Dal?nea Cristina Fl?r
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Matem?tica | Espa?o e forma |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
? Avan?ar no desenvolvimento das diferentes dimens?es humanas;
? Interagir com diferentes crian?as e adultos;
? Ouvir hist?rias;
? Desenvolver aten??o e concentra??o;
? Compartilhar um espa?o de express?o com crian?as e adultos, por meio do teatro;
? Desfrutar de momentos l?dicos e de muita imagina??o;
? Participar de um momento de culin?ria;
?Degustar o prato preparado em parceria com os colegas.
? Participar de uma oficina de m?scaras;
?
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.
?
?
Primeiras considera??es:
Um aspecto muito valorizado e explorado em nosso cotidiano s?o as intera??es. Consideramos as possibilidades de intera??o (crian?a-crian?a, crian?a-adulto) um fator bastante importante no desenvolvimento de todos. Neste sentido, nos empenhamos em planejar momentos coletivos em que grupos de diferentes faixas et?rias possam estar envolvidos em uma mesma atividade, proporcionando assim viv?ncias ricas de aprendizado entre as crian?as de diversas idades. Foi pensando nisso que surgiu essa proposta, que apresenta momentos bem diversificados para os grupos 2, 3, 4 e 5 (crian?as entre 2 e 5 anos).
Vale ressaltar que nesses momentos as crian?as maiores desenvolvem respeito e cuidado para com as menores. E estas, por sua vez, percebem que aquelas tamb?m s?o crian?as, s? que mais experientes e, por isso, muito interessantes, j? que fornecem pistas e as ajudam a desenvolver atividades que n?o conseguiriam realizar sozinhas. Essa ajuda, essa dica, que uma crian?a de 4 anos fornece a outra de 2 anos, por exemplo, parece corriqueira e sem import?ncia, mas n?o ?, pois a crian?a de 4 anos est? fazendo de forma espont?nea aquilo que n?s, professores, fazemos intencionalmente: atuar na zona de desenvolvimento proximal da crian?a de 2 anos.
Existem rela??es complexas entre o desenvolvimento e a aprendizagem da crian?a. Vigotski (1984), identificou dois n?veis de desenvolvimento: o primeiro ? o n?vel denominado de real ou efetivo e constitui-se pelas fun??es psicol?gicas j? efetivadas; o segundo ? o n?vel de desenvolvimento pr?ximo e se define como aquelas fun??es que est?o em vias de amadurecer podendo ser identificadas por meio de solu??o de tarefas com o aux?lio do adulto e outras
crian?as mais experientes. Nesse sentido, o ensino deve incidir sobre o segundo n?vel, pois a zona de desenvolvimento pr?ximo tem um valor mais direto para a din?mica da instru??o do que o n?vel atual de desenvolvimento. Portanto, neste processo, o professor tem um papel destacado enquanto mediador entre a crian?a e o conhecimento produzido e acumulado historicamente pela humanidade, cabendo a ele intervir na zona de desenvolvimento pr?ximo da crian?a conduzindo a pr?tica pedag?gica (FACCI, 2006, p. 23).
?
Primeiro Momento: Organizando o cen?rio
Materiais: hist?ria Cachinhos Courados e os Tr?s Ursos, dispon?vel em http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=33, objetos para compor o cen?rio (uma mesa, tr?s pratos, tr?s cadeiras e tr?s colchonetes de tamanhos diferentes), figurino dos personagens da hist?ria: para o papai urso pode-se usar roupas comuns, de cor marrom e uma m?scara. Para o ursinho roupas comuns marrom, uma m?scara e um bon?. Para mam?e urso pode-se usar roupas comuns marrom, um vestido e uma m?scara. Para cachinhos dourados, peruca loira e um vestido (se n?o tiver peruca fa?a somente duas chuquinhas no cabelo, usando dois la?os coloridos), para a confec??o das m?scaras ver http://pt.scribd.com/doc/126294319/Cachinhos-Dourados-Mascaras.
Dura??o: 15 minutos.
Organize um ambiente onde haja espa?o para a encena??o da hist?ria. L? monte o cen?rio, que basicamente deve ter tr?s espa?os diferentes: a casa dos ursos, uma mesa com tr?s pratos de tamanhos diferentes, tr?s cadeiras de tamanhos diferentes e tr?s colchonetes ou len??is de tamanhos diferentes. Ap?s a arruma??o do cen?rio e dos personagens, chame as crian?as e o espet?culo pode come?ar!
?
Fonte, arquivo institucional NDI 2013
?
Convide as crian?as para assistirem a um teatro em companhia de outros grupos de crian?as. Depois do teatro, outras propostas v?o acontecer, mas estas podem ser explicadas na sequ?ncia. Esta atividade foi pensada para as crian?as dos grupos 2, 3, 4 e 5 do N?cleo de Desenvolvimento Infantil - NDI, cuja faixa et?ria fica entre 2 e 5 anos. A ideia ? que um professor ou auxiliar de sala de cada grupo, possa interpretar um personagem, somando 4 adultos. ? preciso ainda um narrador, (que pode ser a professora do grupo 5, onde as crian?as j? s?o maiores e conseguem, sob uma orienta??o pr?via desta, organizarem-se com maior autonomia na hora da apresenta??o). O narrador tamb?m pode ser outro funcion?rio da escola, como a coordenadora pedag?gica, a auxiliar de ensino, o professor de educa??o f?sica, ou mesmo um familiar a convite de uma das professoras.
?
Segundo Momento: O teatro de cachinhos dourados e os tr?s ursos
Dura??o: 15 minutos.
Essa hist?ria ? de f?cil encena??o, pois as falas e enredos s?o repetitivos e simples, mas sem deixar de ser interessantes. Basta que os professores conhe?am a hist?ria, leiam as falas e ensaiem uma ou duas vezes para dramatiz?-la com sucesso. Ap?s a encena??o, os personagens podem se aproximar das crian?as e conversar com elas, contando como ? morar na floresta e como ? gostoso o mingau que a mam?e ursa prepara. Se alguma crian?a ficar com medo, sugerimos que o personagem se identifique, mostrando para ela que ? um dos professores da escola. Depois de conversarem com as crian?as sobre assuntos diversos, os personagens podem convid?-las para fazer um delicioso mingau. Sugerimos que para o preparo do mingau as crian?as sejam divididas em dois grupos: crian?as na faixa et?ria de 2 e 3 anos devem ir para outro espa?o, arrumado anteriormente para o preparo do mingau, acompanhadas de suas professoras e de dois personagens, e crian?as na faixa et?ria de 4 e 5 anos acompanharem tamb?m suas professoras e os outros dois personagens para outro local tamb?m preparado com anteced?ncia para esta atividade .
Assistindo o teatro
Fonte, arquivo institucional NDI 2013
Terceiro Momento: Fazendo e saboreando um delicioso mingau com cachinhos dourados e os tr?s ursos
Materiais: Toalha de mesa, panela, ingredientes para o mingau (receita abaixo), pratos e colheres.
Dura??o: 30 minutos.
Organize um espa?o onde o mingau possa ser preparado pelas crian?as. Este deve ter uma mesa grande onde ficar?o os utens?lios e ingredientes a serem utilizados no preparo do mingau e onde as crian?as possam ficar em volta para manusear os ingredientes e acompanhar o preparo. Um dos personagens deve sair do ambiente sem que as crian?as percebam. Depois que todos se acomodarem, inicie perguntando como as crian?as acham que se prepara um mingau. Discutam sobre o assunto e, se nenhuma crian?a der por falta do personagem que saiu, a pr?pria professora pode comentar e convidar as crian?as para cham?-lo bem alto. Depois que as crian?as chamarem algumas vezes, o personagem pode entrar trazendo os ingredientes. Agora ? s? fazer o mingau com a ajuda de todos.
Receitas
1) Mingau de farinha l?ctea
? 1 x?cara de leite
? 1 colher de sobremesa de farinha l?ctea
? 1 colher de a??car
Misture todos os ingredientes em uma tigela e sirva. N?o ? necess?rio levar ao fogo.
http://www.flavoli-mamae.blogger.com.br/mingau.htm. Nesse endere?o h? outras op??es de receitas de mingau.
?
Fonte, arquivo institucional NDI 2013
?
Quarto Momento: Oficina de m?scaras da hist?ria
Materiais: cartolina, caneta hidrocor, giz de cera, tesoura, lastec, furador de papel, c?pia em folha A4 das m?scaras de cada personagem, dispon?vel em
http://pt.scribd.com/doc/126294319/Cachinhos-Dourados-Mascaras
Dura??o: 30 minutos.
Organize um espa?o com mesas e cadeiras onde as crian?as possam se acomodar. Disponibilize os materiais para a confec??o das m?scaras. Sugerimos que colem previamente a folha A4 em cartolinas para que as m?scaras fiquem mais grossas, e n?o rasguem com o manuseio. Deixe que as crian?as escolham o personagem de seu interesse e o pintem e depois o professor pode come?ar a recortar e por o el?stico nas m?scaras das crian?as menores. As crian?as maiores tamb?m podem ajudar nesse processo.
?
Quinto Momento: Brincando com as m?scaras
?
Materiais: M?scaras confeccionadas pelas crian?as.
Dura??o: 30 minutos.
Ap?s a confec??o das m?scaras, proponha que as crian?as brinquem livremente. Depois o professor pode sugerir e fazer a media??o em uma brincadeira mais elaborada, onde as crian?as, em pequenos grupos, possam representar a hist?ria, a sua maneira, em encena??es com as m?scaras.
http://www.colorirgratis.com/desenhos-de-cachinhos-dourados-e-os-tres-ursos-para-colorir.html
http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/download_aulas_pdf/infantil_2012/As_historias_do_Senhor_Urso_A_peca.pdf
http://pt.scribd.com/doc/126294319/Cachinhos-Dourados-Mascaras
FACCI, M.G.D. Os est?gios do desenvolvimento psicol?gico segundo a psicologia s?ciohist?rica. In: ARCE, A. e DUARTE, N. Brincadeira de pap?is sociais na educa??o infantil: as contribui??es de Vigotski, Leontiev e Elkonin
S?o Paulo, Xam?, 200
Durante a realiza??o das atividades conjuntas, (que envolvam mais de um grupo de crian?as) ? importante que os professores possam trocar impress?es sobre o trabalho desenvolvido, no sentido de verificar se as crian?as se envolveram com a proposta, se os grupos interagiram e vivenciaram momentos de parceria; se ampliaram seu repert?rio linguistico e imagin?rio, por meio da conta??o da hist?ria, do teatro, e dos enredos criados pelos professores e pelas pr?prias crian?as, no decorrer da proposta; se demonstraram interesse pela aula de culin?ria e estabeleceram rela??es entre esta e o teatro assistido. Todos provaram o mingau? o que as crian?as demonstraram ao degustar o prato feito por elas mesmas? Os registros s?o ferramentas importante nesse processo, pois servir?o de subs?dios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para os professores avaliarem tamb?m sua pr?tica pedag?gica.