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Campesinato X agroneg?cio: o caso brasileiro. Como se explica essa dualidade?

Autor e Co-autor(es)

IZABEL CASTANHA GIL imagem do usuário

ADAMANTINA - SP Faculdades Adamantinenses Integradas

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Geografia Espa?os agr?rios, globaliza??o e moderniza??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer a forma??o hist?rica da estrutura agr?ria brasileira, resultando na atual condi??o caracterizada pelo predom?nio territorial dos latif?ndios;

Identificar a forma??o hist?rica e a caracteriza??o socioespacial do campesinato e sua contribui??o para o abastecimento do mercado interno e para a justi?a social;

Estabelecer a diferencia??o sem?ntica entre as duas categorias (agroneg?cio e campesinato) e as implica??es decorrentes.

Duração das atividades

04 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Caracteriza??o hist?rica e atual da estrutura fundi?ria brasileira.

Campesinato, agricultura familiar e agroneg?cio: defini??es.

Conflitos agr?rios no Brasil: hist?rico, caracteriza??o e busca de solu??o.

O papel do Estado e das institui??es na tem?tica em estudo.

Estratégias e recursos da aula

Sugest?o de atividades para a 3? s?rie do ensino m?dio.

Esta atividade permite a constru??o e exerc?cio das cinco habilidades elencadas na matriz de refer?ncia para o ENEM: Dominar linguagens; compreender fen?menos; enfrentar situa??es-problema; construir argumenta??o; elaborar propostas.(MEC, 2009) O car?ter investigativo da aula est? sintetizado no t?tulo, apresentado na forma interrogativa.

Atividade 1:

A exist?ncia de dois minist?rios para tratar da tem?tica agr?ria demonstra a presen?a de conflitos hist?ricos nessa ?rea, merecendo maior aten??o da sociedade brasileira. As investiga??es dos estudantes dever?o passar pela defini??o de agricultura familiar, campesinato e agroneg?cio, caracterizando cada um deles e identificando as ra?zes desses conflitos, como eles se apresentam, como s?o tratados pelo Estado e pelos segmentos envolvidos, e como influenciam a sociedade brasileira.

O professor dever? dividir a turma em 6 grupos para um trabalho de pesquisa no laborat?rio de inform?tica, distribuindo a cada um deles (por sorteio) os temas apresentados no quadro ?Temas para pesquisa em grupo?.

Cada grupo dever? ler as fontes sugeridas para pesquisa, anotando a s?ntese das mesmas no caderno ou em arquivo virtual para elabora??o da tarefa proposta na atividade 2. As atividades propostas (elabora??o de cartazes e organiza??o de um debate) ser?o realizadas em grupo e, ao final, prop?e-se a reda??o de um texto argumentativo, elaborado individualmente.

 Temas para pesquisa em grupo:

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Grupo 1:O que se entende por agricultura familiar? Qual a sua contribui??o para a sociedade brasileira?

Foto fam??lia

http://agriculturanacidade.blogspot.com.br/2012/01/2014-sera-o-ano-internacional-da.html

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Fontes sugeridas para pesquisa:

Agricultura familiar, PRONAF:

 www.mda.gov.br

Agricultura familiar e campesinato: rupturas e continuidade

http://r1.ufrrj.br/esa/art/200310-042-061.pdf

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Grupo 4:Campesinato e agroneg?cio: conviv?ncia poss?vel?

Gr??fico 1

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142001000300015&script=sci_arttext

Fontes sugeridas para pesquisa:

Campesinato, agricultura familiar e agroneg?cio: disputas e conflitos

www.lagea.ig.ufu.br/xx1enga/anais_enga_2012/eixos/1394_1.pdf

Atlas da quest?o agr?ria

www2.fct.unesp.br/nera/atlas/questao_agraria.htm

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Grupo 2:O que se entende por campesinato? Qual ? a sua origem hist?rica?  

Fam??lia campo  

  www.mpabrasil.org.br  

Fontes sugeridas para pesquisa:

Agricultura familiar e campesinato: rupturas e continuidade

http://r1.ufrrj.br/esa/art/200310-042-061.pdf

Ra?zes hist?ricas do campesinato brasileiro  http://www.redereparte.org.br/arquivos/reparte07-08-2012_110532.pdf

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Grupo 5:Minist?rio da Agricultura e Minist?rio do Desenvolvimento Agr?rio: dois minist?rios para a mesma finalidade?

MAPAMDA     

http://www.ceiri.net/cnp/ministerio-da-agricultura-divulga-normas-de-importacao-para-eventos-esportivos/  e

http://www.seeklogo.com/mda-ministerio-de-desenvolvimento-agrario-logo-90073.html

Fontes sugeridas para pesquisa:

Minist?rio da Agricultura. Hist?ria:

www.agricultura.gov.br/portal/page/portal/Internet-MAPA/pagina-inicial/ministerio/historia

Minist?rio do Desenvolvimento Agr?rio. Hist?rico:

http://www.mda.gov.br/feirars/paginas/historico

Minist?rio do Desenvolvimento Agr?rio. Hist?rico:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Minist%C3%A9rio_do_Desenvolvimento_Agr%C3%A1rio

Grupo 3:Agroneg?cio: o que ??

Colheitadeiras

www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?id=91910

Fontes sugeridas para pesquisa:

Agroneg?cio: www.brasil.gov.br/sobre/economia/setores-da-economia/agronegocio

Proje??es do agroneg?cio brasileiro

www.agricultura.gov.br

A??car foi principal produto do setor sucroenerg?tico na safra 2012-2013

www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?tit=acucar_foi_principal_produto_do_setor_sucroenergetico_na_safra_20122013&id=92667

Agroneg?cio e reforma agr?ria: www2.fct.unesp.br/nera/publicacoes/AgronegocioeReformaAgrariA_Bernardo.pdf

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Grupo 6: Paradigmas do capitalismo agr?rio e paradigmas do capitalismo agr?rio

Debate

http://blog.opovo.com.br/educacao/educacao-inclusiva-em-debate/

Fontes sugeridas para pesquisa:

Import?ncia das teorias agr?rias para a geografia rural www.redalyc.org/articulo.oa?id=273620619013

Estudo do debate paradigm?tico da quest?o agr?ria e do capitalismo agr?rio no Brasil

www2.fct.unesp.br/semanas/geografia/geografiaruraleagraria/TCGRA02%20-%20Munir%20Jorge%20Felicio.pdf

De camponeses e agricultores: paradigmas do capitalismo agr?rio em quest?o

www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000028825

Quest?o agr?ria e desenvolvimento territorial

www.geografia.fflch.usp.br/graduacao/apoio/Apoio/Apoio_Valeria/Pdf/Bernardo_QA.pdf

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Atividade 2

Por meio de leitura e interpreta??o, cada grupo dever? realizar as investiga??es nas fontes sugeridas. Em cartolina branca ou em papel pardo, os alunos dever?o transcrever as principais informa??es de cada tema, ilustrando-as com imagens retiradas da internet ou em fontes de livre escolha.

O professor poder? solicitar para que cada grupo traga alguns r?tulos ou embalagens de produtos que caracterizam a produ??o, a circula??o e o consumo de itens produzidos pelas categorias campesinato, agricultura familiar e agroneg?cio. Alguns itens priorizados podem ser: ?reas de cultivo, plantas industriais (caracterizando a produ??o), rodovias, ferrovias, portos, estabelecimentos comerciais (caracterizando a comercializa??o), restaurantes, pessoas comprando em supermercados (caracterizando o consumo).Poder?o tamb?m trazer outros objetos que caracterizam as categorias estudadas (agricultura familiar, campesinato, agroneg?cio), como cartazes de eventos (exposi??es agropecu?rias, exposi??es da agricultura familiar, encontros para orienta??o t?cnica, entre outros), bandeiras ou fl?mulas (do MST, de algum sindicato rural, entre outras), alimentos artesanais (queijos, embutidos, p?es e doces caseiros, entre outros), frutas e legumes in natura (banana, jabuticaba, abacate, cenoura, mandioca, entre outros) etc.

Um grupo volunt?rio de alunos poder? elaborar um organograma representando os tr?s elementos da economia: produ??o, circula??o e consumo. Exemplos de organograma ou fluxograma podem ser encontrados em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23460 (A rotina di?ria dos estudantes: construindo e interpretando um fluxograma). Sugere-se o uso do primeiro fluxograma (Rotina comum dos estudantes da turma) indicado nessa fonte, considerando a simplicidade e objetividade na elabora??o. Esse organograma dever? ser elaborado numa cartolina, utilizando figuras retiradas das embalagens e em fontes de livre escolha. O referido organograma dever? compor o mural, juntamente com os demais cartazes.

A fixa??o dos cartazes dever? formar um mural na sala de aula, destacando a caracteriza??o de cada uma das categorias priorizadas: campesinato, agricultura familiar e agroneg?cio. Os produtos, embalagens, r?tulos e demais objetos dever?o ser dispostos pr?ximos ao mural, enriquecendo a representa??o proposta.

Simulando um evento inspirado na din?mica de um congresso ou de um encontro, o professor dever? propor a realiza??o de uma mesa de discuss?o, sendo que os pr?prios alunos eleger?o colegas que representar?o o campesinato, a agricultura familiar, o agroneg?cio, o Minist?rio da Agricultura, o Minist?rio do Desenvolvimento Agr?rio, um intelectual e um consumidor. Um outro aluno dever? ser eleito mediador do debate, definindo um tempo de cinco minutos para cada expositor. Ao final das exposi??es o mediador dever? conduzir o debate entre os demais colegas participantes e os expositores.

No endere?o http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26714 (Exposi??o oral: debate) o professor encontrar? subs?dios para orienta??o aos alunos. Sugere-se o acesso ao link http://www.gazetadopovo.com.br/ensino/conteudo.phtml?tl=1&id=1027162&tit=Debates-em-sala-devem-ter-regras, disposto nesse endere?o, para visualiza??o de regras b?sicas presentes na realiza??o de um debate.

Mais informa??es podem ser acessadas em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20527 (O debate: argumenta??o e contra argumenta??o orais). 

Fechamento da atividade

A inten??o desta atividade ? explorar as dimens?es formativa e reflexiva do tema. Ao final do debate, o professor dever? apresentar alguns questionamentos que conduzir?o a elabora??o de um texto dissertativo redigido individualmente. Os questionamentos s?o: Por que estudar esse conte?do? Quais s?o os atores sociais envolvidos nessa tem?tica? Como ela se reflete na sociedade?

O conjunto dos textos permitir? observar a apreens?o conceitual dos alunos, bem como seus equ?vocos e defasagens, apontando para a necessidade da interfer?ncia do professor no fechamento da atividade, quando dever? esclarecer aspectos que considerar relevantes.

Na aula posterior ? entrega dos textos, o professor dever? devolv?-los com coment?rios escritos, estabelecendo um tempo m?nimo de alguns minutos para que os alunos tomem ci?ncia das observa??es. Na sequ?ncia, o professor dever? solicitar a participa??o volunt?ria de alguns alunos, expondo oralmente o que redigiram textualmente. 

Recursos Complementares

Matriz de refer?ncia para o ENEM:

http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2009/Enem2009_matriz.pdf

O uso da imagem na pesquisa educacional:

http://www.anped.org.br/reunioes/26/trabalhos/josyannemilleomartelli.pdf

Uso da imagem na educa??o: http://penta3.ufrgs.br/edu/imagensEducacao/sld004.htm

Esta aula tamb?m faz parte de uma proposta maior, apresentada na colet?nea de aulas de Geografia denominada ?Erradicar a fome e a pobreza?: utopia universal ou possibilidade real? O link de acesso?http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=45856

Avaliação

No in?cio da atividade o professor dever? esclarecer os crit?rios a serem considerados como itens avaliat?rios, atribuindo pontos a cada um deles. Por exemplo: Na elabora??o dos cartazes: clareza, objetividade, s?ntese, est?tica; No debate: organiza??o, coer?ncia dos argumentos, adequa??o ao tempo pr?-estabelecido, questionamentos, respeito ?s opini?es contr?rias.

Outros aspectos a serem considerados: envolvimento, anota??es, pontualidade.