Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Esporte: Valores culturais |
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Esporte: Valores hist?ricos |
Ensino M?dio | Filosofia | L?gica e filosofia geral: problemas metaf?sicos |
Ensino M?dio | Filosofia | Teoria do conhecimento |
N?o s?o necess?rios conhecimentos pr?vios.
1. Na primeira aula, o professor far? uma pergunta que aborda os aspectos conceituais de "jogo" e "esporte". O objetivo dessa pergunta inicial ? identificar o que a turma entende sobre o conceito de esporte.
Para que a discuss?o fique interessante e prazerosa, o professor pode desencade?-la a partir de um jogo on line: o Quiz com a seguinte pergunta: Afinal, Esporte e Jogo s?o sin?nimos?
Fonte: http://www.quizzes.com.br/. Acesso em 15 de junho de 2013.
Sugest?es de quest?es para o Quiz:
1?) Sobre o conceito de jogo e esporte:
a) Possuem a mesma defini??o.
b) A diferen?a est? no aspecto da regra somente.
c) A diferen?a n?o se resume ao aspecto das regras.
d) Possuem conceitos e defini??es totalmente divergentes.
(Resposta letra c)
2?) Sobre a inser??o do jogo e esporte na escola:
a) Ambos podem ser estudados na escola.
b) Somente o jogo pode ser visto na escola.
c) Somente o esporte pode ser trabalhado na escola.
d) Na verdade, o esporte n?o se ad?qua a realidade escolar.
(Resposta letra a)
3?) Sobre as modalidades de jogo e esporte:
a) A Queimada ? um jogo que tamb?m ? reconhecida como esporte.
b) Futebol ? esporte com certeza, mas Queimada n?o.
c) T?nis de mesa n?o ? uma modalidade de esporte.
d) Voleibol ? um exemplo de jogo, e basquetebol ? um esporte.
(Resposta: letra b)
Sugest?es de site para elabora??o gratuita de Quizzes (clique na imagem abaixo para acessar o site):
Fonte: Site Quizzes. Dispon?vel em: http://www.quizzes.com.br/. Acesso em 15 de junho de 2013.
?
2. Ap?s os alunos vivenciarem o Quiz mencionado acima, discutir com eles sobre seu desempenho no jogo (erros e acertos), assim como refletir coletivamente sobre as respostas corretas (gabarito).
Em seguida, escolher (mediante vota??o) duas modalidades de jogo e duas de esporte para vivenciarem nas pr?ximas duas aulas.
?
3. Vivenciar as modalidades de jogos e esportes selecionadas. O professor, ainda, garantir? um tempo ao final da aula para uma discuss?o sobre as caracter?sticas daquela modalidade que a identifica como "jogo" ou como "esporte". Tudo isso, claro, dentro dos crit?rios conceituais j? estudados. Para tanto, o professor deve organizar o grupo de modo que as falas de todos sejam garantidas e respeitadas (Obs.: O professor pode utilizar um sistema de inscri??o para falas, assim, cada um falar? apenas na sua vez).
Exemplos de jogos que podem ser vivenciados:
Queimada (1) e Jogo das Bandeiras (2)
?
Fonte: Google Imagens (acessar links, clique aqui: imagem 1 e imagem 2). Acesso em 15 de junho de 2013.
?
Exemplos de esportes que podem ser vivenciados
Atletismo (1) e Handebol (2)
Fonte: Google Imagens (acessar links, clique aqui: imagem 1 e imagem 2). Acesso em 15 de junho de 2013.
?
1. O professor conduzir? a turma para mais uma pr?tica de mais uma modalidade escolhida pela turma naquela aula (um esporte ou um jogo). No entanto, antes de irem para a viv?ncia ele dever? passar as seguintes orienta??es de tarefa de casa para aula seguinte, conforme mostramos abaixo.
?
2. O professor informar? ? turma que, para pr?xima aula, eles ter?o uma nova tarefa: pesquisa sobre conceitos:
Obs.: Antes da tarefa, ? importante o professor esclarecer a diferen?a conceitual entre "conceito" e "defini??o". Para tanto, seria interessante uma parceria com a ?rea de Filosofia ou o professor que ministre esta disciplina na escola. Caso n?o seja poss?vel, os alunos devem ser esclarecidos que o conceito ? a "ideia" sobre a coisa, j? a defini??o ? s?o suas express?es verbais, como vemos de forma escrita, por exemplo, nos dicion?rios, livros, artigos ou enciclop?dias.
PESQUISA SOBRE OS CONCEITOS E DEFINI??ES DE JOGO E ESPORTE | |
Jogo | Esporte |
Conceito | Conceito |
Defini??o (com refer?ncia bibliogr?fica) | Defini??o (com refer?ncia bibliogr?fica) |
Exemplos de modalidades | Exemplos modalidades |
Fonte: Imagem do pr?prio autor.
1. Na aula seguinte o professor dever? conduzir a discuss?o da pesquisa sobre conceitos.
A turma ser? dividida em grupos (m?ximo 05 alunos), para socializa??o dos trabalhos das pesquisas. O professor deve esclarecer que a socializa??o das informa??es ser? em grupo, mas o registro ser? individual, cada aluno escrever? suas respostas e complementa??es no seu caderno de Educa??o F?sica.
2. Em seguida, ap?s o t?rmino do trabalho nos grupos, o professor proceder? ? amplia??o conceitual feita pelo ele (parte expositiva). Essa fala deve estar conectada com a discuss?o do papel do esporte em nossa sociedade.
Logo ap?s a explana??o do professor, ele, juntamente com a turma levantar? aspectos cr?ticos sobre os esportes e os jogos, no tocante ao papel de cada um deles em nossa sociedade. Esse momento ser? fundamental para as aulas seguintes, pois se iniciar? a constru??o do quadro comparativo jogo/esporte, no que se refere aos aspectos cr?ticos.
3. Nesse momento, ? fundamental incluir a discuss?o do papel do esporte em nossa sociedade:
- Chuva de ideias: todos respondem em suas vis?es.
- Eleger tr?s categorias para preenchimento do quadro comparativo:
Ex.: Papel de entretenimento; papel comercial; papel cultural (identit?rio);
?
Sugest?o de quadro comparativo:
Aspecto Cr?tico |
Jogo |
Esporte |
Papel cultural (Relev?ncia em nossa cultura) |
||
Papel Comercial (Como ? explorado economicamente) |
? | ? |
Papel de Entretenimento (Valor social como atividade para divers?o) |
? | ? |
Fonte: Imagem do pr?prio autor.
?
4. A discuss?o acima ser? o ensejo para o in?cio da elabora??o do quadro comparativo da diferen?a com jogos pelos aspectos cr?ticos. Inaugura-se, dessa forma, nosso primeiro registro da reflex?o cr?tica sobre o esporte conforme objetivos dessa estrat?gia de ensino.
5. O professor deve indicar para aula seguinte, que os alunos voltem ?s suas fontes de pesquisa, reflitam criticamente e procurem preencher o quadro comparativo.
6. Na aula seguinte, o professor iniciar? atividade de forma l?dica. Ele esclarecer? que existe outra forma de vivenciarmos o jogo e o esporte, esta forma ? a virtual e todos j? devem conhecer. Assim, ele permitir? que os alunos pratiquem um jogo on line.
Sugest?o de site como jogo on line (Conte?do Jogos)
Clique na imagem para jogar
Fonte: http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-online/Esportes/All-Star-Dodgeball/. Acesso em 15 de junho de 2013.
?
Sugest?o de site como jogo on line (Conte?do Esportes)
Fonte: http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-online/Esportes/Basketball-Slam/. Acesso em 15 de junho de 2013.
?
7. Em, seguida, nos mesmos grupos da aula anterior, eles continuar?o preenchendo o quadro comparativo, s? que agora com a contribui??o dos colegas, pelo trabalho coletivo.
1. Essa aula iniciar? com a viv?ncia de duas atividades: um jogo e um esporte (regras oficiais).
Ap?s a aula o professor proceder? ao debate com a turma (di?logo aberto) retomando as reflex?es e anota??es sobre as diferen?as entre o esporte e o jogo. Essas discuss?es ir?o compor o quadro comparativo que dever? ser feito como tarefa de casa.
?
2. Na aula seguinte, na sala de aula os alunos retomar?o aos grupos e continuar?o preenchendo o quadro comparativo a partir das reflex?es feitas na aula anterior e das anota??es feitas na tarefa de casa.
?
Fonte: Dispon?vel em Google Imagens, para link clique aqui. Acesso em 19 de junho de 2013.
?
Nessa aula, o objetivo ? que os grupos finalizem sua proposta de quadro comparativo para conclus?o do mesmo, coletivamente, na pr?xima aula.
?
1. Nessa aula, o professor far? exposi??o do quadro comparativo parcialmente preenchido at? o momento.
Cada grupo far? exposi??o de sua proposta de preenchimento e o professor ir? preenchendo com as respostas do grupo evitando repeti??es de ideias.
Ao final, a turma preencher? um quadro comparativo ?nico, no tocante aos aspectos cr?ticos do papel social do jogo e esporte em nossa sociedade.
2. Ap?s o preenchimento, o professor convidar? a turma para mais uma viv?ncia, elegendo a atividade de jogo ou esporte mais votada para pr?tica naquela aula.
?
1. Como parte da avalia??o, os alunos voltar?o a responder o Quiz que fizeram na primeira aula.
Obs.: O professor poder? acrescentar quest?es, mas ? fundamental manter as perguntas que eles j? fizeram na primeira vez que jogaram o Quiz.
?
Fonte: Google Imagens, clique aqui para acesso ao link. Acesso em 15 de junho de 2013.
Ap?s o jogo, cada aluno que quiser apresentar, poder? falar sobre seus resultados nessa vez que jogou o Quiz.
2. Em seguida, escrever?o uma defini??o de esporte com o conceito que conseguiram construir at? agora.
Sugest?o de material informativo sobre conceito de esporte:
1) Revista Eletr?nica de Ci?ncias, artigo "Esporte e Sa?de". Dispon?vel em: http://www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_22/esportesaude.html. Acesso em 15 de junho de 2013.
2) Escola de Educa??o F?sica de Ribeir?o Preto/ SP, artigo "O que ? o Esporte". Dispon?vel em: http://www.eeferp.usp.br/paginas/docentes/Valdir/O%20que%20e%20esporte.pdf. Acesso em 15 de junho de 2013.
1. Durante todo processo, deve ser observado a participa??o dos alunos nas reflex?es sobre suas viv?ncias dos jogos e esportes, assim como, sobre suas pesquisas.
2. Diante do conceito de esporte que ele escreveu, o aluno ainda pode apresentar algumas conclus?es sobre os seguintes pontos:
a) Qual a diferen?a principal entre uma atividade esportiva e n?o esportiva?
b) Escreva seu esporte preferido e indique as caracter?sticas dele que o identifica com o conceito de esporte que voc? aprendeu?
c) Em sua opini?o, qual o principal papel do esporte em nossa sociedade: entretenimento, comercial ou de identidade cultural? Por qu??