Portal do Professor

Início do Conteúdo

Jos? Graziano da Silva: do programa Fome Zero ? diretoria internacional da FAO. Como um brasileiro chegou l??

Autor e Co-autor(es)

IZABEL CASTANHA GIL imagem do usuário

ADAMANTINA - SP Faculdades Adamantinenses Integradas

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Geografia Espa?os agr?rios, globaliza??o e moderniza??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer a fun??o social dos textos biogr?ficos, destacando a import?ncia do conhecimento e do comprometimento das pessoas para a transforma??o da sociedade;

Reconhecer a atual condi??o geopol?tica do Brasil no cen?rio internacional, favorecendo a visibilidade de experi?ncias nacionais exitosas;

Investigar os objetivos e o funcionamento do Programa Fome Zero como iniciativa brasileira para o combate ? fome e ? pobreza extrema.

Duração das atividades

04 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Produ??o, concentra??o de renda e fome

Programa Fome Zero como proposta brasileira para acabar com a fome e a mis?ria

Organiza??o das Na??es Unidas para Agricultura e Alimenta??o (FAO): hist?rico, fun??o e estrat?gias de a??o

O papel da ci?ncia, das institui??es e das pessoas na erradica??o da pobreza

Estratégias e recursos da aula

Sugest?o de atividade para a 3? s?rie do ensino m?dio.

Esta atividade permite a constru??o e exerc?cio das cinco habilidades elencadas na matriz de refer?ncia para o ENEM: Dominar linguagens; compreender fen?menos; enfrentar situa??es-problema; construir argumenta??o; elaborar propostas.(MEC, 2009) O car?ter investigativo da aula est? sintetizado no t?tulo, apresentado na forma interrogativa. A explora??o dos oito subtemas propostos proporciona oportunidade para que os alunos desvendem parte da sua complexidade.

Atividade 1

O professor dever? dividir a sala em seis grupos para a realiza??o das atividades propostas, antes de apresentar um texto impresso destacando a posse do brasileiro Jos? Graziano da Silva como diretor geral da FAO. Essa mat?ria jornal?stica pode ser encontrada em oglobo.globo.com/mundo/jose-graziano-da-silva-eleito-diretor-geral-da-fao-2757655 (Jos? Graziano ? eleito diretor geral da FAO)

A leitura dever? ser intercalada entre os alunos, estimulando o envolvimento de todos. Ap?s a leitura o professor dever? sugerir a identifica??o de palavras chave presentes no texto, tais como: dire??o geral, FAO/ONU, Jos? Graziano da Silva, Programa Fome Zero, Biografia. Provavelmente, muitos alunos desconhecem essas express?es, tornando-se, portanto, o objeto das investiga??es propostas. Essas palavras chave definir?o os temas a serem pesquisados, sendo proposto um para cada grupo. Na sequ?ncia apresentam-se os temas, e, ao final de cada um, indicam-se as a??es a serem desenvolvidas. Cada tema cont?m uma problematiza??o, para ser respondida, cuja finalidade ? estimular as investiga??es.

Atividade 2

Os temas ser?o definidos por sorteio. Os alunos dever?o realizar as investiga??es propostas e, a partir delas, elaborar cartazes sintetizando as principais informa??es coletadas. As a??es est?o descritas ao final de cada atividade. Para que o professor observe a apreens?o do conte?do investigado, sugere-se que cada grupo fa?a uma apresenta??o oral na sala de aula, em momento pr?-estabelecido. Essa a??o proporciona o exerc?cio da s?ntese, fazendo com que os alunos adquiram confian?a naquilo que pesquisaram.

A proposta de encerramento da aula est? descrita em Atividade 3.

Temas para pesquisa em grupo

Grupo 1-Jos? Graziano da Silva

grafico10

http://www.africatoday.co.ao/pt/economia/11099-Director-geral-FAO-visita-Angola-para-apoiar-agricultura-familiar.html

Os alunos dever?o investigar a biografia do brasileiro Jos? Graziano da Silva, respondendo a seguinte quest?o: De que maneira a sua trajet?ria como profissional e como cidad?o contribuiu para que se tornasse o primeiro brasileiro e o primeiro latino americano a ocupar o cargo de diretor geral da FAO? As informa??es biogr?ficas podem ser obtidas em

Quem ? e o que pensa Jos? Graziano da Silva

www.grazianodasilva.org/pt-br/biografia-2/2010/12/graziano-da-silva-biografia-2/#more-625e revistadinheirorural.terra.com.br/secao/entrevista/quem-e-e-o-que-pensa-jose-graziano-da-silva-o-brasileiro-que-vai-comandar-a-fao-e-tem-us-1-bilhao-para-combater-a-fome-no-mundo

As informa??es dever?o ser socializadas a partir da confec??o de um cartaz, contendo imagens, textos informativos e fontes de pesquisa. Esse cartaz, juntamente com os outros cinco apresentados neste quadro, compor?o um mural a ser montado em local de ampla circula??o de pessoas na escola.

?

?

?

?

?

?

?

?

Grupo 4-O papel da ci?ncia no combate ? fome e ? pobreza extrema

Alimentos 3

http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/julho2008/ju402pag3.html

Esta atividade tem a inten??o de levar os alunos a compreender o papel da ci?ncia em rela??o ? produ??o e ? produtividade, otimizando a explora??o dos recursos naturais para o atendimento das demandas de alimenta??o. A ci?ncia, no entanto, n?o ? neutra. Para este tema a problematiza??o proposta ?: Nas economias de mercado, a servi?o de quem a ci?ncia se coloca: de todos os cidad?os, considerando a necessidade vital da alimenta??o ou daqueles que patrocinam as pesquisas?Informa??es sobre essa tem?tica podem ser acessadas em:

Economias emergentes t?m papel decisivo no combate ? fome:

http://www.cpafap.embrapa.br/embrapa/?p=3215

Produtividade, sociedade, ci?ncia e pol?tica:

http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?pid=S1646-107X2009000200001&script=sci_arttext

Ap?s as leituras e uma discuss?o interna sobre o questionamento colocado, os membros desse grupo dever?o propor um debate ? sala, sendo eles os mediadores. O professor atuar? como orientador do grupo proponente e como retaguarda na coloca??o de pontos essenciais para a compreens?o do tema durante o debate.

A problematiza??o motivadora do debate dever? ser: Se o papel da ci?ncia ? buscar respostas para os desafios da sociedade, por que n?o consegue acabar com a fome e a mis?ria?

As principais considera??es levantadas durante o debate dever?o ser anotadas no caderno de todos, como s?ntese do conte?do estudado. Este grupo tamb?m dever? elaborar um cartaz colando algumas das mat?rias selecionadas, com as palavras chaves grifadas com o destacador de texto.

?

?

?

?

?

Grupo 2-Programa Fome Zero

C??rculo alimentos

http://www.infoescola.com/sociologia/fome/

Os alunos dever?o coletar informa??es sobre o hist?rico do referido programa institucional, seus objetivos e as estrat?gias de a??o, acessando o site www.fomezero.gov.br/. Considerando a import?ncia das cr?ticas para o aperfei?oamento das a??es, os alunos dever?o investigar apontamentos contr?rios, acessando Governo recebe novas cr?ticas aos principais pontos do Fome Zero http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u47524.shtml

 e Em busca das metas  www.renipac.org.br/embusca.html.

Para verificar o conhecimento da turma sobre o referido programa e confrontar as opini?es sobre o mesmo, os alunos poder?o fazer uma enquete entre os colegas da escola, selecionando uma turma ou perguntando aleatoriamente durante o intervalo das aulas a sua opini?o sobre o Programa Fome Zero. As indaga??es sugeridas s?o:

1- Voc? conhece o Programa Fome Zero?

(  ) N?o   (  ) Sim

2- Em caso afirmativo, em que se constitui?

3- Voc? considera este Programa eficaz para a erradica??o da fome e da pobreza extrema no pa?s? Por que?

A quest?o 3 coloca-se como problematiza??o central deste tema. Para concluir o trabalho o grupo dever? xerocopiar as mat?rias acessadas anteriormente, passar o destacador de texto sobre os trechos mais significativos, e montar um cartaz, colando essas mat?rias com os destaques selecionados. O t?tulo do cartaz dever? expressar o objetivo de demonstra??o das opini?es divergentes. As opini?es dos colegas, ap?s consentimento dos mesmos, poder?o ser digitadas, impressas e afixadas no cartaz. O que se busca, com esta atividade, ? demonstrar a diversidade de opini?es e como elas podem contribuir para o aperfei?oamento de algo ou para a solu??o de problemas presentes na sociedade.

?

?

Grupo 5- Seguran?a alimentar e nutricional

cartaz

http://mulheresdocampo.blogspot.com.br/2011/02/seguranca-alimentar-e-nutricional-e-o.html

Intenciona-se, com este tema, apresentar o conceito de seguran?a alimentar aos alunos, de tal modo que consigam visualiz?-lo em seu cotidiano. Al?m de uma informa??o escolar, essa percep??o contribui para a aquisi??o de h?bitos saud?veis de alimenta??o, al?m de desenvolver o senso cr?tico quanto ? observa??o e fiscaliza??o da qualidade dos alimentos que ingerimos. ? poss?vel tamb?m conhecer os mecanismos institucionais de que disp?e a sociedade para garantia da qualidade dos alimentos que consumimos.

A problematiza??o deste tema dever? ser: Eu desfruto de seguran?a alimentar e nutricional?

Informa??es para o desenvolvimento do tema podem ser acessadas em

Construindo o conceito de seguran?a alimentar: http://www.rts.org.br/noticias/destaque-4/construindo-o-conceito-de-seguranca-alimentar-e-nutricional

Lei de Seguran?a alimentar e nutricional:

http://www2.planalto.gov.br/consea/biblioteca/publicacoes/cartilha-losan-portugues, e

Revista Seguran?a alimentar e nutricionalwww.unicamp.br/nepa/san.php.

Algumas dessas informa??es devem ser impressas e coladas num cartaz, grifando palavras chave ou trechos relevantes com o destacador de texto.

?

?

?

?

?

?

?

?

Grupo 3-FAO/ONU

Sede FAO

http://www.americaoggi.info/node/5444

Os alunos dever?o pesquisar informa??es sobre o hist?rico, os objetivos, a estrutura e o funcionamento da FAO, a localiza??o da sua sede (com imagens). Dever?o tamb?m identificar projetos patrocinados por este ?rg?o da ONU no Brasil e no mundo, as exig?ncias para quem deseja trabalhar ou prestar servi?o nele. Poder?o tamb?m destacar os nomes e a nacionalidade dos diretores gerais anteriores, contextualizando a conquista de um brasileiro. Essas informa??es podem ser acessadas emwww.fao.org.br.

A problematiza??o proposta ?:Conseguir? a FAO dar conta das quest?es mundiais de alimenta??o?

Algumas dessas informa??es dever?o ser xerocopiadas e coladas num cartaz. Esta atividade tem a inten??o de contextualizar a exist?ncia e o funcionamento de um ?rg?o supranacional como articulador e mobilizador de a??es focadas na quest?o alimentar como um direito fundamental do cidad?o.

?

Grupo 6- Biografias de brasileiros/as que se destacaram internacionalmente

Considerando a import?ncia da contribui??o de pessoas engajadas com tem?ticas relevantes para a sociedade, o professor dever? incentivar a busca de outras biografias. Recomenda-se a seguinte pergunta motivadora: o que esses/as brasileiros/as t?m a nos ensinar? Entre os v?rios nomes indicam-se alguns:

Santos Dumont:  www.brasilescola.com/biografia/alberto-santos-dumont.htm

Rui Barbosa: http://www.historiabrasileira.com/biografias/ruy-barbosa/

Bar?o do Rio Branco: http://educacao.uol.com.br/biografias/rio-branco.jhtm

Jogadora Marta Vieira da Silva: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/marta-vieira-da-silva.html

Os alunos dever?o montar cartazes com as fotos e a s?ntese biogr?fica das pessoas indicadas e outras que considerarem importantes.

?

?

?

?

?

?

?

Atividade 3 

Ap?s as apresenta??es na sala de aula, todos os cartazes dever?o ser afixados no mural da escola. Combinando com professores de outros componentes curriculares (Biologia, L?ngua Portuguesa ou outra disciplina), o professor dever? convidar turmas que n?o tenham desenvolvido o trabalho, em hor?rio pr? agendado, para que seus alunos exponham o resultado das pesquisas realizadas. A inten??o ? o exerc?cio da s?ntese oral, desenvolvendo o racioc?nio l?gico da argumenta??o, o prazer da intera??o e a socializa??o de informa??es que ampliam o conhecimento de todos.

Antes da exposi??o aos demais colegas, o professor dever? orient?-los considerando os seguintes aspectos:

- Tema pesquisado;

- Problematiza??o desencadeadora da investiga??o;

- Fontes de pesquisa utilizadas;

- Informa??es relevantes apreendidas;

- Como a tarefa foi realizada pelos membros do grupo;

- Conclus?o dos participantes sobre a tem?tica pesquisada.

Recursos Complementares

A biografia e sua instrumentalidade educativa: http://www.scielo.br/pdf/es/v20n67/v20n67a05.pdf

Apoio ? pr?tica pedag?gica: cr?nicas e biografias www.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-cenap/publicacoes/caderno%20de%20apoio%20a%20pratica%20pedagogica%20cronicas%20e%20biografias.pdf

Matriz de refer?ncia para o ENEM: download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2009/Enem2009_matriz.pdf

Esta aula tamb?m faz parte de uma proposta maior, apresentada na colet?nea de aulas de Geografia denominada ?Erradicar a fome e a pobreza?: utopia universal ou possibilidade real? O link de acesso ? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=45856

Avaliação

O professor dever? considerar o envolvimento dos alunos nas atividades propostas, a capacidade de argumenta??o durante o debate proposto pelo grupo 4 e na apresenta??o oral aos colegas de outra turma.

 Poder?o ser estabelecidos crit?rios para pontua??o, tais como: coes?o na argumenta??o, comunica??o interpessoal, organiza??o do trabalho, pontualidade, e outros.