Portal do Professor

Início do Conteúdo

Casa de bicho: Cada animal com a sua moradia!

Autor e Co-autor(es)

Priscila Gerv?sio Teixeira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Localidade
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Desenvolver habilidades de leitura;
  • Identificar palavras iguais escritas com tipos gr?ficos diferentes (letra de imprensa min?scula e mai?scula);
  • Produzir pequenos textos;
  • Ler e interpretar poemas;
  • Descrever as caracter?sticas da sua pr?pria moradia;
  • Identificar os tipos de moradias que existem entre os animais;
  • Perceber e comparar finalidade de um texto;
  • Elaborar convite aos amigos e familiares;
  • Analisar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupo;
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? 4 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, atrav?s de diferentes estrat?gias, a fim de que o aluno seja capaz de localizar informa??es como: t?tulo e autoria do texto. Al?m da utiliza??o dos recursos das TICs como: tablet, laptop, m?quina fotogr?fica e filmadora.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo a forma??o docente cr?tica, reflexiva e problematizadora. O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.

Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa.

"S?tio: E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa"  http://wlcaminha.blogspot.com.br/ Neste blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 06 de jun. 2013.

Os materiais formativos do Pacto j? est?o disponibilizados no site do MEC. Acesse o link: "S?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa" http://pacto.mec.gov.br Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o".

Professor, ? importante conhecer os direitos de aprendizagem das crian?as que voc? est? contemplando em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a voc? professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedag?gico a melhor maneira de realiza??o das atividades propostas nesta aula.

boneca 

1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, para a presente aula, sugerimos que voc? explore e conhe?a algumas obras liter?rias sobre moradia, explore o acervo da biblioteca da escola, principalmente os livros distribu?dos pelo MEC a todas as escolas p?blicas brasileiras pelo PNLD - Programa Nacional do Livro Did?tico - e outros que sejam disponibilizados para uso dos alunos.

? importante ressaltar que o incentivo a leitura ? fundamental para que o aluno avance em seu processo de alfabetiza??o. Por isso, selecione algumas obras liter?rias sobre moradias e apresente aos alunos na sala de aula. 

Voc? sabia? ?Os objetivos das obras complementares para os anos inicias do Ensino Fundamental s?o ampliar o universo de refer?ncias culturais dos alunos em suas diferentes ?reas do conhecimento e aprofundar as pr?ticas de letramento no ?mbito da escola?. A lista com os t?tulos das obras encontra-se dispon?vel em http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/acervos_obras_complementares1.pdf Acesso em: 04 de jun. 2013.

?Os livros que comp?em os acervos s?o diversificados do ponto de vista tem?tico, dos g?neros e formato e do grau de com?plexidade. Assim, os acervos cont?m obras que, ou estimulam a leitura aut?noma, por parte do alfabetizando, ou propiciam a professores e alunos alternativas interes?santes para situa??es de leitura comparti?lhada, de modo a favorecer o planejamento do ensino e a progress?o da aprendizagem?. (BRASIL, 2012, p. 39).

Fonte: LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana de Melo. Materiais did?ticos no ciclo de alfabetiza??o. In: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetiza??o e ensino da L?ngua Portuguesa. Bras?lia: MEC, SEB, ano 1, unidade 2. 2012, p. 37-39. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf> Acesso em: 05 de jun 2013.

Professor, selecione uma das obras liter?rias dispon?vel em sua escola. Organize uma roda de conversa e proponha que a turma fa?a a leitura da hist?ria:

 livro

   Fonte: Imagem da pr?pria autora. 

SINOPSE: Em um passeio pela hist?ria das moradias, das cavernas at? as favelas e arranha-c?us, conhe?a algumas caracter?sticas de casas e abrigos criados pela humanidade.

  •  "S?tio: Editora Dimens?o: Livro: Uma Casa para Viver"

http://www.editoradimensao.com.br/novosite/produtos.php?livros=277  Neste s?tio voc? encontra refer?ncia da obra liter?ria: Uma casa para viver. Acesso em: 11 de jun. 2013.

Professor, nesta atividade voc? poder? abordar sobre a hist?ria e algumas caracter?sticas de casas e abrigos criados pela humanidade.

Posteriormente, questione os alunos:

  • Onde os seres humanos se abrigavam antigamente?
  • Quais tipos de moradias voc? conhece?
  • Para que servem as moradias?
  • Como ? a sua casa?
  • Sua casa ? igual ou diferente das casas da hist?ria?

Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetiza??o e ensino da L?ngua Portuguesa. Bras?lia: MEC, SEB, ano 1, unidade 2. 2012,  p. 31-33. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf> Acesso em: 04 de jun. 2013. Alguns direitos de aprendizagem no conte?do de hist?ria s?o relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:

  • Comparar as condi??es de exist?ncia (alimenta??o, moradia, prote??o familiar, sa?de, lazer, vestu?rio, educa??o e participa??o pol?tica) dos membros dos grupos de conv?vio dos quais participa atualmente;
  • Identificar e utilizar os diferentes marcadores de tempo elaborados e/ou utilizados pelas sociedades em diferentes tem?pos e lugares.

DE OLHO EM SUA MORADIA: PRODUZINDO TEXTO 

Professor, converse com seus alunos sobre as caracter?sticas da casa onde moram. Em seguida, oriente-os que escrevam, individualmente, um pequeno texto relatando:

  • Como ? sua casa;
  • De quais materiais ela foi feita;
  • Com quem vive;
  • Endere?o;
  • Curiosidade ou novidade da sua casa.

v??deo

CONHECENDO MINHA CASA: ENTREVISTANDO A FAM?LIA

Escolha um ou mais membros da sua fam?lia e realize uma entrevista sobre a moradia onde voc? mora:

  • Como ? a casa ou o apartamento?
  • Quantos c?modos existem?
  • Como a fam?lia conseguiu um lugar para morar?
  • Quantas pessoas moram na casa ou apartamento?
  • Qual o espa?o preferido na casa ou no apartamento?

Anote os detalhes mais relevantes. Em seguida, escreva um pequeno texto relatando as informa??es coletadas.

Professor, cabe a voc? de acordo com a realidade dos seus alunos, solicitar que utilizem os recursos tecnol?gicos dispon?veis, como m?quina fotogr?fica, filmadora e tablet, para registrarem, atrav?s de fotos e ou filmagens, as caracter?sticas da sua casa ou apartamento. Se n?o for poss?vel, solicite que pesquisem em revistas e jornais imagens que representem a sua moradia e tragam pelo menos um recorte para a sala de aula. O aluno tamb?m poder? fazer um desenho.

2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Proponha um momento para socializa??o das atividades realizadas em casa, com a participa??o dos familiares. Pe?a que os alunos formem um c?rculo e apresentem suas fotos, v?deos, recortes, desenhos e coment?rios da entrevista com os familiares sobre a sua moradia. Depois, questione: Existem semelhan?as e diferen?as nos tipos de moradias de cada um?

Professor, apresente a hist?ria abaixo aos alunos, de maneira que todos consigam ver. Utilize data show ou retroprojetor.

CASA  

CONTAM QUE ANTIGAMENTE OS HOMENS MORAVAM EM CAVERNAS.

MAS OS TEMPOS MUDARAM, E HOJE EM DIA TEM CASA DE TANTOS JEITOS DIFERENTES, N?O ? MESMO?

POR EXEMPLO, TEM GENTE QUE MORA EM EDIF?CIO.

MAS TEM GENTE QUE MORA EM CASA DE VERDADE.

A?, A CASA PODE SER DE UM MONTE DE TIPOS.

PODE SER UMA CASA DE BARRO, DE ALVENARIA...

PODE SER UMA CASA PR?-FABRICADA, OU UMA CASA DE PAU A PIQUE.

QUEM SABE AT? UMA CASA DE MADEIRA, OU DE PEDRA, OU DE PALHA, TIPO CHOUPANA.

TAMB?M TEM AQUELA CASA QUE FICA NO TIJOLO, E NUNCA ? TERMINADA.

SER? POR QU??

E T?M AS CASAS DOS MORROS, ?S VEZES BARRACOS BEM PEQUENOS.

EXISTEM AINDA AS CASAS IMPROVISADAS EMBAIXO DAS PONTES.

E A OCA DO ?NDIO, O IGLU DOS ESQUIM?S, O NINHO DOS PASSARINHOS.

TEM OS CASTELOS DOS PR?NCIPES, E DAS PRINCESAS, DOS NOBRES E DOS CAVALEIROS...

TEM A CASA MAL-ASSOMBRADA

TEM A CASA DA V? E DO V?, E A CASA DO AMIGO.

DE UNS TEMPOS PRA C?, ALGUMAS CRIAN?AS PASSARAM A TER A CASA DO PAI E A CASA DA M?E.

E TAMB?M EXISTE A CASA DE FINAL DE SEMANA: PODE SER A CASA DE PRAIA, OU A CASA DA MONTANHA, OU O S?TIO.

TEM GENTE QUE MUDA DE CASA O TEMPO TODO. S?O PESSOAS QUE MORAM EM HOT?IS, PORQUE VIVEM VIAJANDO.

TEM GENTE QUE LEVA A CASA NAS COSTAS.

TEM GENTE QUE MORA EM BARCO. E A?, ELE FICA SENDO A CASA-BARCO.

TEM A CASA DE DENTRO DA GENTE.

TEM A CASA ONDE MORAM AS PALAVRAS E AS HIST?RIAS.

TEM CRIAN?A QUE MORA EM ORFANATO, OU EM UM LAR DE CARIDADE. E A?, ESTA FICA SENDO A SUA CASA.

TEM OS COM-CASA E OS SEM-CASA, OS COM-TERRA E OS SEM-TERRA...

TEM GENTE QUE N?O TEM CASA E MORA NA RUA.

A?, A RUA FICA SENDO A SUA CASA.

TUDO ISSO SEM CONTAR AS CASAS DOS BICHOS: DO JO?O-DE-BARRO, DO CARAMUJO, O CASULO DA BORBOLETA, O BURACO DA MINHOCA, DO TATU E TANTOS OUTROS!

E A SUA CASA COMO ??

Fonte: RAMOS, Anna Cl?udia; RAMOS, Ana Raquel. Casa. 6. ed. S?o Paulo: Formato, 2000.

Converse com os alunos sobre a import?ncia da moradia para os seres humanos e tamb?m para os animais que constroem suas moradias para se protegerem, alimentarem e cuidarem dos seus filhotes. Todas as pessoas e animais necessitam de uma casa para morar. Mas, existem pessoas que n?o t?m casa para morar, elas vivem nas ruas, nas pra?as, embaixo de viadutos e pontes. Alguns animais tamb?m n?o constroem suas casas, vivem em buracos em troncos de ?rvores.

Logo ap?s, prepare o ambiente e apresente o texto po?tico ? ?A casa e seu dono? de Elias Jos? aos alunos. Num primeiro momento pe?a aos alunos que fa?am a leitura silenciosamente, depois leiam juntos.

A CASA E SEU DONO
Elias Jos?

ESSA CASA ? DE CACO
QUEM MORA NELA ? O MACACO.
ESSA CASA ? DE CIMENTO
QUEM MORA NELA ? O JUMENTO.
ESSA CASA ? DE TELHA
QUEM MORA NELA ? A ABELHA.
ESSA CASA ? DE LATA
QUEM MORA NELA ? A BARATA.
ESSA CASA ? ELEGANTE
QUEM MORA NELA ? O ELEFANTE.
E DESCOBRI DE REPENTE
QUE N?O FALEI EM CASA DE GENTE.

Fonte: "S?tio: Linguagens e Afins- Projetos e Atividades"

 http://linguagemeafins.blogspot.com.br/2012/11/a-casa-feiacada-um-mora-onde-pode.html  Neste blog voc? encontrar? sugest?es de atividades sobre moradias, livros de literatura e textos. Acesso em: 04 de jun. 2013.

Transcreva ou disponibilize aos alunos, uma c?pia da poesia, a fim de que cada aluno acompanhe a leitura. Essa estrat?gia viabiliza que o aluno visualize de forma direta o que est? lendo, assegurando que a correspond?ncia grafema/fonema seja feita.

Em seguida, levante os questionamentos sobre as moradias de cada animalzinho que aparece na poesia.

Disponibilize a atividade abaixo em papel Kraft para que os alunos em grupos possam preencher o nome dos animais que est?o faltando de acordo com o poema: ?A casa e o seu dono?. Voc? poder? sugerir que os pr?prios alunos desenhem as casas, cada uma diferente da outra. Ao terminarem, os grupos devem apresentar para a turma. Exponha os trabalhos no mural da sala de aula.

 Texto

Fonte: "S?tio: Linguagens e Afins- Projetos e Atividades"

 http://linguagemeafins.blogspot.com.br/2012/11/a-casa-feiacada-um-mora-onde-pode.html  Neste blog voc? encontrar? sugest?es de atividades sobre moradias, livros de literatura e textos. Acesso em: 04 de jun. 2013.

VISITA AO LABORAT?RIO DE INFORM?TICA

Professor, caso sua escola possua Laborat?rio de Inform?tica prepare um momento onde os alunos possam pesquisar em duplas, outros animais e suas diferentes moradias. Solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, o s?tio sugerido abaixo. Tamb?m poder? ser utilizado o tablet.

Veja algumas sugest?es:

  • "S?tio: Recreio - Texto Informativo: Canguru de ?rvore: ele n?o vive na Austr?lia e tamb?m n?o pula"

http://www.recreio.com.br/licao-de-casa/pula-pula-nas-alturas-conheca-o-canguru-de-arvore Neste s?tio voc? encontrar? informa??es e curiosidades sobre esse diferente animal que vive nas ?rvores. Acesso em: 03 de jun. 2013.

  • "S?tio: Jogo na Discovery: Animais desorientados"

http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/animais-desorientados/ Neste s?tio voc? encontrar? um jogo, no qual os alunos conhecer?o os animais e os pa?ses de origem, al?m das suas moradias. Acesso em: 03 de jun. 2013.

  • "S?tio: Texto Informativo: Atividades da Tia Ang?lica - Animais que constroem suas casas"

http://atividadesdatiaangelica.blogspot.com.br/2013/02/beija-flor-beija-flores-sao-um-dos.html Neste blog voc? encontrar? informa??es sobre v?rios animais que constroem suas casas, o beija-flor, as abelhas, as formigas, a toupeira, aranha, tatu entre outros. Acesso em: 04 de jun. 2013.

Professor, oriente os alunos durante a pesquisa e pe?a para selecionarem algumas imagens para a constru??o de um jogo. Salve-as e depois imprima.

Em seguida, organize os alunos em grupos para a constru??o de um Jogo da Mem?ria dos animais e suas moradias. O Jogo da Mem?ria ser? feito com as imagens pesquisadas dos animais, coladas em uma cartela e seu respectivo nome colado em outra. Dessa forma, o aluno ter? o trabalho de ler o nome e associ?-lo ? imagem presente na outra cartela. Para isso, disponibilize papel cart?o, tesoura e cola.

3? Atividade:  aproximadamente 60 minutos.

Professor, providencie o texto abaixo para os alunos ou projete na sala de aula, de maneira que todos consigam ver. Utilize data show ou retroprojetor.

Voc? sabia que alguns bichos tamb?m constroem suas pr?prias casas?

Professor, leia o texto juntamente com os alunos e se informe sobre algumas moradias e seus bichos.

Reportagem reportagem2  

Fonte: CIPRIANO, L?cia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Ot?lia Leite. Cole??o Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetiza??o.  2 ? Ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2011. p.78-79. 

Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012), algumas capacidades de leitura e de apropria??o do sistema de escrita s?o relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:

(BRASIL, 2012, p. 17-34.).

  • Reconhecer a finalidade do texto;
  • Localizar informa??es;
  • Identificar o tema/sentido do texto;
  • Escrever com legibilidade;
  • Adequar o texto aos prop?sitos da situa??o de escrita;
  • Dentre outras.

Para desenvolv?-las, providencie as atividades a seguir, para realiz?-las com os alunos em seu caderno de L?ngua Portuguesa.

Professor, ap?s leitura e discuss?o do texto, pe?a aos alunos que fa?am individualmente, as atividades sugeridas abaixo:

 boneca  

ESTUDANDO O TEXTO

1. Voc? j? conhecia algum desses animais? Quais?

2. Leia o t?tulo do texto e fa?a o que se pede.

 Lar

Fonte: CIPRIANO, L?cia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Ot?lia Leite. Cole??o Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetiza??o. 2 ? Ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2011. p. 80.

a) Circule cada palavra.

b) Copie a palavra que se repete.

3. De onde voc? imagina que esse texto foi retirado? Marque com um X a sua resposta. 

(           ) JORNAL                             (           ) REVISTA

(           ) LIVRO                                (           ) PANFLETO 

4. Como voc? chegou a essa resposta? Explique oralmente. (Espera-se que o aluno responda que foi lendo a refer?ncia apresentada logo depois do texto.).

5. Qual ? a principal finalidade de um texto como esse? Assinale a resposta com um X. 

(           ) INFORMAR                                   (           ) DIVERTIR              (           ) ORIENTAR

6. Al?m do t?tulo, o texto apresenta alguns subt?tulos. Volte ao texto e circule-os.

7. Com a ajuda do professor, relacione o subt?tulo ao animal ao qual ele se refere.

 tarefa

Fonte:CIPRIANO, L?cia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Ot?lia Leite. Cole??o Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetiza??o. 2 ? Ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2011. p. 81 

8. Segundo o texto, o que o Bernardo-Eremita faz quando n?o cabe mais dentro da concha? Assinale.

(           ) Ele se encolhe dentro dela.

(           ) Ele procura outra maior e se muda.

(           ) Ele fica sem nenhuma concha.

Fonte das atividades: CIPRIANO, L?cia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Ot?lia Leite. Cole??o Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetiza??o. 2 ? Ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2011. p. 80-82.

 v??deo

 Fa?a a atividade no caderno de Ci?ncias.

1. Desenhe onde cada um dos bichos constr?i sua casa.

?GUIA- AMERICANA (Nos galhos altos das ?rvores.).

 JO?O-DE-BARRO (Em postes ou galhos de ?rvores.).

CASTOR (Em lagos e rios.).

ABELHA (Perto de ?rvores e flores.).

FORMIGA (Na terra ou em troncos de ?rvores.).

4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, caso sua escola possua os laptops Classmate, solicite que os alunos assistam ao v?deo utilizando o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, acessando o s?tio sugerido abaixo. Tamb?m poder? ser utilizado o tablet. Mas, se a sua escola n?o participa do Projeto UCA, leve-os ao Laborat?rio de Inform?tica.

"S?tio: V?deo: Jo?o - de - barro construindo sua casa"  http://www.youtube.com/watch?v=c-fS14a3M2k Neste v?deo voc? assistir? ao Jo?o-de-barro construindo sua casa. Acesso em: 04 de jun. 2013.

PRODUZINDO: Que tal preparar uma exposi??o com r?plicas das diferentes moradias de animais?

Professor, organize os alunos em grupos que trabalhar?o juntos nesta exposi??o. Voc? poder? realizar um sorteio para formar os grupos da seguinte maneira: entregue uma ficha com o nome dos animais para os alunos escolherem, quem tirar o nome do mesmo animal far? parte do mesmo grupo. Este trabalho possibilita a  intera??o al?m de trabalhar com Arte e com o conte?do de Ci?ncias, pois promove um di?logo entre as diferentes ?reas do conhecimento.

GRUPO A e D: ABELHA

GRUPO B e E: FORMIGA

GRUPO C e F: JO?O-DE-BARRO

Caso a sua turma seja numerosa, para os grupos n?o ficarem muito grandes, selecione outros animais e forme mais grupos.

Converse com os alunos, que cada grupo ir? receber o material para confeccionar a r?plica da casa do animal sorteado. Para isso, ? s? seguir as instru??es.

GRUPO A e D: COLMEIA

Materiais:

Tiras de cartolina colorida de 18 cm x 2 cm, tesoura sem ponta, cola, cartolina branca e canetinhas coloridas. O uso da tesoura pelos alunos dever? ser sempre supervisionado pelo professor.

colm??ia

Fonte: CIPRIANO, L?cia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Ot?lia Leite. Cole??o Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetiza??o. 2 ? Ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2011. p. 87.

GRUPO B e E: FORMIGUEIRO

Materiais:

Dois suportes de rolo de papel higi?nico, papel?o, fita crepe, folhas de jornal, cola l?quida, papel toalha, tinta guache marrom, papel crepom verde.

formigueiro

Fonte: CIPRIANO, L?cia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Ot?lia Leite. Cole??o Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetiza??o. 2 ? Ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2011. p. 88.

GRUPO C e F: NINHO

Materiais:

Argila, tr?s palitos de madeira para churrasco, jornal, cola, tinta pl?stica branca e marrom.

ninho2    

Fonte: CIPRIANO, L?cia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Ot?lia Leite. Cole??o Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetiza??o. 2 ? Ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2011. p. 89.

Logo ap?s, os trabalhos prontos, solicite que os alunos o ajudem a organizar a exposi??o.

  • Escolha um nome para a exposi??o;
  • Defina o dia, hora e o local;
  • Elabore com o seu grupo o convite para enviar aos amigos e familiares.

Professor, ? importante que voc? oriente e se necess?rio, que fa?a os ajustes com os grupos, na escrita do convite para a exposi??o. ? importante que observem se o convite tem os seguintes elementos:

  • Nome da exposi??o;
  • Local;
  • Data e hor?rio;
  • Mensagem.

Pe?a a cada grupo que apresente seu convite aos outros grupos e exponha-o no mural da sala de aula. Proponha ? turma, que seja feita uma vota??o para a escolha de um dos convites para represent?-la. O convite escolhido ser? reproduzido e entregue aos amigos e familiares.

Professor, organize o ambiente escolar para que todos os grupos se sintam ?  vontade para apresentarem o seu animal e a sua moradia. Se achar oportuno, filme as apresenta??es e depois assista com os alunos.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para os alunos:

  •  "S?tio: V?deo: Youtube -  A Cigarra e a Formiga - F?bula Cole??o Disquinho" http://www.youtube.com/watch?v=9j1skNmbmj8 Neste v?deo voc? encontrar? a f?bula da Cigarra e da Formiga - Cole??o Disquinho. Acesso em: 11 de jun. 2013.

Sugest?es de links para os professores:

  • "S?tio: Sabidinhos da Ioio: Projeto Moradia"

http://sabidinhosdaioio.blogspot.com.br/2011/09/projeto-moradia.html Neste s?tio voc? encontrar? diversas atividades, textos e m?sicas sobre as moradias dos homens e dos animais. Acesso em 05 de jun. 2013.

Avaliação

Professor, ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxili?-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura; identificar palavras iguais escritas com tipos gr?ficos diferentes (letra de imprensa min?scula e mai?scula); ler e interpretar poemas; identificar os tipos de moradias que existem entre os animais; descrever as caracter?sticas da sua pr?pria moradia; perceber e comparar finalidade de um texto; elaborar convite para ser enviado aos amigos e familiares; analisar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupo; respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resolu??es das atividades propostas. ? tamb?m importante analisar as considera??es individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.