crian?a.

Depois, elabore uma ficha liter?ria com os alunos para o registro da hist?ria. Veja uma sugest?o:

                                                         FICHA LITER?RIA

?

T?TULO DO LIVRO: _____________________________________________

AUTOR (A): ___________________________________________________

EDITORA: ____________________________________________________

1. Quais os nomes dos personagens da hist?ria?

____________________________________________________________________

2. Escreva a parte que lhe chamou mais aten??o.

____________________________________________________________________

3. Marque com um X o g?nero textual que representa a hist?ria contada:

(           ) POESIA                                                 (           ) JORNAL

(           ) HIST?RIA EM QUADRINHOS                  (           ) NARRATIVA

4. Imagine que voc? ? o autor (a), escreva um final diferente para a hist?ria.

____________________________________________________________________

5. Fa?a um desenho que represente a hist?ria.

   

Fonte: Acervo da pr?pria autora.

Atividade Complementar

Professor, seria interessante convidar algum familiar para contar uma hist?ria utilizando o recurso que achar mais interessante.

?

menino

 Fa?a com a turma uma visita ? biblioteca da escola e descubra o universo dos livros com a turma. Instigue-os a explorarem os livros e a escolherem um para ler com seus familiares.

3? Atividade:  aproximadamente 60 minutos.

 CONHECENDO HIST?RIAS ONLINE

Professor, caso sua escola possua Laborat?rio de Inform?tica prepare um momento onde os alunos possam explorar o "s?tio: Contando Hist?ria" http://www.contandohistoria.com/ . Neste s?tio voc?s encontrar?o v?rias hist?rias, poemas e fatos interessantes sobre a leitura. Acesso em: 07 de jun. 2013, para lerem online ou solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, o s?tio sugerido. Tamb?m poder? ser utilizado o tablet.

Outras sugest?es:

  • "S?tio: QDivertido.com.br: Contos, f?bulas e historinhas"

http://www.qdivertido.com.br/contos.php . Neste s?tio voc? encontrar? diversas hist?rias, contos e f?bulas. Acesso em 07 de jun. 2013.

  • "S?tio: Hist?rias Infantis da av? Marlene: ?ndice"

http://www.historiasinfantis.net/Indice.html . Neste s?tio voc? encontrar? diversas hist?rias, contos e f?bulas. Acesso em: 07 de jun. 2013.

Oriente os alunos para observarem as imagens e a sequ?ncia de acontecimentos. Depois, na sala de aula pe?a para eles recontarem uma hist?ria lida ou a que mais gostaram.

Como registro, sugira que os alunos reescrevam uma das hist?rias, podendo utilizar o programa KWord do laptop Classmate ou mesmo o caderno de L?ngua Portuguesa.

Professor, caso utilizem o programa KWord seguindo os passos:  KWord (?rea de trabalho > Processador de Textos), pe?a aos alunos que escolham uma hist?ria para digitarem. Imprima o material digitado pelos alunos e coloque no Varal Liter?rio da sala de aula para aprecia??o de todos. Pode ir alternando as hist?rias no decorrer da semana.

Construa com a turma um Livro de Hist?rias da Turma e disponibilize na biblioteca da escola para que outras turmas possam ter acesso.

Professor, organize os alunos em grupos e elabore cartazes com os t?tulos das hist?rias online, lidas pela turma e divulgue pela escola para que outros alunos possam conhecer e terem interesse de ler tamb?m.

menino

1. Escolha uma pessoa da sua fam?lia para ajud?-lo a organizar os acontecimentos mais significativos da sua vida, desde o seu nascimento at? o momento. Pergunte a ela tudo o que voc? n?o souber a seu respeito. Veja algumas sugest?es:

  • Quem escolheu o meu nome? Por qu??
  • Quando e onde voc? nasceu?
  • Quando surgiu seu primeiro dentinho? E quando caiu o primeiro?
  • Quando come?ou a andar?
  • Qual foi a primeira palavra que disse?
  • Quando voc? ficou doente pela primeira vez? Que doen?a voc? teve?
  • Qual era o seu brinquedo mais querido?
  • De que voc? sentiu medo pela primeira vez?
  • No ano que voc? nasceu o que estava acontecendo na cidade de importante?

Anote todas as respostas no caderno. Se quiser, voc? poder? fazer outras perguntas a seu respeito, mas lembre-se sempre de anotar as datas em que tudo aconteceu.

2. Pesquise com seus familiares sobre a origem do seu nome, qual o significado dele.

  CAIXA DA IMPORT?NCIA

3. Escolha uma caixa e decore, pe?a a ajuda dos seus familiares. Depois, selecione alguns objetos que lembrem sua hist?ria: certid?o de nascimento, bico, escova de cabelo, pente, roupa, brinquedos, copo, mamadeira e outros. Coloque-os dentro da Caixa da Import?ncia e traga para a sala de aula.

boneca

4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

SOCIALIZANDO A CAIXA DA IMPORT?NCIA

Professor, crie um momento de socializa??o da Caixa da Import?ncia de cada aluno para a turma como um todo. Cada um apresenta a sua pr?pria hist?ria e mostra as suas lembran?as.

Organize uma exposi??o na sala de aula das Caixas com as lembran?as de cada aluno e convide os amigos de outras turmas para prestigi?-los. Para isso, voc? poder? trabalhar com o g?nero textual ?convite? e explorar sua fun??o comunicativa e suas caracter?sticas. Se precisar, leve alguns modelos de convites para eles analisarem as informa??es contidas neles, al?m de escreverem os convites poder?o ilustrar utilizando diferentes recursos: recortes, colagem, desenhos ou outros.

Se achar oportuno filme as apresenta??es e depois assista com os alunos.

Nessa atividade o aluno desenvolver? algumas estrat?gias de produ??o de textos, as quais dever?o englobar desde o planejamento global do texto, at? a revis?o em processo, avalia??o e revis?o posterior. ? fundamental a revis?o dos textos juntamente com os alunos, a fim de desenvolver estrat?gias de leitura e de dom?nio dos conhecimentos lingu?sticos.

Brasil. Minist?rio da Educa??o. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: planejamento do ensino na perspectiva da diversidade, ano 1: unidade 2. Bras?lia: MEC, SEB, 2012.

Como forma de registro pe?a aos alunos para escreverem um texto e divulgue as produ??es no mural da sala de aula.

minha vida

Fonte: Acervo da pr?pria autora.

CONSTRUINDO MINHA LINHA DO TEMPO

Professor, converse com os alunos sobre quando lembramos das coisas que aconteceram conosco, organizamos no tempo os fatos mais importantes da nossa vida, assim, estamos construindo nossa Linha do Tempo.

Discuta com eles a utilidade da Linha do Tempo, como uma maneira de organizar no tempo os marcos, os fatos, os acontecimentos mais importantes da vida das pessoas, da hist?ria de uma cidade e de um pa?s.

Professor, ? importante instruir os alunos para que organizem os fatos ocorridos em sua vida sequencialmente: do mais antigo para o mais recente (o que aconteceu primeiro vem sempre antes do fato que aconteceu depois, ou seja os fatos mais antigos precedem os mais recentes.).

Solicite aos alunos que organizem os acontecimentos mais significativos de sua vida na tabela abaixo.

Comece pelo ano em que voc? nasceu at? chegar naquele que estamos.

Tabela

Fonte: Acervo da pr?pria autora.

Agora, transcreva os fatos anotados na tabela para a sua Linha do Tempo. Caso seja necess?rio oriente os alunos no tra?ado da Linha do Tempo.

Linha do tempo

Fonte: Acervo da pr?pria autora.

Professor, estimule os alunos a desenharem tamb?m os epis?dios de suas vidas que mais lhe chamaram a aten??o, para ilustrarem sua Linha do Tempo.

Depois, afixe as produ??es dos alunos no mural da sala de aula e proponha a socializa??o das atividades para a turma. Disponibilize um tempo para cada aluno  expressar sua opini?o.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para os alunos:

  • "S?tio: UOL: Contos Infantis Ilustrados"

 http://sitededicas.ne10.uol.com.br/cinf.htm (neste s?tio voc? encontrar? diversas hist?rias on line com ilustra??es e escrita.). Acesso em 10/06/2013.

  • "S?tio: V?deo da Hist?ria: A Galinha que sabia ler"

http://www.youtube.com/watch?v=U8qSBG354xs (neste v?deo voc? ouvir? uma hist?ria da Galinha que sabia ler, um livro digital.). Acesso em 10/06/2013.

Sugest?es de links para os professores:

  • "S?tio: Portal do Professor: Eu sou o leitor e o escritor: minhas aventuras registradas"

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48810 (Nesta aula voc? encontrar? sugest?es de atividades, na qual o aluno produz suas hist?rias). Acesso em 07/06/2013.

Avaliação

Professor, ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxili?-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; ler e interpretar hist?rias; perceber e comparar a finalidade de um texto; elaborar uma linha do tempo; identificar os fatos e acontecimentos mais marcantes de sua vida; reconhecer os dias da semana; realizar entrevista com seus familiares, a fim de conhecer hist?rias marcantes de sua vida; identificar objetos que fizeram parte da sua hist?ria; desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupo e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resolu??es das atividades propostas. ? tamb?m importante analisar as considera??es individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.