Portal do Professor

Início do Conteúdo

Festa Junina: cada um pega o seu par!

Autor e Co-autor(es)

Priscila Gerv?sio Teixeira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Dan?a: Apreciar e dan?ar
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Conhecer as caracter?sticas das festas juninas em diversas regi?es do Brasil;
  • Conhecer a hist?ria da festa junina, valorizando-a como componente do folclore brasileiro;
  • Destacar os aspectos sociais e religiosos da festa junina;
  • Conhecer um pouco sobre uma das festas tradicionais do Brasil, seus s?mbolos, pratos t?picos, trajes e dan?as;
  • Resgatar as tradi??es da festa junina;
  • Desenvolver o gosto pela culin?ria junina;
  • Conhecer e diferenciar a linguagem coloquial da norma culta;
  • Valorizar e respeitar o trabalho do homem do campo;
  • Perceber a import?ncia do trabalho e da uni?o em equipe.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? 4 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que os alunos j? tenham algum conhecimento pr?vio sobre festa junina: comidas t?picas, m?sicas e trajes. Consideramos importante ainda, que ele possua no??es b?sicas sobre  a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional da Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo a forma??o docente cr?tica, reflexiva e problematizadora. O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.

Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. 

"S?tio: Conselho Nacional de Secret?rios de Educa??o: Texto Informativo: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa" www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetiza??o-na-idade-certa. (Neste s?tio voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 05 de jun. 2013.). 

"S?tio: E.M.Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa"  http://wlcaminha.blogspot.com.br/ (Neste blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 05 de jun. 2013.). 

Os materiais formativos do Pacto j? est?o disponibilizados no site do MEC. Acesse o link "S?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa": http://pacto.mec.gov.br (Acesso em: 05 de jun. 2013.) e depois clique em "Cadernos de Forma??o". 

Professor, ? importante conhecer os direitos de aprendizagem das crian?as que voc? est? contemplando em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a voc? professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedag?gico a melhor maneira de realiza??o das atividades propostas nesta aula.

 boneca

1?Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, por meio de uma roda de ideias converse com os alunos sobre o conhecimento que eles t?m sobre as festas juninas. A festa junina ficou conhecida como a festa do homem do campo, atualmente tornou-se mais folcl?rica, com pratos culin?rios, brincadeiras, por?m perdeu bastante o lado da religiosidade.

Como a escola ? composta por alunos de diferentes religi?es, voc? poder? ter alguns questionamentos quanto ao fato das festas juninas festejarem alguns santos, o que vai contra algumas cren?as religiosas. Por isso, explique aos alunos que vamos estudar sobre a festa enquanto manifesta??o cultural, folcl?rica.

 Procure estimular a participa??o de todos, propondo as seguintes quest?es:

  • Voc? j? participou de uma festa junina? Conte como foi.
  • As festas juninas s?o iguais em todos os lugares do Brasil? D? sua opini?o.
  • O que voc? mais gosta em uma festa junina?
  • Voc? sabe por que as festas juninas t?m esse nome?

Professor, acesse a m?sica ou disponibilize a letra da m?sica aos alunos:  ?Rala o coco, mexe a canjica? de Alceu Valen?a. Caso sua escola possua o laptop Classmate pe?a que os alunos acessem no programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, o s?tio sugerido abaixo. Tamb?m poder? ser utilizado o tablet para ouvirem a m?sica e assistirem ao v?deo.

Professor, apresente a m?sica aos alunos e pe?a que cantem e depois dramatizem. Proponha um momento de descontra??o e deixe os alunos escolherem o seu par.

  • M?sica: Coco do  Rala Coco

S?o Jo?o (2x)
Festa boa,viva S?o Jo?o
Tanta coisa pra fazer
Tanta coisa pra arrumar
Tem canjica pra mexer
Tem o coco pra ralar
Vamos ralar o coco
vamos mexer a canjica
Rala o coco...mexe a canjica...(2x)
E depois de tudo pronto
Vamos agora dan?ar
Est? tudo preparado
Cada um pega seu par...
lai?...lai?....

Alceu Valen?a

  

?

  • Fonte: "S?tio: M?sica: Letras.Mus.br: Coco do  Rala Coco"
  •  http://letras.mus.br/alceu-valenca/1770299/ (Neste s?tio voc? encontrar? dispon?vel a letra da m?sica Coco do Rala Coco.Acesso em: 05 de jun. 2013.).

    • V?deo da m?sica: Coco do Rala Coco

    video


    Fonte:"S?tio: V?deo: Youtube Coco do  Rala Coco"

     http://www.youtube.com/watch?v=ztmwUBRX90Q (Neste s?tio voc? encontrar? o v?deo da m?sica Rala o Coco, Mexe a Canjica. Acesso em: 05 de jun. 2013.).

    Logo ap?s a apresenta??o, fa?a questionamentos: 

    • Voc? sabe o nome da receita ou do prato que a m?sica se refere?
    • Voc? j? experimentou uma canjica? Quais os outros nomes que essa del?cia de doce recebe em outras regi?es do Brasil?
    • O que quer dizer os tr?s ?ltimos versos da m?sica? ?Est? tudo preparado/ cada um pega seu par.../lai?...lai?...?

    Professor, depois da dramatiza??o, solicite aos alunos que ilustrem a m?sica usando  criatividade e imagina??o.

    Se os alunos possu?rem laptop Classmate do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que fa?am seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orienta??es: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). Lembre-os para que n?o se esque?am de criar um t?tulo para a ilustra??o. Voc? poder? sugerir: ?Festa Junina: cada um pega o seu par?.

    Em seguida, proponha para a turma uma ?Atividade de Casa? que ter? como objetivo descobrir as caracter?sticas das festas juninas em diversas regi?es do Brasil. 

    v??deo 

    Professor, proponha uma pesquisa sobre a festa junina. Para isso, organize os alunos em grupos, onde cada um ficar? com um t?tulo para pesquisar sobre as caracter?sticas dessa festa. Eles poder?o utilizar diferentes fontes de pesquisa: revistas, livros, entrevistas, internet.

    Veja abaixo uma proposta para os temas da pesquisa:

    GRUPO A: Origem da festa junina.

    GRUPO B: Culin?ria t?pica.

    GRUPO C: Dan?as e trajes.

    GRUPO D: M?sicas e brincadeiras.

    GRUPO E: Tradi??es e curiosidades.

    Com a ajuda de um adulto escreva um pequeno texto contando sobre a sua pesquisa e traga para a sala de aula.

    Segue algumas sugest?es de s?tios para a pesquisa:

    •  "S?tio: Recreio: Brincadeiras Juninas: Aprenda brincadeiras divertidas para animar a sua festa junina"

    http://www.recreio.com.br/fique-ligado/aprenda-brincadeiras-divertidas-para-animar-a-festa-junina (Neste s?tio voc? encontrar? sugest?es de v?rias brincadeiras juninas. Acesso em: 05 de jun. 2013.).

    •   "S?tio: Recreio: Receita de pipoca doce com chocolate: aprenda a fazer esse doce de festa junina!"

    http://www.recreio.com.br/faca-voce-mesmo/receita-de-pipoca-doce-com-chocolate-aprenda-a-fazer-esse-doce-de-festa-junina    (neste s?tio voc? encontrar? uma receita de pipoca doce com chocolate.). Acesso em 05/06/2013.

    •   "S?tio: Recreio: Receita: Brigadeiro de amendoim: aprenda como fazer esse doce de festa junina!"

    http://www.recreio.com.br/faca-voce-mesmo/brigadeiro-de-amendoim-aprenda-como-fazer-esse-doce-de-festa-junina (Neste s?tio voc? encontrar? uma receita de como fazer um docinho de amendoim com doce de leite. Acesso em: 05 de jun. 2013.).

    •  "S?tio: Recreio : Texto Informativo: Fogueiras por todo lado! Veja como ? a festa junina em lugares diferentes do Brasil"

    http://www.recreio.com.br/fique-ligado/veja-como-e-comemorada-a-festa-junina-em-cada-regiao-do-brasil  (Neste s?tio voc? encontrar?  informa??es sobre as festas juninas em lugares diferentes no Brasil. Acesso em 05 de jun. 2013.).

    • "S?tio: Terra: Especial Festa Junina"

    http://www.terra.com.br/criancas/festajunina/ (Neste s?tio voc? encontrar? informa??es sobre a festa junina sua origem, culin?ria e o nome das dan?as t?picas de algumas regi?es do Brasil. Acesso em: 07 de jun. 2013.).

    • "S?tio: Sua pesquisa.com: Texto Informativo: Hist?ria das Festas Juninas e Tradi??es"

    http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm (Neste s?tio voc? encontrar? informa??es sobre a origem, comidas t?picas, tradi??es nas regi?es Nordeste e Sudeste do pa?s. Acesso em: 07 de jun. 2013.).

    Atividade Complementar

    Convide um familiar que seja evang?lico ou de uma religi?o que n?o tem costume de comemorar essa festa, para falar um pouco como ele comemora ou se n?o comemora, como ele explica para as crian?as essa festa popular. Por?m, converse antes com esta pessoa para evitar constrangimento, pois nem sempre as pessoas sabem falar de forma clara para crian?as.

    ?

    boneca 

    2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

    APRESENTANDO SUA PESQUISA

    Professor, organize a sala de aula para os grupos apresentarem a pesquisa que fizeram como Atividade de Casa. Pe?a que cada dupla exponha o que aprendeu com a pesquisa e leia o seu texto.

    ? importante que voc? explique como ser? organizado esse momento e como os colegas devem se comportar durante as apresenta??es. Enquanto o grupo apresenta, os outros devem anotar com o aux?lio do professor em uma folha de papel suas prefer?ncias em rela??o:

    • Culin?ria t?pica: qual sua receita preferida?
    • Dan?as e trajes: Que dan?a voc? mais gostou? E a roupa/acess?rios?
    • M?sicas e brincadeiras: Quais as m?sicas e brincadeiras preferidas para realizar na festa?

    Professor, elabore uma lista com os alunos contendo as prefer?ncias da turma em rela??o ?s caracter?sticas da festa junina. 

    CULIN?RIA BRINCADEIRAS M?SICAS  TRAJES           
    ? ? ? ?
    ? ? ? ?
    ? ? ? ?
    ? ? ? ?
    ? ? ? ?

    Fonte: Acervo da pr?pria autora.

    Em seguida, os alunos dever?o montar um painel ou mural junino coletivo e escolher um t?tulo para ele.

    BRINCADEIRAS DIVERTIDAS

    Professor, proponha algumas brincadeiras no p?tio da escola ou na pr?pria sala de aula. Prepare com anteced?ncia os materiais necess?rios para as brincadeiras. Veja algumas sugest?es:

    Corrida da pipoca

        Material

    Voc? vai precisar de:

    • 1 tigela bem grande;
    • 2 tigelas pequenas e iguais;
    • 1 saquinho de pipocas;
    • 2 copos pl?sticos.

    Regra

    1. Dividam-se em dois times e marquem a largada e a chegada, com uma dist?ncia de 20 passos;
    2. Coloquem a tigela grande com pipocas na chegada e as duas pequenas na largada;
    3. Cada equipe forma uma fila. O primeiro de cada fila pega o copo. Ele tem de ir at? a tigela grande, encher o copo, voltar, despejar as pipocas na sua tigela e dar o copo para o pr?ximo participante, que vai fazer o mesmo;
    4. Vence a equipe que encher a tigela.

    brincadeira 2 

    Fonte: "S?tio: Recreio: Aprenda brincadeiras divertidas para animar sua festa junina"  http://www.recreio.com.br/fique-ligado/aprenda-brincadeiras-divertidas-para-animar-a-festa-junina (Neste s?tio voc? encontrar? sugest?es de algumas brincadeiras divertidas para realizar com a turma. Acesso em: 07 de jun. 2013.).

    Dan?a das laranjas

    Material

    Voc? vai precisar de:

    • 1 laranja para cada dupla;
    • 1 CD com m?sicas animadas de festa junina.

          Regra

    Dividam-se em duplas e coloquem uma laranja entre as testas de cada par. Quando a m?sica come?ar, todos dan?am. Quem derrubar a laranja est? fora da brincadeira. Vence a ?ltima dupla que sobrar com a fruta entre as testas.

    brincadeira 

    Fonte: "S?tio: Recreio: Aprenda brincadeiras divertidas para animar sua festa junina" http://www.recreio.com.br/fique-ligado/aprenda-brincadeiras-divertidas-para-animar-a-festa-junina (Neste s?tio voc? encontrar? sugest?es de algumas brincadeiras divertidas para realizar com a turma. Acesso em: 07 de jun. 2013.).

    Atividade Complementar

    VISITANDO O LABORAT?RIO DE INFORM?TICA

    Professor, caso sua escola possua os laptops do Projeto UCA ou Laborat?rio de Inform?tica voc? poder? selecionar alguns jogos online para trabalhar com essa tem?tica na sala de aula. Proponha que os alunos joguem em duplas.

    Auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os s?tios abaixo:

    festa 

    Fonte: "S?tio: UOL Crian?as: Atividades: Festa Junina" http://criancas.uol.com.br/atividades/colorir/festa-junina.jhtm (Neste s?tio da UOL voc? encontrar? uma atividade para brincar e colorir. Acesso em: 05 de jun. 2013.).

    jogo 

    Fonte: "S?tio: Iguinho: jogos, livros e diversas atividades: Festa Junina" http://iguinho.ig.com.br/festa-junina.html (Neste s?tio do Iguinho voc? encontrar? v?rias atividades para se divertir sobre festa junina. Acesso em: 05 de jun. 2013.).

    Instigue os alunos a trocarem ideias e refletirem sobre as produ??es realizadas nos jogos e as curiosidades descobertas sobre as festas juninas.

    Quando todas as duplas jogarem fa?a um momento de discuss?o sobre o que acharam do jogo, o que sentiram dificuldade e facilidade e principalmente como os colegas se ajudaram mutuamente.

     3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

    Professor, ? importante que o aluno perceba que a linguagem tem duas formas distintas de ser utilizada: uma culta (padr?o, formal), pois temos uma gram?tica normativa e outra coloquial (informal), que ? a linguagem que os indiv?duos geralmente utilizam na fala de acordo com o lugar de conviv?ncia e que mais se aproxima da linguagem oral.

    Proponha uma discuss?o sobre a linguagem coloquial utilizada nos convites, cart?es, card?pios, casamento caipira, m?sicas das festas juninas. Para isso, selecione alguns textos, convites, v?deos, m?sicas para trabalhar a linguagem coloquial.

    Neste momento, apresente as imagens abaixo e solicite que os alunos leiam e discutam as frases contidas nos mesmos.

    cart??o cart??o dan??a amigo  

    Fonte: "S?tio: Educa??o com Arte: Pratos t?picos, receitas, cart?es. turma da M?nica na Festan?a" http://educacaocomarte2.blogspot.com.br/2010_06_01_archive.html (Neste blog voc? encontrar? sugest?es de culin?ria - receitas, gravuras da turma da M?nica na festa junina, cart?es e convites para a festa junina. Acesso em: 08 de jun. 2013.).

    video

    Fonte: "S?tio: M?sica: Chico Bento" http://www.youtube.com/watch?v=BHo-zgE6GXU (Neste s?tio voc? assistir? a um v?deo do Chico Bento, com ele explore a fala coloquial que o personagem utiliza. Acesso em: 08 de jun. 2013.).

    Em seguida, forme um c?rculo com seus alunos e converse sobre as imagens.

    • Nas imagens acima, foi utilizada a linguagem coloquial ou culta?
    • Por que os personagens utilizam essa forma de linguagem?
    • Voc? consegue compreender o que a frase quer dizer?
    • Em sua opini?o, ? ?correto? ou ?errado? usar esse tipo de linguagem? Por qu??

    Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012), algumas capacidades de leitura s?o muito relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:

    • Reconhecer a finalidade do texto;
    • Localizar informa??es;
    • Identificar o tema/sentido do texto;
    • Escrever com legibilidade;
    • Compreender o sentido e express?es/palavras do texto;
    • Adequar o texto aos prop?sitos da situa??o de escrita;
    • Elaborar infer?ncia;
    • Dentre outras.

    (BRASIL, 2012, p. 17 e 34.).

    Como registro, que tal propor que em duplas, os alunos descubram quais palavras est?o escritas na linguagem informal? Pe?a para destac?-las no caderno de L?ngua Portuguesa e reescrev?-las na linguagem formal.

    AMIGO JUNINO

    Professor, fa?a um amigo junino com a turma. Prepare uma caixa com os nomes dos alunos da sala. Cada participante dever? tirar um papel com o nome de outro e n?o poder? contar para ningu?m quem ?.  Pe?a aos alunos para constru?rem cart?es juninos para a pessoa sorteada. Para isso, providencie os materiais necess?rios: cartolinas, papel Kraft, folhas de papel A4, canetinhas, figuras tem?ticas.

    Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que fa?am seus cart?es juninos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orienta??es: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital).

    Professor, crie um momento para a entrega dos cart?es juninos, cada aluno poder? ler sua mensagem e os outros dever?o adivinhar para quem ?.

    4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

    Professor, nesse momento voc? poder? explorar a no??o corporal com os alunos. Elabore com anteced?ncia um esbo?o com as partes do corpo e entregue aos alunos, com o intuito de cada um criar um/a ?caipira? que poder? ser usado na decora??o da festa junina da escola. Dispon?vel em: "S?tio: Alfabetiza??o Blog: Festa Junina Caipirinha" http://miriamveiga.wordpress.com/ensino-fundamental-5/festa-junina-caipirinha/ (Neste s?tio, voc? encontrar? o modelo do esbo?o corporal do/a caipirinha.). Acesso em: 09 de jun. 2013.  Se voc? achar oportuno, fa?a com os alunos, uma lista dos materiais que poder?o ser utilizados na cria??o.  Disponibilize os materiais necess?rios para a confec??o do/a boneco/a. 

    Sugest?es de materiais:

    Papel panam? ou papel cart?o, papel camur?a, tecidos, papel laminado, cola, canetinhas, bot?es, tesoura, lantejoula, l?, fita, la?o, giz de cera, tinta, dentre outros. 

    boneco 

    Fonte:  "S?tio: Alfabetiza??o Blog: Festa Junina Caipirinha"http://miriamveiga.wordpress.com/ensino-fundamental-5/festa-junina-caipirinha/caipirinhas-fotos/ (Neste s?tio, voc? encontrar? as fotos dos/as caipirinhas constru?dos pelos alunos. Acesso em: 09 de jun. 2013.).

    Disponibilize um tempo para cada aluno criar um nome e apresente seu/sua boneco/a para a turma. 

     boneco

    Professor, cabe a voc? de acordo com a sua realidade utilizar os recursos tecnol?gicos dispon?veis em sua escola, como m?quina fotogr?fica, filmadora e tablet, para registrar por meio de fotos e construir um mural para ser divulgado para toda a comunidade escolar. 

    Para concluir o trabalho, monte uma exposi??o com os alunos de tudo que foi estudado e pesquisado, voc?s poder?o sugerir para a escola os pratos culin?rios, brincadeiras, m?sicas, trajes e a decora??o da pr?pria festa junina. 

    Recursos Complementares

    Sugest?es de links para os alunos:

    • "S?tio: Brasil Escola: Texto Informativo: Festa Junina"

    http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/festa-junina.htm (Neste s?tio voc? encontrar? informa??es sobre a origem e a tradi??o da festa junina. Acesso em: 07 de jun. 2013.). 

    Sugest?es de links para os professores:

    • "S?tio: Alfabetiza??o Blog: Sugest?es de Atividades: Turma da M?nica ? Festa Junina"

    http://miriamveiga.wordpress.com/ensino-fundamental-5/turma-da-monica/turma-da-monica-festa-junina-parte-1/ (Neste blog o professor encontrar? sugest?es de atividades para desenvolver com os alunos. Acesso em: 07 de jun. 2013.).

    Avaliação

    Professor, ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxili?-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; conhecer as caracter?sticas das festas juninas em diversas regi?es do Brasil; conhecer a hist?ria da festa junina, valorizando-a como componente do folclore brasileiro; destacar os aspectos sociais e religiosos da festa junina; conhecer um pouco sobre uma das festas tradicionais do Brasil, seus s?mbolos, pratos t?picos, trajes e dan?as; resgatar as tradi??es da festa junina; desenvolver o gosto pela culin?ria junina; conhecer e diferenciar a linguagem coloquial da norma culta; valorizar e respeitar o trabalho do homem do campo; perceber a import?ncia do trabalho e da uni?o em equipe e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resolu??es das atividades propostas. ? tamb?m importante analisar as considera??es individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.