Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
? Desenvolver o racioc?nio l?gico e a imagina??o;
? Criar esquemas mentais;
? Respeitar regras e normas;
? Diferenciar advers?rio de inimigo;
? Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
? Aprender a ganhar e a perder;
? Desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupo;
? Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto;
? Utilizar o texto instrucional para o registro de regras;
? Produzir textos a partir de situa??es vivenciadas.
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que o aluno tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita. Al?m disto, ? preciso que seja capaz de expor suas ideias e de se relacionar com os colegas.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, acesse o link: "S?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa" http://pacto.mec.gov.br acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o".
1? Momento: aproximadamente 60 minutos.
Esta aula ser? desenvolvida a partir dos conhecimentos pr?vios da turma, ela ir? ampliar as informa??es dos alunos acerca de jogos. Inicie a atividade dialogando com os alunos sobre o que eles sabem a respeito de jogos. Verifique quais tipos de jogos eles conhecem. Utilize a lousa e solicite que registrem em seus cadernos de Matem?tica o que voc? escrever. Fa?a duas colunas e a partir dos jogos que os alunos trouxeram, divida-os em jogos que utilizam a for?a f?sica e jogos que utilizam o racioc?nio l?gico.
Imagem dispon?vel em: http://www.zitei.com.br/ilustracao.html - Acesso em: 09 de jun. 2013.
Conhecendo alguns tipos de jogos:
Existem v?rios tipos de jogos, como os de tabuleiro e os de cartas; jogos online: infantis, l?dicos, de faz de conta, educativos, cooperativos, f?sicos, racioc?nio, dentre outros. Fa?a a elei??o de um jogo que exige for?a f?sica e o pratique com seus alunos. Imaginemos que o jogo eleito foi ?Queimada? que tamb?m ? conhecida como ?Carimbada?.
1) Professor, providencie um local adequado na escola, de prefer?ncia uma quadra de esportes e propicie uma atividade l?dica, prazerosa, que exija agilidade e trabalho em equipe.
2) Antes de iniciar o jogo, organize os alunos em uma roda de conversa e discuta as regras do jogo. Voc? poder? contar com a parceria do professor de Educa??o F?sica. Convide-o para participar de sua aula e contribuir com a discuss?o e o jogo.
3) Outra possibilidade ? voc? trabalhar de forma interdisciplinar utilizando o texto instrucional para registrar as regras do jogo. Para isso, explore as caracter?sticas deste g?nero textual. Depois de discutir as regras do jogo, registre na lousa e solicite que copiem no caderno de Matem?tica. Eles poder?o ilustrar o texto. Veja a sugest?o abaixo:
Queimada/Carimbada
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Primeiro, escolham um espa?o grande e tracem linhas, conforme o desenho ao lado. As crian?as devem ser divididas em dois times, sendo que cada um fica em um lado do espa?o. Atr?s de cada time, fica o cemit?rio do time advers?rio.
Para come?ar a brincadeira, os jogadores de um grupo atiram a bola no outro lado, usando apenas as m?os e sem pisar na linha do meio. Se a bola acertar algu?m do outro grupo, o participante foi "queimado", ent?o ele deve ir para o cemit?rio de seu time.
Imagem e regras do jogo dispon?veis em: http://tvcultura.cmais.com.br/aloescola/infantis/brincarebom/brincadeiras-queimada.htm - Acesso em: 09 de jun. 2013.
Os jogadores que estiverem no cemit?rio tamb?m podem pegar a bola e tentarem queimar os advers?rios.
Um detalhe muito importante: nenhum jogador pode atravessar as linhas para pegar a bola no campo advers?rio.
Lembre-se de que cabe?a ? regi?o neutra, ou seja, se algu?m for atingido nessa parte do corpo n?o vai para o cemit?rio. Caso algum participante apenas rebata a bola com as m?os sem segur?-la, ele deve ser considerado "queimado".
A equipe vencedora ser? aquela que queimar todas as crian?as da outra equipe.
Imagem e regras do jogo dispon?veis em: http://tvcultura.cmais.com.br/aloescola/infantis/brincarebom/brincadeiras-queimada.htm - Acesso em: 09 de jun. 2013.
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2? Momento: aproximadamente 60 minutos.
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Voleibol: hist?ria e regras
1) Professor, veja a seguir outro jogo que voc? tamb?m poder? utilizar, se poss?vel busque a parceria do professor de Educa??o F?sica, pois este ? um jogo mais complexo e envolve muitas regras, o que possivelmente n?o ser? capaz de trabalhar em apenas uma aula. Mas, n?o se atenha tanto aos fundamentos, pois, o importante aqui ? a pr?tica esportiva.
2) Providencie um local adequado na escola, de prefer?ncia a quadra de esportes. Seguindo as regras dispon?veis nos s?tios a seguir, motive uma partida entre os alunos de sua turma. Os times devem ser mistos (meninos e meninas).
Imagem e regras dispon?veis em: http://www.brasilescola.com/educacao-fisica/voleibol.htm - Acesso em: 09 de jun. 2013.
Imagem, hist?ria e regras dispon?veis em: http://colonialesporteclube.blogspot.com.br/2012/03/o-voleibol-historia-e-regras.html- Acesso em: 09 de jun. 2013.
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Professor, depois do jogo, proponha que os alunos elaborem um texto em que dever?o discorrer sobre as quest?es a seguir. Voc? poder? passar na lousa ou entregar um quadro como este, sugerido a seguir:
Fonte: Imagem do pr?prio autor.
3? Momento: aproximadamente 60 minutos.
Jogos que estimulam o racioc?nio
Quando queremos um corpo musculoso n?s devemos exercit?-lo. Com o nosso c?rebro ocorre da mesma maneira. Quer deixar seu c?rebro ?forte?? Exercite-o.
Imagem dispon?vel em: http://treinocepe.blogspot.com.br/2012/05/programacao-da-semana-de-21-2405.html - Acesso em: 09 de jun. 2013.
Se voc? n?o exercitar seu c?rebro, ele ficar? cada vez mais fraco e ?menor?.
Professor, inicie este momento com a exibi??o de um v?deo que apresenta coisas fant?sticas que o ser humano pode fazer quando possui um c?rebro exercitado. Voc? poder? utilizar o Laborat?rio de Inform?tica, para projetar o filme com o aux?lio de um projetor multim?dia ou se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet).
V?deo completo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=6kVH6iXHTnA ? Acesso em: 09 de jun. 2013.
Professor, depois de assistirem ao v?deo discuta com os alunos sobre o que entenderam. Existem v?rias formas de exercitar o c?rebro. Desde uma simples conversa que exige de n?s, resgatar algo em nossa mem?ria, formular ideias e transmiti-las de forma clara por meio de palavras at? complexos exerc?cios mentais.
Solicite que os alunos pensem sobre o que fazem melhor, podendo ser alguma habilidade motora, como: correr, jogar bola, saltar ou outro tipo de habilidade, que n?o envolva movimento, ou seja, ligada ao intelecto. Caso eles n?o tenham nenhuma habilidade destacada, poder?o pensar em uma que gostariam de desenvolver e o que devem fazer para treinar esta habilidade.
Professor, apresente o texto a seguir aos alunos e discuta com eles sobre as 21 dicas para treinar o c?rebro. Se preferir, imprima para eles colarem no caderno de Matem?tica ou fa?a um cartaz.
21 dicas para voc? montar seu treino que exercita o c?rebro
O desafio da neur?bica ? fazer tudo aquilo que contraria a??es autom?ticas, obrigando o c?rebro a um trabalho adicional, por isso:
1 - Use o rel?gio de pulso no bra?o direito;
2 - Ande pela casa de tr?s para frente;
3 - Vista-se de olhos fechados;
4 - Estimule o paladar, coma comidas diferentes;
5 - Leia ou veja fotos de cabe?a para baixo concentrando-se em pormenores nos quais nunca tinha reparado;
6 - Veja as horas num espelho;
7 - Troque o mouse do computador de lado;
8 - Escreva ou escove os dentes utilizando a m?o esquerda - ou a direita, se for canhoto;
9 - Quando for trabalhar, utilize um percurso diferente do habitual;
10 - Introduza pequenas mudan?as nos seus h?bitos cotidianos, transformando-os em desafios para o seu c?rebro;
11 - Folheie uma revista e procure uma fotografia que lhe chame a aten??o. Agora pense 25 adjetivos que ache que a descrevem a imagem ou o tema fotografado;
12 - Quando for a um restaurante, tente identificar os ingredientes que comp?em o prato que escolheu e concentre-se nos sabores mais subtis. No final, tire a prova dos nove junto ao gar?om ou chef;
13 - Ao entrar numa sala onde esteja muita gente, tente determinar quantas pessoas est?o do lado esquerdo e do lado direito. Identifique os objetos que decoram a sala, feche os olhos e enumere-os;
14 - Selecione uma frase de um livro e tente formar uma frase diferente utilizando as mesmas palavras;
15 - Experimente jogar qualquer jogo ou praticar qualquer atividade que nunca tenha tentado antes;
16 - Compre um quebra cabe?as e tente encaixar as pe?as corretas o mais rapidamente que conseguir, cronometrando o tempo. Repita a opera??o e veja se progrediu;
17 - Experimente memorizar aquilo que precisa comprar no supermercado, em vez de elaborar uma lista. Utilize t?cnicas de memoriza??o ou separe mentalmente o tipo de produtos que precisa. Desde que funcionem, todos os m?todos s?o v?lidos;
18 - Recorrendo a um dicion?rio, aprenda uma palavra nova todos os dias e tente introduzi-la (adequadamente!) nas conversas que tiver;
19 - Ou?a as not?cias na r?dio ou na televis?o quando acordar. Durante o dia escreva os pontos principais de que se lembrar;
20 - Ao ler uma palavra pense em outras cinco que come?am com a mesma letra;
21 - A proposta ? mudar o comportamento rotineiro. Tente, fa?a alguma atividade diferente com seu outro lado do corpo e estimule o seu c?rebro. Se voc? ? destro, que tal escrever com a outra m?o?
Dicas dispon?veis em: http://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/11342-21-exercicios-de-neurobica-que-deixam-o-cerebro-afiado - Acesso em: 09 de jun. 2013.
Vamos exercitar nosso c?rebro?
1) Ap?s as dicas, realize com seus alunos a dica n?mero 20. Escreva na lousa dez palavras. Cada aluno, em seu caderno, escreve as dez palavras da lousa e tenta escrever mais 05 que come?am com a mesma letra.
2) Professor, proponha uma atividade de memoriza??o, por meio do jogo ?Fui ao mercado?. N?mero de participantes: entre 02 e 04. ? um jogo de memoriza??o onde ? simulado que os participantes foram ao mercado e compraram muitas coisas. O primeiro a errar a sequ?ncia ou esquecer-se de algo da ?lista?, perde. Veja o exemplo:
Jo?o: Fui ao mercado comprar caf?;
Maria: Fui ao mercado comprar caf? e leite;
Jo?o: Fui ao mercado comprar caf?, leite e p?o;
Maria: Fui ao mercado comprar caf?, leite, p?o e bolo;
Jo?o: Fui ao mercado comprar caf?, leite, p?o, bolo e suco;
Maria: Fui ao mercado comprar caf?, leite, p?o, bolo, suco e a??car....
Ao final da atividade, proponha um registro coletivo sobre o que aprenderam. Os alunos v?o relatando e voc? registra na lousa as opini?es. Depois, eles copiam no caderno de Matem?tica.
Jogo de mem?ria
Professor, agora, o jogo da mem?ria ? online com a Turma da M?nica. Voc? poder? utilizar o Laborat?rio de Inform?tica, projetar o filme com o aux?lio de um projetor multim?dia ou se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet). Siga as instru??es e divirta-se.
Fonte- Portal Turma da M?nica- http://www.monica.com.br/diversao/games/memoria-flash/memoria.htm - Acesso em: 09 de jun. 2013.
4? Momento: aproximadamente 60 minutos.
Jogos de Racioc?nio L?gico
Professor, at? agora, falamos de jogos que necessitam de regras, aten??o, concentra??o. Conhecemos alguns exerc?cios mentais que colaboram para o bom funcionamento e condicionamento do c?rebro humano. Neste quarto momento, privilegiaremos os jogos e exerc?cios que desenvolvem principalmente o racioc?nio l?gico.
Conhecendo o Tangram
Tangram ? um quebra cabe?a chin?s formado por 07 pe?as (05 tri?ngulos, 01 quadrado e 01 paralelogramo) Com essas pe?as podemos formar v?rias figuras, utilizando todas elas sem sobrep?-las. Segundo a Enciclop?dia do Tangram ? poss?vel montar mais de 1700 figuras com as 07 pe?as.
Esse quebra cabe?a, tamb?m conhecido como jogo das sete pe?as, ? utilizado pelos professores de Matem?tica como instrumento facilitador da compreens?o das formas geom?tricas. Al?m de facilitar o estudo da Geometria, ele desenvolve a criatividade e o racioc?nio l?gico, que tamb?m s?o fundamentais para o estudo da Matem?tica.
Curiosidade: N?o se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haver v?rias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete peda?os, e com elas era poss?vel formar v?rias formas, tais como animais, plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 07 peda?os que poderiam ser usados para formar v?rias figuras.
Segundo alguns, o nome Tangram vem da palavra inglesa "trangam", de significado "puzzle" ou "buginganga". Outros dizem que a palavra vem da dinastia chinesa Tang, ou at? do barco canton?s "Tanka", onde mulheres entretinham os marinheiros americanos. Na ?sia o jogo ? chamado de "Sete placas da Sabedoria".
O tangram ? um jogo que se originou na China e aos poucos foi chegando ao Brasil, e com isso os povos inventaram desenhos com as sete pe?as.
Informa??es e figuras dispon?veis em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tangram - Acesso em: 09 de jun. 2013.
Para voc? trabalhar com os alunos, primeiro conhe?a-o bem, depois os organize em grupos e providencie pelo menos um jogo para cada grupo. Solicite que fa?am o desenho das figuras que conseguirem formar e exponha em um mural.
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5? Momento: aproximadamente 60 minutos.
Professor, apesar de simples, este quebra cabe?a ? recomendado apenas para os alunos por volta dos 10 anos de idade. Caso queira prop?-lo, destine uma aula para que entendam bem a sua l?gica e treinem depois, os desafie a resolverem o quebra cabe?a em casa e com o aux?lio dos pais. Assim, al?m de trabalhar com os alunos voc? tamb?m estar? proporcionando a fam?lia um excelente exerc?cio mental.
? fundamental que voc? discuta com os alunos sobre o que est?o trabalhando, para isso, solicite que acessem o s?tio http://www.brasilescola.com/curiosidades/sudoku.htm - Acesso em: 09 de jun. 2013. Voc? poder? utilizar o Laborat?rio de Inform?tica, projetar o s?tio com o aux?lio de um projetor multim?dia ou se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet).
Sudoku: o quebra cabe?a mais popular do mundo atual.
Sudoku ? um jogo de racioc?nio e l?gica. Apesar de ser bastante simples, ? divertido e viciante. Basta completar cada linha, coluna e quadrado 3x3 com n?meros de 1 a 9. N?o h? nenhum tipo de Matem?tica envolvida.
Imagem e instru??es e dicas do jogo dispon?veis em: http://sudoku.net.br/ - Acesso em: 09 de jun. 2013.
Professor, na aula seguinte, retome a atividade com os alunos e discuta com eles sobre a experi?ncia vivenciada em casa.
? Quem teve dificuldade;
? Se os pais j? conheciam o jogo e se gostaram;
? O que aprenderam.
? Saiba mais sobre racioc?nio l?gico em:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Racioc%C3%ADnio_l%C3%B3gico ? Acesso em: 09 de jun. 2013.
? Saiba mais sobre jogos e brincadeiras em:
- http://novostemposyeda.blogspot.com.br/2008/09/jogos-e-brincadeiras-de-antigamente.html - Acesso em: 09 de jun. 2013.
Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avalia??o formativa que leve em considera??o todo o processo de constru??o do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participa??o e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles se envolveram nos jogos e se compreenderam que os jogos s?o para entretenimento, divers?o e exerc?cio corporal, mas de forma muito eficaz, privilegia o est?mulo cerebral e por meio dos jogos l?gicos desenvolvem o racioc?nio. Estas observa??es ser?o ?teis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.