Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Espa?o e forma |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Solidariedade |
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que o aluno tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita. Al?m disto, ? preciso que seja capaz de expor suas ideias e de se relacionar com os colegas.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, acesse o link: "S?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa" http://pacto.mec.gov.br acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o".
Professor, na alfabetiza??o, os jogos s?o poderosos aliados para aprendizagem das crian?as. Ao utilizar o jogo, as crian?as mobilizam saberes acerca da l?gica de funcionamento da escrita, consolidando aprendizagens j? realizadas ou se apropriando de novos conhecimentos nessa ?rea.
Fonte:
BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfab?tica. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 36.
Os jogos tradicionais de tabuleiro
Professor, os jogos de tabuleiros s?o comuns em nosso meio. S?o jogos para um ou mais jogadores. Eles possuem tabuleiros de: madeira, pl?stico, papel, pano e podem at? mesmo, serem desenhados no ch?o. Os jogos de tabuleiro podem requerer apenas sorte ou conhecimento, estrat?gia ou mem?ria. Alguns s?o muito tradicionais, tais como: Xadrez, Banco Imobili?rio, Damas e Trilha.
Imagem e regras do Jogo Damas dispon?veis em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Damas - Acesso em: 08 de maio 2013.
Imagem e regras do Jogo Trilha dispon?veis em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trilha_%28jogo%29 - Acesso em: 08 de maio 2013.
Os jogos de tabuleiro s?o ?teis para estimular e desenvolver importantes habilidades, como a comunica??o verbal, o racioc?nio l?gico e a intera??o social, qualquer que seja a idade dos jogadores.
Para as crian?as em idade pr? escolar, os jogos auxiliam na transmiss?o dos conceitos b?sicos de comportamento e conviv?ncia, como a paci?ncia, a partilha, bem como o conceito de vit?ria e derrota. Al?m disso, os jogos s?o importantes para ensinar o conceito de limites: assim como na vida, o jogo tem certas regras que devem ser obedecidas.
Para as crian?as em in?cio de idade escolar, os jogos de tabuleiro podem oferecer uma grande ajuda para estimular conceitos de alfabetiza??o b?sica e do racioc?nio l?gico e num?rico. Ao jogar, as crian?as exercitam esses conceitos de uma forma l?dica e divertida, absorvendo conhecimentos que ajudar?o no seu crescimento pessoal.
Texto dispon?vel em: http://blog.educacional.com.br/progabriel/2010/07/12/os-beneficios-dos-jogos-de-tabuleiro/- Acesso em: 08 de maio 2013.
1? Momento: aproximadamente 60 minutos.
Conhecendo jogos de tabuleiro
Professor, esta aula ser? desenvolvida a partir dos conhecimentos pr?vios da turma, ela ir? ampliar as informa??es dos alunos acerca de jogos. Inicie a atividade dialogando com os alunos sobre o que eles sabem a respeito de jogos. Ap?s a manifesta??o deles, d? ?nfase aos jogos de tabuleiros. Para motiv?-los leve para sala de aula, diversos jogos de tabuleiro e veja quais eles j? conhecem. Deixe-os manuse?-los, mas n?o ? hora de jogar, apenas vamos criar um ambiente motivador.
Imagem dispon?vel em: http://lixoquevirarte.blogspot.com.br/2012/02/reciclagem-tabuleiros-e-jogos-1.html- Acesso em: 08 de maio 2013.
Professor, para conhecermos um pouco mais sobre jogos de tabuleiros, convide seus alunos para assistirem aos v?deos abaixo. Conduza-os ao Laborat?rio de Inform?tica ou projete o v?deo a seguir, mas se os alunos possuem o laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet).
V?deo completo em: http://www.youtube.com/watch?v=Fd2wU96y63A? Acesso em: 08 de maio 2013.
V?deo completo em: http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=fvwp&v=5wtVzuWE96w? Acesso em: 08 de maio 2013.
Professor, ap?s assistirem aos v?deos, discuta com eles sobre o que observaram e depois trabalhe a atividade a seguir, para verificar o que entenderam. Voc? poder? passar na lousa ou reproduzir para eles fazerem e colarem no caderno.
Fonte: imagem do pr?prio autor - Atividade sobre os jogos de tabuleiro.
2? Momento: aproximadamente 60 minutos.
Criando meu jogo educativo de tabuleiro
Professor, os jogos de tabuleiros ativam a mem?ria visual e a coordena??o motora; estimulam a agilidade e a organiza??o l?dico-espacial; desenvolvem o racioc?nio, a concentra??o e a criatividade das pessoas dispersas. E existem pessoas t?o dispersas, que ?s vezes at? se esquecem de guardar o tabuleiro ap?s o jogo o deixando em local inapropriado, o que leva ao desgaste do tabuleiro ou ainda o perde em qualquer lugar.
Para amenizar tanto o preju?zo financeiro quanto o preju?zo ambiental (da confec??o dos tabuleiros ? pois s?o retirados das ?rvores) propomos aqui uma alternativa: criar nosso tabuleiro com material sustent?vel. Para obter algumas ideias, acesse o seguinte s?tio: http://lixoquevirarte.blogspot.com.br/2012/02/reciclagem-tabuleiros-e-jogos-1.html - acesso em: 09 de jun. 2013. Nesse s?tio, o ?lixo? vira arte. Veja, por exemplo, um tabuleiro confeccionado com embalagem de pizza:
Imagens dispon?veis em: http://lixoquevirarte.blogspot.com.br/2012/02/reciclagem-tabuleiros-e-jogos-1.html - Acesso em: 08 de maio 2013.
Professor, esse momento ? oportuno para que fale um pouco sobre quest?es ambientais com seus alunos. D? ?nfase na quest?o dos 3Rs: reduzir o consumo; reutilizar sempre que poss?vel e reciclar quando n?o h? mais nada a ser feito. Sugest?o de consulta em Recursos Complementares.
Como vimos nos v?deos acima, j? existem muito jogos de tabuleiros espalhados pelo mundo a fora. Mas, que tal confeccionarmos o nosso pr?prio jogo de tabuleiro? Ele ter? nosso jeito e nossas regras, que tal embarcar nessa aventura?
Para que o desenvolvimento da aula tenha sucesso, auxilie-os na constru??o de conhecimentos, ? importante que os alunos se envolvam, se interessem, tenham curiosidade sobre o tema proposto. O tema poder? ser escolhido pelos alunos ou sugerido por voc?, por?m, ? importante envolv?-los nesta escolha. Voc? poder? utilizar diversas formas para despertar o interesse dos alunos, como uma hist?ria ou um v?deo, por exemplo.
Professor, a confec??o do jogo ser? em coletivo e todos os alunos devem participar. Fique atento aos alunos mais t?midos e insira-os na atividade. Para eleger o tema do jogo, proponha uma vota??o. Anote todos os temas na lousa e depois fa?a a vota??o para saber qual tema ser? o ganhador.
Outra possibilidade ? fazer a vota??o por escrito, por meio de c?dulas, isto poder? gerar uma s?rie de atividades interdisciplinares, pois voc? vai dialogar com a Matem?tica, para fazer a tabula??o dos votos, com a L?ngua Portuguesa, para fazer o relat?rio e com a ?tica e a Cidadania, ao trabalhar o direito de escolha do cidad?o, dentre outras. Professor, voc? pode optar por dois tipos de vota??o: a oral e a escrita.
Vota??o oral:
Nesse modelo de vota??o, privilegia-se a oralidade e a desenvoltura do aluno. A oralidade ? a transmiss?o oral dos conhecimentos armazenados na mem?ria humana. Antes do surgimento da escrita, todos os conhecimentos eram transmitidos oralmente. Conceito dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Oralidade. Acesso em: 08 de maio 2013. Assim, o aluno ? levado a desenvolver sua mem?ria, organiza??o de ideias e transmiss?o clara da formula??o de seu racioc?nio. Outro fator positivo ? a possibilidade de vencer o medo da exposi??o, uma vez que ao defender sua opini?o, ele fica ? frente da sala de aula com todos os olhares voltados para ele.
Vota??o secreta:
Essa modalidade de vota??o privilegia a individualidade do aluno e evidencia a cidadania, o poder de decis?o do cidad?o enquanto defensor de seus interesses. Outro fator importante ? que faz o aluno ter acesso ao modo de como elegemos nossos representantes na pol?tica.
Se a proposta sugerida pelos alunos e acolhida pelo professor for a secreta, uma s?rie de atividades poder?o ser desenvolvidas. Veja a seguir:
Veja a seguir as imagens do momento da vota??o realizada em 2012, na Escola de Educa??o B?sica da UFU - ESEBA/UFU.
Fonte -Imagem do pr?prio autor- Alunos do 2? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU - ESEBA/UFU - no momento da vota??o.
Fonte - Imagem do pr?prio autor- alunos do 2? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU - ESEBA/UFU - no momento da colagem das propagandas nos murais da escola.
Ap?s a elei??o, o tema do jogo de tabuleiro foi Mitologia Grega (Hist?ria da Filosofia).
Professor, a maioria dos jogos exigem boas e claras regras. Assim, em roda de conversa, crie com seus alunos, as regras para o Jogo de tabuleiro. Em nosso caso, criamos as regras para o Jogo Mitol?gico. Mas, voc? poder? criar outro jogo, de acordo com o resultado da vota??o realizada com seus alunos. Aproveite e trabalhe o g?nero textual: texto instrucional. Leve para sala de aula alguns exemplos e explore a estrutura deste tipo de texto.
Imagem dispon?vel em: http://wordpress.concurseirosolitario.com.br/dicas-de-concurseiros/tres-simples-regras-de-vida - Acesso em: 08 de maio 2013.
Professor, para isso, ? necess?rio que analise com os alunos, o jogo que criaram e discutam sobre as regras. Voc?s poder?o ter como par?metro outros jogos de tabuleiro, como este sugerido, que poder?o servir de modelo para o seu trabalho. Imprimimos e colamos por cima de papel?o (ou embalagens de pizza) para ficar mais resistente e o revestimos com papel contact para conserv?-lo por mais tempo.
Regras do jogo de tabuleiro: Mitologia Grega
Veja a seguir um exemplo de tabuleiro:
?
Fonte: Imagem do pr?prio autor.
Socializando
Professor, ap?s jogar o jogo criado por voc?s, proponha um trabalho interativo, ou seja, convide os alunos de outras turmas para jogar com voc?s. Os alunos ser?o os respons?veis pelo convite, de prefer?ncia fa?a-o por escrito e trabalhe este g?nero textual. Definam:
Delegue fun??es aos alunos, para que eles se sintam autores da atividade e se envolvam na mesma, com entusiasmo e responsabilidade.
?
?
?
Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avalia??o formativa que leve em considera??o todo o processo de constru??o do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participa??o e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e principalmente na cria??o do Jogo de tabuleiro e verifique se eles compreenderam que o os jogos e brincadeiras s?o para entretenimento, divers?o e exerc?cio corporal, mas de forma muito eficaz, privilegia o est?mulo cerebral na constru??o de regras na inven??o de um jogo. Estas observa??es ser?o ?teis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.