Portal do Professor

Início do Conteúdo

Construindo nossa rotina.

Autor e Co-autor(es)

P?mela Faria Oliveira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Matem?tica N?meros e sistemas de numera??o (contagem; nota??o e escrita num?ricas e opera??es)
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de escrita
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar a ordena??o do sistema alfab?tico. 
  • Avan?ar no conhecimento da escrita atrav?s da tentativa de escrita das palavras da rotina com o alfabeto m?vel.
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita.
  • Realizar tentativas de escrita e acompanhar a leitura de palavras relacionadas ? rotina.
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito ? fala de colegas.
  • Trabalhar a ordena??o num?rica com os n?meros ordinais 

Duração das atividades

04 aulas de 50 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios sobre a tem?tica 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Construindo nossa rotina

1- Professor, essa aula tem como objetivo geral criar situa??es de aprendizagem em que a quest?o da rotina seja tema de conversa e de trabalho. Na educa??o infantil, a rotina necessita estar clara para as crian?as, pois propicia seguran?a, e garante uma compreens?o sobre o tempo e o espa?o na escola.

2- Para iniciar a conversa e instigar essa discuss?o, sugerimos que o professor converse com as crian?as sobre o que fazemos na escola e como esse tempo ? dividido. Para que isso aconte?a, sugerimos alguns questionamentos como:

  • Quando chegamos ? sala de aula, o que fazemos?
  • S? ficamos na sala de aula, ou vamos para outros espa?os?
  • Quais s?o esses espa?os?
  • Quais atividades s?o realizadas na sala?
  • Quais atividades s?o realizadas fora da sala de aula?
  • Conseguimos lembrar tudo o que ser? feito durante o dia?
  • O que podemos fazer para lembrar?

3- Ao terminar a conversa com as crian?as, diga que tem uma sugest?o para que todos saibam o que faremos durante o dia. Traga em uma caixa surpresa um painel de suporte para a rotina que dever? ficar afixado na parede da sala e trabalhado todos os dias com as crian?as. Juntamente com esse painel traga tamb?m fichas de cartolina branca de 30cm x 10cm para que possa ser escrito a rotina do dia.  

4- Explore o painel e proponha a escrita das atividades do dia nas fichas em branco. Explore o nome das letras para a escrita dessas atividades, sua ordem e proponha a participa??o das crian?as na ajuda dessa escrita: ?Ser? que nosso amigo Gabriel pode ajudar na escrita dessa palavra?? ?No nome dele, tem letrinhas que tamb?m aparecem nessa palavra??  

rotina rotinarotina

Constru??o do painel de rotina ? Turma: 1? per?odo ?B? 2012- ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora 

5-  Logo depois de fazer a escrita das atividades que ser?o realizadas naquele dia, disponha as fichas e pe?a para que cada crian?a leia para o colega o que escreveu e coloque na ordem em que ir? acontecer. Nesse momento voc? poder? trabalhar a leitura das palavras da rotina e a ordena??o num?rica com os n?meros ordinais (primeiro, segundo, terceiro...). Esses n?meros podem ser escritos e colocados ao lado da ficha, para que as crian?as compreendam a ordem em que as atividades ocorrem.  

?

Atividade 2 ? Atividade de Registro

 1- Ap?s explorar a constru??o da rotina com as crian?as, deixe o painel afixado na parede e proponha uma atividade de registro. Veja exemplo abaixo:

NOME ____________________________________________________________________________DATA ____/_____/_____

TODOS OS DIAS NO IN?CIO DA RODA, A TURMA DO PRIMEIRO PER?ODO ?B? TEM CONSTRUIDO O PAINEL DA NOSSA ROTINA. ESCREVEMOS NAS FICHAS AS ATIVIDADES DO DIA, OBSERVAMOS AS LETRAS QUE S?O NECESS?RIAS PARA ESSA ESCRITA, E A ORDEM EM QUE AS ATIVIDADES V?O ACONTECENDO DURANTE A TARDE. AS CRIAN?AS TEM SE MOSTRADO BASTANTE INTERESSADAS EM OBSERVAR ESSAS FICHAS. SENDO ASSIM, ENCONTRE E COLORAM NAS FICHAS ABAIXO PALAVRAS DA NOSSA ROTINA.  

?

ATIVIDADE

Atividade de registro - Turma 1? per?odo "B" 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.

Atividade 3 ? Construindo palavras da nossa rotina

 1- Ap?s explorar a rotina e a escrita das palavras que a comp?em, coloque como apoio o painel de rotina afixado na parede e divida as crian?as em grupos de quatro componentes. Procure agrupar os alunos de acordo com o mesmo n?vel de conhecimento deles sobre o sistema alfab?tico. Disponibilize um alfabeto m?vel, esse pode ser em madeira, pl?stico, EVA ou mesmo escrito em folha branca.  Pe?a que escrevam com essas letras alguma palavra da nossa rotina.

Observa??es: Professor atividades realizadas em grupos, trazem mais benef?cios para o aprendizado de todos, pois essas trocas de conhecimento fazem a turma avan?ar juntas, e promove a intera??o entre as crian?as. E al?m de promover o aprendizado tamb?m desenvolve valores ?ticos como: saber ouvir e falar, ajudar, respeitar e compreender o colega. Para trabalhar em grupo o professor deve conhecer bem o seu grupo de crian?as, e n?o levar em considera??o as afinidades entre as crian?as e sim o seu n?vel de conhecimento para realizar determinadas tarefas. Voc? pode encontrar mais informa??es sobre como trabalhar em grupos na educa??o infantil no link http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/interacoes/trabalho-grupo-427856.shtml. Acesso em 17 de junho de 2013.

2- Ap?s fazer a escrita da palavra da rotina com o alfabeto m?vel, proponha a cada crian?a que escreva em uma ficha a palavra que o seu grupo conseguiu escrever. A seguir permita que socializem com os outros grupos as palavras da nossa rotina que conseguiram escrever. Proponha que sejam expostos no mural da escola para que os colegas fiquem sabendo da rotina da turma.   Deste modo, as crian?as come?am a compreender a fun??o social da escrita.

?

Atividade 4 - Socializando nossa rotina na escola

1- Para finalizar, ap?s trabalhar as palavras da nossa rotina, fa?a um cartaz com as crian?as colocando a rotina de toda a semana. Nesse momento voc? pode trabalhar os dias da semana e sua sequ?ncia. Ap?s terminar esse cartaz, tire uma foto, e sugira para as crian?as a divulga??o do mesmo no site da escola, para informar a todos, pais, alunos e demais interessados a rotina da sala de aula da sua turma. Ampliando assim a compreens?o da fun??o social da escrita em informar ao outro o que queremos.  

Sugest?o: Para trabalhar a sequ?ncia dos dias da semana, o professor pode cantar a m?sica:

?Sete dias a semana tem,

Quando um acaba logo o outro vem,

Domingo, Segunda, ter?a- feita, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira, s?bado que bom!? (Autor desconhecido)

Para conhecer o ritmo da m?sica visite o link:  http://www.youtube.com/watch?v=31CA3pwjohM. Acesso em 17 de junho de 2013.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para professores:

Pacto Pela Alfabetiza??o na Idade Certa - Cadernos de Forma??o ? Ano 1 - Unidade 1. Dispon?vel em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf. Acesso em 3 de junho de 2013.

 Pacto Pela Alfabetiza??o na Idade Certa - Cadernos de Forma??o - Ano 1- Unidade 6.  Dispon?vel em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_6_MIOLO.pdf. Acesso em 3 de junho de 2013.

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

PERES, Thalita Carlos Moreno Tom?. O que vai acontecer agora? Planejando a minha rotina na escola. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25268.  Acesso em 15 de junho de 2013.

 VICTOR, Analice Cordeiro dos Santos. A organiza??o da rotina escolar: possibilidades de escrita e leitura.  Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23966. Acesso em 15 de junho de 2013. 

Avaliação

A avalia??o ser? feita ao longo de todo o processo tendo como norteador as observa??es feitas durante todo o processo, e percebendo o envolvimento significativo das crian?as nas atividades desenvolvidas. As observa??es podem ser anotadas em uma prancheta dispon?vel com o professor no momento da realiza??o das atividades, com observa??es individuais de cada crian?a e do grupo como um todo. Tendo como norteadoras algumas perguntas:

  • As crian?as trouxeram questionamentos, indaga??es e contribui??es no momento da roda sobre a constru??o da nossa rotina?
  • As crian?as conseguiram avan?ar no conhecimento sobre a ordena??o num?rica?
  • Na atividade de registro, as crian?as identificaram as palavras que s?o utilizadas na nossa rotina?

Houve avan?o no processo de alfabetiza??o e letramento atrav?s da tentativa de escrita de palavras da nossa rotina utilizando o alfabeto m?vel?