Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Espa?o e forma |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que o aluno tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita. Al?m disto, ? preciso que seja capaz de expor suas ideias e de se relacionar com os colegas.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do ensino fundamental. Para adquirir mais informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, acesse o link: "S?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa" http://pacto.mec.gov.br Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o".
1? Momento: aproximadamente 60 minutos.
Roda de conversa: iniciando o debate
Imagem dispon?vel blog professora Rosangela Rocha: http://professorarosangelarocha.blogspot.com.br/ - Acesso em: 10 de jun. 2013.
Professor, inicie a aula com uma roda de conversa. Esta aula ser? desenvolvida a partir dos conhecimentos pr?vios da turma acerca de jogos. Leve-os a compreender que existem v?rias formas de se aprender Matem?tica e uma dessas formas ? por meio de jogos.
Questione-os sobre o que ? Matem?tica. Muitos alunos responderiam assim a esta pergunta: ?? um monstro de sete cabe?as!" Mesmo que muitos alunos tenham dificuldades neste conte?do, n?o ? bem assim que devem ver as coisas. Veja as informa??es a seguir:
INFORMA??ES AO PROFESSOR
O que ? Matem?tica?
Imagem dispon?vel em: http://www.teclasap.com.br/2012/08/18/como-se-diz-bicho-de-sete-cabecas-em-ingles/ - Acesso em 10 de jun. 2013.
A Matem?tica em grego significa "apreciador do conhecimento". ? a ci?ncia do racioc?nio l?gico e abstrato. Ela estuda quantidades, medidas, espa?os, estruturas e varia??es. Um trabalho matem?tico consiste em procurar por padr?es, formular conjecturas e, por meio de dedu??es rigorosas a partir de axiomas e defini??es, estabelecer novos resultados.
Imagem dispon?vel em: http://jornaljoseensenews.com.br/portal/inscricoes-para-a-olimpiada-de-matematica-das-escolas-publicas-comecam-no-dia-18/ - Acesso em 10 de jun. 2013.
Registros arqueol?gicos mostram que a Matem?tica sempre foi parte da atividade humana. Ela evoluiu a partir de contagens, medi??es, c?lculos e do estudo sistem?tico de formas geom?tricas e movimentos de objetos f?sicos. Racioc?nios mais abstratos que envolvem argumenta??o l?gica surgiram com os matem?ticos gregos aproximadamente em 300 a.C., notadamente com a obra Os Elementos de Euclides. A necessidade de maior rigor foi percebida e estabelecida por volta do s?culo XIX.
A Matem?tica ? usada como uma ferramenta essencial em muitas ?reas do conhecimento, tais como Engenharia, Medicina, F?sica, Qu?mica, Biologia, e Ci?ncias Sociais. Matem?tica Aplicada, ramo da Matem?tica que se ocupa de aplica??es do conhecimento matem?tico em outras ?reas do conhecimento, ?s vezes leva ao desenvolvimento de um novo ramo, como aconteceu com Estat?stica ou Teoria dos Jogos.
Conceito dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Matem%C3%A1tica ? Acesso em 10 de jun. 2013.
Introduzindo o conceito de Matem?tica
Professor, este ? um momento oportuno para aprendermos um pouco a mais sobre Matem?tica sem o rigor e a rotina da sala de aula por meio do v?deo onde o Pato Donald vivencia v?rias experi?ncias matem?ticas reais, concretas e cotidianas. Voc? poder? utilizar o Laborat?rio de Inform?tica, projetar o filme com o aux?lio de um projetor multim?dia ou se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet).
V?deo completo youtube: http://www.youtube.com/watch?v=eHsx5JZjoUQ ? Acesso em 10 de jun. 2013.
Professor, depois de assistirem ao v?deo, discuta com os alunos sobre o que entenderam. Pe?a para fazerem no caderno um registro sobre o que mais gostaram. Lembre-os de registrarem o s?tio e a autoria do v?deo.
Veja a seguir algumas atividades que de forma l?dica, trabalham alguns conceitos matem?ticos. Providencie a c?pia do desenho abaixo para eles fazerem a atividade:
1) Para come?ar, colora o desenho do Pato Donald e fa?a o que se pede abaixo:
Imagem dispon?vel em: http://colorirdesenhos.com/desenhos/656-donald-margarida - Acesso em 10 de jun. 2013.
a) Circule com um l?pis de cor vermelho, os c?rculos que aparecem no desenho.
b) Circule com um l?pis de cor azul, os tri?ngulos que aparecem no desenho.
c) Circule com um l?pis de escrever, os ret?ngulos que aparecem no desenho.
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2) No v?deo acima, aparece um jogo chamado Amarelinha. Neste jogo:
a) Quais formas geom?tricas aparecem? _______________________________
b) Quantas formas geom?tricas aparecem? _____________________________
c) Quantos ret?ngulos aparecem? _____________________________________
Imagem dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amarelinha - Acesso em 10 de jun. 2013.
Professor, assista ao v?deo com os alunos e proponha o desafio a seguir. Voc? poder? lev?-los ao Laborat?rio de Inform?tica ou projet?-lo por meio de um projetor multim?dia, mas, se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet).
3) O v?deo abaixo nos faz um desafio. Ele prop?e um exerc?cio mental e ?adivinha? o n?mero em que pensamos. Mas ser? que ?adivinha? mesmo, ou isso ? s? Matem?tica? Analise o v?deo e descubra o seu ?segredo?.
V?deo completo youtube: http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=DJWuJqRIXjo&feature=endscreen ? Acesso em 10 de jun. 2013.
Resposta: Na realidade n?o ? ?m?gica?, ? apenas racioc?nio matem?tico. Veja como ? f?cil e voc? mesmo pode desafiar seus colegas. O n?mero que a pessoa pensar n?o importa. O que importa ? a sequ?ncia matem?tica que voc? vai exigir dessa pessoa. O resultado sempre ser? a soma que voc? exigir que ela fa?a.
Exemplo: Imaginemos que seu colega pensou no n?mero 10. Voc? pede para somar mais 10 = 20. Pe?a para somar mais 5 = 25. Pe?a para ele diminuir o n?mero em que ele pensou inicialmente (10). A resposta ser? 15, porque a soma que voc? deu a ele (10 + 5) = 15. E isso voc? pode fazer com qualquer n?mero.
2? Momento: aproximadamente 60 minutos.
Cuidado! Matem?tica por todos os lados!
Professor discuta com os alunos:
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Imagem dispon?vel em: http://www.olimpiadascientificas.com/2013/02/18/obmep-2013/ - Acesso em 10 de jun. 2013.
Nesta Olimp?ada, as quest?es s?o retiradas de nosso cotidiano. Veja a 1? quest?o da edi??o 2013 da prova:
1) ?gua na medida certa
F?bio precisa obter exatamente quatro litros de ?gua. Para isso ele usar? apenas os dois ?nicos baldes de ?gua que tem em sua casa e uma torneira. Sabendo que um dos baldes que F?bio tem em sua casa tem capacidade de tr?s litros, e outro tem capacidade de cinco litros, determine uma maneira com a qual F?bio pode obter a quantidade de ?gua que necessita.
Quest?es como essas, n?s nos deparamos diariamente. Quando acompanhamos nossos pais ao supermercado, estamos rodeados de Matem?tica por todos os lados. Tudo tem um pre?o, peso, altura, medida, quantidade.
Imagem dispon?vel em: http://www.jornaldesergipe.com/2012/10/saude-orienta-consumidores-em.html - Acesso em 10 de jun. 2013.
Professor, proponha como Atividade de Casa uma tarefa em que eles v?o perceber a presen?a da Matem?tica no cotidiano. Como a Matem?tica n?o ? vivenciada apenas na escola e na sala de aula, nossa atividade ser? desenvolvida no supermercado.
1) Ao acompanhar seus pais ao supermercado, preencha a tabela abaixo.
PRODUTO |
DATA DE VALIDADE |
PESO |
PRE?O |
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2) Qual o valor total dos produtos de sua lista? R$__________________________
(DICA: Produto 01 + produto 02 + produto 03 + produto 04 + produto 05) = ?
3) Se o gerente do supermercado fizesse uma promo??o e lhe contasse que voc? poderia pagar a metade do pre?o. Voc? teria que dividir o pre?o das compras por:
a) ( ) 4
b) ( ) 3
c) ( ) 2
d) ( ) 6
4) Que valor voc? pagaria se fosse a metade do pre?o? R$_______________
3? Momento: aproximadamente 60 minutos.
Aprendendo Matem?tica por meio de jogos
A Matem?tica ? muito mais prazerosa e menos complicada, quando a enxergamos em nosso dia a dia. Na escola, principalmente, quando o p?blico ? constitu?do por crian?as, uma maneira divertida e eficaz de se aprender Matem?tica ? por meio de Jogos.
Professor, a seguir sugerimos um v?deo onde s?o apresentados diversos jogos que voc? poder? utilizar em suas aulas, tais como:
Antes de trabalhar com qualquer jogo, voc? deve apresentar as suas regras, elas s?o importantes para os alunos entenderem que na vida tamb?m temos que seguir regras. Os jogos al?m de trabalhar conceitos matem?ticos tamb?m propiciam esta experi?ncia.
Fa?a um trabalho interdisciplinar utilizando o texto instrucional para registrar as regras do jogo que for utilizar para isso, discuta sobre a estrutura deste g?nero textual, quais s?o as informa??es que ele deve conter, se necess?rio leve alguns modelos para eles verem.
Outra possibilidade ? mudar as regras do jogo, mas para isso, ? preciso que sejam discutidas e aceitas pelo grupo.
Lembre-se de organizar o espa?o e o material necess?rio antes de cada jogo e ao final fa?a sempre um debate para que os alunos percebam o que aprenderam com o jogo. Registre o resultado do jogo, muitos deles podem gerar diversas situa??es problema e dialogarem com outras ?reas do conhecimento.
V?deo completo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=zgEfgs8TJpo - Acesso em 10 de jun. 2013.
Jogo de boliche: trabalhando com ?baco
Professor a pr?xima sugest?o tem como objetivo trabalhar conceitos de contagem em unidade, dezena e centena, atrav?s de uma metodologia divertida. Realizar uma brincadeira de boliche onde os pinos derrubados devem ter seus valores somados.
A contagem num?rica e os c?lculos devem ser feitos atrav?s do ?baco.
Voc? poder? utilizar esse jogo em diferentes n?veis de ensino, fazendo adapta??es de acordo com o que estiver trabalhando, por exemplo: se os seus alunos j? dominam a multiplica??o, poder? solicitar que multipliquem os valores dos pinos no lugar de somar.
V?deo completo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=YCzjnxtReVw ? Acesso em 10 de jun. 2013. - Trabalho realizado no curso de pedagogia da UDESC ? Disciplina: Matem?tica ? Itapema ? SC.
Professor, o pr?ximo v?deo, apresenta in?meras situa??es matem?ticas, como: somar, subtrair, multiplicar e dividir com as faces opostas dos dados, descobrindo assim o segredo oculto dos dados. ? uma excelente estrat?gia para despertar o racioc?nio l?gico de seus alunos.
V?deo completo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=D3fTbsyw9fs ? Acesso em 10 de jun. 2013.
Professor, tente desenvolver o maior n?mero de jogos com seus alunos. Se atente para a faixa et?ria e divirta-se com seus alunos.
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Professor para maiores informa??es sobre o tema, consulte:
Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avalia??o formativa que leve em considera??o todo o processo de constru??o do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participa??o e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho. O importante ? ele ter consci?ncia que Matem?tica n?o ? um ?monstro de sete cabe?as? e por onde quer que estejamos a Matem?tica conosco estar?. Verifique se eles se envolveram nos jogos e brincadeiras matem?ticas e se compreenderam que o os jogos s?o para entretenimento, divers?o e aprendizagem, e de forma eficaz, privilegia o racioc?nio l?gico. Estas observa??es ser?o ?teis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.