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A utiliza??o dos jogos na constitui??o ?tica do indiv?duo

Autor e Co-autor(es)

Rones Aureliano de Sousa imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial ?tica Justi?a
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Metodologia de resolu??o de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo
Ensino Fundamental Inicial ?tica Solidariedade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?         Criar esquemas mentais;

?         Formular hip?teses sobre o tema da aula;

?         Desenvolver o racioc?nio l?gico e a imagina??o;

?         Respeitar regras e normas;

?         Diferenciar advers?rio de inimigo;

?         Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;

?         Aprender a ganhar e a perder;

?         Desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupo;

?         Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.

Duração das atividades

Aproximadamente 180 minutos ? 03 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que o aluno tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita. Al?m disto, ? preciso que seja capaz de expor suas ideias e de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

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INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, acesse o link: "S?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa" http://pacto.mec.gov.br Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o".

Esta aula ser? desenvolvida a partir dos conhecimentos pr?vios da turma, ela ir? ampliar as informa??es dos alunos acerca de jogos. Inicie a atividade dialogando com os alunos sobre o que eles sabem a respeito dos mais variados tipos de jogos. Dependendo da faixa et?ria de seus alunos, provavelmente n?o conhecer?o muitos e esse ? o momento oportuno para apresentar a eles, jogos educativos. Gradativamente perceber?o que estes jogos os tornar?o crian?as mais atentas, inteligentes e soci?veis.

Professor, propomos essa aula sobre a tem?tica ?Jogos? para fundamentar que os jogos exercem influ?ncia na constitui??o da personalidade do indiv?duo. Socializamos nesta aula, alguns jogos pedag?gicos de apoio ? alfabetiza??o enviados pelo Minist?rio da Educa??o para as escolas p?blicas, haja vista o interesse e o prazer dos alunos pelos jogos.

Professor, este primeiro momento da aula ? mais te?rico, aproveite para trabalhar com seus alunos habilidade de leitura e de escrita por meio das atividades propostas.

1? Momento: aproximadamente 60 minutos.

Conhecendo o significado da palavra Jogo:

Professor, este tema ? de grande interesse dos alunos, pois mobiliza emo??es e envolve diferentes valores, mas para isso, precisa ser bem trabalhado. Inicie sua aula por meio de uma roda de conversa e questione-os sobre o que sabem a respeito de jogos. Muitos dir?o sobre jogo de futebol, basquete, dentre outros, mas conduza a discuss?o para os outros tipos de jogos. Solicite que procurem no dicion?rio o significado de ?jogo?. Segundo a Wikip?dia a palavra jogo ? origin?ria do latim: iocus, iocare e significa brinquedo, divertimento, passatempo sujeito a regras, entre outros. Conceito extra?do do s?tio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_educativo - Acesso em: 08 de maio 2013.

Depois de discutir sobre o significado da palavra, apresente-lhes o texto a seguir. Voc? poder? projetar ou se preferir, imprima para eles arquivarem, colando no caderno de L?ngua Portuguesa, mas o mais importante ? explorar o texto com eles. Leia cada par?grafo e discuta sobre o que entenderam:

Jogos

Os Jogos geralmente envolvem estimula??o mental ou f?sica e muitas vezes ambos. De maneira l?dica, transmitem conhecimentos diversos tanto ?s crian?as quanto aos adultos. Existem dois grupos principais de jogos infantis: os de enredo e os de regras.

Os jogos de enredo tamb?m s?o chamados de jogos imaginativos, de faz-de-conta, de pap?is, simb?lico ou s?cio dram?tico. Eles visam promover o desenvolvimento cognitivo e afetivo-social do jogador. Neles, as crian?as se imaginam nos pap?is dos adultos, representando a realidade que vivem, ou que gostariam de vivenciar.

Nos jogos de regras, existe uma situa??o imagin?ria e est? subentendida nesta situa??o, as normas que orientam a brincadeira. Os participantes ficam atentos ? finalidade do jogo e no atendimento aos c?digos por eles compartilhados.

Apesar da diverg?ncia entre alguns autores, os jogos possuem determinado n?mero de caracter?sticas comuns, que permitem que sejam classificados como elementos de um jogo:

  • Jogador ou jogadores;
  • Advers?rio ou um grupo de advers?rios;
  • Interatividade;
  • Regras;
  • Objetivos;
  • Possibilidades de vit?ria e derrota;
  • Ser uma forma de entretenimento.

Os jogos educativos: importante ferramenta para o aprendizado infantil

Jogos Educativos

Imagem dispon?vel no blog jogos educativos: http://www.osjogoseducativos.com/ - Acesso em: 08 de maio 2013.

Os jogos educativos (geralmente est?o dentro dos jogos de regras), para al?m da parte l?dica, facilitam e estimulam a aprendizagem atrav?s da intera??o. Incitam ? resolu??o dos problemas propostos permitindo ao utilizador raciocinar e estimular as suas capacidades cognitivas, assim como desenvolver a sua coordena??o motora e reflexiva. Eles estimulam e favorecem o aprendizado de crian?as e adultos, atrav?s de um processo de socializa??o que contribui para a forma??o de sua personalidade. Eles visam estimular o impulso natural da crian?a (e adulto) a aprender. Para isso, os jogos educativos mobilizam esquemas mentais, estimulam o pensamento, a ordena??o de tempo e de espa?o, ao mesmo tempo em que abrangem dimens?es da personalidade como a afetiva, a social, a motora e a cognitiva. Favorecem tamb?m, a aquisi??o de condutas morais e cognitivas e o desenvolvimento de habilidades como coordena??o, destreza, rapidez, for?a e concentra??o. Conceito extra?do do s?tio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_educativo - Acesso em: 08 de maio 2013.

Professor, a seguir propomos um Crucigrama para voc? verificar se os alunos entenderam o que foi debatido:

Aluna UCA

1)      Complete as lacunas e o Crucigrama de acordo com as assertivas abaixo.

a)                                                             J __ __ __ __ __ __

b)                                                        __ O __ __

c)                                                   __ __ G __ __ __

d)                                       __ __ __ __ O __ __

e)               __ __ __ __ __ __ __ __ __S

a)      Para se jogar, ? preciso ter ao menos 01 ____________________ (JOGADOR).

b)      No texto acima, nos foi apresentado ____________ tipos de jogos (DOIS).

c)      Al?m dos jogos de enredo, existem os jogos de _____________ (REGRAS).

d)     Quando entramos em um jogo de competi??o (um contra o outro), devemos nos preparar para a vit?ria e para a ________________ (DERROTA).

e)      Para a aprendizagem infantil, s?o recomendados os jogos _______________ (EDUCATIVOS).

2)      Quais os jogos de enredo (faz de conta) voc? conhece? ________________________________________________________________

3)      Quais os jogos de regras que voc? conhece? ________________________________________________________________

Professor, utilizamos o exemplo acima para voc? conhecer este tipo de jogo. Ele tamb?m ? conhecido como ?Palavra Cruzada ou Cruzadinha? e pode ser utilizado em diferentes aulas: Ci?ncias, Geografia, Hist?ria, L?ngua Portuguesa, dentre outros, explorando os temas trabalhados em cada ?rea do conhecimento.

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2? Momento: aproximadamente 60 minutos.

Analisando alguns estilos de jogos

Professor, n?o ? novidade que o docente exerce imensa influ?ncia na vida de seus alunos.

Professora e aluno

Imagem dispon?vel no blog Tiago Nogueira  http://tiagonogueira.com.br/?p=1759 ? Acesso em: 08 de maio 2013.

Os professores s?o, inevitavelmente, uma decisiva refer?ncia para boa parte dos alunos, mesmo ap?s o t?rmino da rela??o professor x aluno e dos v?rios anos passados, muitos deles se lembram dos professores que marcaram sua vida acad?mica. Por isso, o professor deve se atentar para alguns perigos transmitidos por alguns jogos, mesmo que inconscientemente, pois sua vis?o de mundo pode ser refletida na forma??o da personalidade do aluno.

Um exemplo dessa nocividade, podemos citar os jogos de game violentos. Com tanta exposi??o ? viol?ncia, como fica a cabe?a das crian?as?

jogo violento

Imagem dispon?vel no blog acerto de contas: http://acertodecontas.blog.br/artigos/qual-o-poder-de-influencia-dos-jogos-violentos/ - Acesso em: 08 de maio 2013.

jogo violento

Imagem dispon?vel no blog quintal virtual: http://www.quintalvirtual.blog.br/?p=999 ? Acesso em: 08 de maio 2013.

O personagem da figura se refere a um jogo de game violento, que em sua vis?o, exerce influ?ncia negativa na vida de crian?as e de adolescentes, levando-os inclusive a cometerem crimes. Com o crescente e cont?nuo aumento do n?mero de jogos violentos, n?o ? de se estranhar porque nossa sociedade est? t?o violenta.

At? o Papa Bento XVI se manifestou em rela??o aos jogos violentos da seguinte maneira: ?A tend?ncia de desenvolver produtos e jogos de videogame que exaltam a viol?ncia e o comportamento antissocial ? repulsiva, especialmente quando tais produtos s?o voltados a crian?as?, (24/01/2007). Informa??o dispon?vel em: http://idgnow.uol.com.br/ti-pessoal/2007/01/25/idgnoticia.2007-01-25.1083865215/ - Acesso em: 08 de maio 2013.

A mensagem do papa sucede movimentos recentes da Alemanha que est?o estudando formas de harmonizar as v?rias leis em diferentes pa?ses da Europa, aumentando as chances de que barreiras que se estendam por todo o territ?rio europeu entrem em vigor.
Na Alemanha, o governo j? prop?s banir certos jogos violentos.

Professor, mesmo alguns jogos violentos, t?o criticados e pol?micos, podem trazer benef?cios como aprimorar o reflexo, a coordena??o motora, a vis?o perif?rica, a aten??o, aspectos que envolvem a coragem, o trabalho em equipe e o senso de estrat?gia. Contudo, quando analisamos o comportamento de grande parte dos alunos frente a uma situa??o conflituosa, percebe-se que tais jogos trazem mais preju?zos do que benef?cios. 

Portanto, este ? um momento oportuno para exibir para seus alunos um v?deo com trechos de um game que de t?o violento, foi proibido de ser lan?ado. Voc? poder? utilizar o Laborat?rio de Inform?tica, projetar o filme com o aux?lio de um projetor multim?dia ou se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet).

Mas, para isso, prepare a turma e instrua os alunos para observarem o que n?o deve ser imitado. Posteriormente, promova um debate.

jogo violento

V?deo dispon?vel em: http://www.uhull.com.br/12/14/os-10-jogos-mais-violentos-de-todos-os-tempos/ - Acesso em: 08 de maio 2013.

Ap?s a exibi??o do v?deo, abra uma roda de conversa. Ou?a a opini?o de seus alunos sobre o conte?do do mesmo. Questione-os:

- O que voc?s aprenderam com o jogo?

- Este jogo melhorou voc?s como pessoa?

- Qual a opini?o de voc?s, acerca dos games violentos?

- Voc?s acham que esse tipo de jogo pode influenciar a atitude das crian?as?

Provavelmente os alunos trar?o em suas falas as perversidades do jogo.

Aluna UCA

Professor, conclua esse momento com uma atividade e apresente o seguinte v?deo. Voc? poder? utilizar o Laborat?rio de Inform?tica, e projetar o filme com o aux?lio de um projetor multim?dia ou se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet).

Aluno que sofria bullying

Fonte- v?deo dispon?vel youtube: http://www.youtube.com/watch?v=0XTZ8Q7dqRM - Acesso em: 08 de maio 2013.

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1)      Voc? considerou a atitude da crian?a agredida:

a)      (   ) Certa, pois, algumas pessoas s? aprendem a li??o depois que apanham.

b)      (   ) Errada, pois, viol?ncia s? gera viol?ncia. O que deveria fazer era denunciar o agressor ? dire??o da escola.

c)      (   ) N?o sei.

Professor, o ideal seria se todos optassem pela alternativa (b). Contudo, certamente alguns optar?o pela alternativa (a) e caso isso ocorra, o momento ? oportuno para refletir e propor a cultura da n?o viol?ncia e alert?-los que a vida n?o ? um game. Devemos, pois, resolver nossos conflitos na base do di?logo e respeito m?tuo, mesmo que isso seja uma atitude muito dif?cil.

Professor, esteja preparado para ouvir relatos de viol?ncia familiar por parte de seus alunos, pois, sabemos que determinados comportamentos violentos das crian?as, podem ser reprodu??es  daquilo que vivenciam dentro de casa.

2)      Em grupos de 04 alunos, encene a situa??o acima e d? um novo desfecho a ela. 

Para concluir a atividade discuta com os alunos sobre as encena??es e qual delas foi a mais criativa e apresentou um desfecho que revelou estar adequada a cultura da n?o viol?ncia. Se preferir solicite que fa?am o registro no caderno de L?ngua Portuguesa por meio de um relat?rio.

3? Momento: aproximadamente 60 minutos.

A utiliza??o de jogos na constitui??o ?tica do indiv?duo

Etica - palavra

O que ? ?tica? ?tica ? o conjunto de valores e princ?pios que utilizamos para decidir nossa conduta em sociedade. ? o que orienta nossas a??es em rela??o ?s tr?s grandes quest?es da vida humana - querer, dever e poder -, que s?o exatamente os territ?rios da nossa a??o. Imagem e conceito dispon?veis em: http://www.codesa.gov.br/Site/Default.aspx?alias=www.codesa.gov.br/site/etica - Acesso em: 08 de maio 2013.

Esses valores e princ?pios que orientam nossa vida social, inicialmente s?o transmitidos pela fam?lia, mas, s?o constru?dos ao longo da vida do indiv?duo, principalmente nos primeiros anos de vida da crian?a: a inf?ncia. Raz?o essa que o fil?sofo grego S?crates, sabiamente preferia ensinar aos mais jovens.

H? muito tempo, descobriu-se a efic?cia da utiliza??o dos jogos na aprendizagem. Al?m de aprimorar o reflexo, a coordena??o motora, a vis?o perif?rica, a aten??o, aspectos que envolvem a coragem, o trabalho em equipe e o senso de estrat?gia, racioc?nio, concentra??o e outros, os jogos s?o elementos capazes de contribuir na forma??o do car?ter das pessoas.

Professor, para exemplificar, proponha aos seus alunos a realiza??o de alguns jogos. Veja as sugest?es a seguir:

Jogo da Velha:

Jogo da Velha

Imagem dispon?vel em http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_da_velha - Acesso em: 08 de maio 2013.

Um dos fatores que faz dos jogos um constituinte de car?ter ? a exist?ncia das regras, pois, na vida em sociedade estamos submetidas a elas o tempo todo.

Antes de iniciar o jogo discuta com os alunos as regras do jogo:

  • O tabuleiro ? uma matriz de tr?s linhas por tr?s colunas;
  • Dois jogadores escolhem uma marca??o cada um, geralmente um c?rculo (O) e um xis (X);
  • Os jogadores jogam alternadamente, uma marca??o por vez, numa lacuna que esteja vazia;
  • O objetivo ? conseguir tr?s c?rculos ou tr?s xis em linha, quer horizontal, vertical ou diagonal, e ao mesmo tempo, quando poss?vel, impedir o advers?rio de ganhar na pr?xima jogada;
  • Quando um jogador conquista o objetivo, riscam-se os tr?s s?mbolos.

Jogador xis (X) ganha:

Empate (chamado de velha no Brasil, costuma-se dizer que o jogo "deu velha"):

O Jogo da Velha estimula o racioc?nio l?gico; aten??o; cria??o de esquemas mentais que auxiliam na resolu??o de problemas e estrat?gia. Pessoas com essas caracter?sticas se tornam excelentes profissionais.

Aluna UCA

Professor, organize a sala de aula em duplas. Forne?a papel e l?pis para os alunos. Explique novamente como se joga o Jogo da Velha. Ap?s a explica??o, estipule um tempo e permita que eles se divirtam praticando o jogo. Ap?s a atividade, converse com eles fazendo um resgate da import?ncia de seguir as regras do jogo, pois, o aluno que tem facilidade de seguir as regras do jogo, provavelmente ter? facilidades em seguir as regras da vida quando adulto. No entanto, aquele que tem dificuldades em seguir as regras do jogo, provavelmente ter? dificuldades de seguir as regras da vida quando adulto.

Travessia do Rio

Professor, desafie seus alunos com o jogo Travessia do Rio. Para isso, encaminhe-os para o Laborat?rio de Inform?tica ou projete o jogo com o aux?lio de um projetor multim?dia ou se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet).                                                                                                                   

O jogo est? dispon?vel em: http://www.njogos.pt/travessia_do_rio.html - Acesso em: 08 de maio 2013.

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Travessia do Rio

Jogo dispon?vel em: http://www.njogos.pt/travessia_do_rio.html - Acesso em: 08 de maio 2013.

Fa?a com que todas as pessoas atravessem para o outro lado do rio seguindo as regras. Utilize o mouse para clicar no passageiro e coloc?-lo no barco e depois clique na alavanca vermelha para atravessar.

Regras:

1) O pai, a m?e e o policial pilotam o barco;
2) A m?e n?o pode ficar sozinha com os filhos;
3) O pai n?o pode ficar sozinho com as filhas;
4) O prisioneiro n?o pode ficar sozinho com ningu?m;
5) O barco s? pode transportar 02 pessoa por vez.

Aluna UCA

Professor, se for necess?rio, visualize a solu??o do jogo. Ela est? dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=vu7qWbvnS4U ? Acesso em: 08 de maio 2013.

Jogos cooperativos:

Jogo violento Cooperativos

Imagem dispon?vel em: http://blogquestjogoscooperativos.blogspot.com.br/- Acesso em: 08 de maio 2013.

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Uma importante ferramenta capaz de contribuir na forma??o ?tica dos indiv?duos s?o os Jogos Cooperativos. S?o din?micas de grupo que t?m por objetivo, em primeiro lugar, despertar a consci?ncia de coopera??o (ajuda), isto ?, mostrar que a coopera??o ? uma alternativa poss?vel e saud?vel no campo das rela??es sociais. No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, um solid?rio, e n?o mais como o tem?vel advers?rio. A pessoa quando joga aprende a se colocar no lugar do outro, priorizando sempre os interesses coletivos.
S?o jogos para unir pessoas, e refor?ar a confian?a em si mesmo e nos outros que jogam. As pessoas podem participar autenticamente, pois ganhar ou perder s?o apenas refer?ncias para um continuo aperfei?oamento pessoal e coletivo. Jogar cooperativamente ? reaprender a conviver consigo mesmo e com as outras pessoas.
O jogo cooperativo serve para nos libertar da competi??o, seu objetivo maior ? a participa??o de todos por uma meta comum. Os padr?es de comportamentos fluem dos valores que adquirimos enquanto brincamos e jogamos durante a nossa inf?ncia, ent?o o modelo a que estamos expostos resultar? no modelo que seguiremos no jogo e fora dele.

Conceito dispon?vel em: http://blogquestjogoscooperativos.blogspot.com.br/- Acesso em: 08 de maio 2013.

Professor, o jogo cooperativo comprovadamente traz diversos benef?cios aos seus praticantes, principalmente na inf?ncia. Como vimos na ?ltima frase do texto que traz o conceito dos jogos cooperativos, os padr?es de comportamento est?o diretamente relacionados aos valores adquiridos nos jogos e brincadeiras na inf?ncia, assim, se uma crian?a recebe valores de competi??o na inf?ncia, provavelmente ela ser? uma pessoa competitiva por toda sua vida. N?o que a competi??o seja sempre prejudicial, mas se ela n?o souber equilibrar o instinto competitivo, o ser? no trabalho ? podendo causar in?meros conflitos com os colegas de trabalho, na fam?lia ? podendo prejudicar o casamento, por exemplo, quando quiser competir e ser melhor que o c?njuge, dentre outros. Da mesma maneira, se nas brincadeiras de inf?ncia o indiv?duo se acostumou ou se o deixaram ganhar, ganhar e ganhar, certamente crescer? tendo dificuldades de aceitar as derrotas da vida que s?o inevit?veis, podendo se frustrar ou mesmo se revoltar com a vida.

Pode-se imaginar que indiv?duos mesquinhos, egoc?ntricos, ego?stas, autorit?rios, violentos, o s?o desde a inf?ncia e os jogos ou brincadeiras que tiveram acesso, de certa maneira, contribu?ram na forma??o de sua personalidade. Da? a import?ncia do emprego dos jogos e das brincadeiras adequadas na inf?ncia.

Bolas Coloridas no Ar

Aplique o jogo cooperativo Bolas Coloridas no Ar nos seus alunos.

1)   Objetivo: Despertar a coopera??o, a solidariedade e o compromisso consigo mesmo e com o mundo.

2)   Material: V?rias bexigas coloridas, numa quantidade maior que o n?mero de participantes e m?sica alegre.

3)   Exemplo: Se houver 10 participantes, ser?o 20 bexigas.

4)   Participantes: A partir de 5 pessoas.

5)   Tempo estimado: Dez minutos.

6)   Desenvolvimento: O facilitador solicita aos participantes que v?o para o meio da sala, fa?am um c?rculo com o grupo, sendo que um dos participantes dever? ir para o centro do c?rculo.

7)   Escrever nas bexigas valores como: alegria, paz, amor, solidariedade, companheirismo, compreens?o, amizade, aceita??o, autoestima, confian?a, f?, compromisso, sinceridade, paci?ncia, coragem, dentre outros.

8)   Todos participantes estar?o jogando as bexigas para ele.

9)   Colocar uma m?sica alegre e em seguida jogar uma bexiga para que ele mantenha no ar e n?o deixe cair no ch?o, logo ? jogada mais uma bexiga, que tamb?m precisa mant?-la no ar.

10) Em seguida come?a a aumentar o n?mero de bexigas, o participante deve fazer de tudo para n?o deix?-las cair. Como vai ficando mais dif?cil, os outros participantes ainda n?o dever?o ajud?-lo e esperar que ele solicite ajuda.

11) Se isso n?o ocorrer, esperar e ver at? onde ele vai. Quando parar, verificar com ele o que precisa para manter as bexigas no ar.

12) Se ele disser que precisa de ajuda, solicita-se que ele mesmo pe?a aos outros participantes que dever?o ajudar, at? que todos os integrantes j? estejam mantendo as bexigas no ar e impedindo que caiam. (Tempo: tr?s minutos.).

13) Em seguida, come?ar a chamar um por um dos participantes at? que o primeiro fique sozinho tentando manter todas as bexigas no ar. Quando ele desistir, todos dever?o fazer uma roda para discutir sobre essa tarefa.

14) Aberto para coment?rios.

 Observa??o: Cada bexiga pode representar algo correspondente ao planeta ou ? vida ou qualquer outro assunto que se deseja estimular.

Jogo dispon?vel em: http://www.spacosolaberto.com.br/ver_artigo.php?id=68 ? Acesso em: 08 de maio 2013.

Ao t?rmino da aula, abra novamente uma roda de conversa para ouvir os alunos sobre o que aprenderam. Provavelmente voc? perceber? nas suas falas a influ?ncia de determinados jogos e brincadeiras na constitui??o de seu car?ter. Fa?a o registro no caderno, solicitando que relatem as suas aprendizagens com o jogo.

Recursos Complementares

?        Professor saiba mais sobre ?tica em:

S?tio sobre uma campanha contra a viol?ncia dom?stica- http://pt.wikipedia.org/wiki/Viol%C3%AAncia_dom%C3%A9stica ? Acesso em: 08 de maio 2013.

S?tio fala sobre o conceito de ?tica- http://www.consciencia.org/etica-a-nicomaco-resumo-e-analise ? Acesso em: 08 de maio 2013.

Avaliação

Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avalia??o formativa que leve em considera??o todo o processo de constru??o do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participa??o e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles se envolveram nos jogos e brincadeiras e se compreenderam que os jogos e brincadeiras s?o determinantes para a constru??o de seu car?ter e na constitui??o ?tica. Estas observa??es ser?o ?teis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.