L?rida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Biologia | Qualidade de vida das popula??es humanas |
Dimensionar a relev?ncia da obesidade como doen?a cr?nica n?o-transmiss?vel na popula??o brasileira.
Identificar os principais fatores de risco para o desenvolvimento da obesidade.
Compreender o ?ndice de Massa Corporal (IMC).
Calcular o ?ndice de Massa Corporal (IMC).
No??es b?sicas de Ci?ncias: sistemas digest?rio, hormonal e excretor (Ensino Fundamental).
No??es b?sicas de Matem?tica: n?meros decimais, multiplica??o e divis?o (Ensino Fundamental).
No??es b?sicas de Inform?tica: utiliza??o de planilhas eletr?nicas.
Esse momento da aula poder? ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica ou em sala de aula. Ser?o necess?rios um computador e um projetor multim?dia para a exibi??o do V?deo 1. Caso seja necess?rio, o professor pode tamb?m fazer o download do V?deo 1 previamente e grav?-lo em DVD, para exibi??o em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula.
Observa??o:
Fica a crit?rio do professor a interrup??o parcial do V?deo 1 para a discuss?o de algumas cenas. Essa estrat?gia possivelmente ser? mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante coment?rios espont?neos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade ? a exibi??o completa do V?deo 1 seguida da discuss?o.
O professor pode dividir a discuss?o em duas partes: uma sobre a import?ncia da atividade f?sica para a sa?de e outra sobre o papel da alimenta??o na preven??o de doen?as. Cabe ao professor incentivar a express?o de impress?es e opini?es por parte dos alunos, limitando-se a mediar a discuss?o, uma vez que o aprofundamento sobre o assunto ocorrer? no decorrer da aula.
Dispon?vel: http://www.youtube.com/watch?v=DztCsfA1NAM (Acesso em 05/07/2013)
Finalizada a discuss?o, os alunos dever?o se organizar em duplas para responderem o Question?rio de Contextualiza??o.
O computador e o projetor multim?dia utilizados na exibi??o do V?deo 1 poder?o ser empregados tamb?m para a veicula??o do Question?rio de Contextualiza??o. Nesse caso, cada aluno dever? registrar as quest?es em seu caderno.
Se n?o for poss?vel utilizar o Laborat?rio de Inform?tica, o professor pode tamb?m ?copiar? e ?colar? o Question?rio de Contextualiza??o em um documento do software Microsoft Word e imprimi-lo em uma transpar?ncia para exibi??o em um retroprojetor em sala de aula. Tamb?m nesse caso cada aluno dever? registrar as quest?es em seu caderno. Outra op??o ? entregar a cada aluno uma via impressa do Question?rio de Contextualiza??o.
1 ? Qual a defini??o de obesidade?
2 ? Quais as poss?veis complica??es da obesidade?
3 ? Como a obesidade pode ser prevenida?
4 ? Como pode ser realizado o tratamento da obesidade?
Os alunos dever?o, em dupla, debater as quest?es e formular respostas conjuntamente. A seguir, cada aluno dever? registrar as respostas em seu caderno. Depois disso, o professor pode, para cada quest?o do Question?rio de Contextualiza??o, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada conjuntamente. O professor deve ficar atento com poss?veis equ?vocos, cabendo a ele imediatamente interferir sempre que necess?rio, assim como complementar as respostas se assim considerar conveniente.
Esse momento da aula tamb?m pode ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica ou em sala de aula. Ser?o necess?rios um computador e um projetor multim?dia para a proje??o da Figura 1 e dos Textos 1 e 2. O professor pode tamb?m ?copiar? e ?colar? a Figura 1 e os Textos 1 e 2 em um documento do software Microsoft Word e imprimi-los em transpar?ncias para exibi??o em um retroprojetor em sala de aula.
?
Dispon?vel: http://www.obesidadecontrolada.com.br/obesidade-epidemia-global-ainda-e-possivel-gerir/ (Acesso feito em 05/06/2013)
Texto 1 - OMS quer limitar a obesidade no mundo
Dispon?vel: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/oms-quer-limitar-a-obesidade-no-mundo-28052013-2.shl (Acesso feito em 05/06/2013)
Texto 2: OMS quer limitar a obesidade no mundo taxando alimentos e bebidas
Dispon?vel: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/afp/2013/05/28/oms-quer-limitar-a-obesidade-no-mundo-taxando-alimentos-e-bebidas.htm (Acesso em 05/06/2013)
O professor dever? apresentar aos alunos a Figura 1. A seguir dever? solicitar que um aluno leia em voz alta o Texto 1 e outro aluno fa?a o mesmo com o Texto 2.
Com base no conte?do j? trabalho no momento anterior da aula e a partir das informa??es veiculadas por meio da Figura 1 e dos Textos 1 e 2 , o professor dever? orientar aos alunos para, individualmente, elaborar uma reda??o com o seguinte tema:
Essa atividade poder? ser feita em conjunto com o professor de L?ngua Portuguesa, que poder?, durante sua aula, realizar, com alunos, uma discuss?o sobre como elaborar uma reda??o dissertativa, por exemplo. Com isso, os alunos podem obter um melhor aproveitamento do conte?do trabalhado na aula em ambos os conte?dos.
Cabe ao professor promover a socializa??o convidando os alunos a exporem suas reda??es no mural da sala. Se o espa?o do mural for insuficiente para expor todas as reda??es concomitantemente, o professor pode realizar um rod?zio di?rio das reda??es, adotando como crit?rio, por exemplo, a ordem alfab?tica da lista de presen?a.
Nesse momento da aula, cabe ao professor trabalhar em parceria com o professor de Matem?tica e pedir sua contribui??o para que, durante sua aula, seja realizado o c?lculo e a interpreta??o do IMC dos alunos.
Para tanto, cada aluno dever? ser pesado e medido a partir do emprego da balan?a e da fita m?trica ou trena antes do c?lculo do IMC. E cada aluno dever? registrar em caderno seu peso, sua altura e seu IMC.
Observa??o:
O professor pode se encarregar das atividades referentes a esse momento da aula caso o professor de Matem?tica n?o possa contribuir.
O IMC ? determinado pela divis?o da massa do indiv?duo pelo quadrado de sua altura, onde a massa est? em quilogramas e a altura est? em metros.
Exemplo: Para uma pessoa com 70 quilogramas de massa, e 1,75 metros de altura, teremos:
O IMC comparado com a tabela abaixo para fins de classifica??o.
Dispon?vel: http://1.bp.blogspot.com/_BUJzQ6qFtlw/TLu8y6UaUKI/AAAAAAAAAIM/ueQPatEgEKQ/s400/imc_nivel_0.jpg (Acesso em 05/06/2013)
Esse momento da aula dever? ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica. Ser?o utilizados computadores para a constru??o de gr?ficos utilizando o software Microsoft Excel. Ser?o necess?rios tamb?m caderno para anota??es, caneta e l?pis. O professor dever? organizar a turma em sete grupos ? preferencialmente com, no m?nimo, tr?s integrantes cada ? para a utiliza??o dos computadores, sendo necess?rio um computador por grupo.
O peso e o IMC dos integrantes de cada um dos grupos ser? empregado para a constru??o dos gr?ficos. ? recomend?vel a op??o por gr?ficos de colunas para a compara??o do peso dos alunos. J? para a compara??o do IMCs dos alunos, a utiliza??o de valores tende a se revelar pouco produtiva, sendo que, por tal raz?o, ? recomend?vel a op??o por gr?ficos de pizza envolvendo a classifica??o dos IMCs. O professor deve acompanhar atentamente o processo de constru??o dos gr?ficos.
Finalizada a constru??o dos gr?ficos, o professor iniciar? um debate entre os alunos por meio da apresenta??o de quest?es norteadoras. S?o elas:
?
1 ? Quantos alunos apresentam IMC correspondente ? classifica??o ?peso ideal??
2 - Houve, basicamente, semelhan?a ou diferen?a entre os IMCs dos integrantes do grupo?
3 ? A quais h?bitos dos integrantes do grupo podem ser relacionados IMCs mais elevados?
4 ? A quais h?bitos dos integrantes do grupo podem ser relacionados IMCs mais reduzidos?
O professor deve estimular os alunos a relacionar as respostas apresentadas ?s quest?es 3 e 4 ao conte?do do V?deo 1. Al?m disso, deve ficar atento com poss?veis equ?vocos, cabendo a ele imediatamente interferir sempre que necess?rio, assim como complementar as respostas se assim considerar conveniente.
Observa??o:
Nesse momento da aula o professor tamb?m pode solicitar a contribui??o do professor de Matem?tica.
Essa atividade poder? ser feita em conjunto com o professor de Educa??o F?sica, que poder?, durante sua aula, realizar, com alunos, uma discuss?o sobre a import?ncia das atividades f?sicas para a sa?de. Fica a crit?rio do professor de Educa??o F?sica, durante sua aula, realizar com os alunos uma demonstra??o sobre os exerc?cios f?sicos mais relevantes para a preven??o da obesidade. Com isso, os alunos podem obter um melhor aproveitamento do conte?do trabalhado na aula em ambos os conte?dos.
Observa??o:
O professor pode se encarregar da discuss?o sobre a import?ncia das atividades f?sicas para a sa?de ? e, mais especificamente, para a preven??o da obesidade ? referente a esse momento da aula caso o professor de Educa??o F?sica n?o possa contribuir. Para tanto, poder? retomar parte do conte?do do V?deo 1. Al?m disso, o professor poder? obter informa??es detalhadas a respeito consultando os links abaixo.
Dispon?vel: http://maisequilibrio.terra.com.br/atividade-fisica-para-tratar-a-obesidade-3-1-2-528.html(Acesso em 05/06/2013)
Dispon?vel:http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2012/04/11/estudo-aponta-importancia-da-atividade-fisica-no-combate-a-obesidade (Acesso em 05/06/2013)
Dispon?vel: http://www.abeso.org.br/lenoticia/473/atividade+fisica+no+combate+a+obesidade.shtml (Acesso em 05/06/2013)
Sugest?es de links para alunos:
Artigo ?O que ? Obesidade?, site Minha Vida.
Dispon?vel: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/obesidade (Acesso em 05/06/2013)
Artigo ?Obesidade?, site Info Escola.
Dispon?vel: http://www.infoescola.com/doencas/obesidade/ (Acesso em 05/06/2013)
Artigo: ?Calcule seu IMC?, site Espa?o Dieta.
Dispon?vel: http://espacodieta.blogspot.com.br/p/calcule-seu-imc.html (Acesso em 05/06/2013)
Sugest?es de links para professores:
Artigo ? Estudo aponta import?ncia da atividade f?sica no combate ? Obesidade ? Prefeitura de Ribeir?o Preto/SP
Dispon?vel: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ssaude/enquete/combate_obesidade.pdf (Acesso em 05/06/2013)
Aula ? Obesidade infantil: o problema vem do ber?o ? Portal do Professor.
Dispon?vel: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22188 (Acesso em 05/06/2013)
A avalia??o dos alunos poder? ser feita em todos os momentos da aula. Como sugest?o, o professor pode avaliar a participa??o e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e coment?rios, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho no Question?rio de Contextualiza??o e na constru??o dos gr?ficos. ? recomend?vel tamb?m levar em considera??o a qualidade da argumenta??o desenvolvida na reda??o.