Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Estrangeira | Organiza??o textual |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Compreens?o leitora |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Produ??o escrita |
A consulta do professor a aula sobre cognatos, divulgada neste portal, no endere?o: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49121 (acesso em 14.06.2013), facilitar? o trabalho das estrat?gias de leitura e compreens?o textual de l?ngua inglesa.
Recursos utilizados:
?
Professor, para introduzir o tema da aula, projete as quest?es seguintes, bem como a imagem abaixo, que servir?o de base para a leitura do texto e para a discuss?o do tema, que, nesta aula, se refere ao meio ambiente:
?
a) Voc? acha que nosso planeta est? em perigo?
b) Que problemas ambientais amea?am o equil?brio de nosso planeta?
c) Como ? poss?vel salvar a Terra?
d) O que voc?, como indiv?duo, pode fazer (ou j? faz) para melhorar as condi??es de vida no planeta?
e) Como voc? descreveria a imagem acima? O que ela sugere a voc??
Perguntas adaptadas do livro: FERRARI, Mariza Tiemann. (2003). Ingl?s: volume ?nico para o ensino m?dio. (Cole??o De olho no mundo do trabalho) S?o Paulo: Scipione.
Professor, fique atento ? participa??o de todos os alunos, criando um ambiente de discuss?o e de reflex?o sobre o meio ambiente e seus problemas contempor?neos.
Depois de discutidas as quest?es, acima, o professor dever? projetar o quadro seguinte que servir? para discuss?o do tema e amplia??o do vocabul?rio a ser trabalhado na aula:
How green are you? (Qu?o verde voc? ??)
? |
YES |
NO |
SOMETIMES |
1. Do you separate the litter at home? Example: glass, tins, organic, bottles, etc |
? |
? |
? |
2. Do you try to walk, use public transport or ride a bycicle as much as possible? |
? |
? |
? |
3. Do you try to save electric energy or gas at home? |
? |
? |
? |
4. Do you buy CFC-free sprays? |
? |
? |
? |
5. Do you buy organically-grown vegetables? |
? |
? |
? |
6. Do you plant vases or trees whenever possible? |
? |
? |
? |
Professor, explique o significado de CFC: chlorofluorocarbon , que se refere a um g?s usado na produ??o de embalagens semelhantes ?s de isopor, que contribui para a destrui??o da camada de oz?nio que protege ? Terra.
Fonte: FERRARI, Mariza Tiemann. (2003). Ingl?s: volume ?nico para o ensino m?dio. (Cole??o De olho no mundo do trabalho) S?o Paulo: Scipione.
Depois de discutidas as quest?es iniciais e as do quadro (Atividades 1 e 2), o professor entregar? o texto, abaixo, impresso para os alunos e pedir? a eles que o leiam em sil?ncio, dispensando um tempo de aproximadamente 10 minutos para a leitura. O texto poder?, tamb?m, ser projetado no data show, o que facilitar? ao professor a exposi??o das estrat?gias que poder?o ser marcadas por ele no pr?prio texto, durante a explica??o e que auxiliar?o os alunos na interpreta??o do texto.
TITLE (t?tulo do texto): a ser completado pelo aluno, ao final desta atividade.
We are causing so much damage to our planet that it will soon affect the global economy. This bleak warning is according to a new United Nations report called the Global Biodiversity Outlook (GBO). The paper says there are many important ecosystems on our planet that are in danger. These ?tipping points? in our natural world are where man?s negative impact on nature will start costing national economies. Examples of these are the deaths of coral reefs, the destruction of huge areas of forest, or major pollution of rivers. UN spokesman Ahmed Djoglaf said: "The news is not good. We continue to lose biodiversity at a rate never before seen in history - extinction rates may be up to 1,000 times higher than the historical?rate."
Scientists are worried that governments will not do enough to try to reduce the damage to the tipping points. World leaders will soon meet in Nairobi to discuss measures to tackle global biodiversity loss. They hope they can then create an international framework that will be adopted at a convention on biological diversity in October in Japan. The GBO report outlines how serious the threat is. It says huge numbers of species are facing extinction if we continue to pollute the environment. Over a quarter of corals may soon disappear. This will have a huge impact on marine life and many fish species will also disappear. Countries will be fighting over much smaller stocks of fish. This problem will be made worse with the increasing pollution of the world?s rivers.
Fonte: http://www.breakingnewsenglish.com/1005/100511-nature.html (acesso em 13.06.2013)
O professor dever? chamar a aten??o dos alunos para o grande n?mero de palavras cognatas que aparecem no texto e que facilitam a sua compreens?o, tornando-se, assim, uma eficiente estrat?gia de leitura. Ap?s a leitura, o professor pedir? para que os alunos localizem no texto todas as palavras cognatas. Eles dever?o, ent?o, elaborar uma lista com as palavras cognatas e seus respectivos significados, tal como o modelo, abaixo, que poder?, tamb?m, ser projetado no momento da corre??o.
O professor poder?, ainda, praticar a pron?ncia das palavras, pedindo para que repitam cada palavra do quadro. Como a oralidade n?o ? o foco da aula, o professor n?o dever? dispensar muito tempo nessa atividade.
Planet |
Planeta |
Affect |
Afetar |
Global |
Global |
Economy |
Economia |
Important |
Importante |
Ecosystems |
Ecosistemas |
Natural |
Natural |
Negative |
Negativo |
Impact |
Impacto |
Nature |
Natureza |
National |
Nacional |
Economies |
Economias |
Coral |
Coral |
Destruction |
Destrui??o |
Areas |
?reas |
Forest |
Floresta |
Pollution |
Polui??o |
Continue |
Continua |
Biodiversity |
Biodiversidade |
History |
Hist?ria |
Extinction |
Extin??o |
Historical |
Hist?rico |
Scientists |
Cientistas |
Governments |
Governos |
Reduce |
Reduzir |
Leaders |
L?deres |
Discuss |
Discutir |
Create |
Criar |
International |
Internacional |
Adopted |
Adotou |
Convention |
Conven??o |
Biological |
Biol?gico |
Diversity |
Diversidade |
October |
Outubro |
Serious |
S?rio |
Species |
Esp?cies |
Pollute |
Poluir |
A quarter |
Um quarto |
Disappear |
Desaparecer |
Marine |
Marinha |
Problem |
Problema |
Ap?s a apresenta??o do quadro, os alunos dever?o criar um t?tulo em ingl?s para o texto, que dever? ser apresentado para todo o grupo. O professor dever? auxili?-los com o vocabul?rio na cria??o do t?tulo, incentivando-os a utilizarem as palavras do quadro.
Professor, pe?a a seus alunos que circulem no texto as palavras que eles desconhecem. Em seguida, pe?a para que se sentem em duplas ou trios, a fim de compartilharem tais palavras com os demais colegas, proporcionando uma intera??o entre eles. Os alunos tentar?o ajudar uns aos outros e caso n?o consigam encontrar o significado de alguma palavra, poder?o consultar um dicion?rio online (caso estejam em um laborat?rio de inform?tica com acesso a internet) ou impresso.
Sugest?o de dicion?rios online:
http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php (acesso em 15.06.2013)
http://www.wordreference.com/enpt/ (acesso em 15.06.2013)
http://pt.bab.la/dicionario/ingles-portugues/ (acesso em 15.06.2013)
Professor, ? importante explicar aos alunos que certas estrat?gias de leitura facilitam o processo de interpreta??o. Dentre algumas dessas estrat?gias, destaque:
a) reconhecer os cognatos;
b) identificar as palavras da l?ngua inglesa que s?o bastante frequentes, como, por exemplo, o verbo to be;
c) procurar as constru??es de estrutura da l?ngua mais familiares, por exemplo, o uso da voz passiva, o futuro com o will;
d) orientar-se pela familiaridade do assunto, o que a costumamos chamar de conhecimento de mundo;
e) arriscar algumas conclus?es sobre o assunto.
Explicadas e discutidas as estrat?gias, proponha o exerc?cio seguinte, que visa buscar informa??es mais espec?ficas do texto trabalhado.
TRUE / FALSE: Read the text. Guess if a-h below are true (T) or false (F).
a. |
A new United Nations report says loss of biodiversity costs economies. |
T / F |
b. |
The report gives us tips on points to help nature. |
T / F |
c. |
The report says all coral reefs have already died. |
T / F |
d. |
The rate of biodiversity loss is 1,000 times higher than ever before. |
T / F |
e. |
Scientists are confident governments will tackle the damage. |
T / F |
f. |
World leaders will adopt a new biodiversity framework in October. |
T / F |
g. |
The report says more than 25% of corals might soon become extinct. |
T / F |
h. |
The article predicts pollution will cause fish to start fighting each other. |
T / F |
Fonte: http://www.breakingnewsenglish.com/1005/100511-nature.html (acesso em 15.06.2013)
Para a corre??o do exerc?cio, o professor dever? discutir cada alternativa, tirando as d?vidas com o vocabul?rio e sempre voltando ao texto. ? importante identificar quais as estrat?gias de leitura mais utilizadas pelos alunos para a realiza??o do exerc?cio, compartilhando-as com todos.
|
Professor, pe?a aos alunos para que eles mesmos preparem perguntas sobre o texto que dever?o ser respondidas pelos demais colegas. As perguntas poder?o ser elaboradas em ingl?s ou portugu?s (variando com o n?vel de profici?ncia da turma) e dever?o ser trocadas entre os alunos. Cada aluno, ent?o, ter? que responder ?s perguntas elaboradas pelos outros colegas. A corre??o dever? ser realizada, solicitando que cada um d? a sua resposta. Fique atento para que haja o envolvimento de todos os alunos, realizando trocas de turnos de fala e, dessa forma, possibilitando a participa??o de todos do grupo.
Para uma aula sobre cognatos e falsos cognatos, acessar a aula do site do Portal do Professor no endere?o: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49121 (acesso em 14.06.2013).
Para obter um suporte te?rico, acessar:
http://www.veramenezes.com/leitura2.htm (acesso em 14.06.2013);
http://pioneer.chula.ac.th/~pkanchan/html/skim.htm (acesso em 14.06.2013);
http://42explore.com/skim.htm (acesso em 14.06.2013) e
http://www.angelfire.com/blues/writing/scanscim.html (acesso em 14.06.2013)
Para uma aula de v?deo sobre Leitura em l?ngua inglesa, acessar:
http://www.youtube.com/watch?v=gsIJ4oxIWDs (acesso em 14.06.2013)
Em grupo, ou individualmente, os alunos dever?o fazer um p?ster virtual, com figuras, imagens e frases em ingl?s, a partir da cita??o:
"In nature there are neither rewards nor punishments: there are consequences" (Robert G. Ingersoll). Tradu??o: Na natureza n?o h? nem recompensas nem puni??es: h? consequ?ncias.
O poster dever? ser socializado entre os alunos na aula seguinte, possibilitando a apresenta??o de todos. O professor dever? observar a constru??o das frases (se os alunos utilizaram o vocabul?rio aprendido ou o vocabul?rio adequado relacionado ao meio ambiente), o capricho, a produ??o e o envolvimento dos alunos com a atividade.