Portal do Professor

Início do Conteúdo

O esporte escolar na adolesc?ncia: pr?ticas significativas e reflex?es cr?ticas

Autor e Co-autor(es)

Tiago Soares Alves imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educa??o F?sica Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino M?dio Educa??o F?sica Esporte: Valores culturais
Ensino M?dio Educa??o F?sica Esporte: Valores hist?ricos
Ensino M?dio Filosofia L?gica e filosofia geral: problemas metaf?sicos
Ensino M?dio Filosofia Teoria do conhecimento

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Comparar e distinguir os conceitos de Esporte e Jogo.
  • Identificar as modalidades de jogos e esportes presentes em sua vida.
  • Refletir criticamente sobre o papel do esporte em nossa sociedade.

Duração das atividades

10 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o s?o necess?rios conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1, 2 e 3: Esporte e Jogo s?o sin?nimos?

1. Na primeira aula, o professor far? uma pergunta que aborda os aspectos conceituais de "jogo" e "esporte". O objetivo dessa pergunta inicial ? identificar o que a turma entende sobre o conceito de esporte.

Para que a discuss?o fique interessante e prazerosa, o professor pode desencade?-la a partir de um jogo on line: o Quiz com a seguinte pergunta: Afinal, Esporte e Jogo s?o sin?nimos?

imagem quizz 1

Fonte: http://www.quizzes.com.br/. Acesso em 15 de junho de 2013.

Sugest?es de quest?es para o Quiz:

1?) Sobre o conceito de jogo e esporte:

a) Possuem a mesma defini??o.

b) A diferen?a est? no aspecto da regra somente.

c) A diferen?a n?o se resume ao aspecto das regras.

d) Possuem conceitos e defini??es totalmente divergentes.

(Resposta letra c)

2?) Sobre a inser??o do jogo e esporte na escola:

a) Ambos podem ser estudados na escola.

b) Somente o jogo pode ser visto na escola.

c) Somente o esporte pode ser trabalhado na escola.

d) Na verdade, o esporte n?o se ad?qua a realidade escolar.

(Resposta letra a)

3?) Sobre as modalidades de jogo e esporte:

a) A Queimada ? um jogo que tamb?m ? reconhecida como esporte.

b) Futebol ? esporte com certeza, mas Queimada n?o.

c) T?nis de mesa n?o ? uma modalidade de esporte.

d) Voleibol ? um exemplo de jogo, e basquetebol ? um esporte.

(Resposta: letra b)

Sugest?es de site para elabora??o gratuita de Quizzes (clique na imagem abaixo para acessar o site):

Sports-Quizzes

Fonte: Site Quizzes. Dispon?vel em: http://www.quizzes.com.br/. Acesso em 15 de junho de 2013.

?

2. Ap?s os alunos vivenciarem o Quiz mencionado acima, discutir com eles sobre seu desempenho no jogo (erros e acertos), assim como refletir coletivamente sobre as respostas corretas (gabarito).

Em seguida, escolher (mediante vota??o) duas modalidades de jogo e duas de esporte para vivenciarem nas pr?ximas duas aulas.

?

3. Vivenciar as modalidades de jogos e esportes selecionadas. O professor, ainda, garantir? um tempo ao final da aula para uma discuss?o sobre as caracter?sticas daquela modalidade que a identifica como "jogo" ou como "esporte". Tudo isso, claro, dentro dos crit?rios conceituais j? estudados. Para tanto, o professor deve organizar o grupo de modo que as falas de todos sejam garantidas e respeitadas (Obs.: O professor pode utilizar um sistema de inscri??o para falas, assim, cada um falar? apenas na sua vez).

Exemplos de jogos que podem ser vivenciados:

Queimada (1) e Jogo das Bandeiras (2)

?

jogo queimada       jogo das bandeiras

Fonte: Google Imagens (acessar links, clique aqui: imagem 1 e imagem 2). Acesso em 15 de junho de 2013.

?

Exemplos de esportes que podem ser vivenciados

Atletismo (1) e Handebol (2)

esportes atletismo    esportes hand

Fonte: Google Imagens (acessar links, clique aqui: imagem 1 e imagem 2). Acesso em 15 de junho de 2013.

?

Aula 4:  Da pr?tica ? reflex?o cr?tica

1. O professor conduzir? a turma para mais uma pr?tica de mais uma modalidade escolhida pela turma naquela aula (um esporte ou um jogo). No entanto, antes de irem para a viv?ncia ele dever? passar as seguintes orienta??es de tarefa de casa para aula seguinte, conforme mostramos abaixo.

?

2. O professor informar? ? turma que, para pr?xima aula, eles ter?o uma nova tarefa: pesquisa sobre conceitos:

Obs.: Antes da tarefa, ? importante o professor esclarecer a diferen?a conceitual entre "conceito" e "defini??o". Para tanto, seria interessante uma parceria com a ?rea de Filosofia ou o professor que ministre esta disciplina na escola. Caso n?o seja poss?vel, os alunos devem ser esclarecidos que o conceito ? a "ideia" sobre a coisa, j? a defini??o ? s?o suas express?es verbais, como vemos de forma escrita, por exemplo, nos dicion?rios, livros, artigos ou enciclop?dias.

PESQUISA SOBRE OS CONCEITOS E DEFINI??ES DE JOGO E ESPORTE
Jogo           Esporte       
Conceito Conceito
Defini??o (com refer?ncia bibliogr?fica) Defini??o (com refer?ncia bibliogr?fica)
Exemplos de modalidades Exemplos modalidades

Fonte: Imagem do pr?prio autor.

?

Aulas 5 e 6: Pesquisa sobre os conceitos

1. Na aula seguinte o professor dever? conduzir a discuss?o da pesquisa sobre conceitos.

A turma ser? dividida em grupos (m?ximo 05 alunos), para socializa??o dos trabalhos das pesquisas. O professor deve esclarecer que a socializa??o das informa??es ser? em grupo, mas o registro ser? individual, cada aluno escrever? suas respostas e complementa??es no seu caderno de Educa??o F?sica.

2. Em seguida, ap?s o t?rmino do trabalho nos grupos, o professor proceder? ? amplia??o conceitual feita pelo ele (parte  expositiva). Essa fala deve estar conectada com a discuss?o do papel do esporte em nossa sociedade.

Logo ap?s a explana??o do professor, ele, juntamente com a turma levantar? aspectos cr?ticos sobre os esportes e os jogos, no tocante ao papel de cada um deles em nossa sociedade. Esse momento ser? fundamental para as aulas seguintes, pois se iniciar? a constru??o do quadro comparativo jogo/esporte, no que se refere aos aspectos cr?ticos.

3. Nesse momento, ? fundamental incluir a discuss?o do papel do esporte em nossa sociedade:

- Chuva de ideias: todos respondem em suas vis?es.

- Eleger tr?s categorias para preenchimento do quadro comparativo:

Ex.: Papel de entretenimento; papel comercial; papel cultural (identit?rio);

?

Sugest?o de quadro comparativo:

Aspecto Cr?tico

Jogo

Esporte

Papel cultural

(Relev?ncia em nossa cultura)

                                                                               

Papel Comercial

(Como ? explorado economicamente)

? ?

Papel de Entretenimento

(Valor social como atividade para divers?o)

? ?

Fonte: Imagem do pr?prio autor.

?

4. A discuss?o acima ser? o ensejo para o in?cio da elabora??o do quadro comparativo da diferen?a com jogos pelos aspectos cr?ticos. Inaugura-se, dessa forma, nosso primeiro registro da reflex?o cr?tica sobre o esporte conforme objetivos dessa estrat?gia de ensino.

5. O professor deve indicar para aula seguinte, que os alunos voltem ?s suas fontes de pesquisa, reflitam criticamente e procurem preencher o quadro comparativo.

6. Na aula seguinte, o professor iniciar? atividade de forma l?dica. Ele esclarecer? que existe outra forma de vivenciarmos o jogo e o esporte, esta forma ? a virtual e todos j? devem conhecer. Assim, ele permitir? que os alunos pratiquem um jogo on line.

Sugest?o de site como jogo on line (Conte?do Jogos)

Clique na imagem para jogar

jogo queimada on line

Fonte: http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-online/Esportes/All-Star-Dodgeball/. Acesso em 15 de junho de 2013.

?

Sugest?o de site como jogo on line (Conte?do Esportes)

jogo basquete on line

Fonte: http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-online/Esportes/Basketball-Slam/. Acesso em 15 de junho de 2013.

?

7. Em, seguida, nos mesmos grupos da aula anterior, eles continuar?o preenchendo o quadro comparativo, s? que agora com a contribui??o dos colegas, pelo trabalho coletivo.

?

Aulas 7 e 8: Continua??o da viv?ncia e do quadro comparativo

1. Essa aula iniciar? com a viv?ncia de duas atividades: um jogo e um esporte (regras oficiais).

Ap?s a aula o professor proceder? ao debate com a turma (di?logo aberto) retomando as reflex?es e anota??es sobre as diferen?as entre o esporte e o jogo. Essas discuss?es ir?o compor o quadro comparativo que dever? ser feito como tarefa de casa.

?

2. Na aula seguinte, na sala de aula os alunos retomar?o aos grupos e continuar?o preenchendo o quadro comparativo a partir das reflex?es feitas na aula anterior e das anota??es feitas na tarefa de casa.

?

alunos pes

Fonte: Dispon?vel em Google Imagens, para link clique aqui. Acesso em 19 de junho de 2013.

?

Nessa aula, o objetivo ? que os grupos finalizem sua proposta de quadro comparativo para conclus?o do mesmo, coletivamente, na pr?xima aula.

?

Aula 9: Finaliza??o do Quadro Comparativo da Turma

1. Nessa aula, o professor far? exposi??o do quadro comparativo parcialmente preenchido at? o momento.

Cada grupo far? exposi??o de sua proposta de preenchimento e o professor ir? preenchendo com as respostas do grupo evitando repeti??es de ideias.

Ao final, a turma preencher? um quadro comparativo ?nico, no tocante aos aspectos cr?ticos do papel social do jogo e esporte em nossa sociedade.

2. Ap?s o preenchimento, o professor convidar? a turma para mais uma viv?ncia, elegendo a atividade de jogo ou esporte mais votada para pr?tica naquela aula.

?

Aula 10: Discuss?o final: o que ? esporte?

1. Como parte da avalia??o, os alunos voltar?o a responder o Quiz que fizeram na primeira aula.

Obs.: O professor poder? acrescentar quest?es, mas ? fundamental manter as perguntas que eles j? fizeram na primeira vez que jogaram o Quiz.

?

Sports-Quizzes 2

Fonte: Google Imagens, clique aqui para acesso ao link. Acesso em 15 de junho de 2013.

Ap?s o jogo, cada aluno que quiser apresentar, poder? falar sobre seus resultados nessa vez que jogou o Quiz.

2. Em seguida, escrever?o uma defini??o de esporte com o conceito que conseguiram construir at? agora.

Recursos Complementares

Sugest?o de material informativo sobre conceito de esporte:

1) Revista Eletr?nica de Ci?ncias, artigo "Esporte e Sa?de". Dispon?vel em: http://www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_22/esportesaude.html. Acesso em 15 de junho de 2013.

2) Escola de Educa??o F?sica de Ribeir?o Preto/ SP, artigo "O que ? o Esporte". Dispon?vel em: http://www.eeferp.usp.br/paginas/docentes/Valdir/O%20que%20e%20esporte.pdf. Acesso em 15 de junho de 2013.

Avaliação

1. Durante todo processo, deve ser observado a participa??o dos alunos nas reflex?es sobre suas viv?ncias dos jogos e esportes, assim como, sobre suas pesquisas.

2. Diante do conceito de esporte que ele escreveu, o aluno ainda pode apresentar algumas conclus?es sobre os seguintes pontos:

a) Qual a diferen?a principal entre uma atividade esportiva e n?o esportiva?

b) Escreva seu esporte preferido e indique as caracter?sticas dele que o identifica com o conceito de esporte que voc? aprendeu?

c) Em sua opini?o, qual o principal papel do esporte em nossa sociedade: entretenimento, comercial ou de identidade cultural? Por qu??