Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dan?a: Apreciar e dan?ar |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que os alunos j? tenham algum conhecimento pr?vio sobre festa junina: comidas t?picas, m?sicas e trajes. Consideramos importante ainda, que ele possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional da Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo a forma??o docente cr?tica, reflexiva e problematizadora. O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.
Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa.
"S?tio: Conselho Nacional de Secret?rios de Educa??o: Texto Informativo: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa" www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetiza??o-na-idade-certa. (Neste s?tio voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 05 de jun. 2013.).
"S?tio: E.M.Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa" http://wlcaminha.blogspot.com.br/ (Neste blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 05 de jun. 2013.).
Os materiais formativos do Pacto j? est?o disponibilizados no site do MEC. Acesse o link "S?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa": http://pacto.mec.gov.br (Acesso em: 05 de jun. 2013.) e depois clique em "Cadernos de Forma??o".
Professor, ? importante conhecer os direitos de aprendizagem das crian?as que voc? est? contemplando em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a voc? professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedag?gico a melhor maneira de realiza??o das atividades propostas nesta aula.
1?Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, por meio de uma roda de ideias converse com os alunos sobre o conhecimento que eles t?m sobre as festas juninas. A festa junina ficou conhecida como a festa do homem do campo, atualmente tornou-se mais folcl?rica, com pratos culin?rios, brincadeiras, por?m perdeu bastante o lado da religiosidade.
Como a escola ? composta por alunos de diferentes religi?es, voc? poder? ter alguns questionamentos quanto ao fato das festas juninas festejarem alguns santos, o que vai contra algumas cren?as religiosas. Por isso, explique aos alunos que vamos estudar sobre a festa enquanto manifesta??o cultural, folcl?rica.
Procure estimular a participa??o de todos, propondo as seguintes quest?es:
Professor, acesse a m?sica ou disponibilize a letra da m?sica aos alunos: ?Rala o coco, mexe a canjica? de Alceu Valen?a. Caso sua escola possua o laptop Classmate pe?a que os alunos acessem no programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, o s?tio sugerido abaixo. Tamb?m poder? ser utilizado o tablet para ouvirem a m?sica e assistirem ao v?deo.
Professor, apresente a m?sica aos alunos e pe?a que cantem e depois dramatizem. Proponha um momento de descontra??o e deixe os alunos escolherem o seu par.
S?o Jo?o (2x)
Festa boa,viva S?o Jo?o
Tanta coisa pra fazer
Tanta coisa pra arrumar
Tem canjica pra mexer
Tem o coco pra ralar
Vamos ralar o coco
vamos mexer a canjica
Rala o coco...mexe a canjica...(2x)
E depois de tudo pronto
Vamos agora dan?ar
Est? tudo preparado
Cada um pega seu par...
lai?...lai?....
Alceu Valen?a
?
http://letras.mus.br/alceu-valenca/1770299/ (Neste s?tio voc? encontrar? dispon?vel a letra da m?sica Coco do Rala Coco.Acesso em: 05 de jun. 2013.).
Fonte:"S?tio: V?deo: Youtube Coco do Rala Coco"
http://www.youtube.com/watch?v=ztmwUBRX90Q (Neste s?tio voc? encontrar? o v?deo da m?sica Rala o Coco, Mexe a Canjica. Acesso em: 05 de jun. 2013.).
Logo ap?s a apresenta??o, fa?a questionamentos:
Professor, depois da dramatiza??o, solicite aos alunos que ilustrem a m?sica usando criatividade e imagina??o.
Se os alunos possu?rem laptop Classmate do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que fa?am seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orienta??es: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). Lembre-os para que n?o se esque?am de criar um t?tulo para a ilustra??o. Voc? poder? sugerir: ?Festa Junina: cada um pega o seu par?.
Em seguida, proponha para a turma uma ?Atividade de Casa? que ter? como objetivo descobrir as caracter?sticas das festas juninas em diversas regi?es do Brasil.
Professor, proponha uma pesquisa sobre a festa junina. Para isso, organize os alunos em grupos, onde cada um ficar? com um t?tulo para pesquisar sobre as caracter?sticas dessa festa. Eles poder?o utilizar diferentes fontes de pesquisa: revistas, livros, entrevistas, internet.
Veja abaixo uma proposta para os temas da pesquisa:
GRUPO A: Origem da festa junina.
GRUPO B: Culin?ria t?pica.
GRUPO C: Dan?as e trajes.
GRUPO D: M?sicas e brincadeiras.
GRUPO E: Tradi??es e curiosidades.
Com a ajuda de um adulto escreva um pequeno texto contando sobre a sua pesquisa e traga para a sala de aula.
Segue algumas sugest?es de s?tios para a pesquisa:
http://www.recreio.com.br/fique-ligado/aprenda-brincadeiras-divertidas-para-animar-a-festa-junina (Neste s?tio voc? encontrar? sugest?es de v?rias brincadeiras juninas. Acesso em: 05 de jun. 2013.).
http://www.recreio.com.br/faca-voce-mesmo/receita-de-pipoca-doce-com-chocolate-aprenda-a-fazer-esse-doce-de-festa-junina (neste s?tio voc? encontrar? uma receita de pipoca doce com chocolate.). Acesso em 05/06/2013.
http://www.recreio.com.br/faca-voce-mesmo/brigadeiro-de-amendoim-aprenda-como-fazer-esse-doce-de-festa-junina (Neste s?tio voc? encontrar? uma receita de como fazer um docinho de amendoim com doce de leite. Acesso em: 05 de jun. 2013.).
http://www.recreio.com.br/fique-ligado/veja-como-e-comemorada-a-festa-junina-em-cada-regiao-do-brasil (Neste s?tio voc? encontrar? informa??es sobre as festas juninas em lugares diferentes no Brasil. Acesso em 05 de jun. 2013.).
http://www.terra.com.br/criancas/festajunina/ (Neste s?tio voc? encontrar? informa??es sobre a festa junina sua origem, culin?ria e o nome das dan?as t?picas de algumas regi?es do Brasil. Acesso em: 07 de jun. 2013.).
http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm (Neste s?tio voc? encontrar? informa??es sobre a origem, comidas t?picas, tradi??es nas regi?es Nordeste e Sudeste do pa?s. Acesso em: 07 de jun. 2013.).
Atividade Complementar
Convide um familiar que seja evang?lico ou de uma religi?o que n?o tem costume de comemorar essa festa, para falar um pouco como ele comemora ou se n?o comemora, como ele explica para as crian?as essa festa popular. Por?m, converse antes com esta pessoa para evitar constrangimento, pois nem sempre as pessoas sabem falar de forma clara para crian?as.
?
2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
APRESENTANDO SUA PESQUISA
Professor, organize a sala de aula para os grupos apresentarem a pesquisa que fizeram como Atividade de Casa. Pe?a que cada dupla exponha o que aprendeu com a pesquisa e leia o seu texto.
? importante que voc? explique como ser? organizado esse momento e como os colegas devem se comportar durante as apresenta??es. Enquanto o grupo apresenta, os outros devem anotar com o aux?lio do professor em uma folha de papel suas prefer?ncias em rela??o:
Professor, elabore uma lista com os alunos contendo as prefer?ncias da turma em rela??o ?s caracter?sticas da festa junina.
CULIN?RIA | BRINCADEIRAS | M?SICAS | TRAJES |
? | ? | ? | ? |
? | ? | ? | ? |
? | ? | ? | ? |
? | ? | ? | ? |
? | ? | ? | ? |
Fonte: Acervo da pr?pria autora.
Em seguida, os alunos dever?o montar um painel ou mural junino coletivo e escolher um t?tulo para ele.
BRINCADEIRAS DIVERTIDAS
Professor, proponha algumas brincadeiras no p?tio da escola ou na pr?pria sala de aula. Prepare com anteced?ncia os materiais necess?rios para as brincadeiras. Veja algumas sugest?es:
Corrida da pipoca
Material
Voc? vai precisar de:
Regra
Fonte: "S?tio: Recreio: Aprenda brincadeiras divertidas para animar sua festa junina" http://www.recreio.com.br/fique-ligado/aprenda-brincadeiras-divertidas-para-animar-a-festa-junina (Neste s?tio voc? encontrar? sugest?es de algumas brincadeiras divertidas para realizar com a turma. Acesso em: 07 de jun. 2013.).
Dan?a das laranjas
Material
Voc? vai precisar de:
Regra
Dividam-se em duplas e coloquem uma laranja entre as testas de cada par. Quando a m?sica come?ar, todos dan?am. Quem derrubar a laranja est? fora da brincadeira. Vence a ?ltima dupla que sobrar com a fruta entre as testas.
Fonte: "S?tio: Recreio: Aprenda brincadeiras divertidas para animar sua festa junina" http://www.recreio.com.br/fique-ligado/aprenda-brincadeiras-divertidas-para-animar-a-festa-junina (Neste s?tio voc? encontrar? sugest?es de algumas brincadeiras divertidas para realizar com a turma. Acesso em: 07 de jun. 2013.).
Atividade Complementar
VISITANDO O LABORAT?RIO DE INFORM?TICA
Professor, caso sua escola possua os laptops do Projeto UCA ou Laborat?rio de Inform?tica voc? poder? selecionar alguns jogos online para trabalhar com essa tem?tica na sala de aula. Proponha que os alunos joguem em duplas.
Auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os s?tios abaixo:
Fonte: "S?tio: UOL Crian?as: Atividades: Festa Junina" http://criancas.uol.com.br/atividades/colorir/festa-junina.jhtm (Neste s?tio da UOL voc? encontrar? uma atividade para brincar e colorir. Acesso em: 05 de jun. 2013.).
Fonte: "S?tio: Iguinho: jogos, livros e diversas atividades: Festa Junina" http://iguinho.ig.com.br/festa-junina.html (Neste s?tio do Iguinho voc? encontrar? v?rias atividades para se divertir sobre festa junina. Acesso em: 05 de jun. 2013.).
Instigue os alunos a trocarem ideias e refletirem sobre as produ??es realizadas nos jogos e as curiosidades descobertas sobre as festas juninas.
Quando todas as duplas jogarem fa?a um momento de discuss?o sobre o que acharam do jogo, o que sentiram dificuldade e facilidade e principalmente como os colegas se ajudaram mutuamente.
3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, ? importante que o aluno perceba que a linguagem tem duas formas distintas de ser utilizada: uma culta (padr?o, formal), pois temos uma gram?tica normativa e outra coloquial (informal), que ? a linguagem que os indiv?duos geralmente utilizam na fala de acordo com o lugar de conviv?ncia e que mais se aproxima da linguagem oral.
Proponha uma discuss?o sobre a linguagem coloquial utilizada nos convites, cart?es, card?pios, casamento caipira, m?sicas das festas juninas. Para isso, selecione alguns textos, convites, v?deos, m?sicas para trabalhar a linguagem coloquial.
Neste momento, apresente as imagens abaixo e solicite que os alunos leiam e discutam as frases contidas nos mesmos.
Fonte: "S?tio: Educa??o com Arte: Pratos t?picos, receitas, cart?es. turma da M?nica na Festan?a" http://educacaocomarte2.blogspot.com.br/2010_06_01_archive.html (Neste blog voc? encontrar? sugest?es de culin?ria - receitas, gravuras da turma da M?nica na festa junina, cart?es e convites para a festa junina. Acesso em: 08 de jun. 2013.).
Fonte: "S?tio: M?sica: Chico Bento" http://www.youtube.com/watch?v=BHo-zgE6GXU (Neste s?tio voc? assistir? a um v?deo do Chico Bento, com ele explore a fala coloquial que o personagem utiliza. Acesso em: 08 de jun. 2013.).
Em seguida, forme um c?rculo com seus alunos e converse sobre as imagens.
Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012), algumas capacidades de leitura s?o muito relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:
(BRASIL, 2012, p. 17 e 34.).
Como registro, que tal propor que em duplas, os alunos descubram quais palavras est?o escritas na linguagem informal? Pe?a para destac?-las no caderno de L?ngua Portuguesa e reescrev?-las na linguagem formal.
AMIGO JUNINO
Professor, fa?a um amigo junino com a turma. Prepare uma caixa com os nomes dos alunos da sala. Cada participante dever? tirar um papel com o nome de outro e n?o poder? contar para ningu?m quem ?. Pe?a aos alunos para constru?rem cart?es juninos para a pessoa sorteada. Para isso, providencie os materiais necess?rios: cartolinas, papel Kraft, folhas de papel A4, canetinhas, figuras tem?ticas.
Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que fa?am seus cart?es juninos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orienta??es: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital).
Professor, crie um momento para a entrega dos cart?es juninos, cada aluno poder? ler sua mensagem e os outros dever?o adivinhar para quem ?.
4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, nesse momento voc? poder? explorar a no??o corporal com os alunos. Elabore com anteced?ncia um esbo?o com as partes do corpo e entregue aos alunos, com o intuito de cada um criar um/a ?caipira? que poder? ser usado na decora??o da festa junina da escola. Dispon?vel em: "S?tio: Alfabetiza??o Blog: Festa Junina Caipirinha" http://miriamveiga.wordpress.com/ensino-fundamental-5/festa-junina-caipirinha/ (Neste s?tio, voc? encontrar? o modelo do esbo?o corporal do/a caipirinha.). Acesso em: 09 de jun. 2013. Se voc? achar oportuno, fa?a com os alunos, uma lista dos materiais que poder?o ser utilizados na cria??o. Disponibilize os materiais necess?rios para a confec??o do/a boneco/a.
Sugest?es de materiais:
Papel panam? ou papel cart?o, papel camur?a, tecidos, papel laminado, cola, canetinhas, bot?es, tesoura, lantejoula, l?, fita, la?o, giz de cera, tinta, dentre outros.
Fonte: "S?tio: Alfabetiza??o Blog: Festa Junina Caipirinha"http://miriamveiga.wordpress.com/ensino-fundamental-5/festa-junina-caipirinha/caipirinhas-fotos/ (Neste s?tio, voc? encontrar? as fotos dos/as caipirinhas constru?dos pelos alunos. Acesso em: 09 de jun. 2013.).
Disponibilize um tempo para cada aluno criar um nome e apresente seu/sua boneco/a para a turma.
Professor, cabe a voc? de acordo com a sua realidade utilizar os recursos tecnol?gicos dispon?veis em sua escola, como m?quina fotogr?fica, filmadora e tablet, para registrar por meio de fotos e construir um mural para ser divulgado para toda a comunidade escolar.
Para concluir o trabalho, monte uma exposi??o com os alunos de tudo que foi estudado e pesquisado, voc?s poder?o sugerir para a escola os pratos culin?rios, brincadeiras, m?sicas, trajes e a decora??o da pr?pria festa junina.
Sugest?es de links para os alunos:
http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/festa-junina.htm (Neste s?tio voc? encontrar? informa??es sobre a origem e a tradi??o da festa junina. Acesso em: 07 de jun. 2013.).
Sugest?es de links para os professores:
http://miriamveiga.wordpress.com/ensino-fundamental-5/turma-da-monica/turma-da-monica-festa-junina-parte-1/ (Neste blog o professor encontrar? sugest?es de atividades para desenvolver com os alunos. Acesso em: 07 de jun. 2013.).
Professor, ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxili?-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; conhecer as caracter?sticas das festas juninas em diversas regi?es do Brasil; conhecer a hist?ria da festa junina, valorizando-a como componente do folclore brasileiro; destacar os aspectos sociais e religiosos da festa junina; conhecer um pouco sobre uma das festas tradicionais do Brasil, seus s?mbolos, pratos t?picos, trajes e dan?as; resgatar as tradi??es da festa junina; desenvolver o gosto pela culin?ria junina; conhecer e diferenciar a linguagem coloquial da norma culta; valorizar e respeitar o trabalho do homem do campo; perceber a import?ncia do trabalho e da uni?o em equipe e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resolu??es das atividades propostas. ? tamb?m importante analisar as considera??es individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.