Dal?nea Cristina Fl?r, Giandr?a Reuss Strenzel, Graziela Maria Beretta Lopez
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Matem?tica | Espa?o e forma |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transforma??o |
? Avan?ar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimens?es humanas;
? Interagir com diferentes crian?as e adultos;
? Ouvir hist?rias;
? Desenvolver aten??o e concentra??o;
? Compartilhar um espa?o de express?o com crian?as e adultos, por meio da brincadeira de acampamento;
? Desfrutar de momentos l?dicos e de muita imagina??o;
?
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios espec?ficos.
Um aspecto muito valorizado e explorado em nosso cotidiano s?o as intera??es. Consideramos as intera??o (crian?a-crian?a, crian?a-adulto) um fator bastante importante para o desenvolvimento humano. Neste sentido, nos empenhamos em planejar momentos coletivos em que grupos de diferentes faixas et?rias possam estar envolvidos em uma mesma atividade, proporcionando assim viv?ncias riqu?ssimas de aprendizado entre as crian?as de diversas idades. Foi pensando nisso que surgiu a ideia de brincar de acampamento com os grupos 2, 3 e 4 (crian?as entre 18 meses e 4 anos).
Vale ressaltar que nesses momentos as crian?as maiores desenvolvem respeito e cuidado para com as menores. E estas, por sua vez, percebem que aquelas tamb?m s?o crian?as, s? que mais experientes e, por isso, interessantes, j? que fornecem pistas e as ajudam a desenvolverem atividades que n?o conseguiriam realizar sozinhas. Essa ajuda, essa dica, que uma crian?a de 4 anos fornece a outra de 2 anos, por exemplo, parece corriqueira e sem import?ncia, mas n?o ?, pois a crian?a de 4 anos est? fazendo de forma espont?nea aquilo que n?s, professores, fazemos intencionalmente: atuar na zona de desenvolvimento pr?ximo da crian?a de 2 anos.
Existem rela??es complexas entre o desenvolvimento e a aprendizagem da crian?a. Vigotski (1984), identificou dois n?veis de desenvolvimento: o primeiro ? o n?vel denominado de real ou efetivo e constitui-se pelas fun??es psicol?gicas j? efetivadas; o segundo ? o n?vel de desenvolvimento pr?ximo e se define como aquelas fun??es que est?o em vias de amadurecer podendo ser identificadas por meio de solu??o de tarefas com o aux?lio do adulto e outras crian?as mais experientes. Nesse sentido, o ensino deve incidir sobre o segundo n?vel, pois a zona de desenvolvimento pr?ximo tem um valor mais direto para a din?mica da instru??o do que o n?vel atual de desenvolvimento. Portanto, neste processo, o professor tem um papel destacado enquanto mediador entre a crian?a e o conhecimento produzido e acumulado historicamente pela humanidade, cabendo a ele intervir na zona de desenvolvimento pr?ximo da crian?a, conduzindo a pr?tica pedag?gica (FACCI, 2006, p. 23).
Primeiro Momento: Fazendo os preparativos
?
Por meio de conversa o professor deve reconhecer o que as crian?as sabem sobre acampamento. Perguntas como as seguintes podem ser feitas:
a) Quem j? ouviu falar de acampamento?
b) O que ? um acampamento e como pode acontecer?
c) O que precisa para fazer um acampamento?
d) Quem j? participou de um acampamento?
Finalize com o convite de realizarem um acampamento com crian?as de outro grupo. Explique que quem tiver barraca em casa deve trazer, mas deixe claro que todas as crian?as ter?o livre acesso por todas as barracas.Professor, converse com as fam?lias, explicando sobre a ideia de brincar de acampamento com as crian?as. Pe?a que no dia combinado os pais tragam (quem tiver e puder trazer), barracas e lanternas para a escola. Pode ser barraca pequena, pr?pria para crian?as ou barraca de acampamento de verdade, nesse caso pe?a para a fam?lia ajudar a arm?-la. Voc? tamb?m pode convidar os familiares para participarem da brincadeira. ? importante lembrar as crian?as e fam?lias que se n?o tiverem barraca e quiserem contribuir com a proposta, poder?o pensar em len?ol ou algo parecido, que possa ser amarrado e transformado em uma esp?cie de barraca.
?
Segundo Momento: Armando o acampamento
Materiais: Barracas, tapetes, almofadas e lanternas.
Escolha um espa?o externo da escola para montar o acampamento. Se a institui??o disponibilizar alguma barraca, j? deixe montada no espa?o. Conforme as crian?as e fam?lias forem chegando, v? verificando quem trouxe barraca e convidando-as a ajudar a mont?-las. Deixe que as crian?as explorem o espa?o e interajam com as fam?lias que estiverem presentes. ? medida que mais barracas forem sendo armadas, a brincadeira vai ficando mais interessante, pois ser?o mais espa?os a explorar. As lanternas tamb?m devem ser disponibilizadas nessa hora.
?
Fotos: Fonte, arquivo institucional NDI- 2012/2013
?
Terceiro Momento: ? hora de dormir... ? hora de acordar...
?
Materiais: Lanternas, barracas, almofadas, bonecas, animais de brinquedo, bichos de pel?cia.
Dura??o: 30 minutos.
Obs: Se essa atividade (do acampamento) for realizada com crian?as maiores, as brincadeiras do dorme-acorda e a seguinte, do lobo, podem ser incrementadas com enredos mais desafiadores, ou mesmo substitu?das por propostas mais instigantes, como por exemplo, um momento onde s?o contadas lendas assustadoras.
Para esta brincadeira, o professor poder? disponibilizar uma caixa com bonecas e/ou animais de brinquedo para que as crian?as levem para a barraca para brincarem.
Convide as crian?as a se dividirem em pequenos grupos, de maneira que fique um adulto junto com cada grupo. Cada adulto entra com seu grupo em uma barraca e fantasiando a situa??o, diz que anoiteceu e precisam das lanternas para clarear. Convide as crian?as a acenderem as lanternas e a brincar com elas. Depois pe?a para desligarem, pois precisam dormir junto com seus beb?s e/ou animais. Proponha que fechem os olhos, e depois de um tempinho (30 segundos), imite o cantar de um galo, anunciando que amanheceu o dia, ent?o ? hora de levantar. Pe?a para as crian?as levantarem e se espregui?arem. Deixe que explorem mais um pouco o acampamento e repita a brincadeira quantas vezes considerar conveniente, ou seja, enquanto as crian?as demonstrarem envolvimento. Crie novos enredos, acrescentando detalhes e deixando que as crian?as tamb?m os criem, agu?ando a imagina??o de cada uma e enriquecendo a brincadeira.
?
Fotos: Fonte, arquivo institucional NDI- 2012/2013
?
Quarto Momento: Fazendo piquenique no acampamento
Materiais: Toalha de mesa, lanche das crian?as.
Dura??o: 30 minutos.
Organize um espa?o entre as barracas com toalhas de mesa e o lanche das crian?as. Convide todos a acomodarem-se para um delicioso lanche. Aproveite esse momento para orientar uma conversa tranquila entre as crian?as e observe a troca de experi?ncia entre elas. Ou antes de iniciar o lanche as convide para cantar algumas can??es conhecidas de cada grupo, com o objetivo de ampliar o repert?rio musical de todos.
?
Fotos: Fonte, arquivo institucional NDI- 2012/2013
?
Quinto Momento: O lobo est? rondando o acampamento
Materiais: Lanternas, barracas, almofadas, len??is.
Dura??o: 15 minutos.
Professor, convide as crian?as para brincarem de lobo e porquinhos (ou s? lobo). Explique a brincadeira e mais uma vez convide as crian?as a se dividirem em pequenos grupos, de maneira que fique um adulto junto com cada grupo. Cada adulto com seu grupo fantasia a situa??o e diz para todos fugirem para a barraca, pois o lobo est? chegando. Ap?s todos entrarem na barraca, um adulto (pode ser um professor, auxiliar ou familiar), come?a a andar pelo acampamento imitando a voz do lobo e dizendo que vai soprar as barracas. O adulto que est? com as crian?as pede sil?ncio a elas e acalma se algu?m tiver medo. Depois de rondar o lobo diz que vai embora, mas que pode voltar.
Convide ent?o as crian?as a espiarem para ver se podem sair. Deixe que saiam e depois de um tempinho (1 minuto), fa?a alarde novamente e convide-as para entrar. O lobo aparece novamente, e a brincadeira vai se repetindo de acordo com o interesse das crian?as.
?
Sexto Momento: Muitos lobinhos est?o rondando o acampamento
Materiais: Lanternas, barracas, almofadas, len??is.
Dura??o: 15 minutos.
Agora o convite ? para que algumas crian?as sejam os lobinhos. Ent?o a brincadeira pode ser repetida, agora com a participa??o das crian?as como lobos. No decorrer da brincadeira, por meio da media??o dos professores, as crian?as podem ir se revezando, para que todos que quiserem possam ser lobinhos.
?
Fotos: Fonte, arquivo institucional NDI- 2012
FACCI, M.G.D. Os est?gios do desenvolvimento psicol?gico segundo a psicologia s?ciohist?rica. In: ARCE, A. e DUARTE, N. Brincadeira de pap?is sociais na educa??o infantil: as contribui??es de Vigotski, Leontiev e Elkonin
S?o Paulo, Xam?, 2006.
Ap?s a realiza??o das atividades conjuntas, (que envolvam mais de um grupo de crian?as) ? importante que os professores troquem impress?es sobre o trabalho desenvolvido, no sentido de verificar se as crian?as se envolveram com a proposta, se os grupos interagiram e vivenciaram momentos de parceria. Se ampliaram seu repert?rio lingu?stico e imagin?rio, por meio dos enredos criados pelos professores e pelas pr?pria crian?as, no decorrer da proposta. Os registros s?o ferramentas importantes nesse processo, pois servir?o de subs?dios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para os professores avaliarem tamb?m sua pr?tica pedag?gica.